Falando de Amor — Capítulo 26
Não é recomendável para menores de 12 anos
Criada e escrita por
Luan Maciel
Supervisão
Lukas Lima
Fiquem agora com mais um capítulo de FALANDO DE AMOR
CENA 1. DELEGACIA. ENTRADA. EXT/DIA
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DO CAPÍTULO ANTERIOR. HELOÍSA E PILAR CONTINUAM NA FRENTE DE MIGUEL QUE NÃO CONSEGUE ENTENDER PORQUE ELAS ESTÃO LADO A LADO. ELE OKHA FRIAMENTE PARA PILAR QUE NÃO ABAIXA A CABEÇA E ENCARA O NOSSO PROTAGONISTA TAMBÉM.
MIGUEL — (furioso) O que você está fazendo aqui? Depois de tudo que aconteceu você ainda querendo controlar a minha vida. Porque você não me deixa em paz? Porque você não deixa eu ir atrás da minha felicidade?
PILAR — (abatida) Por favor meu filho. Não fale assim comigo. Eu sou a sua mãe. Me dá uma chance de reparar o meu erro.
MIGUEL — (gritando) Você não é a minha mãe. (P) A minha mãe morreu em um acidente de carro há muitos anos atrás. Você mentiu a minha vida inteira. Isso é uma coisa que eu jamais irei perdoar.
HELOÍSA — Miguel ouça o que a Pilar tem para dizer por favor. Eu sei que é difícil você acreditar, mas eu sinto que depois de tudo que aconteceu ela mudou. É graças a ela que eu estou aqui livre.
PILAR OLHA PARA MIGUEL COM UM OKHAR DE MUITA TRISTEZA. A CÂMERA SE APROXIMA E VAI MOSTRANDO QUE AS LÁGRIMAS VÃO ESCORRENDO FOS OLHOS DE PILAR.
PILAR — (chorando) Meu filho eu sei que eu errei. Eu menti, ajudei a separar você e a Heloísa. Mas eu estou arrependida de tudo o que eu fiz.
MIGUEL — (sério) Eu não consigo acreditar em nenhuma palavra que sai da sua boca. Você sempre foi um espelho para mim. Mas de um tempo para cá eu não te reconheço mais. Eu não sinto como se você fosse minha mãe.
HELOÍSA — Miguel ela aqui.em sua frente admitindo todos os erros.que cometeu na vida. Não fale que você não pode perdoar ela, pois eu sei que você consegue sim. (P) Eu sei que dentro desse coração existe um homem maravilhoso.
MIGUEL — (abatido) A minha vida inteira eu acreditei em uma mentira. Isso tudo me deixou muito abalado. Mas acho que podemos tentar tem uma relação. Eu prometo te perdoar, mas esquecer eu nunca vou.
HELOÍSA DÁ UM BEIJO SUAVE EM MIGUEL. LOGO DEPOIS ELESBE PILAR VÃO ENTRANDO EM UM CARRO QUE EM SEGUIDA VAI SAINDO DA FRENTE DA DELEGACIA.
//
CENA 2. RUA. EXT/DIA
MÁRCIA ESTÁ ANDANDO PELA RUA QUANDI DE REPENTE UM CARRO VAI ANDANDO BEM DEVAGAR AO SEU LADO. ELA COMEÇA A FICAR INCOMODADA E ANDAR COM MUITA PRESSA. O CARRO CONTINUA ACOMPANHANDO MÁRCIA DE PERTO. LOGO DEPOIS MÁRCIA PARA E AOS POUCOS O VIDRO DO CARRO VAI ABAIXANDO. E A CÂMERA MOSTRA DENTRO DO CARRO HORÁCIO QUE ESTÁ OLHANDO PARA MÁRCIA COM UM OLHAR MUITO SÉRIO.
MÁRCIA — (aflita) Dr. Horácio…. Porque o senhor está me seguindo? O que você quer comigo?
HORÁCIO — (nervoso) Entre no carro agora mesmo. E nem pense em fazer nada. Você vai ouvir tudo que eu tenho para falar.
MÁRCIA VAI ENTRANDO DENTRO DO CARRO. HORÁCIO OKHA FRIAMENTE PARA ELA. HORÁCIO PEGA DO PORTA-LUVA DO CARRO UM MAÇO DE DINHEIRO E ENTREGA NAS MÃOS DE MÁRCIA QUE NÃO CONSEGUE ENTENDER NADA.
HORÁCIO — (sério) Aqui tem 20 mil dólares. É para você. Mas você tem que sair do caminho do meu filho. (P) Se não fosse ele estaria ao meu lado.
MÁRCIA — (furiosa) Guarde o seu dinheiro Dr Horácio. (P) O senhor acha mesmo que pode vir aqui e comprar a minha dignidade? Eu vou te dizer uma coisa uma só vez: Eu não estou a venda. Agora eu vejo o real motivo do Bruno não querer continuar trabalhando ao seu lado.
