-CAPÍTULO OO1-
-PARTICIPAÇÃO DO CAPÍTULO-
VICENTE
ROSE
SÍLVIA
ALBERTO
JORGE
NICÁCIO
-PARTICIPAÇÕES
DO CAPÍTULO-
“EMPREGADA”
“GUARDA
DO CEMITÉRIO”
“MULHER
QUE ALBERTO ATROPELA”
LETÍCIA
SPILLER como ESTER.
BRASIL/ESPÍRITO SANTO/VITÓRIA/2020.
CENA O1: VITÓRIA/PARQUE FONTE
GRANDE/NOITE/EXT.
TRILHA SONORA: “CRIMINAL”: BRITNEY
SPEARS.
A CAM se abre e mostra o grande
Parque Fonte de Grande e luzes representados os grandes prédios da cidade de
Vitória. Nesse momento, a câm vai descendo e ao som de Britney Spears, vamos
mostrando diversos takes da cidade.
-CUT TO-
CENA O2: VITÓRIA/AV. FERNANDO
FERRARI/NOITE/EXT.
TRILHA SONORA: “CRIMINAL”: BRITNEY
SPEARS.
A CÂM abre e mostra a grande
avenida Fernando Ferrari, muito movimentada, com trânsito bem intenso e com
bastante congestionamento. Em seguida, depois de um tempo, corta:
-CUT TO-
CENA O3: VITÓRIA/RUA
DESERTA/NOITE/EXT.
TRILHA SONORA: “CRIMINAL”: BRITNEY
SPEARS.
A CÂM se abre nesse exato momento e
mostramos um homem misterioso e encapuzado, andando por uma rua deserta a
caminho do cemitério da cidade. Nesse momento, câm corta e se aproxima ainda
mais do homem que tem o olhar penetrante e frio.
-CUT TO-
CENA 04: CEMITÉRIO DE VITÓRIA/
ESPÍRTO SANTO/ EXT./NOITE
TRILHA SONORA: “CRIMINAL”: BRITNEY
SPEARS.
A CAM foca em alguém cavando uma
cova recém-feita com uma pá, o trabalho é árduo e cansativo, mas o autor do ato
parece estar empolgado com o que pretendera fazer. De longe não é possível ver
seu rosto, apenas um corpo turvo que entregava toda sua força na tentativa de
arrancar o que ali estava enterrado. A cena se desfaz por um instante e volta
de imediato. O homem agora arrasta um corpo pelo cemitério, trata-se de um
corpo de uma mulher. Ela está morta. Close no semblante do homem. Ele tira o
boné da cabeça. Em seguida, joga o corpo sem vida no chão, retirando-lhe às
vestimentas, ele tira a roupa do cadáver. Parado, ele admira o corpo, logo tira
a cinta e deita-se sob o corpo morto, fazendo amor com ele. Os movimentos são
frenéticos e repetitivos, ele sente prazer em fazer sexo com o cadáver. Em uma
saleta longe dali o vigia do cemitério ronca em sono profundo. A cena se desfaz
por completo.
-FADE OUT-
CENA 05: APARTAMENTO DE
VICENTE/INT./NOITE
Vicente abre a porta do
apartamento, ele entra, em seguida a fecha. Ele retira a carteira e o celular
do bolso da calça e joga no sofá. Ele rir sem parar, risos que estremecem por
todo o apartamento, se sente feliz, vitorioso, satisfeito. Mas qual seria a
razão de tanta alegria? A cena se desfaz por um instante em pequenos flashes
turvos. É mostrado Vicente tomando banho, ele passa o sabonete pelo o corpo,
enquanto assovia contente e entusiasmado. A Cena se desfaz (ao som de CRIMINAL
– Britney Spears) A cena tem retorno. Vicente se prepara para dormir, mas antes
para entre as os quartos do apartamento e resolve entrar em um quarto
misterioso fechado com cadeado, ele abre a porta do quarto e entra. Em seguida,
liga o abajur. No local, fotos. Uma imensidade de fotos da família Libertini.
Reportagens, viagens, festas. Um quarto repleto de fotografias coladas na
parede. Por um instante, Vicente foca no rosto de Rose em uma fotografia.
VICENTE – Cê não vai casar com ele,
ouviu bem? Você não vai. Eu vou dá um jeito!
Ele desvia o olhar para Alberto,
que aparece feliz em uma fotografia ao lado de Sílvia, sua esposa, em uma
viagem de férias em Lisboa. Ele resmunga:
VICENTE – Eu vou acabar com todos
vocês! Um a um.
Vicente sorrir, em seguida, ele
apaga o abajur e tranca a porta com o mesmo cadeado.
