Ezel Lemos: Boa noite a todos! Gente, estamos aqui para mais uma edição do Sintonia.
O programa hoje tá imperdível. A nossa semana já começou muito bem, o Mundo Virtual parou para prestigiar os PRÊMIOS GÊNEROS. E nesse fim de semana nos resta muita alegria.
E vamos ver os destaques do programa nesta noite incrível.
BOLETIM RW - hoje o nosso quadro de notícias vai trazer as principais informações do MV, tudo que rolou na premiação dos PRÊMIOS GÊNEROS.
PAPO DE AUTORES - Ander bate um papo com Bruno Daniel e ele conta como foi escrever sua primeira web novela. Também responde às críticas que a novela sofreu do "Virtualizando".
TELENOVELA EM FOCO - mais uma novela será discutida pelo nossos convidados. Iuri e Laura falam sobre Pantanal.
E vamos agora para um pequeno intervalo e logo voltaremos.
Ander Xymmer: Hello, galera! Começamos o quadro de programa mais informativo do MV.
Direto dos estúdios da RW, venho aqui trazer as principais notícias da semana no MV.
PRÊMIOS GÊNEROS
A semana já começou com uma das melhores segundas do ano. E advinha? Todo o MV na maior expectativa para quem seriam os indicados. Surpresa e emoções marcaram a premiação.
OH, MY GOD - QUE DECEPÇÃO!
Na terça-feira, exatamente um dia, após a web novela receber várias indicações ao PRÊMIO GÊNEROS, o autor abandona trama. Segundo fui informado, não é a primeira vez que Ricky Nascimento desiste de uma web na casa. O motivo do autor desistir da trama, seria que ele estaria sem tempo para terminar de escrever os últimos capítulos. O autor, que já não era tão querido na emissora, pode agora ter assinado a sua carta de demissão.
RANABLE WEBS EM FESTA
Pela primeira vez na história da emissora, a Ranable Webs recebe inúmeras indicações a uma premiação do Mundo Virtual. O clima entre o pessoal é de alegria e muita gratidão. Os PRÊMIOS GÊNEROS significa muito para a emissora de Ezel Lemos, visto que a emissora já passou por maus bocados no passado, sem visibilidade e praticamente invisível no MV. Agora, com inúmeras conquistas e investimentos, ganha cada vez mais espaço.
SAGRADA FAMÍLIA - BUDAPESTE - PASSIONAL - SARAMANDAIA - OH, MY GOD - LÁGRIMAS EM SILÊNCIO
Essas foram tramas da emissora que tiveram indicação na premiação comandada por Felipa Lima. BUDAPESTE foi a campeã em indicações.
UMA GRATA SURPRESA - BRUNO DANIEL
O recém chegado a Ranable Webs conseguiu um grande feito, sendo indicado como revelação do ano, também nos PRÊMIOS GÊNEROS. Ele escreveu sua primeira web novela recentemente. Solar do Amor teve uma boa audiência e repetiu bem.
FENÔMENO CHAMADO WANDERSON ALBUQUERQUE
O autor de Budapeste fez sucesso na premiação e tem uma grande visibilidade no MV. Indicado a várias categorias, por seu sucesso BUDAPESTE, ele busca emplacar uma nova história, Sem Fronteiras está indo ao ar de segunda a sexta às 20 horas na Ranable Webs.
E esse foi mais um boletim RW, encerro aqui mais uma edição do quadro.
Ander Xymmer: Diretamente dos corredores da emissora, estamos aqui com o autor Bruno Daniel, que recentemente escreveu a web novela Solar do Amor.
Bruno, como foi escrever sua primeira web novel
Bruno: Foi uma experiência incrível escrever minha primeira webnovela.
Você já havia mandado sinopse para outra emissora, antes?
Bruno: Eu mandei para alguns canais, mas não tive retorno de nenhum deles. Foi aí que um amigo me recomendou o Mundo Virtual (MV)
Você estava há quanto tempo no Mundo Virtual lendo Web?
Bruno: Acredito que faz cerca de um ano que estou lendo webs.
E de onde surgiu a ideia para criar Solar do Amor, qual foi a inspiração?
Bruno: A ideia de criar "Solar do Amor" foi inspirada nas novelas mexicanas, onde a mocinha sofre pelo mocinho. A personagem Frida foi criada a partir do limite da paixão.
Solar do Amor foi bastante criticada pelo "Virtualizando", críticas essas direcionadas principalmente ao supervisor de texto, Ezel Lemos. Você concorda com o que foi falado na crítica?
