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AMOR DE VERÃO - Capítulo 07

 



CENA 01: COBERTURA DE HELENA. SALA. INTERIOR. DIA


TRILHA SONORA: Instrumental - Dramas de Helena (até o fim da cena)


Continuação imediata do capítulo anterior. Vicente olha mais uma vez para as malas e volta para Helena. 


VICENTE – Então é isso, Helena?! Você tá me expulsando da nossa casa.

HELENA – Não faz sentido você continuar aqui, Vicente. Não ia fazer bem nem pra mim, nem pra você. 

VICENTE – Pensei que a gente podia tentar recomeçar. 

HELENA – Não tem como recomeçar. Eu queria isso há muito tempo, não agora, mas já que o destino quis assim, que seja. Vou aproveitar.

VICENTE – "Vou aproveitar". Agora você me deu a confirmação que esses trinta anos realmente não valeram de nada. É uma pena, Helena, porque eu dediquei a minha vida à você, à nossa família. É triste saber que isso não significou nada e, mais ainda, saber que todo meu esforço foi em vão. Eu perdi trinta anos ao seu lado, quando eu poderia estar fazendo qualquer outra coisa, vivendo novas experiências, conhecendo outras pessoas. Mas não, eu me entreguei por inteiro à você. Foi visceral todo o amor que eu senti.

HELENA – Então você se arrepende de ter se casado comigo?

VICENTE – Pior que não. Sabe por que? Porque você me presenteou com a pessoa que eu mais amo nessa vida, e que eu sei que sempre vai me amar na mesma intensidade, que é a nossa filha. Um amor puro, verdadeiro e sincero.

HELENA – Que bom que você conseguiu extrair alguma coisa boa da monstra aqui…

VICENTE – Não faz a vítima, Helena. Esse papel não combina com você. 


Vicente caminha até o canto da sala e pega as malas.


HELENA – Você tá de carro?

VICENTE – Estou.

HELENA – Para onde você vai agora?

VICENTE – Você realmente se importa?

HELENA – É claro que eu me importo, Vicente. Foram trinta anos, não foram trinta dias. Eu criei carinho e admiração por você nesse tempo.

VICENTE – Vou pro flat, se você quer realmente saber. 


Ele arrasta as malas até a porta, que está aberta. Em nenhum momento, ele olha para trás. Foco em Vicente quase fechando a porta.


HELENA – Vicente…


Ele para e olha para trás, na direção de Helena.


HELENA – Obrigada por tudo.


Vicente contém as lágrimas, respira fundo e baixa a cabeça, deixando a cobertura e fechando a porta. Helena senta lentamente no sofá e começa a chorar silenciosamente.


CENA 02: COMPANHIA DE TEATRO. ENTRADA. INTERIOR. DIA

Daniel permanece segurando o braço de Rose, fazendo com que ela fique onde está. 


ROSE – Você pode soltar meu braço?

DANIEL – Me desculpe.


Ele solta e os dois se encaram, ainda ofegantes.


ROSE – Daniel, por favor, me deixa em paz. Me deixa trabalhar normalmente, entrar e sair dessa companhia em tranquilidade… A gente pode viver em harmonia.

DANIEL – Não tem como, Rose. Não dá pra ignorar a realidade, não dá pra fingir que não existem problemas entre a gente. Só teremos harmonia quando enfrentarmos esses problemas, quando você decidir encará-los. Por que você continua fugindo?

ROSE – Eu não tô pronta, Daniel. Eu nunca estive pronta.

DANIEL – Todos esses anos longe da gente não foram suficientes? Você acha que eu estava pronto pra ver você partir, me deixando com uma criança pequena para criar e educar? Você acha que o André estava pronto para crescer sem uma mãe, sabendo que ela o rejeitou?

ROSE – (início de choro) Não está sendo justo comigo! Você sabe todos os desafios que eu enfrentei na gestação do André. Eu não queria ter um filho!

DANIEL – Mas você teve! E não querer ter, não te dava o direito de abandoná-lo.

ROSE – (chorando) Era a única alternativa que eu tinha! Você nunca vai saber o que é ser uma mulher, Daniel. Você nunca vai saber o que é lidar com uma gravidez indesejada. Só sabe quem passa. E o pior ainda é ter que lidar com a pressão de todos ao seu redor te dizendo que você deve ser uma boa esposa, uma boa mãe, uma boa dona de casa… Mulher tem que ser boa em tudo! Até mesmo quando não quer. Mas eu fui contra tudo isso, e não me arrependo. Pode me julgar o quanto quiser, mas eu escolhi a minha carreira, eu escolhi lutar pelo meu sonho. Eu me escolhi!


