TRILHA SONORA: Samba de Verão - Caetano Veloso (até 1° diálogo, cena 02)
CENA 01: PRAIA DO LEBLON. EXTERIOR. MANHÃ
Imagens de pessoas andando pela orla mais famosa do Rio de Janeiro. Alguns passam apressados, outros contemplam a beleza do mar. Uns a pé, outros de bicicleta. Carros passam na avenida. O dia está lindo e ensolarado. Radiante. Mais uma manhã normal na sociedade carioca.
NARRAÇÃO (Andréa Beltrão) – Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor. Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. Cada qual sabe amar a seu modo. O modo, pouco importa. O essencial é que saiba amar. Agora não pense que amar é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor.
CENA 02: LEBLON. COBERTURA DE HELENA. SUÍTE PRINCIPAL. INTERIOR. MANHÃ
Helena (Andréa Beltrão) está sentada em frente à sua escrivaninha, terminando de escrever uma carta. Ela fecha o envelope e na capa, escreve: "Para Vicente". A mulher ouve passos vindo na direção do quarto e esconde a carta. Ana (Isabelle Drummond) aparece na porta.
ANA – Bom dia, mãe. Tá fazendo o quê?
HELENA – Nada, minha filha. Apenas pensando.
ANA – Pensando em quê?
HELENA – Na vida…
ANA – Então eu acho bom a senhora pensar no caminho da agência. Estamos atrasadas!
HELENA – Meu Deus, é mesmo! Vamos.
Helena levanta da cadeira, pega sua bolsa e sai do quarto apressada. Ana acompanha a mãe.
CENA 03: CASA ROSADA. INTERIOR. MANHÃ
Helena chega na agência apressada ao lado de Ana. Logo na entrada, é abordada por Gabriela (Bárbara Colen), principal trainee da agência e modelo de prestígio.
GABRIELA – Helena! Que bom que você chegou, temos muito trabalho a fazer hoje.
HELENA – Quantas modelos nós temos pra hoje?
GABRIELA – Acho que mais de vinte. Será uma manhã inteira de testes.
HELENA – Senhor, eu não sei se dava mais trabalho ser modelo ou ser agente…
GABRIELA – E eu que sou modelo E agente, meu bem?
HELENA – Não sei como você aguenta.
As duas seguem conversando enquanto caminham para algum lugar. Ana acompanha.
CENA 04: COMPANHIA DE TEATRO. CORREDOR. INTERIOR. DIA
Vicente (Marco Ricca) e Rose (Adriana Lessa) estão andando lado a lado em um dos corredores da companhia de teatro. Algumas pessoas passam por eles e os cumprimentam.
ROSE – E a próxima peça? Já decidiu qual será?
VICENTE – Sim. Será um musical: Mamma Mia!
ROSE – Não acredito, Vicente. Mamma Mia é um filme belíssimo, meu musical favorito.
VICENTE – Foi justamente por isso que eu escolhi, Rose. Quero que você volte aos palcos nessa peça.
ROSE – O quê? Voltar aos palcos? Em hipótese alguma.
VICENTE – Por quê não, Rose? Você foi e ainda é a maior e melhor atriz que eu já conheci na vida. Os palcos clamam pela sua volta!
ROSE – E eu fujo deles! A minha época já passou, Vicente.
VICENTE – Ainda é por conta daquilo?
ROSE – Eu, sinceramente, não quero falar sobre isso, Vicente.
VICENTE – Tudo bem, me desculpe.
Os dois seguem caminhando, só que agora em silêncio. Rose parece abalada após a conversa.
CENA 05: COMPANHIA DE TEATRO. SALA DE ENSAIO. INTERIOR. DIA
Vicente e Rose entram na sala de ensaio e acompanham o progresso dos alunos da companhia. Bárbara (Bia Arantes), Henrique (Caio Manhente) e Marina (Luisa Arraes) param de passar as falas e se aproximam de Vicente.
VICENTE – Como estão os meus artistas favoritos?
BÁRBARA – Estávamos ensaiando algumas técnicas.
HENRIQUE – No preparo para a próxima peça.