-CORTES DESCONTÍNUOS SÃO
APRESENTADOS-
-CUT TO-
CENA 06: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/ SALA DE JANTAR/INT./NOITE
Uma mesa repleta de requintes faz
parte do ambiente. Pratos franceses e portugueses, o mais elevado patamar da
alta classe. Além de uma bela decoração que enfeita o cômodo da sala de jantar.
Junto à mesa, a família Libertini comemora o noivado de Rose, filha de Alberto
e Sílvia. Trata-se de um jantar privado. Jorge, noivo de Rose rir para ela, ela
retribui o sorriso, sem graça, parece estar inquieta. Ester, irmã de Sílvia
olha para o marido, Nicácio. Ele se insinua maliciosamente e intensamente para
uma das empregadas que serve o jantar especial, logo ao perceber que foi
notado, ele desvia o olhar. O silêncio é total, até que Alberto, o patriarca da
família, se levanta da mesa. Sílvia assente para o marido.
ALBERTO – Bem, estou à beira de
perder minha filha, estou inconformado, mas ao mesmo tempo feliz. Sei que vocês
serão muito felizes, me darão lindos netos...
ROSE – Pai...
ALBERTO – Me desculpe, filha! Estou
muito contente com esse momento que enfim, após cinco anos de namoro vem a
acontecer, é normal, não é?
Todos riem.
ALBERTO – Brincadeiras à parte,
desejo toda felicidade do mundo a vocês. Um brinde aos noivos!
Todos levantam suas taças e
brindam.
JORGE – Um minutinho... Eu também
gostaria de dizer algumas palavras.
ROSE – Não precisa. (RESMUNGA).
JORGE – Precisa sim, meu amor! Bem,
desde que conheci Rose sabia que ela era uma mulher especial, senti isso apenas
ao observá-la. Diferente de todas as mulheres que passaram por essa minha
pacata vida. Esse dia é muito especial para todos nós, especialmente para mim.
Agradeço a Deus todos os dias por me proporcionar a honra de ter ao meu lado
uma mulher tão maravilhosa. Agradeço ao senhor Alberto e dona Sílvia por todo
apoio, aos meus pais que não puderam estar presentes, mas que já abençoaram nossa
união. A todos, o meu, o nosso muito obrigado! Jorge beija Rose, que parece
incomodada, mas retribui o beijo.
Todos aplaudem.
A cena escurece lentamente.
-CUT TO-
CENA 07: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/SALA DE ESTAR/INT./NOITE
Após o jantar, alguns convidados se
retiram, permanecendo apenas os parentes mais próximos. Alberto brinda com
Jorge um vinho safra 1940. Enquanto isso, Rose, Sílvia e Ester conversam
sentadas no sofá ao lado.
SÍLVIA – Até que enfim esse
casamento vai sair... Eu até duvidava sabia?
ROSE – Para mãe! Não seja tão
dramática! (PENSATIVA).
ESTER – Acho que você exagerou,
Sílvia. Mas acho também que você não está tão empolgada com o casamento minha
sobrinha!
ROSE – Jamais! Estou empolgada sim.
Quero muito que esse casamento aconteça logo e de uma vez por todas.
SÍLVIA – Sabia que eu também acho
isso.
ROSE – Acha o quê?
SÍLVIA – Que você não está
empolgada com o casamento!
ROSE – Parem! Eu amo muito o Jorge
e estou feliz sim. Essa conversa já foi longe demais. Sabe do que mais sinto
saudade nesse momento? Do meu irmão, ele sim sabia me compreender, sem
cobranças.
Rose sobe as escadas correndo para
o quarto.
SÍLVIA – Filha!
JORGE – O que aconteceu com ela?
SÍLVIA – Apenas um pequeno
desentendimento, nada demais.
JORGE – Eu vou tentar falar com
ela.
Jorge sobe para o quarto também.
ALBERTO – Ela quer estragar tudo
logo hoje, no dia do noivado, é isso mesmo? (INTROMETE-SE).
ESTER – Bem, sinto que o clima está
pesado. É melhor eu ir... Não quero ser um estorvo.
SÍLVIA – Não, você não é um
estorvo, pare com isso. Fique mais um pouco. (PEQUENA PAUSA) - Mas por falar em
estorvo, onde está Nicácio?
ESTER – Boa pergunta! Nem reparei
que ele não estava na sala conosco, ele deve estar na cozinha beliscando alguma
coisa, melhor eu ir atrás dele.
Sílvia olha para Alberto, ele
desvia o olhar.