TRILHA SONORA: Ana Carolina - Se Essa Rua Fosse Minha (até o fim da cena)


Rose, nesse momento, já está em prantos. Ela tenta conter suas lágrimas ao ver que algumas pessoas, que estão entrando na companhia, repararam na discussão. Daniel respira fundo.


DANIEL – Muito bonito esse seu discurso, Rose. Mas a sua vivência não apaga a dor que você causou no André. Eu nem falo mais por mim, e sim por ele. Ele era uma criança quando você foi embora, no começo ele não entendia e ficava todos os dias à espera pela sua volta. Até que ele foi crescendo e entendendo tudo o que aconteceu, que você não ia voltar. Você agiu pela emoção e esqueceu da razão, faltou responsabilidade com o emocional do nosso filho. Porque queira você ou não, ele é seu filho. Isso não dá para mudar. Agora, você tem a chance de se aproximar dele, recuperar o tempo perdido, e está desperdiçando. Eu tenho certeza que você adoraria conhecer quem o André se tornou, ele é idêntico à você, até no talento. Então eu te suplico: permita-se conhecer o seu filho!


Após isso, Daniel dá as costas para Rose e segue para o interior da companhia. CAM foca na mulher, completamente abalada emocionalmente.


CENA 03: CASA ROSADA. ESTÚDIO FOTOGRÁFICO. INTERIOR. DIA

Jéssica chega no estúdio.


JÉSSICA – (Animada) Boa tarde, minha fotógrafa favorita!

GABRIELA – (Surpresa) Jéssica, onde está Caio?

JÉSSICA –  Caio não vem. Ele entendeu muito bem o que nós conversamos.

GABRIELA (Aplaudindo) Bravo, Jéssica! Isso é determinação! Mostra pra ele que você não precisa de ninguém para ser poderosa e confiante. Vamos arrasar nessa sessão!


Jéssica se posiciona diante da câmera.


GABRIELA – Eu quero que você mesmo mude as poses, sem que eu peça, pode ser?

JÉSSICA – Sério? Nossa, não sei se vou conseguir.

GABRIELA – Você consegue, vai!


Jéssica levanta os braços para o alto. Seus dedos se alongam, como se estivessem tocando as estrelas, em um gesto de liberdade e confiança. O clima do estúdio é maravilhoso.


GABRIELA – Isso, perfeito. Tá maravilhosa.


CENA 04: APARTAMENTO DE RENATA. SALA. INTERIOR. DIA

Renata e Caio estão sentados na sala do apartamento. 


RENATA – Caio, eu espero que você entenda minha preocupação em relação à Jéssica. Eu não quero que ela se desvie de novo,  quero o melhor para ela, uma vida estável e tradicional. Essa bissexualidade só vai causar problemas e confusão.

CAIO – Eu também tô preocupado com isso, acho que ela tá querendo terminar comigo por causa da Gabriela, fotógrafa da agência.

RENATA – Nisso eu não consigo acreditar, Caio. Minha filha pode ser tudo, menos infiel, ela nunca manteria uma relação com alguém, principalmente uma mulher, estando relacionamento com você.

CAIO – Mas eu não duvido, a Jéssica tá mudando depois que entrou lá. A Gabriela tá fazendo a cabeça dela.


ABERTURA:



CORTE:


CENA 05: COMPANHIA DE TEATRO. SALÃO. INTERIOR. DIA

Bárbara, Henrique, Marina e André estão reunidos, aguardando ansiosamente pelo resultado dos testes do musical "Mamma Mia!". Uma supervisora se aproxima deles.


SUPERVISORA – Desculpa interromper, mas tenho uma notícia para vocês. O Vicente e a Rose não darão mais o resultado dos testes hoje.

BÁRBARA – Mas por quê? A gente estava ansioso para saber os nossos papéis.

HENRIQUE – Aconteceu algo? Por que o atraso?

MARINA – Foi algo grave que aconteceu com eles?

SUPERVISORA – Calma! Não temos detalhes. Eles não deram maiores explicações, apenas nos pediram para informá-los que o resultado será adiado.

ANDRÉ – E agora? O que a gente faz enquanto espera o resultado?

SUPERVISORA – Compreendo que estejam ansiosos, mas a melhor coisa a fazer é aguardar. Assim que tivermos mais informações sobre a nova data para o resultado, iremos comunicar a todos vocês, até logo.


A supervisora sai do salão.


ANDRÉ – Deve ter acontecido algo, né?