VICENTE – Assim que eu gosto!
MARINA – Você já pode nos dizer qual vai ser a próxima peça, Vicente?
VICENTE – Hum… Em breve.
BÁRBARA – Ai meu Deus! Pra quê tanto mistério?
VICENTE – Calma, Bárbara! Na hora certa vocês vão saber e garanto que vão gostar.
Bárbara se conforma. Ela se volta para Marina e Henrique e eles começam a comentar sobre a peça, ansiosos. Vicente e Rose continuam caminhando pela sala.
CENA 06: AEROPORTO. INTERIOR. DIA
André (Dan Ferreira) e Daniel (Aílton Graça) aguardam suas malas serem liberadas. Assim que são, os dois as pegam e sobem pela rampa do aeroporto, finalizando o desembarque.
ANDRÉ – O senhor acha que o que estamos fazendo é realmente certo?
DANIEL – Claro que é. Chegou a hora dela encarar a realidade.
ANDRÉ – Tenho medo.
DANIEL – Medo de quê?
ANDRÉ – De ser rejeitado mais uma vez.
DANIEL – Não se apegue a isso, meu filho. Você sabe que sempre terá a mim.
André respira fundo e os dois seguem caminho.
CENA 07: CASA ROSADA. RECEPÇÃO/ESTÚDIO FOTOGRÁFICO. INTERIOR. DIA
Há um enorme burburinho dentro da agência, Jéssica (Clara Moneke) entra com confiança, acreditando em seu sonho de ser uma grande modelo. A câmera se move até a recepção e vemos Helena escrevendo no computador, enquanto Ana está guardando documentos.
ANA – Mãe, ainda tem doce no pote?
HELENA – Acabaram todos, aposto que foi por culpa sua.
ANA – Minha?...
Antes de completar sua fala, Ana é interrompida por Jéssica.
JÉSSICA – Bom dia.
HELENA – Olá, bom dia. Em que posso ajudar?
JÉSSICA – Sabe, meu sonho sempre foi ser modelo. Eu queria ver se vocês fariam um teste comigo.
HELENA – Claro! Com toda certeza faremos o teste. Você parece ter um grande carisma.
JÉSSICA – Muito obrigada. Sério, estou muito animada.
HELENA – Você só precisa dar seus dados. Se quiser, podemos começar hoje mesmo.
JÉSSICA – Certo. Onde eu passo os dados?
HELENA – (Abre gaveta) Ai, acabaram as fichas. Ana, ligue para Gabriela. Lá na sala dela devem ter mais.
A câmera sai do foco de Helena e mostra Gabriela, que acabou de chegar na recepção.
GABRIELA – Não precisa! Já tinha visto que tinham acabado. Fui imprimir mais. (Entrega os papéis na mão de Helena).
HELENA – Ai, Gabriela, você parece meu anjo da guarda. Já viu a Jessica? Acho que ela tem futuro.
ANA – Ela tem bastante carisma.
Jéssica e Gabriela se olham, admiradas.
ANA – Gabriela é a nossa fotógrafa, Jéssica.
GABRIELA – Realmente, você nasceu pra ser modelo, muito linda.
JÉSSICA – Ah, eu fico lisonjeada. Nunca fui tão elogiada como hoje.
HELENA – Olha, ela tem perfil e tudo mais, mas se não preencher os dados não tem como tirar as fotos, né?
JÉSSICA – (Rindo) Ah, sim, verdade. Perdão.
Enquanto escreve, Jessica e Gabriela se olham.
Corte rápido para o estúdio.
GABRIELA – E aqui é onde nós duas vamos trabalhar.
JÉSSICA – Ai, nossa. Estou muito animada com tudo isso.
GABRIELA – Eu queria tirar agora algumas fotos suas, nada muito formal. Só para terminar o seu teste com chave de ouro.
JÉSSICA – Ai nossa, mas assim? Com essa roupa? Eu não sabia que eu precisava colocar algo elegante.
GABRIELA – Não tem problema, Jéssica. São apenas algumas fotos para confiar que você está apta para modelar.