Bruno: Quanto às críticas, cada um tem sua opinião, mas estou orgulhoso do trabalho realizado. As críticas também fazem parte e ajudam a melhorar o desempenho.
Nesta semana você foi indicado aos PRÊMIOS GÊNEROS como autor revelação, algo muito almejado por um autor do MV. Como você se sente em conseguir esse feito?
Bruno: Estou muito feliz e honrado por ser indicado aos PRÊMIOS GÊNEROS como autor revelação. Quero agradecer ao Ezel Lemos por ter me ajudado também.
Você pretende escrever outras histórias?
Bruno: Vou dar um pequeno spoiler: em 2024 teremos muitas webnovelas e séries. Vocês vão adorar um projeto que estou criando. Em breve.
Amei falar com você Bruno. Muito obrigado por topar esse pequeno papo.
Vamos começar mais uma edição do Telenovela em Foco.
Quero apresentar nossos convidados de hoje:
Iuri, grande autor de web novelas, sendo Vinganças, sua última.
Laura Miche, uma amante das web novelas que pretende escrever uma história em breve.
E a novela que estará sob debate hoje é a nova versão do Pantanal, exibida no ano de 2022. A trama é original de Benedito Ruy Barbosa e foi adaptada por Bruno Luperi para a TV Globo.
"Pantanal conta várias histórias entrelaçadas. A história começa com Joventino, um peão que desaparece misteriosamente e deixa o filho José Leôncio. José Leôncio se apaixona por Madeline e se casa com ela, a levando para o Pantanal, mas, a mulher da cidade não se acostuma com aquela vida e acaba indo embora levando consigo o filho do casal, o qual chamam de Jove. No passado, José Leôncio já havia se envolvido com Filó, que passou a ser governanta da fazenda dele. Anos depois, Jove descobre que o pai está vivo e o procura, mas as diferenças entre eles vão interferir nessa relação e fazer dessa união entre pai e filho, um grande desafio. Ao mesmo tempo que reencontra o pai no Pantanal, Jovem conhece Juma Marruá, uma jovem que teve a vida marcada pela tragédia, onde seus pais foram mortos em disputas por terras. Juma é uma jovem selvagem e feroz que não tem estudo."
Bem, vamos as perguntas.
1- O que vocês acham do personagem Zé Leôncio e sua trajetória na novela?
Iuri: Protagonista da novela, né?! Pois bem... ele na 1° fase (dele jovem) achei muito boa. Um personagem carismático, na 2° fase tbem foi legal porém achei ele meio apagado em meio a outros personagens.
Laura: Acho a trajetória dele emocionante. A espera pelo pai, conflitos com os filhos, e o amor que ele aprendeu a sentir pela Filó foram bem construídos. Momentos você sente raiva dele, em outros pena, em outros você adora. Um personagem muito real, e com um fim digno.
2- Jovem e Juma, o casal tem química? Gostaram deles?
Laura: Com certeza. A construção do casal foi bem fofa, sem pressa, com calma como deve ser. Então quando rolou o primeiro beijo entre eles, o público sentiu de verdade aquele genuíno. E óbvio que a química dos atores contribuiu muito, e fizeram jus ao casal original.
Iuri: Tem sim! Porém o ator que fez o Jove não combinava a atriz que fez Juma, logo de início porém com o passar das histórias os personagens foram criando laços e torcível.
3- A polêmica do protagonismo, Zé Leôncio e Filó ou Jove e Juma? Quem são os protagonistas da história?
Iuri: Zé Leoncio e filó protagonizavam e estavam no meio de brigas, diálogos e acontecimentos com outros personagens por isso acredito que eles sejam os verdadeiros.
Laura: O protagonista obviamente é o Zé Leôncio, não há polêmica nenhuma nisso. Juma e Jove formam o principal casal romântico da novela, ambos mocinhos. E a Filó é o par romântico do protagonista
4- O Velho do rio com certeza é uma das figuras mais emblemáticas já vista na televisão brasileira, o que vocês acham do personagem?
Laura: Um mito, dentro e fora da novela. A figura mitológica sobre ele que fez ele ficar tão marcante.
Iuri: Sem dúvida, foi um personagem icônico e interpretado por um ator gigante.
5- "Pantanal é uma novela diferenciada, não é uma obra que adota clichês". Concordam com essa afirmação?
