Type Here to Get Search Results !

Falando de Amor - Capítulo 04


 FALANDO DE AMOR — CAPÍTULO 04

NÃO É RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 12 ANOS

ESCRITA POR: LUAN MACIEL
SUPERVISÃO: LUKAS LIMA
DIREÇÃO ARTÍSTICA: JAYME MONJARDIM

NO CAPÍTULO ANTERIOR…

HELOÍSA PERDE A PACIÊNCIA E DÁ UM TAPA NA CARA DE CELESTE. TODOS ALI FICAM EM CHOQUE COM A REAÇÃO DE HELOÍSA. SANDRO VEM CHEGANDO PARA TENTAR ACALMAR HELOÍSA.

SANDRO        — (calmo) Helô o que você fez? (P) Eu sei que a nossa mãe pode ter todos os defeitos do mundo, mas ela ainda é nossa mãe.
CELESTE        — (nervosa) Pode esquecer. Eu achei que poderia vir aqui e te confortar nesse momento tão difícil, mas você faz questão de sempre me afastar. Eu vou embora. Eu não tenho mais nada o que fazer aqui.

CELESTE VAI INDO EMBORA DO CEMITÉRIO. O CAIXÃO DE MISAEL É FINALMENTE COLOCADO NA SEPUTURA, E DEPOIS OS FUNCIONÁRIOS DO CEMITÉRIO VÃO JOGANDO TERRA EM CIMA DO CAIXÃO. ALGUMPO DEPOIS HELOÍSA SE AJOELHA PRÓXIMO A SEPUTURA DE MISAEL E COLOCA UMA ROSA VERMELHA. ELA CHORA COPIOSAMENTE.

COMEÇA UM NOVO CAPÍTULO…




CENA 1. CASA DE HELOÍSA. SALA. INT/DIA
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DO CAPÍTULO ANTERIOR. HELOÍSA VEM ENTRANDO EM CASA COM UM SEMBLANTE FE DERROTA E DESESPERO. ELA VAI CAMINHANDO PELA SALA E DE REPENTE ELA CAI DE JOELHOS NO CHÃO CHORANDO MUITO. LOGO EM SEGUIDA SANDRO ENTRA NA SALA E SE AJOELHA PERTO DE HELOÍSA.

HELOÍSA        — (desesperada) Porque meu irmão? Porque isso teve que acontecer? Como eu vou continuar sem o Misael? Eu sinto como se eu tivesse perdido a minha melhor parte.
SANDRO        — (triste) Eu nem posso imaginar o que você está sentindo nesse momento minha irmã. Eu sei que você está passando pelo pior momento de sua vida, mas precisa continuar. O Davi vai precisar muito de você.
HELOÍSA        — (chorando) Eu não sei se eu consigo Sandro. Porque que isso tinha que acontecer comigo? Porque?

SANDRO ABRAÇA BEM FORTE HELOÍSA QUE CONTINUA CHORANDO COPIOSAMENTE. NESSE MOMENTO DAVI CHEGA CORRENDO NA SALA E HELOÍSA FICA DE JOELHOS NA FRENTE DELE.

DAVI        — (assustado) Mamaãe... Mamãe... Eu estou com medo.
HELOÍSA        — (triste) Eu estou aqui meu filho. Eu jamais vou te abandonar. (P) Eu prometo que eu sempre vou estar aqui.
DAVI        — (chorando) Mamãe cadê o meu pai. Eu estou com saudades dele.
HELOÍSA        — (triste) Meu filho o seu pai agora está em um lugar melhor. Ele não gostaria de nos ver chorando.

HELOÍSA DÁ UM ABRAÇO FORTE EM DAVI, E ELA NÃO CONSEGUE CONTER AS LÁGRIMAS. DE LONGE SANDRO OLHA PARA A CENA E DEIXA HELOÍSA E DAVI SOZINHOS NA SALA.
CORTA PARA

CENA 2. PRAÇA. EXT/DIA
RÉGIS ESTÁ NA PRAÇA VENDO DE LONGE ISABELA BRINCAR POR TODA A PRAÇA. NESSE MOMENTO UMA MULHER MUITO BONITA PASSA NA FRENTE DE RÉGIS QUE OLHA DIRETAMENTE PARA A MULHER QUE FAZ CHARME AO JOGAR O CABELO. LOGO EM SEGUIDA UM CARRO PARA BEM PRÓXIMO A PRAÇA, E DEPOIS DE ALGUNS SEGUNDOS GERMSNO VAI DESCENDO DO CARRO. ELE VAI CAMINHANDO ATÉ ONDE RÉGIS ESTÁ.

