Type Here to Get Search Results !

SINTONIA - P3 | T4

ANDER: Olá, meus queridos! Boa noite para vocês! Estamos aqui em mais uma edição do Sintonia e você não pode perder tudo que vai rolar aqui hoje. Já adianto que teremos novidades, estarei estreando um quadro novo, em que faço avaliações das web novelas. Daqui a pouco vocês terão acesso ao quadro, aguardem um pouco. E vamos conferir tudo que terenos hoje.

LINHA DO TEMPO

Vamos revirar nossos arquivos e conferir de pertinho os remakes mais marcantes produzidos para a RW.

ENTREVISTA

Ezel Lemos gravou uma entrevista com a conceituada autora Selma Dumont, que acabou de escrever os últimos capítulos de Inferno Urbano. Ela fará revelações sobre seu novo trabalho. 

BOLETIM RW

A Comic Con Virtual é um dos destaques do nosso quadro de notícias. E tem mais, no segundo semestre do ano, emissoras enfrentam dificuldade dos autores e frequentes pausas nas suas programações.

TOUR PELO MV 

Esse é o nosso novo quadro, o qual tem como objetivo analisar as principais obras do MV e fazer uma básica análise sobre o conteúdo do produto. 

-----------------------------------------------------------------------

ANDER: Antes de começar nosso primeiro quadro, gostaria de falar que ao final do programa farei um comunicado muito importante e você não pode perder. Mas agora vamos lá, tá na hora do "Linha do tempo".

ANDER: Você sabia que a Ranable tem cerca de 20 produções de remakes ao longo de seus 7 anos? Pois é, nos primeiros anos de existência, a emissora investiu bastante em obras televisivas e trouxe para o público diversas histórias já conhecidas. 

Mas quais são essas obras? Vem comigo. 

Nos primeiros três anos, os autores da casa se inspiraram bastante em obras mexicanas e um deles era Diego Silva, que enquanto autor foi responsável por adaptar histórias como Mari Mar (Maria Celeste) e Canavial de Paixões (Amor de Canavial). A madastra, A usurpadora, Maria Mercedes, Esmeralda, Teresa e Querida Inimiga são outros dramalhões mexicanos que foram adaptados para o formato de web novelas.

Mas novelas de outras nacionalidades também serviram de influência, em 2021, ao chegar na Ranable Webs, o Ezel Lemos debutou no MV com um remake da turca Mil e uma noites.  

As brasileiras também não ficam de fora, quando se fala em adaptações, pois no ano anterior o Luan Maciel reescreveu a icônica Saramandaia, que inclusive teve boa repercussão e foi até indicada ao prêmio Gêneros. Atualmente, o horário das 7 é ocupado não por um remake, mas por uma trama escrita com inspiração na novela das 7 da TV Globo, Bom Sucesso. 

ANDER: E o Linha do tempo termina aqui, voltaremos com mais histórias da emissora no próximo sábado. Agora vocês vão ficar com Ezel, que entrevista Selma Dumont.

EZEL: Hoje iremos conversar com Selma Dumont, que é uma autora veterana da Ranable Webs. Selma, você entrou na Ranable Webs em que ano?

SELMA: Olá Ezel, olá a todos. Bom, entrei no Ranable em março de 2018.

EZEL: E neste, você escreveu a sua primeira obra na emissora? Me fala um pouco sobre sua primeira obra.

SELMA: Neste primeiro ano escrevi na verdade duas novelas no RW.  Mas a primeira foi "A Inveja Mata". Foi uma novela bem curta. Por ser minha primeira, não tinha muita técnica e foi bem mal avaliada pela crítica. Mas tenho um carinho especial pela minha primeira "bomba" (risos).

EZEL: A primeira geralmente é assim mesmo amiga rsrs. Mas partir de então, você continuou escrevendo várias outras histórias. Me fala quantas histórias você acumula ao longo de sua carreira no MV?

SELMA: No RW acumulo 4 webnovelas: A Inveja Mata, Altos Baixos (2018); Ouro Blindado; Prazer, Satisfação e Altos & Baixos (2023). Escrevi também Lei da Colheita e Cruzamento Perigoso no extinto Web Novelas Channel.

EZEL: Sobre essas duas últimas obras que você escreveu no ano passado: Prazer, satisfação e o remake de Altos e Baixos. Como foi escrever duas tramas no mesmo ano e o que significou para você escrever Prazer, satisfação? 

SELMA: Escrevi sim essas duas novelas quase que seguidas (risos). Mas Prazer, Satifação começou a ser escrita lá em 2021, por isso estreou com 21 dos seus 34 capítulos escritos. Foi bem tranquilo escrever as duas semanas finais dela "ao vivo", diferente de Altos & Baixos que estreou com apenas 6 escritos. Mas Prazer, Satisfação é o tipo de novela que eu sempre quis escrever, com todos os elementos que fazem uma novela ser instigante. Mas considero "Ouro Blindado" minha melhor novela, é a mais requintada, mais ágil.

EZEL: Entendo rsrs. Selma, você assumiu a novela Inferno Urbano, criada pelo Wanderson Albuquerque, que inclusive acabou essa semana. O que lhe fez aceitar dá continuidade a história e como foi para você a experiência de escrever uma obra que você não começou?

SELMA: Foi uma experiência que eu nunca tinha passado antes. Assumir a novela de outro autor, ainda mais uma novela completamente diferente do meu estilo. Mas o Wanderson adorou o meu trabalho de roteiro em Altos & Baixos e disse que confiaria apenas em mim pra continuar a grande obra dele. Eu não poderia recusar e embarquei nessa aventura e tenho gostado muito de dar o meu toque.

