UMA WEB
NOVELA DE MATEUS HENRIQUE. |
SEGUNDA
FASE. |
-Capítulo O31-
-PARTICIPAÇÃO DO CAPÍTULO-
LUÍS CAIO
VÍTOR
SAMUEL
ELISA
VITÓRIO
BENEDITO
SÁVIO
LUÍSA
PEDROSO
JÚLIO
VIVIANE PASMANTER como REGINA.
FERNANDA MONTENEGRO como RAMONA.
-NO CAPÍTULO ANTERIOR-
CENA 15/SOBRADO/QUARTO DE REGINA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “CLARA”: O OUTRO
LADO DO PARAÍSO.
PLANO ABERTO. REGINA ESTÁ À FRENTE DE SUA
PENTEADEIRA, PENTEANDO SEUS CABELOS. ALGUÉM BATE A PORTA DE SEU QUARTO NESSE
MOMENTO, E ELA GRITA, E CONTINUA PENTEANDO SEUS CABELOS CALMAMENTE:
REGINA [GRITA] – Quem será agora que veio me atormentar, meu Deus?! [P/REMEXE OS OLHOS] - Entra...
BENEDITO SE REVELA E ADENTRA O QUARTO DE
REGINA.
REGINA [SE VIRA/NERVOSA] – Mas o que você está fazendo aqui, seu desgraçado?
BENEDITO [SORRI] – Eu não disse que voltaria, então... Voltei!
REGINA [RI/DEBOCHADA] – E o que eu devo a essa ilustre visita?
BENEDITO [SORRI] – Eu sei que foi você que causou o acidente de Amaro e
Isacc. E também sei que foi você que mandou o Samuel matar o Luís na cadeia.
REGINA SE LEVANTA, ASSUSTADA.
BENEDITO [SORRI] – Que foi, tá assustada?
REGINA SE VIRA, ENQUANTO BENEDITO CONTINUA
FALANDO:
BENEDITO [SORRI] – Se você acha que vai se safar disso está muito
enganada!
REGINA VÊ UMA FACA EM CIMA DE SUA PENTEADEIRA
E A PEGA E SE VIRA:
REGINA [FRIA] – E o que você pensa em fazer?
FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE BENEDITO.
FOCA NA EXPRESSÃO FRIA DE REGINA.
-CUT TO-
CENA 16/PRESÍDIO/SALA RESERVADA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: “INSTRUMENTAL “CLARA”: O OUTRO
LADO DO PARAÍSO.
PLANO
ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA O13. SAMUEL, COM UM OLHAR TRIUNFANTE AO
VER O OLHAR ASSUSTADO DE LUÍS CAIO. LUÍS CAIO, CONTINUA PARALISADO, DEITADO NO
CHÃO, SEM CONSEGUIR SE MEXER.
LUÍS CAIO [GRITA/NERVOSO] – Diz logo. O que você quer comigo?
SAMUEL [SORRI] – Calma. Você tá muito nervoso!
LUÍS CAIO [NERVOSO] – Samuel, por favor.
SAMUEL [SORRI] – Eu te trouxe aqui para gente conversar um assunto
sério.
LUÍS CAIO [NERVOSO] – Foi a Regina que te mandou aqui não foi?
SAMUEL [SORRI] – Ah, meu querido. Sempre se achando mais esperto que
todo mundo!
LUÍS CAIO [NERVOSO] – Diz logo.
SAMUEL [SORRI] – Falando em Regina... Boa idéia! Que tal começarmos de
mim revelando o porque de tanto ódio da Regina por você.
LUÍS CAIO [PARALISADO/NERVOSO] – Diz então.
SAMUEL SE APROXIMA DE LUÍS CAIO E DIZ:
SAMUEL [SORRI] – Sabia que a primeira dama dessa maravilhosa cidade é
sua mãe!
FOCA NA EXPRESSÃO BOQUIABERTA DE LUÍS CAIO.
-FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE-
CENA 1/PRESÍDIO/LOCAL RESERVADO/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: “MIDNIGHT SKY”: MILEY CYRUS.
PLANO ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA
FINAL DO CAPÍTULO ANTERIOR. ABRIMOS EM PLANO, ROSTO PARALISADO DE LUÍS CAIO.
SAMUEL OLHA FRIAMENTE PARA ELE. LUÍS CAIO ENTÃO, PARALISADO, COMEÇA A TREMER
SEM PARAR. [AO DECORRER DA CENA]...
