Type Here to Get Search Results !

Falando de Amor - Capítulo 27 (Últimos Capítulos)


 Falando de Amor — Capítulo 27

Não é recomendável para menores de 12 anos

Criada e escrita por
Luan Maciel 

Supervisão
Lukas Lima

Fiquem agora com mais um capítulo de FALANDO DE AMOR




CENA 1. MANSÃO DOS GOMES LEITÃO. SALA DE ESTAR. INT/DIA
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DO CAPÍTULO ANTERIOR. VERÔNICA ESTÁ OLHANDO PARA HELOÍSA, MIGUEL E PILAR COM MUITO ÓDIO. LUISINHA TENTA SE APROXIMAR DE VERÔNICA E FAZER ELA SE ACALMAR, MAS A VILÃ FICA CASA VEZ MAIS FORA DE SI. NESSE MOMENTO O PEQUENO LUCAS VEM CORRENDO EM DIREÇÃO A MIGUEL, MAS SÓ QUW ANTES VERÔNICA PEGA ELE E O ABRAÇA PARA AFASTAR MIGUEL DE SEU FILHO.

LUCAS        — (confuso) Mãe…. O que está acontecendo? (P) Me solta mãe. Eu quero dar um abraço no meu pai.
VERÔNICA        — (fora de si) Não meu filho. Eu não vou te soltar nunca mais. Você vai ficar sempre do meu lado.
MIGUEL        — (nervoso) Verônica não faça nenhuma besteira. Solta o meu filho agora. Eu não vou deixar você usar para me atingir. Isso é um ato desprezível.
VERÔNICA        — (gritando) Eu te odeio Miguel. Você tirou de mim a minha única chance de eu ser feliz. Mas isso não vai ficar assim. Você nunca mais vai ver o meu filho. Pode esquecer que ele existe.

VERÔNICA PEGA LUCAS PELO BRAÇO E ELES VÃO INDO EM DIREÇÃO A SAÍDA DA MANSÃO. MIGUEL FICA DESESPERADO E VAI ATRÁS DELES. ELE SEGURA VERÔNICA PELO BRAÇO IMPEDINDO ELA DE SAIR DA MANSÃO.

MIGUEL        — (sério) Você não vai a lugar nenhum com o meu filho Verônica. Você está fora de si. Você não pode continuar fazendo essas coisas.
VERÔNICA        — (com raiva) Me solta Miguel. Você está me machucando. (P) Tudo que eu mais queria era que você me amasse de verdade. Mas tudo mudou quando essa negrinha entrou em nosso caminho. Eu queria tanto que essa desgraçada morresse. 
LUISINHA        — (cautelosa) Você precisa parar com isso Verônica. Você não percebe que só está causando mal as pessoas que estão ao seu redor?
HELOÍSA        — Eu nunca quis o seu mal Verônica. Eu nunca tive nada contra você. Mas você guiada pelo seu preconceito me odiou de uma forma que eu não consigo entender até hoje.
VERÔNICA        — (furiosa) Isso não me importa nenhum pouco. Uma coisa eu prometo a todos vocês. Eu vou destruir um por um. Ninguém de vocês está a salvo enquanto eu estiver por perto.

VERÔNICA VAI SAINDO DA MANSÃO. MAS ANTES DE SAIR A VILÃ OLHA COM ÓDIO PARA TODOS QUE ESTÃO ALI. MIGUEL ABRAÇA LÁ CAS COM MUITA FORÇA. ELE DÁ UM SORRISO DE ALÍVIO PARA HELOÍSA.
//



CENA 2. RESTAURANTE. INT/DIA
BRUNO E MÁRCIA ESTÃO ALMOÇANDO. O SILÊNCIO QUE ESTÁ EBTRE ESTÁ DEIXANDO BRUNO MUITO INCOMODADO. O GARÇOM VAI SERVINDO VINHO PARA ELES. BRUNO FICA OLHANDO PARA MÁRCIA DE FOEMA INSISTENTE. ELA OKHA DE VOLTA PARA ELE.

