Type Here to Get Search Results !

Falando de Amor - Capítulo 02


FALANDO DE AMOR — CAPÍTULO 2


NÃO É RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 12 ANOS


ABERTURA:


ESCRITA POR: LUAN MACIEL
SUPERVISÃO: LUKAS LIMA
DIREÇÃO ARTÍSTICA: JAYME MONJARDIM

NO CAPÍTULO ANTERIOR…


ANGOLANO   — (furioso) Eu falei para você ir embora. (P) Vocês estrangeiros só vem aqui para nós humilhar. Nós somos um povo sofrido que apesar das dificuldades tem esperança de um dia melhor. Não venha aqui nos querer humilhar. Isso não é coisa de um ser humano.
MIGUEL        — (se levantando do chão) Você está muito enganado. Eu não vim aqui humilhar ninguém. Eu viajo o mundo fotografando e mostrando como apesar das dificuldades as pessoas encontram as mais belas maneiras de serem felizes. Esse é o meu objetivo de vida.
ANGOLANO   — Isso é o que você está dizendo. Eu não acredito em nenhuma palavra que saia de sua boca. Você é que nem todos os outros estrangeiros. Um verdadeiro mentiroso. 
MIGUEL        — Se você não quer acreditar em mim é um direito seu. Mas não venha me julgar por algo que você não conhece. Eu sou mais do que você pensa de um estrangeiro.


MIGUEL SE ABAIXA E PEGA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA QUE ESTÁ NO CHÃO. ELE VAI CAMINHANDO SAINDO DALI. ANTES QUE ELE PUDESSE IR EMBORA UMA MENINA VEM CORRENDO AO SEU ENCONTRO E LHE DÁ UM ROSA BRANCA SIMBOLIZANDO A PAZ. MIGUEL FICA COMPLETAMENTE EMOCIONADO. ELE SE ABAIXA E DÁ UM BEIJO FRATERNAL NA TESTA DA MENINA.


FIQUE AGORA COM UM NOVO CAPÍTULO

CENA 1. ANGOLA. MERCADO LIVRE. EXT/DIA
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DO CAPÍTULO ANTERIOR. MIGUEL VAI CAMINHANDO PIR UM MERCADO LIVRE EM UM BAIRRO POBRE DE ANGOLA. ELE VAI EXPERIMENTANDO AS COMIDAS TÍPICAS DO LUGAR. AS PESSOAS AO SEU REDOR FICAM OLHANDO PARA ELE. NESSE MOMENTO O CELULAR DE MIGUEL TOCA E ELE ATENDE. DO OUTRO LADO DA LINHA ESTÁ PILAR QUE ESTÁ COMPLETAMENTE FURIOSA.


PILAR        (ao telefone) (furiosa) Onde você está Miguel? A festa de seu casamento está se aproximando. Você sabe muito bem que eu não quero que nada saia errado.
MIGUEL        (ao telefone) Eu estou em Angola. Eu estou aqui para tirar fotos que mostrem o que é realmente é a humanidade.
PILAR        (ao telefone) Eu não acredito que você está fazendo isso comigo Miguel. O seu casamento é em 10 dias. Você tem que voltar ao Brasil o quanto antes. 
MIGUEL        (ao telefone) Assim que der eu volto ao Brasil. Eu tenho mais coisas importantes para fazer. Você pode não acreditar tia, mas o meu trabalho de fotógrafo é muito importante para mim.


POR ALGUNS SEGUNDOS PILAR EM TOTAL SILÊNCIO NO TELEFONE. ELA VAI FICANDO COM CADA VEZ MAIS RAIVA.


PILAR        (ao telefone) (nervosa) Você não está me escutando Miguel. Está tudo pronto para o seu casamento e eu quero você de volta ao Brasil. Essa é a minha última palavra.
MIGUEL        (ao telefone) Eu sinto muito tia, mas eu não posso fazer nada. Eu vou continuar aqui até terminar o que eu vim fazer. Essas pessoas precisam de ajuda. Eu tenho que fazer alguma coisa para ajudá-los.
PILAR        (ao telefone) (gritando) Miguel não ouse desligar esse telefone eu não…


ANTES QUE PILAR PUDESSE TERMINAR MIGUEL DESLIGA O TELEFONE. ELE VOLTA A ANDAR NO MERCADO LIVRE. ELE APROVEITA PARA TIRAR VÁRIAS FOTOS DA SIMPLICIDADE DESSE POVO TÃO SOFRIDO.
CORTA PARA/


CENA 2. AEROPORTO SANTOS DUMONT. DESEMBARQUE. INT/NOITE
O DESEMBARQUE DO AEROPORTO ESTÁ COMPLETAMENTE LOTADO. AO LONGE PODEMOS VER GERMANO E VERÔNICA PASSANDO PELA ÁREA DE DESEMBARQUE. APESAR DOS ÓCULOS ESCUROS PODEMOS PEECEBER QUE VERONICA NÃO ESTÁ NENHUM POUCO SATISFEITA EM ESTAR DE VOLTA AO BRASIL. GERMANO TAMBÉM PERCEBE ISSO.