LUÍS CAIO [PARALISADO/GAGUEJA/FRIO] – O-o quê?
SAMUEL [RI] – Isso mesmo que você ouviu, meu amor. Regininha é sua
mãe!
LUÍS CAIO [PARALISADO/GAGUEJA] – Você está ble-fan-do!
SAMUEL [SORRI] – E porque eu faria isso?
LUÍS CAIO [PARALISADO/GAGUEJA] – Não... Não... Não...
SAMUEL [SORRI] – É... Isso mesmo, meu querido!
LUÍS CAIO [PARALISADO/GAGUEJA FRIAMENTE] – Eu-eu-eu... Não...
SAMUEL [SORRI] – Aí, meu querido! Qual o problema? Você não achou que
tinha uma mãe? Pois, então. Agora você descobriu que tem uma. Olha que
maravilha!
LUÍS CAIO [NERVOSO/GRITA] – Saí daqui, desgraçado... Filho da mãe!
SAMUEL [SORRI] – Você tem o sangue de Regina Barbosa, a primeira dama
dessa pacata cidade. Olha que maravilha!
FOCA BA EXPRESSÃO PARALISADA DE LUÍS CAIO.
-CUT TO-
CENA 2/CASA DE ELISA/SALA DE ESTAR/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: “MIDNIGHT SKY”: MILEY CYRUS.
PLANO ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA
FINAL DO CAPÍTULO ANTERIOR. MOSTRAMOS A EXPRESSÃO ASSUSTADA DE VITÓRIO. ELE,
COM A ARMA SOBRE AS MÃOS. ELISA, COM O OLHAR FRIO E BASTANTE NERVOSA, COMEÇA A
GRITAR COM VITÓRIO DESCONTROLADAMENTE.
VITÓRIO [ASSUSTADO] – Elisa, por favor...
ELISA [NERVOSA] – O que é que você está fazendo com essa arma?
VITÓRIO [ASSUSTADO] – Elisa, não conta para nossos pais.
ELISA [NERVOSA] – Vitório, eu já te disse mil vezes pra você se livrar
dessa arma, garoto.
VITÓRIO [ASSUSTADO/NERVOSO] – Eu não posso, Elisa. Não posso!
ELISA [COLOCA A MÃO NO ROSTO DE
ELISA/NERVOSA] – Vitório, para!
Para de ficar procurando encrenca! Já chega. Tira isso da sua cabeça.
VITÓRIO [GRITA/NERVOSO] – Elisa, você não me entende. Eu não consigo! Eu não
consigo esquecer que o assassino desgraçado do meu irmão vai sair daquela merda
daquela cadeia!
ELISA [NERVOSA] – Vitório, eu já te disse. Não sabemos se ele é mesmo o
assassino. Eu garanto a você! Ele não é... Você precisa conhecê-lo primeiro!
VITÓRIO [GRITA/NERVOSO] – Sim... Eu vou conhecê-lo, mas apesar de tudo, ele vai
pro inferno no mesmo instante!
FOCA NA EXPRESSÃO NERVOSA/ASSUSTADA DE ELISA.
-FADE OUT-
CENA 3/SOBRADO/QUARTO DE REGINA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “BATUCADA TENSA”:
AMOR DE MÃE.
PLANO ABERTO. ABRIMOS EM PLANO [ROSTO DE
REGINA]. REGINA ESTÁ COM A EXPRESSÃO FRIA E DIABÓLICA. ELE SEGURA NAS MÃOS UMA
FACA QUE ESTAVA EM CIMA DE SUA PENTEADEIRA. BENEDITO, LOGO, REVELAMOS, ESTÁ COM
O SEMBLANTE ASSUSTADO, AO VÊ-LA SEGURANDO A FACA.
BENEDITO [ASSUSTADO] – Abaixa isso. Você não tem coragem de me matar...
REGINA [RI/FRIA] – Você ainda duvida? Ainda duvida que eu mato você?
BENEDITO [ASSUSTADO] – Regina abaixa isso, antes que eu perca minha paciência.
REGINA [RI/FRIA] – Você pensou o quê? Ia chegar aqui, ia me falar esse
monte de merda e eu ia deixar isso barato.
BENEDITO [FRIO] – Regina deixa de ser imbecil... Você sabe muito bem que
você não tem pulso pra fazer isso.
REGINA [FRIA] – Isso é o que você pensa...