-CUT TO-
CENA 07: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/ COZINHA/INT./NOITE
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL
“SUSPENSE”: ONDE NASCEM OS FORTES.
Ester chega na cozinha e se depara
com Nicácio, seu esposo, aos beijos com a empregada. Ela respira fundo, em
seguida derruba a taça de vinho que vinha trazendo no chão e sai, alertando-os,
mas não se aproxima deles. Ela volta para sala, enquanto os dois se assustam e
se afastam um do outro.
CLOSES ALTERNADOS ENTRE NICÁCIO E A
EMPREGADA, COMPLETAMENTE ASSUSTADOS DIANTE À SITUAÇÃO.
-CUT TO-
CENA 08: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/ SALA DE ESTAR/INT./NOITE
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL
“SUSPENSE”: ONDE NASCEM OS FORTES.
Ester chega na sala pálida. Sílvia
desconfia.
SÍLVIA – O que aconteceu?
ESTER – Nada! Só estou com uma
tremenda dor de cabeça.
ALBERTO – E Nicácio?
Nicácio surpreende.
NICÁCIO [CÍNICO] – Aqui estou!
ESTER [IRRITADA] – Vamos embora.
NICÁCIO [CÍNICO/SORRI] – Sim, meu
amor. Vamos sim!
Ester se despede de Sílvia e vai
embora, Nicácio a acompanha.
Pequena pausa.
SÍLVIA [DESCONFIADA] – Ela viu
alguma coisa na cozinha, tenho certeza!
ALBERTO [SORRI] – Um flagra no
marido? Se sim, não há surpresa nisso. Todos nós sabemos que Nicácio trai
Ester, e nem evita que ela veja.
Pequena pausa.
SÍLVIA [SÉRIA] – Eu converso com
ela depois. Agora, preciso falar com você a sós! No quarto, pode ser?
ALBERTO [SORRI] – Como quiser!
Sílvia bebe um gole de vinho.
A cena se desfaz.
-FADE OUT-
CENA O9: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/ QUARTO DE ROSE /INT./NOITE
TRILHA SONORA: “KINGS AND QUEENS”:
AVA MAX.
Jorge acaricia Rose, que chora.
JORGE – Não fica assim, meu amor!
Hoje é um dia tão especial, dia do nosso noivado. Você não deveria brigar com sua
mãe justamente hoje.
ROSE – Eu tenho minhas razões! Não
foi uma discussão. Apenas um leve desentendimento.
JORGE – E que razões levaram a esse
desentendimento?
ROSE – Deixa!
JORGE – Fala! Não devemos ter
segredos um com o outro, estamos prestes a nos casar.
ROSE – Você tem razão. Bem, é que
eu sinto tanta saudade do meu irmão. Rodrigo e eu erámos como carne e unha, só
vivíamos grudados. Me dói tanto saber que ele não estava comigo no jantar de
noivado e também não estará no meu casamento. Logo ele, um sonhador que quando
criança fazia planos para o meu casamento. E isso tudo por ser gay. Eu não
consigo entender esse ódio todo do meu pai em não aceitar o casamento de Rodrigo
e Henrique.
JORGE – Realmente, eu não
compreendo a atitude do seu pai em pleno século XXI. É assustador saber que
ainda existem pessoas com tal pensamento.
ROSE – Pois é. Eu não consigo
entender.
JORGE – Mas não fica assim, tenho
certeza que as coisas entre seu pai e seu irmão irão se acertar logo. Alberto é
ranzinza mais ama os filhos, do seu jeito, mas ama.
ROSE – Eu espero! Obrigado por
tudo, viu?
JORGE – Estarei sempre ao seu lado.
ROSE – Não vou estragar o nosso
dia.
Rose se levanta e tira o sutiã, em
seguida puxa a camisa de Jorge. Os dois se beijam e rolam na cama.
-FADE OUT-
CENA 1O: APARTAMENTO DE VICENTE/INT./NOITE
TRILHA SONORA: “CRIMINAL”: BRITNEY
SPEARS.
Vicente revira-se na cama, não
consegue dormir. Ele liga o abajur. Mexe no celular e logo aparece-lhe uma
matéria jornalística dando destaque ao noivado da herdeira da família
Libertini, Rose.
VICENTE – Será que é hoje o dia do
noivado da minha querida Rose? E eu aqui sem fazer nada para contornar isso.
Tenho que agir.
Vicente levanta-se ainda meio
conturbado e abre o guarda-roupa a procura de uma peça de roupa para sair.
-CUT
TO-
CENA 11: APARTAMENTO DE ESTER/SALA/INT./NOITE
Ester abre a porta do apartamento e
entra juntamente com o marido. Nicácio se joga no sofá e fica disperso no
celular.
