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AMOR DE VERÃO - Capítulo 25

 



CENA 01: PRAIA. EXTERIOR. NOITE

Continuação imediata do capítulo anterior. Clima constrangedor entre Ana, Helena e Celso. 


ANA – (com a voz embargada) Mãe? Celso?

HELENA – Ana... Eu...

CELSO – Ana... Nós…


Ana não quer ouvir explicações. Ela sente uma onda de emoções dominando-a e uma crise de choro começa.


ANA – (chorando) Como vocês podem fazer isso? Vocês têm noção do que estão fazendo?

HELENA – Ana, eu... 


Ana balança a cabeça em descrença, incapaz de acreditar no que está acontecendo.


ANA – Celso, eu confiava em você! E você, mãe... Como pôde? A falta de vergonha na cara é o que mais me assusta...

CELSO – Eu sinto muito, Ana. Não foi minha intenção te machucar.


Ana se afasta, abraçando a si mesma enquanto chora, sentindo-se traída e magoada.


ANA – Eu não acredito que vocês fizeram isso... Na praia, onde costumávamos passear juntos.


Celso percebe o impacto de suas ações e também se sente culpado.


CELSO – Ana, foi um erro. Eu me arrependo muito.

ANA – Isso não é certo, nem justo. Vocês não pensaram em mim?


Ana respira fundo, tentando se acalmar, mas a dor ainda é evidente em seu rosto.


ANA – Eu não quero mais saber de vocês. Não quero ver vocês juntos. Eu vou embora.


Sem esperar resposta, Ana vira-se e caminha em direção à saída da praia, deixando Helena e Celso com seus sentimentos de arrependimento. Os dois olham para ela com pesar. 


CELSO – Eu acho que ela tem razão. O que fizemos não foi certo.


Helena abaixa a cabeça. Os dois ficam em silêncio. 


CENA 02: RESTAURANTE. INTERIOR. NOITE

O restaurante é aconchegante, com luzes suaves que criam uma atmosfera romântica. André e Marina estão sentados à mesa, desfrutando de um jantar agradável e descontraído. Conversam por horas, perdendo a noção do tempo enquanto se envolvem cada vez mais um no outro.


ANDRÉ – Marina, você tem um jeito especial. É muito fácil conversar com você.

MARINA – Obrigada, André. Eu também sinto uma conexão especial quando estou com você.


O clima entre os dois é leve e descontraído, e eles compartilham um olhar repleto de cumplicidade.


CENA 03: MANSÃO PAULA. QUARTO MIRIAM. INTERIOR. NOITE

Paula passa em frente ao quarto de Miriam e ouve um barulho de choro baixo, a jovem está sofrendo com o tratamento da leucemia. Comovida, a mulher entra no quarto e vai até a cama da filha, deitando ao lado dela e a envolvendo em seus braços. 


MIRIAM – Eu queria que meu pai estivesse aqui…


A tristeza no olhar de Miriam é visível e a decepção no rosto de Paula com Fernando é nítida.


CENA 04: APARTAMENTO MARINA. SALA. INTERIOR. NOITE

André e Marina chegam à casa dela após um encontro divertido e cheio de conexão. Os dois parecem relutantes em se despedir.


ANDRÉ – Foi realmente uma noite incrível, Marina. 

MARINA – Eu que agradeço por ter me feito esse convite. Foi muito especial.


Eles ficam olhando um para o outro, sentindo a atração e a química entre eles.


ANDRÉ – Bom, acho que é hora de ir embora.


(Música de fundo: Love Love - Gilsons)


Marina parece hesitante por um momento, mas toma coragem para fazer um pedido.


MARINA – André... você quer ficar? Passar a noite comigo?


André olha para Marina com um misto de surpresa e prazer. Ele percebe o convite dela e o interesse mútuo que existe.


ANDRÉ – Eu adoraria.


Marina sorri e pega André pela mão e leva para o quarto. 


