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Entrelaçados - Capítulo 01

 



CAPÍTULO  01


Criada e Escrita por ANDIE ARAÚJO 

Diretor de Núcleo DENNIS CARVALHO 


Personagens deste capítulo

GARDÊNIA - Louise Cardoso

GILSON - Rocco Pitanga

HELENA - Sheron Menezes

JASMIN - Agatha Moreira

LEONARDO - Bruno Gagliasso

MARINHO - Armando Babaioff

MIRO - Thiago Tomé 

NANDA - Juliana Knust

OLAVO - Marco Ricca

ROSA - Vanessa Giácomo


Participações Especiais do Capítulo: Velho Lira Muniz (Antônio Fagundes), Bombeiro, Pai, Mãe, Menina.


CENA 01. FACHADA DA FLORICULTURA. EXT. DIA/NOITE.

Ao som de "Mapa - Melim". Música  segue até o fim da cena.

Clipe com movimentação dos carros em vias conhecidas. Avenida Brasil, Túnel Zuzu Angel, Av. Atlântica até chegar ao cruzamento da Rua Catete com a rua fictícia de nossa trama.

CENA 02. FACHADA DA FLORICULTURA. EXT. NOITE.

Jasmim, distraída, atravessando a rua com caixotes de plantas. Um carro freia bruscamente. Um outro carro acaba batendo no primeiro.

JASMIN: (grito de horror).

Jasmin, no susto, acaba caindo ao chão. Marinho que passa por ali se aproxima para acodir a jovem florista. Os olhares da dupla se cruzam e um clima romântico se inicia, mas é  interrompido por uma gritaria.

O motorista do primeiro carro, Léo, sai do carro e vai em direção ao motorista que bateu no seu carro. Ele vê  que é  uma mulher, Helena.

LÉO: Só poderia ser mulher mesmo!

HELENA (Já saindo do carro e com raiva): Como é  que é? Machistinha de merda!

Um misto de sentimentos de raiva e odio nasce naquele instante entre os motoristas.  Uma aglomeração de curiosos se forma entorno do quarteto. Efeito. Um relógio voltando para trás. A cena, em REWIND Funde com:

Corta para:

CENA 03. PAISAGENS/STOCK-SHOTS.NOITE/DIA.

Imagens do dia voltando. Em REWIND (o trânsito, as pessoas, transeuntes, mar, noite voltando a ser dia. Efeito acaba com imagens do Bairro do Catete em plano aberto. Legenda na tela:  Horas antes... Corta para:

CENA 04. HORTO/CASA DE MARGARIDO.EXT/DIA.

Ao som de “Bela Flor - Maria Gadú” até a primeira fala de Jasmin.

A CAM passeia pelo cenário cheio de flores e plantas de diversas especies. No centro da câmera, percebe-se uma jovem mulher sentada com uma begônia nas mãos. Ainda não vemos seu rosto. A CAM vai mostrando aos poucos e percebemos Jasmim com as mãos suja de terra. Ela seca o suor da testa com as mãos, deixando o rosto um pouco sujo. Ela olha contempla aquele vaso de flor. 

JASMIN: A criação de Deus é incrível!

Ela continua a observar a forma daquela planta. De dentro da casa vem Gardenia com um telefone fixo em mãos.

GARDÊNIA: Filha,  teu pai ligou e mandou avisa que vai demorar lá no fornededor. Ele comentou que o caminhão não chegou e tá o maior inferno e disse para vocêá dá uma esperada lá  na loja. 

JASMIN: Tudo bem, mãe. Tô  indo pra loja!

GARDÊNIA: E você já começou a ver o vestido de noiva? Poderia pedir a Dinorá para fazer um bem lindo pra você.

Jasmin revira os olhos quando a mãe fala do casamento.

JASMIN: Ainda não pensei nisso, mãe. Depois eu vejo com o Miguel. E está cedo para isso, nem marcamos nada ainda!

GARDÊNIA:  Eu acho que vocês estão empurrando com a barriga, sabe. Um amor tão lindo como o de vocês... da infância até hoje.

JASMIN: Depois,mãe.

Jasmin limpa as mãos no avental e segue para dentro da casa.

Corta para:

CENA 05. BANHEIRO/CABINE/AVIÃO. INT. DIA.