GERMANO        — (sério) O que aconteceu Verônica? Porque você está com essa cara de enterro?
VERÔNICA        — (irritada) Você sabia que eu não queria voltar para esse país decadente. Um país onde tem pobreza para todo lado. Onde os políticos roubam a cada dia. (P) Eu preferia mil vezes morar nos Estados Unidos ou na Europa. Lá fora sim é lugar de pessoas com classe.
GERMANO        — (espantado) Você não sabe o que está falando minha filha. O Brasil pode ter todos defeitos, mas ainda é um país onde as pessoas acreditam em um futuro melhor.
VERÔNICA        — (sorrindo sarcasticamente) Do que adianta acreditar em um futuro melhor se as próprias pessoas são desonestas. (P) Esse país não tem jeito, e é isso que você tem que entender pai.


GERMANO FICA EM SILÊNCIO PERCEBENDO TODO O PRECONCEITO DE SUA FILHA. NESSE MOMENTO O MOTORISTA SE APROXIMA DELES. AS PESSOAS EM VOLTAM COMEÇAM A FICAR COM RAIVA DE TODAS AS PALAVRAS DE VERÔNICA.


MOTORISTA    — Como foi de viagem Sr. Germano? Espero tenha sido proveitosa a sua estadia lá na América.
GERMANDO        — (sorrindo) Foi tudo como previsto. (P) Eu trouxe muitos livros para as suas filhas. Eu sei bem como elas gostam de ler.
MOTORISTA    — Obrigado Sr. Germano. Eu nem sei como agradecer.


VERÔNICA SAI ANDANDO POR TODO O AEROPORTO COM MUITA CLASSE. ELA VAI SE AFASTANDO CADA VEZ MAIS DE GERMANO PARA NÃO FICAR PERTO DO MOTORISTA A QUEM ELA TEM REPULSA. 
CORTA PARA


CENA 3. CASA DE HELOÍSA. QUARTO. INT/NOITE
HELOÍSA ESTÁ EM AEU QUARTO ACOMPANHADA DE SUA MÃE CELESTE E DE UMA COSTUREIRA QUE ESTÃO ALI PARA FAZER A ÚLTIMA PROVA DO VESTIDO DE NOIVA. A COSTUREIRA VAI FAZENDO OS ÚLTIMOS AJUSTES NO VESTIDO E HELOÍSA VAI FICANDO COM UM BRILHO EM SEU OLHAR. AO CONTRÁRIO DA FILHA CELESTE NÃO ESTÁ GOSTANDO DE NADA DO VESTIDO DE NOIVA.


CELESTE        — (desdenhando) Eu achei que esse babado no vestido não ficou muito bom. O vestido tem que ter mais classe.
COSTUREIRA      — Se vocês quiserem podemos mudar o estilo do vestido. Para mim não tem nenhum problema.
HELOÍSA        — (séria) Claro que não. Eu quero esse vestido desse jeito mesmo. Eu quero as coisas mais simples possível.
CELESTE        — Mas minha filha. É o seu casamento. Você ter tudo do nome e do melhor já que o seu futuro marido não pode te oferecer nada além de uma vida simplória.


HELOÍSA OLHA COM FIRMEZA PARA CELESTE. A COSTUREIRA FICA EM SILÊNCIO. LOGO EM SEGUIDA MISAEL ENTRA NO QUARTO E FICA ESPANTADO COM A BELEZA DE HELOÍSA NO VESTIDO DE NOIVA. 


MISAEL        — (admirado) Meu Deus do céu. Como você linda meu amor. Eu jamais imaginei que eu poderia ser tão feliz assim.
HELOÍSA        — (assustada) Misael… Você não deveria estar aqui. Você não pode me ver antes do casamento. Você não sabe que dá azar?
MISAEL        — Você sabe que eu nunca acreditei em superstição meu amor. O que eu eu sei é o que eu quero passar o resto da minha vida do seu lado.
CELESTE        — (debochando) Você deveria ter alguém que possa te dar uma vida melhor minha filha. Não um simples mecânico. (P) Que vida ele pode te dar?
HELOÍSA        — (gritando) Chega mãe! Eu não vou deixar que você fale assim com o Misael. Eu não vou permitir que você estrague o momento mais feliz da minha vida com o seu veneno.
CELESTE        — (com raiva) Olha como você fala comigo. Eu sou sua mãe.