BRUNO        — (sério) O que está acontecendo Márcia? Você está tão calada. Eu sei que está acontecendo alguma coisa.
MÁRCIA        — (tentando fingir) Não está acontecendo nada Bruno. (P) Eu apenas estou pensando em tudo que vem acontecendo em minha vida.
BRUNO        — Não minta para mim Márcia. Eu sei que aconteceu alguma coisa que você não quer me contar. Eu só não consigo entender o motivo de você não querer me contar.

MÁRCIA RESPIRA FUNDO. ELA COLOCA A TAÇA DE VINHO NA MESA. BRUNO PEGA SUAVEMENTE NAS MÃOS DE MÁRCIA. ELES SE OLHAM POR UM LONGO MOMENTO.

MÁRCIA        — O seu pai me procurou hoje Bruno. Ele me ofereceu 20 mil dólares para eu me afastar de você. 
BRUNO        — (nervoso) Eu não posso acreditar que ele foi capaz de fazer isso. É inadmissível que ele continue tentando controlar a minha vida dessa maneira.
MÁRCIA        — (séria) É por isso que eu não queria te contar Bruno. Eu não quero ser o motivo de discórdia entre você e o seu pai. 
BRUNO        — Não se preocupe com isso Márcia. Eu e o meu pai vivemos nesse pé de guerra bem antes de eu te conhecer. Mas agora ele passou de todos os limites. 
MÁRCIA        — (aflita) O que você está pensando em fazer Bruno? Não vá fazer nada do qual você possa se arrepender. 
BRUNO        — Com isso você não precisa se preocupar Márcia. (P) Apenas vou ter uma conversa definitiva com meu pai.

BRUNO SORRI LEVEMENTE PARA MÁRCIA. ELE FAZ UM CARINHO NAS MÃOS DELA. LOGO EM SEGUIDA A CÂMERA MOSTRA ELES ALMOÇANDO EM UMA TOTAL HARMONIA.
//

CENA 3. CASA DE FRACISNALDO E MARIANDA GLÓRIA. COZINHA. INT/NOITE
ANOITECE. FRACISNALDO, MARIA DA GLÓRIA E DULCINEIA ESTÃO SENTADOS NA MESA JANTANDO QUANDO DE REPENTE ELES OUVEM ALGUÉM BATER NA PORTA. LOGI EM SEGUIDA FRACISNALDO SE LEVANTA E VAI ATENDER A PORTA. QUANDO ELE ABRE A PORTA ELE DÁ DE CARA COM FELIPE E MARIANA QUE ESTÃO ALI PARADOS OLHANDO PARA FRACISNALDO.

FELIPE        — Tio… Eu sei que está tarde. Mas nós não temos para onde ir. 
FRACISNALDO        — Não se preocupe com isso Felipe. Por favor entrem. 

FELIPE E MARIANA VÃO ENTRANDO NA CASA ACOMPANHADOS DE FRANCINALDO. ASSIM QUE FELIPE E MARIANA ENTRANDO MARIA DA GLÓRIA VAI INDO EM DIREÇÃO A ELES. 

