Type Here to Get Search Results !

Falando de Amor - Capítulo 01 (Estréia)


FALANDO DE AMOR — CAPÍTULO 01

NÃO É RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 12 ANOS


ESCRITA POR: LUAN MACIEL
SUPERVISÃO: LUKAS LIMA
DIREÇÃO ARTÍSTICA: JAYME MONJARDIM




CENA 1. RIO DE JANEIRO. EXT/DIA
A IMAGEM ESTÁ ESCURA. AOS POUCOS A IMAGEM VAI CLAREANDO MOSTRANDO TODAS AS BELEZAS DA CIDADE MARAVILHOSA. A IMAGEM VAI MOSTRANDO VÁRIOS PONTOS DA CAPITAL CARIOCA: O CRISTO REDENTOR, PÃO DE AÇÚCAR, O BAIRRO DE COPACABANA, O ARPOADOR, A PRAIA DE IPANEMA E POR FIM PODEMOS VER DE LONGE O PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. A IMAGEM VAI SE APROXIMANDO CADA VEZ MAIS. ATRAVÉS DESSAS IMAGENS PODEMOS NOS SENTIR EM TODOS ESSES LUGARES. 
CORTA PARA



CENA 2. PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. EXT/DIA
NA IMAGEM PODEMOS VER UM LETREIRO: RIO DE JANEIRO - 2010. O VERDE ESTÁ POR TODO O LUGAR. MUITAS PESSOAS ESTÃO CAMINHANDO POR UMA TRILHA. E ENTRE ESSAS PESSOAS ESTÃO HELOÍSA E MISAEL QUE ESTÃO DE MÃOS DADAS. ELES PARECEM ESTAR MUITO FELIZES. QUEM VÊ ELES TAMBÉM PERCEBE ISSO.


MISAEL        — (sorrindo) Está feliz meu amor? (P) Eu sei que não sou rico, mas sou capaz de tudo para ver um sorriso em seu rosto.
HELOÍSA        — (sorrindo) Você sabe muito bem que eu nunca me importei com isso Misael. A minha maior riqueza foi ter te conhecido. Além de tudo você me deu o meu maior tesouro. Eu sou rica de tudo o que o dinheiro não pode comprar.
MISAEL        — Você continua sendo aquela garota por quem eu me apaixonei Helô. Eu te amo cada dia mais.


HELOÍSA E MISAEL SE BEIJAM COM MUITA PAIXÃO. AS PESSOAS QUE ALI ESTÃO APLAUDEM ESSA CENA. ELES CONTINUAM A FAZER A TRILHA E EXPLORANDO TODA A BELEZA DO LUGAR QUE SEM NENHUMA DÚVIDA É MAGNÍFICA. A TRILHA CONTINUA ATÉ QUE ELES CHEGAM EM RIACHO DE ÁGUA CRISTALINA. HELOÍSA E MISAEL ANDAM PELAS ÁGUAS DO RIACHO.


HELOÍSA        — (feliz) Que lugar mais lindo! Nunca vi um lugar tão lindo em toda a minha vida.
MISAEL        — Tem uma coisa que eu estou para te falar Helô. Mas eu não sabia como te dizer.
HELOÍSA        — (surpresa) Misael… Do que você está falando? 


MISAEL SE AJOELHA AOS PÉS DE HELOÍSA. AS PESSOAS AO REDOR FICAM DE BOCA ABERTA. HELOÍSA COMEÇA A CHORAR DE EMOÇÃO.


MISAEL        — (emocionado) Helô eu sei que nós temos uma vida muito difícil. Mas essa dificuldade vem para nós fortalecer a cada dia. (P) Helô quer casar comigo?