Clima quente. Leonardo e Nanda aos beijos, carícias fortes, respiração ofegante de ambos.

Do lado de fora, alguém bate na porta. A dupla se silencia.

Corte para o lado de fora do banheiro:

Miro bate na porta.

MIRO: Dá para o casalzinho aí terminar o serviço? Pelo amor de Deus, gente. O chefe nem pode pensar nessa sacanagem toda de vocês!

LÉO  em off: Tenha dó, Miro!

Léo sai do banheiro ajeitando a o uniforme, fechando o zíper da calça.

MIRO: Você não presta, mano. Uma hora isso pode dar ruim.

Os dois voltam para a cabine de piloto. Léo senta no assento do piloto.

LÉO:Fica tranquilo, Miro. Piloto automático.

MIRO: Essas suas pegações com a Nanda vai dar ruim uma hora.

LÉO: Deixa baixo, Miro! Vamos logo que daqui a pouco aterrisa.

Léo olha o céu no horizonte, confiante.

Corta para:

CENA 06. ALTO MAR. EXT. DIA.

Ao som de  "Mar e Sol - Gal Costa". Clipe com Marinho e Gilson dentro de um barco. Eles jogam rede de pesca ao mar.

Corte para: Marinho e Gilson levantando a rede, com esforço.

Corte para:

CENA 07. FACHADA DA CASA DE ROSA. EXT. DIA.

Marinho chegando carregando uma caixa de isopor com alguns peixes. Rosa o olha pela janela, sorri para o amado. Ela sai da casa e vai ao encontro do amado.

Rosa o beija.

ROSA: Senti demais tua falta, querido!

MARINHO: Gosto demais de você.

Marinho deixa a caixa de isopor ali no quintal. Ele já vai tirando a camisa. Rosa o segue para o interior da residência.

ROSA suspirando: Meu pescador parrudo...

Corta para:

CENA 08. SALA DE ESTAR/ CASA DE ROSA. INT. DIA.

Marinho adentra. Rosa o segue. Marinho calado. Rosa nota.

ROSA: Tá preocupado com algo, é? Vem sempre falando... aconteceu alguma coisa?

MARINHO: Hoje faz oito anos, Rosa. Oito anos que deixei minha família para trás...

ROSA: Foi o melhor que tu pôde fazer por eles. Salvar tua vida e a vida deles.

Marinho cabisbaixo, misterioso. Rosa começa a lhe fazer uma massagem nas costas. Close na expressão triste, angustiante de Marinho.

Corta para:

CENA 09 GALPÃO , SÃO PAULO. EXT. NOITE.

Efeito Preto e Branco ON. Tudo em off. Clipe da cidade de São Paulo e seus arranhaceus. Trilha de Suspense.

Olavo com uma arma, revólver calibre 38, apontando para o Velho Lira Muniz, um senhor idoso. Ao longe, Marcelo (Marinho) observando tudo. Uma discussão acalorada e um tiro é disparado. Lira Muniz cai ao chão, já morto.

Olavo percebe um barulho. Ele vê Marcelo (Marinho) ali. Os dois ficam um tempo se encarando. Close alternados entre os dois. Olavo aponta a arma para o rapaz. Marcelo (Marinho) em pânico. Suspense. Efeito Preto e Branco OFF.

Corta para:

CENA 10. CASA. INT/ EXT. DIA.

RITMO. Tensão. Pânico. Medo. Uma casa em chamas. A CAM foca em uma pessoa uniformizada como bombeiro militar. Ao fundo, voz fraca de criança, uma menina, apavorada.

MENINA: Socorro! (Tosse)

A CAM centraliza em Helena, a bombeira. Ela avista a menina, mas as chamas estão muito alta.

HELENA: Calma, a tia vai te salvar!

Olhar determinado de Helena perante as labaredas.

Corta para o lado de fora da casa.

Aflição das pessoas em volta. Um casal perto de um bombeiro militar que está  ali para acalma-los.

MÃE em prantos : Meu Deus! Filha! Salvem minha filha!

O marido abraça a esposa tentando confortá-la. Uma explosão maior assusta todos ali. Desespero.

Corta para:

A cena congela, um esfumaçado azul, como se fosse uma neblina.

FIM DO CAPÍTULO 






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