EZEL: Você pretende escrever alguma obra em parceria, visto que sua parceria com o Wanderson tem sido bem avaliada pela crítica? 

SELMA: Ah não pretendo por enquanto. Costumo escrever sempre sozinha. Mas é boa uma proposta, já que duas cabeças podem pensar melhor.

EZEL: É verdade, você pode considerar fazer uma parceria rsrs. Agora me fala um pouco sobre seu novo projeto, que acredito ter previsão para o próximo ano.

SELMA: Humm... Acho que meu próximo projeto tem tudo pra ser o melhor. É uma superprodução com o nome "Estado de Perigo". Vai contar a história de Talita, uma garota que terá sua vida arruinada por sua melhor amiga Alice, participante de uma seita secreta. Tô muito ansiosa pra lançar essa história pra todo mundo.

EZEL: Amei, já quero em exibição. E neste mês a Ranable está fazendo 7 anos de história e você faz parte de tudo isso. Como é para você ser uma dos mais bem sucedidos autores do MV?

SELMA: É uma honra muito grande. Sempre que anuncio uma nova obra, os meus fãs já se juntam pra acompanhar e sempre acabam ficando viciados na história. Quando atraso o horário de algum capítulo sempre sou cobrada por eles (risos). E é muito bom, me faz ter vontade de escrever cada vez mais e melhor.

EZEL: Ah, que maravilha. Muito obrigado por conversar comigo, Selminha. E vou ficar ansioso pela sua nova trama. Tchau pessoal, até a próxima entrevista. 

-----------------------------------------------------------

ANDER: Voltamos, após a entrevista de Ezel. Realmente Selma arrasou escrevendo Inferno Urbano. E agora é hora de ficar por dentro dos acontecimentos do Mundo Virtual.

EMISSORAS ENFRENTAM DIFICULDADES EM MANTER UMA PROGRAMAÇÃO ATIVA

Enquanto na Ranable Webs, novelas como " Partes de mim" e " Inferno Urbano" precisaram caminhar um longo percurso para chegar ao fim, na ONTV também não é diferente. A emissora tem anunciado frequentemente pausas na exibição de suas obras. Uma das principais obras da emissora, Limites, tem sofrido bastante com alterações na exibição dos capítulos. A Estúdio webs também teve que pausar o carro-chefe da sua programação, a prestigiada "Nada Além do seu Amor". Voltando à ONTV, outra obra que não dá as caras na programação da emissora é Moana Forever, escrita por um polêmico autor. Esta não se sabe o motivo de sua pausa, mas concluindo, é notório que há uma grande dificuldade em manter a estabilidade das emissoras nesses últimos meses do ano. 

COMIC CON VURTUAL

O evento reúne grandes personalidades do MV para juntos divulgar futuros trabalhos das emissoras. A Webtv é a emissora responsável por comandar o evento, que também conta com o apoio da ONTV, Ranable Webs e da Webtvplay. A Comic Con divulgou no primeiro dia, as seguintes obras: Passado Picante, Cajubi (Webtv), Laranjal (ONTV) e Estrada da Vida (RW). Já no segundo dia anunciou: Crônicas do despertar - Fortaleza Perigosa, Misturama, Ciranda - Aventura interdimensional (Webtv) e Viver Sem Tempo (RW). Vamos aguardar os próximos dias do evento que ainda está acontecendo.

ANDER: Agora é hora de conhecermos nosso novo quadro, o Tour pelo MV. Nele eu vou analisar produções da web e fazer pequenas observações acerca dessas.  

A obra que escolhi para debater hoje foi a mais nova produção da casa, Estrada da Vida, escrita por Felipe Vieira. É uma grande responsabilidade analisar algo da emissora que estou, porém, serei imparcial.

É notório que o folhetim tem um bom texto e já vemos isso logo no primeiro capítulo, onde acompanhamos o que foi apresentado na sinopse, bem, pelo menos parte do conflito principal. Há uma boa apresentação dos personagens, isso sim é algo que se sobressai nessa estreia. Porém, ainda no capítulo inicial é possível observar que há muitas, falo muitas, cenas que não se somam com as demais. Por exemplo, há cenas boas como a do Lincoln fazendo barraco no ônibus, a do Davi flagrando a traição do padrasto e da Mariana mostrando para que veio. E há cenas desnecessárias como a da Letícia chegando à editora e as exageradas transições, que acabou cansando um pouco. Não há necessidade de "multiplicar" as cenas como o autor está fazendo, isso acaba deixando a web novela com cara de longa, sendo que essas três cenas seguidas apresentam os mesmos personagens e a mesma situação. Outro ponto que quero ressaltar é sobre os capítulos seguintes,  os quais vejo que continuam longos e isso pode acabar afastando o público, visto que há muitas cenas de transição e também de diálogos longos e desnecessários. Mesmo que o folhetim acorde o cotidiano, pode investir em situações cotidianas que chamem mais atenção, como barraco em família, debates culturais e/ou social. É importante mencionar, que Estrada da Vida cumpre o seu papel enquanto novela, tem a pegada folhetinesca que é referência no MV, o tempero de um bom enredo e traz uma suave e adorável história no horário que a gente quer ler algo, um tanto leve. Sendo assim, é uma obra que pode sim ser bem avaliada por aqui. 

ANDER: E estamos chegando ao fim do nosso programa. Mas antes, quero dizer que vamos liberar 5 web novelas no nosso catálogo, duas delas são Destinos ligados e Noite Negra. As demais vocês vão saber através das nossas redes sociais. 

Agora sim, chegamos ao final desta edição. Voltaremos no próximo sábado. Tchau! Curtam a Comic Con!

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.