Pequena pausa.
Ester observa friamente o marido,
ele curioso a olha e retruca:
NICÁCIO – O que foi? Por que essa
cara agora?
ESTER – Você não tem vergonha na
cara, seu idiota!?
NICÁCIO – Eu não acredito que estou
ouvindo isso de você, meu amor! (IRÔNICO).
ESTER – Não se faça de bobo! Eu vi
você me traindo com uma empregada na casa da minha irmã, justamente na casa da
minha irmã!
NICÁCIO – Então foi você que deixou
aquela taça de vinho cair?
ESTER – Sim, fui eu. Eu vi tudo com
os meus próprios olhos.
NICÁCIO – Menos mal, imagina se
fosse Sílvia, eu estava ferrado.
ESTER [GRITA] – Desgraçado!
Ester parte para cima de Nicácio,
dando-lhe tapas e chutes. Ele a joga no sofá bruscamente.
NICÁCIO [NERVOSO] – Perdeu a noção
do perigo, é isso? (NERVOSO).
ESTER [GRITA/CHORA] – Eu me
arrependo todos os dias de ter me casado com um homem como você, monstro!
NICÁCIO – Imagina eu então, ter que
viver com uma songa-monga feito você. Eu te aturo e você deveria agradecer por
isso. Você deveria me agradecer por eu ainda estar nesse casamento de farsa e
ponto. Agora vou dormir, estou com saco cheio de você!
Ester em um ato inesperado cospe no
rosto de Nicácio.
ESTER [GRITA] – Eu te odeio!
Nicácio olha friamente para Ester.
NICÁCIO [GRITA/FRIO] – Você vai se
arrepender por ter feito isso!
Ester corre, tenta entrar no quarto
e fechar a porta por dentro, mas é em vão. Nicácio segura a porta, ele joga
Ester contra a parede e lhe acerta várias bofetadas. Ela grita e geme, ele tapa
sua boca na tentativa de não serem ouvidos pelos vizinhos e bate ainda mais.
Ele arrasta Ester pelos cabelos e a joga no sofá. Em seguida, cospe em seu
rosto e sai.
NICÁCIO [GRITA/NERVOSO/SOMBRIO] –
Eu que te odeio!
Ester chora compulsivamente jogada
no sofá do apartamento, devastada, humilhada.
-CUT TO-
CENA 12: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/PARTE EXTERIOR/NOITE
TRILHA SONORA: “CRIMINAL”: BRITNEY
SPEARS.
Vicente estaciona o carro próximo
ao portão da mansão da família Libertini.
VICENTE – Pelo jeito, a festinha já
acabou! (PENSATIVO).
Vicente logo percebe que o carro de
Jorge está estacionado próximo ao seu veículo.
VICENTE – O noivinho continua lá,
ótimo! Pelo jeito, Rose, meu amor, vou ter que apressar a ida desse vagabundo
pro inferno e você vai ficar viúva mais cedo do que imagina!
Vicente rir sarcasticamente, em
seguida retira um revólver do bolso.
Foco em sua face maquiavélica.
-FADE OUT-
CENA 13: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/ QUARTO DE ALBERTO E SÍLVIA/INT./NOITE
Sílvia ler um livro na cama,
Alberto chega.
ALBERTO [SORRI] – Pelo jeito os noivinhos
resolveram dormir juntinhos! Jorge ainda está na mansão.
SÍLVIA [SORRI] – Sim. Não quis
atrapalhar, nem ao menos falar nada com ela hoje, estava nervosa. Que bom que
Jorge conseguiu acalmá-la.
ALBERTO – E qual era a razão desse
nervosismo todo?
Sílvia levanta.
SÍLVIA – A falta do irmão.
Alberto engole seco.
ALBERTO – Não quero falar sobre
isso!
SÍLVIA [SÉRIA] – Mas eu quero! Já
está mais do que na hora de você perdoar o seu filho, aliás nem precisa
perdoar, ele não fez nada de errado. Você tem que aceitá-lo do jeito que ele é.
Ele e o esposo dele.
ALBERTO – Esposo? Aonde é que já se
viu um homem casado com outro homem! Eu nunca vou aceitar isso! Dois barbados!
Deixa ele lá na Irlanda com o maridinho dele, ele escolheu essa vida, não
escolheu? Que fique pra sempre por lá!
SÍLVIA – Então você vai proibir que
ele possa ver o casamento da irmã, é isso?
ALBERTO [NERVOSO] – Não. Apenas não
estarei presente caso ele esteja. Não quero me contaminar com tanta viadagem.