REGINA SE APROXIMA DELE E O ESFAQUEIA.
BENEDITO FECHA COMPLETAMENTE A EXPRESSÃO.
BENEDITO [GEME/PERDENDO AS FORÇAS] – Sua...
REGINA [FRIA/RI] – Vai pro inferno... Lá é o lugar onde gente velha,
imbecil, medíocre e idiota como você merece fazer morada eterna.
BENEDITO CAÍ NO CHÃO E ALI MESMO, MORRE.
REGINA [SE ABAIXANDO/RI] – É, Benedito. Como dizem: “GENTE BURRA É UM PERIGO.
SOFRE TANTO, MAS É TÃO PRAZEROSO, VÊ-LOS SOFRER”.
REGINA RI E ALI NO CHÃO MESMO, ELA RI SEM
PARAR.
-CUT TO-
CENA 4/PRESÍDIO/LOCAL RESERVADO/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “BATUCADA TENSA”:
AMOR DE MÃE.
PLANO ABERTO. ABRIMOS EM PLANO LUÍS CAIO,
PARALISADO. SAMUEL ZOMBA DE SUA EXPRESSÃO. LOCAL ABERTO, MAS AO MESMO TEMPO
RESERVADO. LUÍS CAIO, CONTINUA NO CHÃO, ENQUANTO SAMUEL DE PÉ, APONTANDO A ARMA
PARA ELE.
SAMUEL [SORRI] – Bem... Interessante é você ter que passar por tudo
isso, pra poder descobrir tudo...
LUÍS CAIO [PARALISADO] – Como você pôde?
SAMUEL [SORRI] – Aí, meu Deus... Quanto drama! Bem, mas eu vim aqui hoje
não foi pra isso.
LUÍS CAIO [PARALISADO] – Pra quê veio? Pra zombar de mim... Aliás, como veio
parar aqui?
SAMUEL [SORRI] – Você já vai entender. Mais primeiro, eu vou lhe contar
sua verdadeira história.
LUÍS CAIO [ATÔNITO/ASSUSTADO/SURPRESO] – Como assim?
SAMUEL [SORRI] – Você já vai entender... Tudo começou nos anos 97.
Quando você nasceu... Você, um pobre jovem, filho de uma prostituta, no casal
Regininha, como era conhecida... Regina, conheceu José Carlos, seu verdadeiro
pai, namoraram, ele traiu a esposa dele, e no fim, quando ela morreu, Regina e
ele se casaram... [P] – Eles discutiam muito, durante o casamento e Regina
acabou descobrindo que estava grávida de um menino. José Carlos, na época,
jovem, sonhador, não queria a criança, e nem Regininha. [LUÍS CAIO, OUVE TUDO,
PARALISADO] – Bem... Assim, Regina achou que quando você nascesse, o casamento
deles ia melhorar, só que ela estava enganada. Aí, Regina descobriu que José
Carlos tinha uma amante e que estava traindo ela. Aí José Carlos abandonou sua
querida mamãe e ela então, pobre resolveu te abandonar naquele vale maldito...
Aí os seus pais te encontraram e você sabe o resto...
LUÍS CAIO [ATÔNITO] – Mas mesmo assim, isso não explica... A menos que...
SAMUEL [SORRI] – A Regina te odeia pelo simples motivo de você lembrar
sempre que ela vê você, ela vê José Carlos... E também ela acredita que todo o
dinheiro que você tem, deveria ser dela, por recompensa depois de todo o
sofrimento que você fez ela passar...
LUÍS CAIO [ATÔNITO] – Mas, eu não fiz nada com ela!
SAMUEL [SORRI] – Isso, meu querido... Você vai ter que dizer à ela!
FOCA NA EXPRESSÃO ATÔNITA DE LUÍS CAIO.
-FADE OUT-
CENA 5/SOBRADO/QUARTO DE REGINA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “SUSPENSE”: ALÉM DO
TEMPO.
PLANO ABERTO. ABRIMOS NA EXPRESSÃO FRIA DE
REGINA, QUE ARRASTA O CORPO DE BENEDITO. ELA, COM A MÃO REPLETA DE SANGUE.
