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Falando de Amor - Capítulo 05


 FALANDO DE AMOR — CAPÍTULO 05

NÃO É RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 12 ANOS

ESCRITA POR: LUAN MACIEL
SUPERVISÃO: LUKAS LIMA
DIREÇÃO ARTÍSTICA: JAYME MONJARDIM

NO CAPÍTULO ANTERIOR…

HELOÍSA        — (nervosa) O que você pensa que está fazendo? Me solte agora mesmo.
MIGUEL        — (sério) Eu estou te salvando. Você não pode ficar no meio dos carros. Está querendo se matar?
HELOÍSA        — (chorando) Talvez eu queira isso mesmo. (P) Eu sinto tanta dor. Eu só quero não sentir mais isso.
MIGUEL        — Eu posso não saber o que você está sentindo, mas desistir nunca é a saída. Eu sinto que você é uma guerreira. Nunca deixe que digam o contrário.

HELOÍSA OLHA PARA MIGUEL E VAI INDO EMBORA DEBAIXO DA CHUVA. MIGUEL A SEGURA PELO BRAÇO E ELES ACABAM FICANDO FRENTE A FRENTE. NESSE MOMENTO O INEVITÁVEL ACONTECE: HELOÍSA E MIGUEL ACABAM SE BEIJANDO COM A CHUVA CAINDO EM SEUS ROSTOS. TOCA A MÚSICA: MAIS UM NA MULTIDÃO - ERASMO CARLOS & MARISA MONTE.

COMEÇA UM NOVO CAPÍTULO…





CENA 1. RUA. EXT/NOITE
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DO CAPÍTULO ANTERIOR. DEPOIS DO BEIJO HELOÍSA FICA COMPLETAMENTE NERVOSA E ELA DÁ UM TAPA NA CARA DE MIGUEL. AOS POUCOS A CHUVA VAI PARANDO DE CAIR. MIGUEL LEVA A MÃO AO ROSTO E OLHA NOS OLHOS DE HELOÍSA QUE PARECE ESTAR MUITO NERVOSA.

HELOÍSA        — (nervosa) Porque você fez isso? Que espécie de homem faz isso com uma mulher desconhecida?
MIGUEL        — (segurando-a pela mão) Por favor espere. Me deixe explicar. (P) Eu não sou o tipo de pessoa que você está imaginando.
HELOÍSA        — (séria) Você é exatamente o tipo do homem que eu estou imaginando. Um homem que se aproveita de um momento de fraqueza para me beijar. Sim você é o que eu estou pensando.
MIGUEL        — (irritado) Você não me conhece. (P) Você não pode julgar as pessoas dessa maneira. Quer saber de uma coisa? Eu vou não preciso ficar ouvindo isso. Eu vou embora.

NESSE MOMENTO A CHUVA VOLTA A CAIR. HELOÍSA VAI ATRÁS DE MIGUEL E ELA FICA NA FRENTE DE MIGUEL. ELES FICAM SE ENCARANDO POR ALGUNS SEGUNDOS.

HELOÍSA        — (triste) Por favor desculpa. Eu não quis te ofender. (P) Eu só estou desesperada. Meu noivo foi assassinado. Eu não estou mais aguentando de tanta dor.
MIGUEL        — Eu que peço desculpas. Eu jamais poderia imaginar. Me deixe acompanhar até sua casa. Eu não vou deixar você ir sozinha.
HELOÍSA        — Voce não precisa fazer isso. Você nem mal me conhece. Eu sou nada além de uma estranha.
MIGUEL        — Eu faço questão. Eu não vou deixar você ir embora sozinha.

HELOÍSA SORRI. ELA E MIGUEL COMEÇAM A CAMINHAR NO MEIO DA CHUVA QUE AOS POUCOS VAI DIMINUINDO. ELES SE OLHAM POR ALGUM INSTANTE.
CORTA PARA

CENA 2. CASA DE RÉGIS E LÍGIA. SALA. INT/NOITE
LÍGIA ESTÁ SENTADA NO SOFÁ DA SALA. A TODO MOMENTO ELA FICA OLHANDO PARA A PORTA DA SALA. PODEMOS VER O DESESPERO NO OLHAR DE LÍGIA. DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS RÉGIS ENTRA EM CASA, E A RAIVA PODE SER VISTA NO OLHAR DELE.

RÉGIS        — (furioso) Então você está aí. Agora você vai me pagar. (P) Por sua culpa o seu pai me confrontou. Isso não vai ficar assim. 
LÍGIA        — (com medo) Por favor Régis. Eu não tive culpa. Me deixe explicar. 
RÉGIS        — (gritando) Cala a boca. Não me dirija a palavra. 