MARIA DA GLÓRIA        — (sorrindo) Felipe… Que surpresa boa. Quem é essa sua amiga?
FELIPE        — (sério) Essa é a Mariana. Ela está precisando de um lugar para ficar. (P) Ela estava no bordel da minha mãe, mas a minha mãe expulsou ela.
FRACISNALDO        — (sem entender) Eu sei muito bem que aquele lugar não é ambiente para ninguém ficar. Mas eu não consigo porque eu não consigo entender porque a minha irmã fez isso.
MARIANA        — (amedrontada) É melhor contar a verdade para eles Felipe. Eu não acho justo esconder isso deles.
MARIA DA GLÓRIA        — (estranhando) Do que ela está falando Felipe? Que verdade é essa que ela quer que você fale?
FELIPE        — (respirando fundo) A minha mãe expulsou ela do Bordel por ela estar grávida. (P) Eu vou entender se vocês não quiserem que a gente fique aqui. 
FRACISNALDO        — Calma Felipe. Tem nenhum problema vocês ficarem aqui. Eu jamais iria deixar na rua uma pessoa que precisa de ajuda. Família é para isso.
MARIANA        — (feliz) Eu nem sei como agradecer. (P) Muito obrigada. 
MARIA DA GLÓRIA        — (sorrindo) Que isso você não precisa agradecer. E pelo que eu posso notar você e o meu sobrinho estão se conhecendo melhor não é mesmo?

MARIANA DÁ UM SORRISO DE VERGONHA. MARIA DA GLÓRIA VAI LEVANDO ELA E FELIPE PARA UM DOS QUARTOS DA CASA. DULCINEIA VAI TOMANDO UMA XÍCARA DE CAFÉ E FAZ UM OLHAR DE REPROVAÇÃO PARA FRACISNALDO QUE NÃO DA ATENÇÃO. 
//

CENA 4. HOSPITAL. LEITO. INT/NOITE
DINORAH ESTÁ ANDANDO DE UM LADO PARA O OUTRO NO LEITO DO HOSPITAL. ELA OLHA PARA FÁBIO QUE ESTÁ DEITADO NA CAMA E ELE ESTÁ DESMAIADO. NESSE MOMENTO UM MÉDICO ENTRA NO LEITO E EM SUAS MÃOS TEM UM PRONTUÁRIO MÉDICO. ASSIM QUE VÊ O MÉDICO DINORAH VAI EM DIREÇÃO A ELE.

DINORAH        — (desesperada) Doutor por favor não me esconda nada. Eu quero saber toda a verdade do Estado de saúde dele. 
MÉDICO        — (sério) Olha eu não vou mentir para você. A situação dele não é fácil. Ele precisa ficar em repouso absoluto. 
DINORAH        — Não se preocupe doutor. Eu vou fazer de tudo para que ele repouse com muita tranquilidade. 

O MÉDICO VAI SAINDO DO LEITO. DINORAH SE SENTA AO LADO DA CAMA QUE FÁBIO ESTÁ DEITADO. DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS MARCOS VAI ENTRANDO NO LEITO. AO VER MARCOS EM SUA FRENTE DINORAH FICA COMPLETAMENTE ENFURECIDA.

DINORAH        — (furiosa) O que você está fazendo aqui seu desgraçado? Como tem coragem de aparecer aqui depois de tudo o que você fez?
MARCOS        — (sorrindo cinicamente) Você é patética Dinorah. Maldita hora que você resolveu sair daquele hospício. (P) Eu vou tirar você do meu caminho custe o que custar.
DINORAH        — (nervosa) O que você está pensando em fazer Marcos? Você vai me matar? Não me diga que você é tão burro de fazer isso em um lugar cheio de testemunhas e câmeras. 

MARCOS FICA MUITO SÉRIO. O VILÃO OLHA PARA DINORAH COM MUITO ÓDIO. ELE PEGA DINORAH PELO BRAÇO E A EMPURRA EM DIREÇÃO A PORTA. NESSE MOMENTO MARCOS SE APROXIMA DOS APARELHOS MÉDICOS E ELE VAI DESLIGANDO TUDO. OS SINAIS DE FÁBIO COMEÇAM A CAIR IMEDIATAMENTE. A CÂMERA MOSTRA O DESESPERO NO OLHAR DE DINORAH.

DINORAH        — (gritando) O que você está fazendo seu maldito? (P) Socorro! Socorro!
MARCOS        — Boa sorte tentando salvar a vida desse imbecil. Isso é o que você merece por tentar estragar a minha vida sua desgraçada.