MOSTRAMOS TAMBÉM, BENEDITO, COM O SEMBLANTE DESFALECIDO. O CHÃO, REPLETO DE
SANGUE. REGINA SAÍ EMPURRANDO O CORPO COM DIFICULDADE. NESSE EXATO MOMENTO,
CORTES DESCONTÍNUOS – MOSTRAMOS REGINA COLOCANDO O CORPO DE BENEDITO EM UM
FREEZER PEQUENO QUE TEM NO BANHEIRO DE SEU QUARTO. EM SEGUIDA, MOSTRAMOS REGINA
LIMPANDO SUAS MÃOS, E SE OLHANDO NO ESPELHO, QUE MOSTRA SEU OLHAR FRIO.
FOCAMOS NA EXPRESSÃO FRIA DE REGINA.
-FADE OUT-
CENA 6/PRESÍDIO/LOCAL RESERVADO/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “GUERREIRA”: AMOR
DE MÃE.
PLANO ABERTO. MOSTRAMOS A EXPRESSÃO ASSUSTADA
DE LUÍS CAIO E MOSTRAMOS A EXPRESSÃO SORRIDENTE DE SAMUEL, AO VÊ-LO SOFRENDO.
LUÍS CAIO TENTA SE LEVANTAR, MAS VAI SE ARRASTANDO POR ENTRE O CHÃO.
SAMUEL [SORRI] – Conseguiu entender?
LUÍS CAIO [PARALISADO/CHOCADO] – Agora eu consigo entender o motivo desse ódio, mas
mesmo assim não tem motivo concreto...
SAMUEL [SORRI] – Aí... É muito idiota mesmo!
LUÍS CAIO [PARALISADO/CHOCADO] – Mas... Porque você me odeia tanto? Porque todo esse
ódio? Porque fez todo esse circo pra me revelar isso?
FOCA NA EXPRESSÃO SÉRIA DE SAMUEL.
-FADE OUT-
CENA 7/BORDEL/QUARTO DE
SÁVIO/BANHEIRO/MANHÃ/INT.
PLANO ABERTO. CENA COMPLETAMENTE EM OFF. SEM
DIÁLOGOS. ABRIMOS NA EXPRESSÃO PÁLIDA DE SÁVIO, QUE ANDA DE UM LADO PARA O
OUTRO DO QUARTO. EM SEGUIDA, CORRE PARA O BANHEIRO. O DIÁLOGO SE ABRE. SÁVIO
VOMITA. QUANDO ABRE OS OLHOS VÊ SANGUE DENTRO DO VASO E SE ASSUSTA.
SÁVIO [ASSUSTADO] – Não é possível?
FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE SÁVIO.
-CUT TO-
CENA 8/RUA/BÊCO/MANHÃ/EXT.
TRILHA
SONORA: “MOTHER’S DAUGHTER”: MILEY CYRUS.
PLANO ABERTO. ABRIMOS EM PLANO RENATO,
FUMANDO AO LADO DE UMA CAÇAMBA DE LIXO. ELE FUMA. SEUS OLHOS ESTÃO VERMELHOS.
RENATO CAMBALEIA UM POUCO. NESSE EXATO MOMENTO, ALGUNS ASSALTANTES PASSAM POR
ALI E JOGAM RENATO NO CHÃO, PEGANDO SEU CELULAR.
RENATO [GRITA/COMPLETAMENTE SEM FORÇAS] – Ei?! Voltem aqui...
NESSE EXATO MOMENTO, RENATO APAGA ALI MESMO.
-CUT TO-
CENA 9/PRESÍDIO/SALA RESERVADA/MANHÃ/INT.
TRILHA
SONORA: “MOTHER’S DAUGHTER”: MILEY CYRUS.
PLANO ABERTO. ABRIMOS EM PLANO LUÍS CAIO, SÉRIO.
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA OO6. LUÍS CAIO ESPERA PELA RESPOSTA DA PERGUNTA
QUE FEZ A SAMUEL, QUE TEM A EXPRESSÃO SÉRIA. LUÍS CAIO, AGORA JÁ ENCOSTADO NA
PAREDE:
SAMUEL [SORRI/SÉRIO] – Quer mesmo saber?
LUÍS CAIO [NERVOSO] – Diz logo.
SAMUEL [SÉRIO] – Por sua culpa eu fui despejado. Por sua culpa fui morar
na rua...
LUÍS CAIO [NERVOSO/GRITA] – E você sabe muito bem o por que eu fiz isso.
SAMUEL [SÉRIO] – Eu...
LUÍS CAIO [NERVOSO/GRITA] – Você me traiu dentro do meu próprio apartamento...