CORTE RÁPIDO:


André e Marina estão deitados na cama, trocando olhares intensos e carinhosos. A paixão entre eles é evidente. Os dois se aproximam e se beijam, iniciando uma noite de amor, que é ao mesmo tempo intensa e delicada. O desejo entre eles aumenta gradualmente, enquanto se entregam ao momento. (Música encerra)


CENA 05: COBERTURA HELENA. SALA. INTERIOR. NOITE


(Música de fundo: Instrumental - Dramas de Helena)


Helena abre a porta da casa e entra, com uma expressão cansada e reflexiva. A luz fraca da sala ressalta os detalhes da mobília antiga, lembrando-a de tempos passados. Ela caminha pelo ambiente, tocando levemente em objetos que guardam memórias de sua história.


HELENA – Nada é mais como há trinta anos atrás…


As lembranças do passado inundam a mente de Helena, e ela se senta no sofá, sentindo uma onda de emoções a dominar. As lágrimas começam a escorrer pelo rosto de Helena, lembrando-se dos momentos felizes que compartilhou com seu marido. Ela olha em volta, notando como a casa parece mais vazia agora. Ela abraça uma almofada próxima, buscando conforto em meio à saudade que a consome. As lágrimas continuam a cair, mas Helena se permite sentir a dor, sabendo que essas lembranças preciosas ainda a conectam ao que foi e ao que permanece em seu coração.


CENA 06: RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. DIA

Amanhece. Pessoas andando na praia, começando o seu dia. 


CENA 07: COMPANHIA DE TEATRO. INTERIOR. DIA

(Instrumental encerra) O salão de ensaio está animado e movimentado. André, Marina, Bárbara, Rose, Daniel e outros figurantes estão ensaiando suas cenas para a peça. O clima é de empolgação e dedicação.


ANDRÉ – Vamos repetir a cena do segundo ato mais uma vez. Lembrem-se das marcações e das falas.

MARINA – Vamos arrasar nessa cena, pessoal!


Os ensaios continuam com energia, e os atores se entregam às suas personagens, buscando aperfeiçoar suas atuações. Enquanto ensaiam, Vicente entra no salão com um sorriso misterioso no rosto.


VICENTE – Pessoal, parem um instante! Tenho uma surpresa para vocês.


Todos os atores param de ensaiar e olham para Vicente curiosos.


ANDRÉ – O que é a surpresa, Vicente?

VICENTE – Vocês vão amar! Eu organizei uma atividade especial para vocês. Vamos sair daqui por um tempo e nos divertir um pouco. Uma van está nos esperando no estacionamento.


Todos os atores ficam animados com a notícia e trocam olhares empolgados.


MARINA – Isso é incrível! Para onde vamos?

VICENTE – Ah, isso é uma surpresa! Vocês vão descobrir quando chegarmos lá. Vamos logo, a van está esperando!


Os atores se apressam em arrumar suas coisas, animados com a perspectiva de uma atividade especial. Eles deixam o salão de ensaio. 


CENA 08: APARTAMENTO GABRIELA. INTERIOR. DIA

Jéssica está ajudando Gabriela a se alimentar. A campainha toca. Lourdes chega na sala e vai até a porta atender. Helena aparece.


LOURDES – Helena! Que surpresa boa.

HELENA – Tudo bom, dona Lourdes?

LOURDES – Tudo sim. Entre, minha querida.


Helena entra no apartamento e ao se aproximar da sala de jantar, surpreende-se ao ver Jéssica, que fica tensa ao encarar a ex-patroa. Gabriela nota a presença da amiga.


GABRIELA – Que bom te ver, Helena.

JÉSSICA – Tudo bom, dona Helena?

HELENA – O que essa garota tá fazendo aqui?

GABRIELA – A Jéssica veio me fazer companhia.

HELENA – Como se não bastasse todo o mal que ela te causou, você ainda a recebe em sua casa?

GABRIELA – Helena, se essa for a conversa, é melhor você parar por aqui e ir embora. Não vou admitir que traga esse assunto à tona de novo, pois Jéssica e eu já conversamos e passamos uma borracha nessa situação. 

HELENA – (conformada) Tudo bem. Você sabe o que é melhor para a sua vida, eu não vou me intrometer. 

GABRIELA – Então sente-se à mesa e se junte a nós. Quer comer alguma coisa?

HELENA – Não…


Helena pendura sua bolsa na cadeira, arrasta ela e se senta, ficando de frente para Jéssica e ao lado de Gabriela. O clima não é dos melhores.