JÉSSICA – Então ok, onde eu fico?
Gabriela aponta para o local desejado e Jéssica se posiciona lá.
GABRIELA – Coloque as mãos nos bolsos, incline levemente a cabeça para o lado e dê um sorriso leve, mostrando sua personalidade autêntica. Lindo!
Muitos flashes de luz e takes de diferentes poses de Jéssica são mostrados.
GABRIELA – [...] Mantenha o olhar fixo e sério. Ótimo! Acho que já tenho muitas fotos em mãos, quer ver?
JÉSSICA – Ah, óbvio que eu quero, né?
Jéssica caminha até Gabriela, e Gabriela mostra na câmera como as fotos ficaram.
JÉSSICA – Que tudo! Você é muito talentosa.
GABRIELA – Ah, mas eu acho que teve um empurrãozinho da modelo nas fotos.
As duas se olham e sorriem.
CENA 08: APARTAMENTO DE ILANA. INTERIOR. MANHÃ
Ilana (Malu Galli) chega na sala carregando uma garrafa térmica. Ela coloca sob a mesinha de centro e senta ao lado de Paula (Mariana Santos) no sofá. Paula pega uma xícara e enche ela de café.
ILANA – Tá na térmica mas ainda tá bom, viu?!
PAULA – Hahaha tá ótimo, amiga. Como estão as coisas, hein?
ILANA – Ah, tudo a mesma coisa. Nada acontece. Nada muda. Só tô seguindo a minha vida de dondoca.
PAULA – Quer vida melhor do que essa? Não precisa trabalhar pra sobreviver, apenas em casa desfrutando dos bons momentos da vida…
ILANA – Que bons momentos, Paula? Tem dias que me sinto uma inútil presa dentro desses 100m². Eu queria ter uma razão para existir, mas nem filho eu tenho. Não pude seguir minha carreira como atriz, casei nova e agora estou aqui. Nem na empresa do meu marido, que também é minha, eu dou pitaco. Uma vassoura eu não passo na minha casa, porque já tenho milhões de funcionários para fazer isso por mim. A minha diversão é receber uma amiga em casa ou ir ao shopping torrar um cartão de crédito. Eu não sei mais o que é viver!
PAULA – Você tem a vida que muitos queriam ter, Ilana.
ILANA – Muitos queriam ter, mas eu não.
PAULA – Será que é porque você nunca viu o outro lado da moeda?
Ilana fica reflexiva com as palavras de Paula. A conversa é interrompida quando a porta do apartamento é aberta, Fernando (Thiago Lacerda) entra carregando sua maleta.
ILANA – Meu amor, já chegou?
FERNANDO – Tô morrendo de dor de cabeça.
ILANA – Senta aqui um pouco com a gente, a Paula veio nos visitar.
FERNANDA – Oi, Paula. (P) Ilana, eu vou tomar um comprimido e irei deitar. Por favor, não me atrapalhe.
O homem passa direto para o corredor que leva ao quarto. Ilana volta para Paula e baixa a cabeça.
ILANA – É sempre assim. Nem um beijo na testa ele me dá mais.
PAULA – Complicado.
ILANA – Já falei demais de mim, né? Agora fala um pouco sobre você, minha amiga. Como vai sua vida? Como está a Miriam?
PAULA – A Miriam está ótima. Cada dia mais parecida comigo.
ILANA – Se está parecida com você, de certo tornando-se uma grande mulher.
PAULA – Modéstia a parte, sim. Rs.
ILANA – E o pai dela, hein? Nunca apareceu mesmo?
PAULA – Nunca…
As duas seguem a conversa em OFF.
CENA 09: APARTAMENTO DE RENATA. SALA. INTERIOR. DIA
Jéssica abre a porta de forma cuidadosa e entra sorrateiramente para surpreender Renata e Caio, que estão sentados no sofá.
JÉSSICA – (Gritando alegremente) Boa tarde!
RENATA – (Sobressalta-se) Ai filha, que susto!
JÉSSICA – Adivinhem quem foi aceita no teste do Casa Rosada?
Renata levanta do sofá e dá um abraço na filha.