Dentro do meu próprio quarto... Então no caso, quem deveria odiar você seria
eu, mas eu não vou perder meu tempo com uma pessoa que não me agrega em nada.
FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE SAMUEL.
FOCA NA EXPRESSÃO FRIA DE LUÍS CAIO.
-CUT TO-
CENA 1O/RUA/MANHÃ/EXT.
TRILHA
SONORA: “MOTHER’S DAUGHTER”: MILEY CYRUS.
PLANO ABERTO. SÁVIO ANDA PELA RUA, COM A
EXPRESSÃO TRISTE E PÁLIDO AO MESMO TEMPO. RUA POUCA MOVIMENTADA NO MOMENTO.
VÍTOR VEM DO OUTRO LADO DA RUA E O AMPARA, QUANDO ELE QUASE DESMAIA.
VÍTOR [PREOCUPADO] – Calma. Calma!
SÁVIO [PÁLIDO] – Eu não agüento mais!
FOCA NA EXPRESSÃO PREOCUPADA DE VÍTOR.
-FADE OUT-
CENA 11/SOBRADO/QUARTO DE REGINA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “TANGO”: FLORA.
PLANO ABERTO. ABRIMOS EM PLANO REGINA, LIMPANDO
O CHÃO DE SEU QUARTO, COM O OLHAR COMPLETAMENTE FRIO. O CHÃO SUJO DE SANGUE.
SUAS MÃOS COBERTAS POR SANGUE. CORTES DESCONTÍNUOS – MOSTRAMOS UM PEQUENA LATA
DE LIXO, COM OS DOCUMENTOS DE BENEDITO. ELA PEGA UM POUCO DE ALCÓOL, JOGA
DENTRO DA LIXEIRA, PEGA OS DOCUMENTOS, JOGA DENTRO DA LIXEIRA E COLOCA FOGO.
ASSIM, TUDO SE CONSOME.
FOCAMOS NO RISO DE REGINA.
-CUT TO-
CENA 12/DELEGACIA/SALA DE LUÍSA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “TANGO”: FLORA.
PLANO ABERTO. ABRIMOS EM PLANO PEDROSO,
REMEXENDO OS PAPÉIS E PASTAS QUE ESTÃO SOBRE A MESA DE LUÍSA. PEDROSO BAGUNÇA
TUDO. LUÍSA ENTRA ENTÃO NESSE EXATO MOMENTO. PEDROSO LOGO SE ASSUSTA:
LUÍSA [NERVOSA] – Mas o que você pensa que está fazendo?
FOCA NA EXPRESSÃO TEMEROSA DE PEDROSO.
FOCA NA EXPRESSÃO SÉRIA DE LUÍSA.
-FADE OUT-
CENA 13/SOBRADO/PORÃO/MANHÃ/INT.
PLANO ABERTO. LOCAL ESCURO/BAGUNÇADO. LOCAL
DESARRUMADO. LOCAL POUCO ILUMINADO. REGINA ENTRA ALI PROCURANDO UM BOM LUGAR
PARA ESCONDER O CORPO POR UM TEMPO. REGINA REMEXE ALGUMAS COISAS. JÚLIO PERCEBE
BARULHOS E ENTRA ALI. LÁ ENCONTRA REGINA.
JÚLIO [SURPRESO] – O que está procurando?
-CUT TO-
CENA 14/PRESÍDIO/MINI-TERRAÇO/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “DANGEROIUS
HILL”: AMOR DE MÃE.
PLANO ABERTO. ABRIMOS EM PLANO LUÍS CAIO,
APROXIMANDO DA MURETA DE PROTEÇÃO DO MINI TERRAÇO. ELE VÊ ALGUNS PRESOS JOGANDO
FUTEVOLEI LÁ EMBAIXO. ELE OLHA PARA O CÉU E PERCEBE UM DIA LINDO. ASSIM, DIZ:
LUÍS CAIO [TRISTE] – A minha vida acaba agora...
ELE ABRE OS BRAÇOS E DESTRAVA AS TRAVAS DE
SEGURANÇA, ABRINDO-SE A MURETA.
A
IMAGEM FOCA NA EXPRESSÃO GÉLIDA DE LUÍS CAIO, DE BRAÇOS ABERTOS E CONGELA COM
UMA CHUVA DE GRANIZO QUE DESCE SOBRE A TELA E DEIXA TUDO AZUL ESCURO.
Obrigado pelo seu comentário!