ABERTURA:



CORTE:


CENA 09: TEATRO. INTERIOR. DIA

O grupo composto por André, Marina, Bárbara, Rose, Daniel, Vicente e alguns alunos, chega animado e empolgado ao teatro onde irão apresentar "Mamma Mia". O ambiente está repleto de energia, com pessoas correndo de um lado para o outro, preparando os últimos detalhes para o espetáculo.


VICENTE – Aqui estamos! O teatro onde tudo acontecerá.

MARINA – Mal posso esperar para subir ao palco e dar o nosso melhor!

BÁRBARA – Vai ser incrível! Estamos todos juntos nessa.

ROSE – Com certeza! Temos ensaiado muito e agora é hora de brilhar.


Daniel, Vicente e os alunos também expressam sua empolgação e entusiasmo. Eles se aproximam do palco, olhando para o imponente cenário que se estende à frente. FADE OUT


CENA 10: PASSAGEM DE TEMPO


(Música de fundo: Vai Levando - Miucha & Tom Jobim)


FADE IN + TAKES:


Jéssica indo visitar Gabriela todos os dias, dando alegria para sua vida; 


Miriam passando mal após algumas sessões de quimioterapia; 


Helena, cansada, tocando a agência sozinha; 


Os ensaios de Mamma Mia cada vez mais avançados; 


Ana com enjoos cada vez mais frequentes.


Um mês depois…


CENA 11: TEATRO. INTERIOR. DIA

André, Marina, Rose e Bárbara estão nos bastidores do teatro, provando seus figurinos para o espetáculo "Mamma Mia". A tensão está no ar, mas a animação e a empolgação são evidentes nos rostos de todos. (Música encerra)


ANDRÉ – Nossa, é difícil acreditar que o dia finalmente chegou.

MARINA – Sim, mal posso acreditar que tudo que ensaiamos vai se tornar realidade hoje.


Rose e Bárbara concordam, sentindo o mesmo nervosismo e ansiedade. Nesse momento, alguns dos alunos, Vicente, Daniel, Ana e Ilana entram nos bastidores, trazendo consigo uma atmosfera de celebração e apoio.


ALUNO 1 – Vamos arrasar lá em cima!

VICENTE – Estamos todos torcendo por vocês!


O grupo de amigos e alunos se reúne em um abraço coletivo, expressando o apoio mútuo e o carinho que compartilham.


ANDRÉ – Obrigado, pessoal. Vocês fazem parte disso tudo.

MARINA – Vocês nos ajudaram a chegar até aqui.


A empolgação e a determinação estão evidentes no olhar de todos. A união do grupo fortalece a confiança uns nos outros.


CENA 12: RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. NOITE

Anoitece. Pessoas voltando para suas casas, a movimentação na praia ficando ainda menor. 


CENA 13: TEATRO. INTERIOR. NOITE

O teatro está lotado, nenhuma cadeira vazia e a plateia demonstrando-se ansiosa pelo início do espetáculo. André, Bárbara e Marina olham por trás da cortina, ficando surpresos com a quantidade de pessoas.


ANDRÉ – Nós vamos nos apresentar pra esse tanto de gente?

BÁRBARA – Pelo visto, sim…

MARINA – A ansiedade tá me matando!


Os três respiram fundo.


CENA 14: MANSÃO DE PAULA. INTERIOR. NOITE

Paula está na sala, sentada no sofá. A porta da residência é aberta e Fernando entra carregando suas malas. Paula nota e logo se levanta do sofá, encarando-o.


FERNANDO – Cheguei!

PAULA – Já era hora. Precisamos ter uma conversa séria!


Fernando sente-se intimidado. Paula é imponente.


CENA 15: TEATRO. INTERIOR. NOITE

As luzes estão apagadas e a cortina fechada. Em questão de segundos, a cortina é aberta e o público vai à delírio. Uma luz ilumina Marina no meio do palco.


MARINA (Sophie) – I HAVE A DREAM A SONG TO SING TO HELP ME COPE WITH ANYTHING

IF YOU SEE THE WONDER OF A FAIRYTALE

YOU CAN TAKE THE FUTURE EVEN IF YOU FAIL


Ela segura três envelopes, os quais beija e vai encaminhando as cartas, enquanto lê os nomes que estão escritos.