HELOÍSA FICA SEM REAÇÃO. AS PESSOAS COMEÇAM A APLAUDIR. HELOÍSA SE AJOELHA E DÁ UM BEIJO EM MISAEL.
CORTA PARA/


CENA 3. HOSPITAL "+ SAÚDE". INT/DIA
O HOSPITAL ESTÁ NO MAIOR SILÊNCIO. NESSE MOMENTO PILAR VEM CHEGANDO E VAI PASSANDO PELA RECEPÇÃO DO HOSPITAL. NESSE MOMENTO UMA SENHORA DE IDADE VEM AO ENCONTRO DELA. PODEMOS PERCEBER PELO SEMBLANTE DE PILAR QUE ELA NÃO ESTÁ NENHUM POUCO CONFORTÁVEL COM ESSA SITUAÇÃO. 


SENHORA        — (se sentindo mal) Você é a dona do Hospital não é mesmo? (P) Eu fui humilhada nesse hospital e eu queria qual a atitude que você irá tomar?
PILAR        — (séria) Primeiramente fale baixo, pois você está em um hospital. E segundo eu não vou poder fazer nada por você.
SENHORA        — (surpresa) E porque não? Eu lutei muito para conseguir pagar o plano de saúde deste hospital só para ser humilhada. Ninguém merece ser tratado dessa maneira. 
PILAR        — (nervosa) Eu tenho mais o que fazer. E eu não quero ninguém da sua classe nas dependências do meu hospital.


A SENHORA FICA EM CHOQUE COM AS PALAVRAS DE PILAR. PILAR COMEÇA A SAIR DA RECEPÇÃO DO HOSPITAL A SEGURA PELO BRAÇO. PILAR OLHA PARA ELA COM TOTAL DESPREZO.


SENHORA        — Você não pode tratar as pessoas assim. Eu vou processar esse hospital por todo o constrangimento que eu passei aqui.
PILAR        — Faça o que você quiser. (para o segurança) Tire essa mulher daqui agora mesmo. Eu não quero ninguém que não seja da alta sociedade em meu hospital.
SEGURANÇA    — Sim senhora. (para a senhora) É melhor você me acompanhar. Não vai adiantar de nada discutir com ela.


O SEGURANÇA VAI ACOMPANHANDO A SENHORA ATÉ A SAÍDA DO HOSPITAL. PILAR OLHA A CENA SE SENTINDO TOTALMENTE VITORIOSA.
CORTA PARA/




CENA 4. NOVA IORQUE. HOTEL. PISCINA. EXT/DIA
VISÃO GERAL DA PISCINA DO HOTEL. VERÔNICA ESTÁ NADANDO COM MUITA TRANQUILIDADE. AO REDOR DA PISCINA PODEMOS VER VÁRIAS PESSOAS MUITO ELEGANTES PASSANDO DE UM LADO PARA O OUTRO. NESSE MOMENTO UM EMPREGADO VEM TRAZENDO UM DRINK EM UMA BANDEJA. VERÔNICA VEM SAINDO DA PISCINA COM MUITA SENSUALIDADE.


EMPREGADO   — (em inglês) Aceita senhorita?! É uma especialidade do hotel.
VERÔNICA        (em inglês) Obrigada.


O EMPREGADO DO HOTEL DEIXA O DRINK PRÓXIMO DE VERÔNICA E VAI SAINDO DE PERTO DELA. LoGO EM SEGUIDA GERMANO VEM SE APROXIMANDO DE VERÔNICA QUE ESTÁ TOMANDO O SEU DRINK. ELA LEVANTA SEUS ÓCULOS ESCUROS E OLHA NOS OLHOS DE SEU PAI.
.
GERMANO        — Então você está aqui. Eu te procurei por todo o hotel Verônica. Nós precisamos conversar.
VERÔNICA        — Não pode ser mais tarde. Agora eu estou curtindo esse sol maravilhoso. Quero poder relaxar.
GERMANO        — Eu vou falar de uma vez, pois você irá descobrir de qualquer maneira mesmo. (P) Eu tive uma reunião com o meu editor e eu já comuniquei ele que eu estou voltando para o Brasil o mais rápido possível.
VERÔNICA        — (irritada) Você não pode fazer isso. Eu não quero voltar para aquele país de 3° mundo. Um lugar onde o resto do mundo não dá o valor, pois sabe que o Brasil é um país decadente.
GERMANO        — (sério) Eu já tomei a minha decisão Verônica. Eu irei voltar ao Brasil com ou sem você. 