CELESTE PERDE O CONTROLE E DÁ UM TAPA NA CARA DE HELOÍSA. MISAEL FICA NO MEIO DE HELOÍSA E CELESTE PARA TENTAR ACALMAR O ÂNIMO DELAS.
CORTA PARA/


CENA 4. HOSPITAL "+ SAÚDE". SALA DA PRESIDÊNCIA. INT/NOITE
NA SALA DA PRESIDÊNCIA ESTÃO PILAR, MARCOS QUE SÃO MÉDICOS E O ADVOGADO HORÁCIO. PODEMOS VER CLARAMENTE QUE PILAR NÃO ESTÁ NENHUM POUCO CALMA. ELA ESTÁ MUITO IRRITADA. MARCOS E HORÁCIO PERCEBEM ISSO NO MESMO INSTANTE.


PILAR        — (nervosa) Bom eu chamei vocês aqui para tentar resolver essa situação que o meu hospital se encontra. (P) Está havendo muitas reclamações de pacientes que não estão satisfeitos com os seus métodos Marcos.
MARCOS        — (sério) Eu conheço nessas reclamações Pilar. Mas eu te dou a minha palavra que isso não passam de boatos maldosos. Eu sou um profissional qualificado. Eu sei muito bem muito bem como tratar um paciente 
PILAR        — Não tenho a menor dúvida quanto a isso Marcos. Mas eu quero deixar muito bem claro que os nossos pacientes são pessoas da alta sociedade carioca, e nada pode dar errado. Absolutamente nada.
HORÁCIO        — (calmo) Nessas horas é preciso manter a calma. Não vamos nos preocupar com esses boatos. Precisamos fazer com que o Hospital continue tendo a imagem que sempre teve.


NESSE MOMENTO A SECRETARIA DE PILAR ENTRA NA SALA. ELA ESTÁ COM PAPEL EM SUAS MÃOS.


SECRETARIA        — (sendo cuidadosa) Desculpe atrapalhar a reunião Doutora. Mas esse papel acaba de chegar para a senhora. É do conselho regional de medicina.


APÓS ENTREGAR O PAPEL PARA PILAR ELA SAI DA SALA. PILAR ABRE O PAPEL E LÊ COM TODA ATENÇÃO.


HORÁCIO        — (estranhando) O que foi Pilar? Aconteceu alguma coisa? Você parece tão estranha depois que leu esse papel.
PILAR        — (séria) Isso é convite para um congresso médico que vai acontecer daqui algumas semanas.
MARCOS        — Se você quiser eu posso ir em seu lugar Pilar. Vai ser um prazer representar o hospital em congresso médico.
PILAR        — (pensativa) Eu não sei ainda. Eu irei pensar. (P) Bom a nossa reunião está terminada. Vocês podem ir.
MARCOS E HORÁCIO SE LEVANTAM E VÃO SAINDO DA SALA. PILAR FICA SOZINHA NA SALA NA CONVERSA QUE TEVE COM MIGUEL MAIS CEDO.
CORTA PARA/


CENA 5. RUA. EXT/DIA
SEMANAS DEPOIS. O TRÂNSITO ESTÁ UM VERDADEIRO INFERNO. MISAEL ESTÁ COM O CARRO PARADO NO TRÂNSITO E ELE ESTÁ COM PRESSA. ELE ESTÁ SMOKING E PRONTO PARA SE CASAR, MAS O TRÂNSITO PARECE NÃO AJUDAR.


MISAEL        — (frustrado) Eu não acredito que logo hoje esse trânsito vai me atrapalhar. Eu não acredito nisso.


NESSE MOMENTO UM BANDIDO CHEGA DO LADO DE FORA DO CARRO DE MISAEL COM A ARMA BATENDO NO VIDRO DO CARRO. MISAEL FICA COMPLETAMENTE ASSUSTADO COM A SITUAÇÃO.


BANDIDO        — (gritando) Sai do carro agora. E nada de gracinhas. Eu não vou ter pena de te matar.
MISAEL        — (assustado) Por favor calma. Eu prometo que não vou reagir.


MISAEL SAI DO CARRO E ELE ENTREGA A CHAVE DO CARRO PARA O BANDIDO. NA HORA QUE O BANDIDO IA PEGAR A CARTEIRA DE MISAEL O MESMO NÃO DEIXA, POIS ESTÁ COM A FOTO DE HELOÍSA E DO PEQUENO DAVI.


BANDIDO        — (nervoso) É melhor você soltar isso. Não banque uma de herói.
MISAEL        — (aflito) Eu não vou deixar você levar isso. Está com a foto da minha mulher e do meu filho. Pode levar o carro, o meu dinheiro, mas a carteira eu não vou deixar.


O BANDIDO ACABA SE ENDURECENDO E ELE DÁ UM TIRO CERTEIRO NO CORAÇÃO DE MISAEL QUE CAI MORTO NO CHÃO ABRAÇADO A CARTEIRA COM A FOTO DE HELOÍSA E DAVI. AS PESSOAS VÃO SAINDO DE SEUS CARROS PARA PRESENCIAREM ESSA TERRÍVEL TRAGÉDIA.
A IMAGEM CONGELA NO ROSTO DESFALECIDO DE MISAEL, E AOS POUCOS A IMAGEM VAI SE TRANSFORMANDO EM UM RETRATO.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.