MARINA – Algo bem urgente, Vicente e Rose são super pontuais, não gostam de atrasar nem adiar nada.

BÁRBARA – Bom, agora é só esperar.


CENA 06: CASA ROSADA. ESTÚDIO FOTOGRÁFICO. INTERIOR. DIA

Gabriela e Jéssica estão no estúdio fotográfico, onde Gabriela acaba de terminar a sessão de fotos com Jéssica.


GABRIELA – Jéssica, a sessão de fotos foi incrível! 

JÉSSICA – Tenho certeza de que você fez um ótimo trabalho.

GABRIELA – Uma fotógrafa não é nada sem a sua modelo.


As duas riem e Gabriela guarda suas câmeras e equipamentos.


GABRIELA – Eu queria te fazer um convite.

JÉSSICA – Que convite?


TRILHA SONORA: Tania Mara - Só Vejo Você (até o fim da cena)


Gabriela sorri e se aproxima de Jéssica.


GABRIELA – Que tal jantarmos juntas hoje à noite? Será uma ótima oportunidade para vermos as fotos juntas e conversar.

JÉSSICA – Claro, Gabriela! Vou amar passar um tempo com você.

GABRIELA – Ótimo! Vou preparar algo especial para o jantar. Podemos nos encontrar no restaurante Cavallini, às 20h. O que acha?

JÉSSICA – Perfeito!


Elas se despedem com um abraço apertado. 


CENA 07: FLAT DE VICENTE. INTERIOR. TARDE

A porta do flat é aberta. Vicente entra e respira fundo encarando o local. Em um corte, ele está arrumando suas malas no armário. Em um novo corte, caminha pelo pequeno espaço do apartamento até a janela, que dá uma ampla visão para o mar.


VICENTE – O que é que eu vou fazer da minha vida agora, meu Deus?


CENA 08: MANSÃO DE PAULA. SALA. INTERIOR. FINAL DA TARDE

Miriam está sentada no sofá da sala, fazendo algumas anotações. Paula chega no ambiente.


PAULA – Tá fazendo o quê?

MIRIAM – Colocando os assuntos da faculdade em dia.

PAULA – Hum, faz bem. Seu pai já chegou?

MIRIAM – Ainda não. Por que?

PAULA – Então vou aproveitar pra dar uma passada na casa de uma amiga. 

MIRIAM – Que amiga?

PAULA – Vou no quarto pegar minha bolsa.


Paula ri e vai na direção do corredor. Miriam acompanha ela pro olhar.


MIRIAM – Que amiga, hein, dona Paula? Me responde!


Miriam fica sem resposta. Após alguns segundos, Paula retorna à sala com sua bolsa.


MIRIAM – Não vai me dizer mesmo?


Paula dá mais uma risada e segue caminhando até a porta. Quando vai sair, vira para trás e encara Miriam.


PAULA – Ilana.


CENA 09: RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. NOITE


TRILHA SONORA: Stan Getz & João Gilberto - Corcovado (até o 1° diálogo da cena 10)


CAM transita pela extensa orla da cidade maravilhosa, exibindo o anoitecer que chega à trama. Corte suave para a fachada do prédio de Helena.


CENA 10: COBERTURA DE HELENA. QUARTO DE ANA. INTERIOR. NOITE

Ana está deitada em sua cama, olhando para o teto e visivelmente triste. Helena passa em frente ao quarto e logo nota a expressão da filha, entrando e sentando-se ao lado dela na cama.


HELENA – Posso saber o que tá se passando nessa sua cabeça?

ANA – Nada…

HELENA – Como nada? Tá acontecendo alguma coisa, a sua cara entrega.

ANA – Sabe aquele cara que eu te falei que eu conheci? Mais velho, aculturado. 

HELENA – Sei.

ANA – Então, a gente tava começando a ter um lance, pelo menos foi o que eu achei. Peguei o número dele, ele disse que eu podia ligar, mandar mensagem, enfim. Faz bastante tempo que eu mandei mensagem e até agora ele não respondeu. Não consigo entrar em contato de maneira alguma.

HELENA – Ih, ele é do tipo misterioso, é? Esses são os piores.

ANA – Você já lidou com um misterioso?

HELENA – O meu grande amor que eu te falei. Ele era assim. Naquela época não tinha o que tem hoje, claro, mas já existia telefone fixo e eu sabia o número da casa dele. Tinha dias que eu passava o dia inteiro ligando, mas ele nunca atendia. Ele sumia e reaparecia como se nada, adorava brincar comigo.

ANA – Pelo visto, temos o mesmo gosto pra homem.