RÉGIS PERDE TOTALMENTE O CONTROLE E DÁ UM TAPA NA CARA DE LÍGIA QUE CAI NO CHÃO. RÉGIS OLHA PARA ELA COM DESPREZO.

RÉGIS        — (nervoso) Fique aí no chão. Você não serve para nada Lígia. Eu não sei onde eu estava com a cabeça quando eu me casei com uma mulher querendo e nem você. Eu nunca senti nada por você.
LÍGIA        — (chorando) Não fale assim comigo Régis. Eu sou a mãe de sua filha. (P) Porque você insiste em me humilhar?
RÉGIS        — (rindo) Você é patética Lígia. A única coisa que você fez de útil foi ter a nossa filha. (P) Agora saia da minha frente. Eu preciso tomar um banho.

RÉGIS VAI SAINDO DA SALA. ELE DEIXA LÍGIA NO CHÃO SE SETINDO COMPLETAMENTE HUMILHADA. ELA CHORA DESESPERADAMENTE.
CORTA PARA

CENA 3. PRAÇA. EXT/NOITE
SANDRO E KARINA VÃO CAMINHANDO PELA PRAÇA DE MÃOS DADAS NO MAIOR CLIMA DE ROMANCE. ELES VÃO CHEGANDO PERTO DE UM BANCO DA PRAÇA. ELES SE BEIJAM APAIXONADAMENTE. SANDRO FAZ UM CARINHO NOS CABELOS DE KARINA QUE SORRI DE VOLTA. NESSE MOMENTO CELESTE VAI CHEGANDO PERTO DELES E OS OLHA COM UM OLHAR DE DESPREZO.

CELESTE        — (nervosa) Onde você estava? Eu estava te procurando.
SANDRO        — (surpreso) Mãe... O que você está fazendo aqui? 
CELESTE        — Eu vim atrás de você meu filho. Eu estava preocupada com você (P) Mas visto você continua com o velho hábito de andar em má companhia.
SANDRO        — (nervoso) Não fale assim mãe. Você não tem esse direito.

SANDRO PEGA KARINA PELO BRAÇOS, E ELES VÃO INDO EM DIREÇÃO A SAÍDA DA PRAÇA. CELESTE VAI ATRÁS DELES E OLHA PARA SANDRO COM MUITA RAIVA.

CELESTE        — (séria) Você poderia ter uma mulher com mais classe meu filho. Uma mulher que poderia te dar um futuro. (P) Mas você prefere escolher uma pobre i feliz que não tem onde cair morta. Que decepção.
KARINA        — (furiosa) E você é o que Celeste? Você é uma mulher preconceituosa que se acha melhor que todo mundo. Mas no fundo não passa de uma mulher frustrada que nem os próprios filhos te suportam.
CELESTE        — (gritando) Não se atreva a falar assim comigo. Qu vida o meu filho poderia ter ao seu lado? Se enxerga. Ele precisa de alguém que possa oferecer mais oportunidades. Não uma pessoa que faça ele continuar na mesmice.
SANDRO        — (irritado) Esse é o seu problema mãe. Tudo que sempre quis se resume a dinheiro. A vida é muito mais que dinheiro. Eu sinto tanto que você não tenha aprendido isso.

SANDRO PEGA KARINA PELA MÃO E ELES VÃO DAINDO DA PRAÇA. CELESTE FICA SENTADA NO BANCO DA PRAÇA MUITO IRRITADA. DE LONGE ELA OLHA PARA SANDRO E KARINA INDO EMBORA COM MUITA RAIVA.
CORTA PARA

CENA 4. MANSÃO DOS GOMES LEITÃO. SALA DE ESTAR. INT/NOITE
PILAR E DONA LUISINHA ESTÃO PRONTAS PARA SAIR PARA UM JANTAR. ELAS VÃO EM DIREÇÃO A PORTA, MAS É NESSE MOMENTO QUE A CAMPAINHA TOCA. A EMPREGADA ABRE A PORTA E GERMANO VEM ENTRANDO NA MANSÃO. A EMPREGADA VAI SAINDO DEIXANDO ELES SOZINHOS.

PILAR        — (surpresa) O que você deseja Germano? Eu não tenho tempo agora. Eu estou com muita pressa.
GERMANO        — (sério) Nós precisamos conversar Pilar. (P) Quando o Miguel vai voltar ao Brasil? A data do casamento está se aproximando e nada do sobrinho voltar.
PILAR        — (nervosa) Eu não gosto de ser pressionada Germano. O Miguel vai voltar a tempo do casamento. Isso eu te prometo. Agora se você me dá licença.
GERMANO        — Eu ainda não terminei Pilar. Eu preciso conversar uma coisa com você. Em particular.
LUISINHA        — (sorrindo) Eu posso bem imaginar o que vocês querem conversar. Eu irei deixar vocês a sós.