SÍLVIA [INDIGNADA] – Você é presunçoso!
Como pode pensar assim do seu próprio filho?
ALBERTO – Eu tenho apenas uma filha
e herdeira, Rose.
SÍLVIA [SÉRIA] – Não. Eu tenho dois
filhos como herdeiros, a construtora é minha, essa mansão é minha, a mansão de
São Paulo é minha, tudo é meu e dos meus dois filhos.
ALBERTO [GRITA] – Não se cansa de
passar na minha cara que tudo é seu? Faz o seguinte, engole tudo, pra mim
chega!
Alberto sai descontrolado e fecha a
porta do quarto bruscamente.
Sílvia senta-se na cama, nervosa e
aflita.
FOCO FINAL NO ROSTO PENSATIVO E
AFLITO DE SÍLVIA.
-CUT TO-
CENA 14: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/PARTE EXTERIOR/NOITE
Vicente brinca com o revólver no
volante do carro, de repente o portão automático da mansão se abre e um carro
prata luxuoso sai em disparada. Ele percebe que se trata do veículo de Alberto.
Vicente se assusta, guarda a arma e
resolve segui-lo. Ele acelera o carro.
-CUT TO-
CENA 15: MANSÃO DA FAMÍLIA
LIBERTINI/ QUARTO DE ROSE /INT./NOITE
Rose deita-se no peito de Jorge,
ambos ofegantes após o ato sexual.
JORGE – Tenho que ir... A revista
precisa abrir logo cedo, iremos receber a visita de uma empresária que pagou
pela capa deste mês.
ROSE – Não, não vai... Fica aqui
comigo! Eu prometo que te ajudo com a empresária amanhã, até entrevisto ela,
sou jornalista também, esqueceu?
JORGE – Claro que não esqueci. Mas
você não precisa disso, não precisa trabalhar. Já eu, tenho que tocar a
revista. É disso que sobrevivo.
[Uma intensa chuva começa lá fora].
ROSE [SORRI] – Vai me deixar sozinha
nesse edredom quentinho e cair na chuva, tem certeza disso?
JORGE [SORRI] – Pensando bem, eu
acho que não! Não dá pra deixar esse edredom!
ROSE – Anh? (COM RAIVA).
JORGE – Desculpa! É que não dá pra
deixar você!
Os dois se beijam.
NESSE MOMENTO, CÂM CORTA:
-CUT TO-
CENA 16: TRÂNSITO DE VITÓRIA/
EXT./NOITE
Alberto dirige descontroladamente
pelas ruas de Vitória, já Vicente tenta segui-lo. O veículo de Alberto faz
zig-zag na pista e passeia entre os demais veículos. Vicente continua seguindo
ele. No carro, Alberto tem uma rápida memória de quando o filho foi embora de
casa com o marido, Henrique.
**FLASHBACK ON**
CENA 17: CASA DE ALBERTO/SALA DE
ESTAR/MANHÃ/INT.
Alberto está sentado no sofá,
Rodrigo chega acompanhado de Henrique e Sílvia.
RODRIGO – Pai, eu vou embora! Me dê
sua benção, é a última coisa que lhe peço.
Não me deixe viajar sem sua benção!
Alberto se levanta e olha friamente
para o filho.
ALBERTO – Que o diabo te carregue!
Você não é meu filho!
Close no rosto triste de Rodrigo.
**FIM
DO FLASHBACK**
-CUT
TO-
CENA 18: RUAS DE VITÓRIA/MANHÃ/EXT.
Alberto perde o controle do carro.
Ele acaba entrando em um beco e batendo de frente
em uma mulher desatenta que
atravessara seu caminho, a batida é forte.
Vicente para o veículo na hora e
observa.
-CORTES DESCONTÍNUOS-
VICENTE – Merda!
No carro, depois de alguns
segundos, Alberto recupera os sentidos e logo vê que atropelou alguém, ele
prontamente desce do veículo com a cabeça sangrando. Ele vai direto no pulso da
mulher e percebe que ela está morta.
ALBERTO – Meu Deus, eu matei uma
pessoa. Não pode ser!
Alberto coloca as mãos na cabeça
nervoso, de repente alguém lhe surpreende por trás, o tocando, ele se assusta,
é Vicente.
VICENTE – Calma!
Os dois se olham fixamente.
A CÂM FOCA NA EXPRESSÃO FRIA DE
VICENTE E UMA POÇA DE SANGUE DESCE SOBRE A TELA, DEIXANDO TUDO VERMELHO. NESSE
MOMENTO, A TELA SE QUEBRA.
Obrigado pelo seu comentário!