RÉGIS        — (surpreso) Germano… Que surpresa. O que você fazendo por aqui?
GERMANO        — (furioso) Chega de hipocrisia Régis. Nós temos que conversar agora. Você passou de todos os limites.
RÉGIS        — (nervoso) Eu posso saber do qu você está falando? Eu não conseguindo entender nada do que você está tentando dizer.
GERMANO        — (sério) Eu vou dizer apenas vez Régis. (P) Se você levantar a mão mais uma vez para a minha filha eu faço questão de te colocar atrás das grades. 

NESSE MOMENTO PODEMOS VER A RAIVA NO OLHAR DE RÉGIS. ELE SE LEVANTA DO BANCO DA PRAÇA E FICA FRENTE A FRENTE COM GERMANO.

RÉGIS        — (gritando) Como você ousa me acusar dessa forma Germano? Você tome cuidado com as suas palavras, pois eu não vou admitir que você falte com o respeito.
GERMANO        — Você está avisado Régis. Se você voltar a tocar na minha filha você vai ter que entender com a polícia.

ISABELA VEM CORRENDO EM DIREÇÃO A RÉGIS. GERMANO OLHA PARA ELA COM MUITA TERNURA.

RÉGIS        — Minha filha pegue as suas coisas. Nós vamos embora agora.
ISABELA        — (chateada) Mas pai. A gente acabou de chegar. E eu quero ficar um pouco com o Vô Germano. 
GERMANO        — (bravo) Eu disse agora Isabela. Não discuta comigo.

DEPOIS DE ALGUNA SEGUNDOS RÉGIS E ISABELA VÃO INDO EMBORA DA PRACA. GERMANO FICA ALI OLHANDO ELES SE AFASTANDO CADA VEZ MAIS. 
CORTA PARA

CENA 3. MANSÃO DOS GOMES LEITÃO. SALA DE JANTAR. INT/NOITE
ANOITECE. PILAR ESTÁ JANTANDO SOZINHA E O SILÊNCIO PREDOMINA NO LOCAL. A EMPREGADA VAI SERVINDO VINHO NA TAÇA DE PILAR QUA DO DE REPENTE A CAMPAINHA DA MANSÃO TOCA. A EMPRESA VAI ABRIR A PORRA, E LOGO EM SEGUIDA DONA LUISINHA ENTRA NA MANSÃO COMPLETAMENTE ELEGANTE.

LUISINHA        — (tirando os óculos escuros) Finalmente eu cheguei. Parecia que eu ficaria naquele avião eternamente.
EMPREGADA        — (surpresa) Dona Luisinha… A gente não esperava pela senhora hoje. A dona Pilar esperava que a senhora chegasse somente semana que vem.
LUISINHA        — (sorrindo) Foi exatamente por isso que eu vim hoje meu bem. Eu gosto de surpreender. (P) Por falar na minha filha onde ela está?
EMPREGADA        — A dona Pilar está na sala de jantar. Mas ela disse que não quer ser incomodada.

LUISINHA VAI CAMINHANDO ATÉ A SALA DE JANTAR. PILAR SE VIRA E DÁ DE CARA COM SUA MÃE. ELA NÃO ESTÁ NENHUM POUCO FELIZ AO VER LUISINHA PARADA NA SUA FRENTE.

PILAR        — (surpresa) Mãe… O que a senhora está fazendo aqui? (P) Eu pensei que tinha deixado claro que era para você vir somente semana que vem.
LUISINHA        — (rindo alegremente) O que foi Pilar? Até parece que você não está feliz em me ver. Eu passo mais de 15 anos fora do país e é assim que eu sou recebida bpor minha única filha.
PILAR        — (séria) Eu não perder a minha paciência com você hoje mãe. (P) O casamento do meu filho está chegando e eu não quero que nada saia errado. Tudo tem que sair perfeito. 
LUISINHA        — Por falar no meu neto querido onde ele está? Ele deve estar em algum país tirando aquelas fotos maravilhosas.
PILAR        — Ele está brincando de ser um bom samaritano. Mas isso vai acabar. Ele precisa estar ao meu lado. Ele não tem um diploma de médico atoa. O Miguel precisam ser do meu jeito.

PILAR SE LEVANTA DA MESA E VAI SAINDO DA SALA DE JANTAR. LUISINHA FICA SORRINDO COMO FORMA DE ALIVIAR O STRESS.
CORTA PARA

CENA 4. APARTAMENTO DE GERMANO. SALA. INT/NOITE
A EMPREGA ESTÁ ARRUMANDO AS PRATELEIRAS QUANDO VERÔNICA VEM PASSANDO PELA SALA COM UM AR SUPERIORIDADE. NESSE MOMENTO VERÔNICA DECIDE HUMILHAR A EMPREGADA SEM NENHUM MOTIVO. 