MARCOS VAI SAINDO DO LEITO DO HOSPITAL. DINORAH TENTA FAZER DE TODO O POSSÍVEL PARA FAZER ESTABILIZAR FÁBIO, MAS ELA NÃO CONSEGUE. EM SEGUIDA UN MÉDICO VAI ENTRANDO NO LEITO. AO PERCEBER A SITUAÇÃO ELE VAI COLOCANDO OS APARELHOS MÉDICOS TUDO EM ORDEM. DINORAH RESPIRA ALIVIADA. 
//

CENA 5. CASA DE HELOÍSA. SALA. INT/NOITE
A CASA ESTÁ TOTALMENTE ESCURA. NESSE MOMENTO PODENOS OUVIR ALGUÉM BATER NA PORTA. AOS POUCOS CELESTE VAO ACENDENDO A LUZ DA SALA. ELA VAI CAMINHANDO EM DIREÇÃO DA PORTA. AO ABRIR A PORTA A PORTA CELESTE FICA EM CHOQUE AO VER VERÔNICA PARADA ALI E OLHANDO PARA ELA 

CELESTE        — (surpresa) Você… Como você ainda tem coragem de vir aqui depois de tudo que você fez com minha filha?
VERÔNICA        — (irônica) Não seja hipócrita. Você aceitou me ajudar sem nem ao menos pensar. 
CELESTE        — (nervosa) E eu me arrependo amargamente bde tudo isso. Maldita a hora que eu te conheci. Faça o favor de sair da minha casa agora mesmo.

CELESTE DÁ AS COSTAS PARA VERÔNICA E VAI PASSANDO PELA SALA. NESSE MOMENTO A VILÃ PEGA UM PANO COM CLOROFÓRMIO E COLOCA NO NARIZ DE CELESTE QUE DEPOIS DE POUCOS SEGUNDOS ELA CAI NO CHÃO.

VERÔNICA        — (furiosa) Sua negra desgraçada. A sua hora chegou. Em pouco tempo você vai queimar e vai direto para o inferno.

VERÔNICA SAI DA CASA POR ALGUNS INSTANTES. LOGO EM SEGUIDA VERÔNICA VOLTA PARA DENTRO DA CASA COM UM GALÃO DE GASOLINA. ELA VAI DERRAMANDO A GASOLINA POR TODA A CASA. A CÂMERA FOCALIZA NO ROSTO DE VERÔNICA E MOSTRA UMA LÁGRIMA DE RAIVA ESCORRENDO DE SEUS OLHOS. VERÔNICA RISCA UM FÓSFORO E COLOCA FOGO NA CASA. EM POUCOS SEGUNDOS A CASA COMEÇA A QUEIMAR EM CHAMAS. SEM PERDER TEMPO VERÔNICA VAI FUGINDO DO LOCAL. DEPOIS DE ALGUNS POUCOS MINUTOS DAVI VEM CORRENDO PELA CASA CHEIA DE FOGO E ELE ENCONTRA CELESTE CAÍDA NO CHÃO TOTALMENTE DESMAIADA.

DAVI        — (desesperado) Vó…. Vó… Acorda. A gente precisa sair daqui.

DAVI FICA COMPLETAMENTE SEM REAÇÃO ENQUANTO O FOGO VAI CONSUMINDO A CASA. ELE COMEÇA A FICAR SEM AR. SEM PENSAR DUAS VEZES DAVI CONSEGUE QUEBRAR UMAS DAS JANAS DA CASA E EM SEGUIDA ELE SAI DA CASA. LOGO DEPOIS QUE DAVI SAI DA CASA ACONTECE UMA EXPLOSÃO QUE DEIXA O GAROTO PERPLEXO. 
A IMAGEM CONGELA NO ROSTO DE CHOQUE DE DAVI, E A IMAGEM VAI SE TRANSFORMANDO EM UM RETRATO.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.