RENATA – Meu Deus filha! Parabéns, eu sabia que você ia conseguir.
JÉSSICA – E você, Caio? não vai falar nada?
CAIO – Falar o que?
RENATA – Parabenizar a sua namorada, ué.
CAIO – Como se isso fosse algo incrível
JÉSSICA – Não liga mãe, ele é assim mesmo.
RENATA – Bem, eu vou fazer seu lanche favorito, filha! Bolinho de chuva, temos que comemorar essa conquista.
Renata sai da sala e vai até a cozinha.
CAIO – Eu não vou mais permitir que você saia para esse lugar cheio de homens tirando fotos suas.
JÉSSICA – Não tem homem nenhum, é uma fotógrafa.
CAIO – Se bem que, nos tempos de hoje, as mulheres estão bem evoluídas.
JÉSSICA – O que você está insinuando, Caio?
Caio levanta do sofá.
CAIO – Ai, tá. Que chatice. Vou sair pra academia. Beijo.
Caio abre a porta e sai. Jéssica fica aflita e chateada.
CENA 10: PRAIA DO LEBLON. EXTERIOR. TARDE
Ao fundo, é possível visualizar o sol alaranjado do fim de tarde. Está se pondo. Helena caminha lentamente pela areia, contemplando a paisagem e sentindo o cheiro da maresia. A mulher começa a pensar em Vicente e reflete sobre todo o seu casamento até aqui. A protagonista encara o horizonte enquanto pensa. Vai anoitecendo na trama.
CORTE:
Anoitece. Ilana está terminando de ajeitar a mesa de jantar ao lado de sua funcionária. A mulher prepara uma noite romântica para ela e o marido.
ILANA – Será que ele vai gostar?
A empregada assente. Fernando chega na sala e depara-se com aquilo, questionando-se.
FERNANDO – O que é isso?
ILANA – Meu amor! Não era pra você ver agora, estava preparando um jantar surpresa.
FERNANDO – Jantar surpresa? Para quem?
ILANA – Para você, ué. Quem mais seria?!
FERNANDO – Você vai ter que jantar com a Zilda então. Eu estou de saída.
ILANA – Como assim? De saída para onde?
FERNANDO – Surgiu uma reunião de urgência no trabalho e eu precisarei ir.
ILANA – Assim do nada?
FERNANDO – É, Ilana. Trabalho o nome, não sei se você conhece.
ILANA – Poxa, não tem como adiar? Preparei tudo com tanto carinho…
FERNANDO – Trabalho é trabalho, Ilana.
ILANA – Tudo bem então…
Fernando não enrola mais e deixa o apartamento. Ilana estranha a saída repentina, mas resolve se conformar.
ILANA – Quer jantar comigo, Zilda?
A empregada aceita e as duas sentam à mesa para jantar. Ilana não esconde a desanimação.
CENA 12: COBERTURA DE HELENA. SALA DE JANTAR. INTERIOR. NOITE
Helena, Vicente e Ana chegam na sala de jantar e sentam ao redor da mesa. A funcionária termina de colocar as comidas sob a mesa e eles começam a servirem-se.
VICENTE – Mais um dia finalizado com sucesso, graças a Deus.
ANA – Amém. O dia hoje foi cheio lá na agência! Inclusive, para onde a senhora foi depois de lá, mãe?
HELENA – Aproveitei para dar uma caminhada na praia. Olhar o mar me ajuda a esquecer todos os meus problemas.
VICENTE – Verdade, Helena. Preciso fazer isso por sinal. O mar é calmaria, encontro de paz.
ANA – Como estão as coisas lá na companhia, pai?
VICENTE – Tudo correndo bem, filha. Além de "O Jardim sem Flores", iremos produzir outra peça. Será um musical.
ANA – Um musical?! Que incrível! Eu amo musicais.
HELENA – Nossa, eu também adoro. Lembra de quando íamos a vários musicais infantis quando você era criança, Ana?
ANA – É claro que lembro. Foi ali que começou a minha paixão.
HELENA – Sobre o que será o musical, Vicente?