GERMANO VAI SAINDO DE PERTO DA PISCINA. VERÔNICA FICA COMPLETAMENTE FURIOSA E JOGA NO CHÃO TUDO QUE VÊ PELA FRENTE. O SEMBLANTE DELA É DE MUITA RAIVA.
CORTE PARA/


CENA 5. ANGOLA. RUA. EXT/DIA
MIGUEL VEM CAMINHANDO PELAS RUAS POBRES DE UM BAIRRO DA ANGOLA. ELE FICA COMPLETAMENTE FASCINADO COM TUDO O QUE VÊ. ELE PEGA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA E COMEÇA A TIRAR FOTOS DE ALGUNS MENINOS JOGANDO FUTEBOL, DE ALGUMAS MULHERES HUMILDE LAVANDO A ROUPA. NESSE MOMENTO UM HOMEM ANGOLANO SE APROXIMA DE MIGUEL E O CLIMA COMEÇA A FICAR TENSO.


ANGOLANO   — (sério) O que você pensa que está fazendo? Eu não quero saber de nenhum estrangeiro por aqui. Vá embora antes que o pior te aconteça.
MIGUEL        — (tentando manter a calma) Por favor calma! Eu sou fotógrafo e eu estou apenas tirando algumas fotos. 
ANGOLANO   — (furioso) Não me interessa. Você vai embora daqui agora, ou serei obrigado a eu mesmo a ter expulsar daqui.


MIGUEL NÃO SE INTIMIDA COM A AMEAÇA DO HOMEM E CONTINUA PARADO. O HOMEM PERDE A PACIÊNCIA E DÁ UM SOCO EM MIGUEL QUE CAI NO CHÃO. ELE TIRA UMA FACA DA CINTURA E APONTA PARA MIGUEL.


ANGOLANO   — (furioso) Eu falei para você ir embora. (P) Vocês estrangeiros só vem aqui para nós humilhar. Nós somos um povo sofrido que apesar das dificuldades tem esperança de um dia melhor. Não venha aqui nos querer humilhar. Isso não é coisa de um ser humano.
MIGUEL        — (se levantando do chão) Você está muito enganado. Eu não vim aqui humilhar ninguém. Eu viajo o mundo fotografando e mostrando como apesar das dificuldades as pessoas encontram as mais belas maneiras de serem felizes. Esse é o meu objetivo de vida.
ANGOLANO   — Isso é o que você está dizendo. Eu não acredito em nenhuma palavra que saia de sua boca. Você é que nem todos os outros estrangeiros. Um verdadeiro mentiroso. 
MIGUEL        — Se você não quer acreditar em mim é um direito seu. Mas não venha me julgar por algo que você não conhece. Eu sou mais do que você pensa de um estrangeiro.


MIGUEL SE ABAIXA E PEGA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA QUE ESTÁ NO CHÃO. ELE VAI CAMINHANDO SAINDO DALI. ANTES QUE ELE PUDESSE IR EMBORA UMA MENINA VEM CORRENDO AO SEU ENCONTRO E LHE DÁ UM ROSA BRANCA SIMBOLIZANDO A PAZ. MIGUEL FICA COMPLETAMENTE EMOCIONADO. ELE SE ABAIXA E DÁ UM BEIJO FRATERNAL NA TESTA DA MENINA.
A IMAGEM CONGELA NO ROSTO DE FELICIDADE DE MIGUEL, E AOS POUCOS A IMAGEM VAI SE TRANSFORMANDO EM UM RETRATO.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.