MARINA (Sophie) – Sam Carmichael… Bill Austin… e Harry Bright. Boa sorte!


CENA 16: COBERTURA HELENA. SALA. INTERIOR. NOITE

Helena está sentada sozinha em sua casa, o ambiente silencioso revela a solidão que ela vem sentindo. Ela segura o celular em suas mãos e começa a rolar a tela, deparando-se com várias publicações sobre a peça "Mamma Mia". As redes sociais estão repletas de fotos e vídeos dos amigos e familiares durante a apresentação, e Helena sente um aperto no coração ao perceber que não esteve presente naquela noite tão importante.


HELENA – Eu deveria ter ido…


Ela continua olhando as publicações, vendo o sorriso nos rostos de todos, e se arrepende profundamente de não ter apoiado seus entes queridos nesse momento especial. As lágrimas escorrem pelo rosto de Helena, e ela se sente consumida pela tristeza e solidão.


CENA 17: TEATRO. CAMARIM. INTERIOR. NOITE

As figurinistas terminam de ajustar o figurino de Rose. Vicente surge de trás de uma cortina.


VICENTE – Rose, prepara. Está na hora da Donna entrar no palco!


Close no rosto de Rose, com uma apreensão visível. 


CENA 18: MANSÃO DE PAULA. INTERIOR. NOITE

Paula está visivelmente furiosa diante de Fernando.


PAULA – Finalmente você resolveu dar as caras…

FERNANDO – Eu estava resolvendo questões do meu trabalho!

PAULA – Ah, claro, porque o seu trabalho vem sempre primeiro que a sua família. 

FERNANDO – A vida é feita de escolhas, Paula.

PAULA – E a sua escolha foi abandonar a sua filha doente durante um mês. Um mês, Fernando!

FERNANDO – Como tá o quadro dela?

PAULA – Agora vai fingir que se importa?

FERNANDO – É claro que eu me importo com a saúde da minha filha!

PAULA – Não é o que você deixa transparecer.


Fernando respira fundo, tentando manter a calma.


FERNANDO – Paula, eu não tive opção. 

PAULA – Às vezes eu me questiono: será mesmo que você estava trabalhando? Ou será que você agora tem uma nova "outra família"?

FERNANDO – Meu Deus do céu, eu acho que essa doença da Miriam tá te fazendo delirar/


Paula, sem nem pensar duas vezes, dá uma bofetada no rosto de Fernando.


PAULA – CALA ESSA BOCA! A nossa filha precisa de um transplante de medula!!! Ela não está aguentando esse tratamento!!!

FERNANDO – E por que você não faz essa porra de transplante?

PAULA – Porque eu não sou compatível, Fernando! Você muito provavelmente também não. 

FERNANDO – E qual é a solução?

PAULA – NÃO SEI, FERNANDO! NÃO SEI! Eu só sei que tô movendo mundos e fundos pela nossa filha. (P) A gente podia… a gente podia tentar ter outro filho.

FERNANDO – Como assim???

PAULA – A criança teria muito mais chances de ser compatível com a Miriam e salvaria a vida dela!

FERNANDO – Não. Isso não vai ser possível. 

PAULA – Por que não? POR QUE NÃO???


Descontrolada, Paula parte para cima dele e começa a bater em seu peitoral.


PAULA – Nem pra salvar a sua filha, você quer fazer esforço!!!

FERNANDO – Para, Paula!!! Se controla!


Fernando segura ela pelos braços, imobilizando-a.


FERNANDO – Não tem como a gente ter outro filho!!!

PAULA – Por que não?

FERNANDO – Vai me dizer que esqueceu o que me fez fazer depois que eu te engravidei da Miriam? Se esqueceu, eu faço questão de te lembrar. (P) Você me obrigou a fazer vasectomia para que eu nunca engravidasse a Ilana!


Paula cai em si e, aos poucos, se solta dos braços do marido, sentando no sofá, arrasada. Ao fundo, podemos visualizar Miriam, perplexa diante da revelação. Paula e Fernando olham para trás e notam a presença da filha, que está com lágrimas nos olhos.


ENCERRAMENTO:




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