VERÔNICA        — (venenosa) Onde está a minha jóia caríssima que sumiu do meu quarto. (P) Ninguém mais aqui seria tão baixo em fazer algo dessa natureza.
EMPREGADA        — (séria) Eu não sei do que a senhora está falando dona Verônica. Eu não peguei nenhuma jóia.
VERÔNICA        — (gritando) Não seja mentirosa. Eu sei que foi você. Quem mais poderia ser? Isso que pessoas de bem ganham por dar uma oportunidade para pessoas de sua laia.
EMPREGADA        — (nervosa) Eu não fiz nada dona Verônica. Eu não mereço ser tratada dessa maneira. A senhora está sendo injusta comigo.
VERÔNICA        — (furiosa) Como você ousa falar assim comigo? (P) Olha para mim e depois olhe para você. Eu sou uma pessoa de classe e você é uma pobre coitada. Um ser que não serve para Absolutamente nada. 

NESSE INSTANTE GERMANO ENTRA NA SALA E ELE OUVE TUDO O QUR VERÔNICA ESTÁ DIZENDO. ELE NÃO CONSEGUE ACREDITAR NA FORMA PRECONCEITUOSA QUE VERÔNICA ESTÁ TRATANDO A EMPREGADA.

GERMANO        — (envergonhado) Eu não posso acreditar no que eu estou ouvindo. Como você pode ser tão preconceituosa minha filha?
VERÔNICA        — (hostil) Eu não sou preconceituosa. Eu apenas sou realista. Essas pessoas são inferiores a nós meu pai. Eles nasceram pra nós servir a nós. E nada vai mudar isso.
GERMANO        — (furioso) Eu estou tão envergonhado de tudo que você está dizendo minha filha. (P) Se sua mãe estivesse viva ela iria morrer de desgosto ao ver na pessoa mesquinha e preconceituosa que você se tornou.
VERÔNICA        — (gritando) Então quer dizer que você prefere ficar do lado de uma relés empregadinha do que da sua própria filha? Eu tenho nojo de ser sua filha. (P) Ainda bem que a minha mãe morreu, pois ela seria completamente infeliz em viver ao lado de um um homem frouxo que nem você. 

VERONICA VAI SAINDO DA SALA DE ESTAR MUITO NERVOSA. ELA JOGA UMA TAÇA DE CRISTAL NA PAREDE COM MUITAA RAIVA. A EMPREGA FICA DE CABEÇA BAIXA NA FRENTE DE GERMANO QUE FICA SEM REAÇÃO COM A ATITUDE DE VERÔNICA.
COETA PARA

CENA 5. RUA. EXT/NOITE
DIAS DEPOIS. UMA CHUVA FORTE ESTÁ CAINDO. HELOÍSA VEM CAMINHANDO NO MEIO DA CHUVA SEM DIREÇÃO. ELA COMEÇA A ANDAR PARA O MEIO DA RUA EM DIREÇÃO AO CARROS. PODEMOS VER O DESESPERO NO OLHAR DE HELOÍSA. ELA VAI ATRAVESSANDO NA FRENTE DOS CARROS E OS MOTORISTAS VÃO BUZINANDO PARA ELA SAIR DA FRENTE. 
MOTORISTA        — (gritando) Sai da frente sua maluca. Ficou louca?
HELOÍSA        — (chorando) Isso tem que acabar. Essa dor precisa parar.

DENTRO DE UM TÁXI MIGUEL VÊ HELOÍSA ANDANDO NA FRENTE DOS CARROS. ELE SAI DE DENTRO DO TÁXI E VAI ATÉ ONDE HELOÍSA ESTÁ. ELE A TIRA DA FRENTE DOS CARROS E LEVA ELA ATÉ A CALÇADA. A CHUVA CONTINUA CAINDO. HELOÍSA E MIGUEL SE OLHAM NOS OLHOS.

HELOÍSA        — (nervosa) O que você pensa que está fazendo? Me solte agora mesmo.
MIGUEL        — (sério) Eu estou te salvando. Você não pode ficar no meio dos carros. Está querendo se matar?
HELOÍSA        — (chorando) Talvez eu queira isso mesmo. (P) Eu sinto tanta dor. Eu só quero não sentir mais isso.
MIGUEL        — Eu posso não saber o que você está sentindo, mas desistir nunca é a saída. Eu sinto que você é uma guerreira. Nunca deixe que digam o contrário.

HELOÍSA OLHA PARA MIGUEL E VAI INDO EMBORA DEBAIXO DA CHUVA. MIGUEL A SEGURA PELO BRAÇO E ELES ACABAM FICANDO FRENTE A FRENTE. NESSE MOMENTO O INEVITÁVEL ACONTECE: HELOÍSA E MIGUEL ACABAM SE BEIJANDO COM A CHUVA CAINDO EM SEUS ROSTOS. TOCA A MÚSICA: MAIS UM NA MULTIDÃO - ERASMO CARLOS & MARISA MONTE.
A IMAGEM CONGELA NO BEIJO DE HELOÍSA E MIGUEL, E AOS POUCOS A IMAGEM VAI SE TRANSFORMANDO EM UM RETRATO. 


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.