Iuri: Olhando pelo lado de ser uma história fora dos centros urbanos conhecidos, de uma cobra que vira gente, de uma mulher que vira onça... é sim bem inovadora.
Laura: Se for considerar a versão original, sim. O Benedito utilizou alguns enredos clichês somados a figuras mitológicas: velho do rio, mulher que vira onça, homem que fez pacto com coisa ruim, etc. Isso era algo novo pra época. Não é à toa que dava mais repercussão que novelas globais.
6- A personagem Maria Bruaca roubou a cena e se tornou uma das personagens favoritas do público. É sua personagem favorita, também? Se não for, qual é o seu favorito?
Laura: Sim. Maria Bruaca foi o momento. Acredito que pela época em que estamos, onde há muita discussão sobre o lugar da mulher na sociedade. Foi o tempo que era aceitável mulheres submissas, que só abaixam a cabeça, são humilhadas caladas. A transformação da Maria Bruaca de mulher do lar para uma mulher independente, recatada para uma mulher fogosa; fala muito sobre a sociedade atual. Todos vibramos com a mudança dela. A sociedade está se desconstruindo, e a aceitação da personagem na nova versão fala muito sobre. Que mais mulheres sejam encorajadas assim como a Mary Bru.
Não podemos deixar de citar a atuação magnífica da Isabel Teixeira. Ela arrasou, e se sentimos a personagem como deveria, foi por conta de sua atuação.
Iuri: Não é a minha favorita. Gostava mais da Juma.
7- Os filhos do José Leôncio com Certeza foram personagens muito comentados, até pela questão da sucessão. Havia uma certa rivalidade entre ambos, eu particularmente preferiria que essa rivalidade tivesse ido mais longe. Qual a opinião de vocês sobre o desenvolvimento desses personagens?
Iuri: Gostava apenas dos dois primeiros filhos, o terceiro que apareceu vindo de um lugar longe, vivido pelo Irandir, não gostava.
Laura: Eu gostei do desenvolvimento deles como foi mesmo, acho que foi importante frisar que acima da rivalidade deles, o sangue falava mais alto. Foi bom ver que o companheirismo passou por coma de qualquer atrito entre eles. Não acho que a história era sobre rivalidade entre irmãos, e sim sobre irmãos aprendendo a se amar apesar de toda diferença.
8- Sobre o vilão Tenório, que foi alvo de críticas por usuários do X (antigo twitter), vocês acham que ele foi um bom vilão?
Laura: Tenório cumpriu bem o seu papel sim. Se amamos tanto a Maria Bruaca, foi pq odiamos o Tenório. Acredito que o pessoal estão tão acostumados a amarem os vilões, que quando se deparam com vilões odiosos, estranham. Mas óbvio que uma atuação mais rígida, daria melhor o recado da ideia desse vilão, assim como na versão original. Murilo foi bem, mas faltou um pouco da sagacidade de Antônio Petrin.
Iuri: Achei que cumpriu o papel de ser vilão.
9- Foi uma novela, que na minha opinião teve todos os personagens cativantes ou em destaque, assim como Amor Perfeito. Vocês concordam com isso?
Iuri: Daria uns 9,3 para a história principal e uns 6,7 ou 7 para a novela em geral.
Laura: Acredito que a maioria dos personagens teve bom destaque, e foram bem aproveitados. Não lembro de alguém específico que ficou sem história. Todos tiveram sua função bem definida.
10- No geral, análise Pantanal e, excepcionalmente hoje, vamos dar uma nota para a novela. Qual nota você dá para a novela de Juma?
Laura: A nota é 8. É uma novela que se destacou em um momento de crise na teledramaturgia brasileira. Teve repercussão entre o povão que é coisa rara hoje em dia. Mas todo sucesso e pontos positivos da novela se dá a narrativa criada em 1990. O Luperi apenas copiou e colou, alguns núcleos deveria ter atualizado, e ele não soube fazer isso com maestria.
Iuri: Daria uns 9,3 para a história principal e uns 6,7 ou 7 para a novela em geral.
Muito obrigado por mais uma vez estarem aqui nesse debate do Telenovela em foco. Vocês foram incríveis, pontuaram muito bem as suas opiniões sobre Pantanal.
E a vocês de casa, desejamos uma excelente noite de sábado. Obrigado pela companhia e até próximo sábado. Tchau!
Isabela Boscov analisando web novelas do Ranable que eu li. By Selma Dumont.
Obrigado pelo seu comentário!