DONA LUISINHA VAI SE AFASTANDO DE PILAR E GERMANO. ELES FICAM BEM PRÓXIMOS UM DO OUTRO. GERMANO OLHA PROFUNDAMENTE NOS OLHOS DE PILAR.
GERMANO        — Eu sei que já passou muitos anos Pilar, mas eu nunca te esqueci. Eu me casei, tive filhas, mas o amor que eu sempre senti por você ainda continua aqui dentro de mim. Eu tinha que falar isso.
PILAR        — (nervosa) Eu não acredito que você veio aqui para ficar me relembrando do meu passado Germano. Eu te amei de verdade, mas eu já esqueci isso há muitos anos. Você me feriu de uma forma que eu jamais poderei perdoar. Agora faça o favor de sair da minha casa. 
GERMANO        — Você tem todo o direito de me odiar Pilar. Mas a minha filha vai se casar com o seu sobrinho. Querendo ou não nós vamos ser uma família. Eu espero que um dia você possa me perdoar pelo o que eu fiz.
PILAR        — (com classe) Vamos mamãe. Nós temos um jantar não podemos chegar atrasadas.

EM SEGUIDA PILAR E LUISINHA VÃO SAINDO DA MANSÃO COM MUITA ELEGÂNCIA. GERMANO FICA ALI SEM NENHUMA REAÇÃO. 
CORTA PARA

CENA 5. CASA DE HELOÍSA. SALA. INT/NOITE
HELOÍSA VEM ENTRANDO DENTRO DE CASA ACOMPANHADA DE MIGUEL. ELES ESTÃO COM AS ROUPAS TODA MOLHADAS DA CHUVA. ELES SE SENTAM NO SOFÁ UM DO LADO DO OUTRO. ELES NÃO CONSEGUEM EVITAR DE OLHAR UM NO OLHO DO OUTRO.

MIGUEL        — (educado) Eu pedir que me desculpe Heloísa. Eu não quis te ofender em nenhum momento. Você está passando por um momento difícil. 
HELOÍSA        — (sem jeito) Eu que peço desculpas Miguel. Eu perdi o meu noivo. Mas no momento daquele beijo eu senti algo diferente. Eu não sei explicar.
MIGUEL        — (sorrindo) Eu também senti isso. Eu nunca me senti assim antes. Parece que estava em nosso destino se encontrar. Posso estar louco, mas acho que meu coração sempre esteve destinado a você.

HELOÍSA E MIGUEL SE OLHAM PROFUNDAMENTE E SE BEIJAM COM PAIXÃO. TOCA A MÚSICA: MAIS UM NA MULTIDÃO - ERASMO CARLOS E MARISA MONTE. ELES VÃO SE BEIJANDK COM MUITO AMOR COMO SE ISSO FOSSE A ÚLTIMA COISA DO MUNDO. NESSE MOMENTO A CAMPAINHA DA CASA TOCA. HELOÍSA VAI ABRIR A PORTA E ELA SE SURPREENDE AO VER MARCOS PARADO NA SUA PORTA.

HELOÍSA        — (surpresa) Dr. Marcos o senhor por aqui? Em que eu posso te ajudar?
MARCOS        — Eu bom saber como você está Heloísa. Depois da morte da Misael você não está nada bem. 
HELOÍSA        — (educada) Essa não é uma boa hora Dr. Marcos. Eu não posso falar agora.
MARCOS        — Mas porque não Helô? Eu estou te incomodando não é mesmo?

NESSE MOMENTO MARCOS OLHA PARA DENTRO DA SALA E VÊ MIGUEL SENTADO NO SOFÁ. A RAIVA VAI CRESCENDO DENTRO DELE.

MARCOS        — (furioso) O que esse sujeito está fazendo aqui? Ele não deveria estar em sua casa.
HELOÍSA        — (sem entender) Desculpa Dr. Marcos, mas o senhor não direito de dizer quem eu trago ou não em minha casa. 
MARCOS        — (frustrado) Se isso que você quer então que seja Heloísa. Mas eu jamais poderia imaginar que você fosse esse tipo de mulher. Você não é quem eu pensei que fosse.

HELOÍSA SE SENTE OFENDIDA BE DÁ UM TAPA NA CARA DE MARCOS. MIGUEL VAI SE LEVANTANDO E FICA AO LADO DE HELOÍSA. MARCOS OKHA PARA OS DOIS E CAI SAINDO DALI COM MUITO ÓDIO.
A INAGEK CONGELA NOS ROSTOS DE HELOÍSA E MIGUEL, E AOS POUCOS A IMAGEM VAI SE TRANSFORMANDO EM UN RETRATO.


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