HELENA – Você é tão parecida comigo, minha filha. Isso até me preocupa um pouco.


As duas riem.


ANA – Mas e agora, mãe, o que eu faço?

HELENA – Espera. Ele vai aparecer uma hora ou outra, e quando aparecer você não dá mole não, viu?! Faz de difícil. 

ANA – Você se fazia de difícil pro seu grande amor?

HELENA – Eu até tentava… Mas não resistia àquele charme.


TRILHA SONORA: Cyndi Lauper - Girls Just Want To Have Fun (até o fim do flashback)


Ana ri. CAM foca no rosto de Helena, começando a relembrar do passado.


FLASHBACK ON


Helena (25) está sentada em um quiosque na praia, bebendo uma água de coco. Ilana (24) está ao seu lado.


ILANA – O Celso nunca mais apareceu, amiga?

HELENA – Uma semana que ele não dá as caras, Ilana. Acredita?!

ILANA – Você já tentou ligar pra casa dele?

HELENA – Óbvio que já. Mas você acha que ele atende? Claro que não. 

ILANA – Ai queimou o filme total, né? A gente bem que podia ir pra festa na casa da Renee hoje, azarar uns carinhas…

HELENA – Nem sei se quero. 

ILANA – Ah não, Helena, não acredito que é por causa do Celso. Ele te faz de gato e sapato e você ainda vai se manter fiel à ele?

HELENA – Eu gosto dele, amiga, fazer o quê…


De repente, Celso (25) chega no quiosque e aborda as duas.


CELSO – Será que as gatinhas querem mais um coco?

HELENA – Seu safado!

ILANA – Licença, vou ali no mar molhar meus pés…


Ilana sai e deixa os dois a sós. Celso senta ao lado de Helena e ela dá as costas para ele.


CELSO – Que foi, Helena? Não gostou de me ver?

HELENA – Não!

CELSO – Ah, para. Você tava com saudade que eu sei.

HELENA – Tava, mas também estou com muita raiva.

CELSO – Por que?

HELENA – Você ainda pergunta? Desapareceu por mais de uma semana, fiquei preocupada.

CELSO – Mas eu não tô aqui agora? É isso que importa.

HELENA – Hum.

CELSO – Vem cá, vem. Tô doido pra te dar um beijo.


Helena tenta resistir, mas não consegue e acaba se voltando para ele. Celso pega ela delicadamente pelo rosto e dá um beijo apaixonado.


FLASHBACK OFF


Helena está com um largo sorriso no rosto após relembrar de seu passado.


ANA – Quanto tempo durou o namoro de vocês?

HELENA – Quatro meses. Foi um amor passageiro, de verão. Depois ele sumiu de vez, me disseram que foi fazer um intercâmbio à trabalho. Nunca mais voltou.

ANA – Esses quatro meses te impactaram pela vida toda, não é?

HELENA – Oh… Foi um amor único, intenso, irresistível.


Ana fica impressionada. Helena segue pensando em Celso.


CENA 11: APARTAMENTO DE JÉSSICA. QUARTO DE JÉSSICA. INTERIOR. NOITE

Jéssica está em seu quarto, se arrumando para o jantar com Gabriela. Ela escolhe cuidadosamente sua roupa e faz sua maquiagem. Enquanto se prepara, Renata, sua mãe, entra no quarto.


RENATA – Jéssica, para onde você vai pra tá se arrumando tão caprichada assim?

JÉSSICA – Vou sair para jantar no Cavallini, mãe. Tenho um encontro com alguém especial.


Renata cruza os braços, olhando fixamente para Jéssica.


RENATA – Ai que maravilha, minha filha. Caio te chamou pra jantar, ele é um rapaz tão maravilhoso, espero que vocês resolvam tudo isso.

JÉSSICA – Não, mãe. É a Gabriela, a fotógrafa que está fazendo as fotos na agência.


Renata fica visivelmente surpresa e um pouco desconfortável com a revelação.


CENA 12: APARTAMENTO DE ILANA. INTERIOR. NOITE

Ilana está deitada no sofá, com o controle da televisão em mãos e passeando pelos canais televisivos, sem encontrar nada de interessante para assistir. Inesperadamente, a campainha toca.


ILANA – Ué. Quem será a essa hora?


Indisposta, Ilana levanta do sofá com preguiça e caminha em passos lentos até a porta. Ao abrir, sua expressão muda rapidamente para fúria. CAM revela Paula do lado de fora.


PAULA – Boa noite, querida.


Paula é provocativa. Ilana tenta processar o que está acontecendo.


ENCERRAMENTO:







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