VICENTE – Uma adaptação de Mamma Mia!
HELENA – Meu Deus, eu amo! Um dos meus filmes favoritos.
VICENTE – Sei muito bem disso, meu amor. Esse foi um dos motivos que me fez escolher. Além disso, também escolhi por conta da Rose. Ela ama ABBA e Mamma Mia é o musical favorito dela. Meu maior desejo é que ela retorne aos palcos e essa é a oportunidade perfeita.
HELENA – Nossa, a Rose dava um show nos palcos! Seria magnífico se ela voltasse à cena.
Vicente balança a cabeça concordando e segue falando para elas sobre a peça.
TRILHA SONORA: Se Essa Rua Fosse Minha - Ana Carolina (até o final da cena 13)
CENA 13: CASA DE ROSE. SUÍTE. INTERIOR. NOITE
Rose sai do banheiro enrolada em um roupão. A mulher senta em frente à sua penteadeira e começa a fazer uma rotina de cuidados da pele. Na sequência, vai até sua cama, onde senta, liga o abajur e começa a mexer em sua mesa de cabeceira. Ela retira uma foto de dentro e encara. É uma criança que lembra muito ela. Algumas lágrimas começam a escorrer por seu rosto, fazendo com que a mulher devolva a foto para dentro da gaveta.
CENA 14: MANSÃO. SALA. INTERIOR. NOITE
Ouve-se a campainha soar. A CAM segue a sombra de uma mulher que se dirige até a porta para atender. Quando a porta é aberta, visualizamos Fernando adentrando à residência. É revelado que a mulher que abriu a porta é Paula, que vai logo beijando-o.
PAULA – Meu amor! Estava morrendo de saudade. Cadê a sua chave?
FERNANDO – Acabei esquecendo aqui em casa. Onde está a Miriam?
PAULA – Vou chamá-la.
Paula se dirige até a escada, onde grita:
PAULA – Miriam!!! Seu pai chegou.
Miriam (Valentina Herszage) surge e desce rapidamente as escadas, correndo para os braços de Fernando.
MIRIAM – Pai!!! Que saudade que eu estava de você.
FERNANDO – Também estava morrendo de saudade de você, minha filha.
Close final no abraço de Fernando e Miriam, que são pai e filha.
CENA 15: COBERTURA DE HELENA. SALA DE ESTAR. INTERIOR. NOITE
Helena está sentada no sofá da sala, tomando uma xícara de café e assistindo à novela do horário nobre ao lado de Vicente, que lê um livro. Ana chega na sala.
ANA – Mãe, a senhora sabe onde tá o álbum de fotos dos meus quinze anos? Estava querendo ver, me bateu uma saudade daquele tempo…
HELENA – Está lá no meu quarto, filha, em alguma das gavetas.
ANA – Posso ir lá procurar?
HELENA – Claro que pode.
VICENTE – Acha e traz para a gente ver, Aninha.
ANA – Certo.
Corte rápido para:
CENA 16: LEBLON. COBERTURA DE HELENA. SUÍTE PRINCIPAL. INTERIOR. NOITE
Ana entra no quarto e começa a revirar as gavetas de Helena à procura do álbum de fotos. A mulher não consegue encontrar e vai até a porta.
ANA – (gritando) Mãe, vem cá! Eu não tô achando.
Ana retorna para as gavetas e segue procurando. Em meio à procura, ela acaba derrubando uma carta no chão. É a carta que Helena escreveu para Vicente. Curiosa, a mulher resolve abrir para ver do que se trata. Enquanto lê, a expressão de dúvida de Ana vai passando para choque.
HELENA – (OFF) Já achou…/
TRILHA SONORA: Instrumental (até o final desta cena)
Helena interrompe sua fala ao perceber o que está acontecendo. Ana encara Helena com seriedade.
HELENA – O que é isso, Ana?
ANA – Eu que te pergunto, mãe. (P) Você quer se separar do meu pai?
Helena respira fundo e coloca a mão no rosto. Ana permanece esperando uma resposta. Closes alternados entre as duas e final em Helena.
CORTE:
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