HORÁCIO — (nervoso) Deixa de ser orgulhosa. Você nunca em sua vida vai conseguir colocar as mãos em tanto dinheiro assim. Você acha mesmo que uma relés secretaria que nem você vai conseguir vencer na vida? Pense bem no que eu estou te proporcionando.
MÁRCIA — (gritando) Eu não tenho nada o que pensar. O problema é que você acha que o dinheiro pode comprar tudo. Tem coisas que o dinheiro não pode comprar. Mas pelo jeito você é o tipo de pessoa que nunca vai entender isso
MÁRCIA VAI ABRINDO A PORTA PARA SAIR DO CARRO. HORÁCIO SEGURA ELA PELO BRAÇO E A I PEDE DE SAIR DO CARRO.
HORÁCIO — Se enxerga. Você e o meu filho acham que ser honesto vai levar vocês a algum lugar, mas isso não passa de uma ilusão. O mundo é de pessoas que sabem como se deve agir. Pessoas honestas só são prejudicadas.
MÁRCIA — É uma pena o Bruno ter um pai que bem você. Um homem vazio, seco e totalmente corrupto. Foi um desprazer ter te conhecido Dr Horácio.
HORÁCIO — (nervoso) Saia do meu carro imediatamente. Eu nunca vou aceitar o relacionamento seu com meu filho está me ouvindo? (P) Some da minha frente, pois eu tenho muita coisa para fazer.
MÁRCIA SAI DE DENTRO DO CARRO. LOGO EM SEGUIDA HORÁCIO SAI COM O CARRO DALI COM MUITA PRESSA.
//
CENA 3. HOSPITAL "+ SAÚDE". LEITO. INT/DIA
ISABELA ESTÁ DEITADA NA CAMA TOTALMENTE DEBILITADA. AO LADO DA CAMA ESTÁ LÍGIA QUE ESTÁ CHORANDO MUITO. AOS POUCOS ISABELA VAI ABRINDO OS OLHOS E ELA APERTA A MÃO DE AUA MÃE QUE SE EMOCIONADA MAIS DO QUE IMEDIATAMENTE.
LÍGIA — (chorando) Minha filha… Me perdoa. Eu não queria que isso acontecesse com você.
ISABELA — (debilitada) Está tudo bem mãe. Você fez tudo que podia. (P) Você precisa largar o meu pai.
LÍGIA — (de cabeça baixa) Mas eu amo ele ainda minha filha. Eu não quero me separar dele. Eu sei que ele pode mudar.
ISABELA — Mãe a senhora precisa entender que o meu pai não vai mudar nunca. Ele tentou te estuprar e quase me feriu gravemente. O que precisa acontecer para você aceitar que esse casamento já acabou há muito tempo?
LÍGIA ABAIXA A CABEÇA E CHORA COPIOSAMENTE NOA BRAÇOS DA FILHA. IBELA PASSA SUAVEMENTE AS MAOS NA CABEÇA DE LÍGIA COMO UMA FORMA DE CARINHO. LOGO EM SEGUIDA GERMANO ENTRA NO QUARTO E ELE VAI INDO EM DIREÇÃO A LÍGIA E ISABELA.
GERMANO — (desesperado) O que foi que aconteceu? Porque a minha neta está tão debilitada?
LÍGIA — (fingindo) Foi um acidente em casa pai. Mas o médico disse que a Isabela vai ficar bem.
GERMANO — (nervoso) Eu sei que você está mentindo Lígia. Eu quero a verdade. (P) O que realmente aconteceu?
ISABELA — É melhor dizer a verdade mãe. Essa situação precisa acabar.
LÍGIA — (chorando) O Régis tentou me estuprar. E foi ele que machucou a minha filha.
GERMANO — (furioso) Isso já passou de todos os limites Lígia. Esse monstro precisa ser parado. Eu vou fazer de tudo para que ele seja preso.
LÍGIA — (suplicando) Por favor pai não faz isso. Ele é meu marido e pai da minha filha. Eu estou te suplicando. Não faz isso.
GERMANO — (sério) Eu sinto muito minha filha, mas isso não será possível. Ele vai pagar pelo o que fez a você e a minha neta.
GERMANO SAI DO LEITO COM MUITA PRESSA. LÍGIA CHORA NOS BRAÇOS DE ISABELA DE UMA FORMA DESESPERADA.
//
CENA 4. BORDEL. INT/DIA
FELIPE E MARIANA VÃO CHEGANDO NO BORDEL JUNTOS E DE MÃOS DADAS. ASSIM QUE ENTRAM NO BORDEL ELES DÃO DE CARA COM IDALINA QUE JÁ ESTÁ A ESPERA DELES. E AO LADO DA CAFETINA ESTÁ ESTRELA QUE ESTÁ SORRINDO DE UMA FORMA NADA CASUAL.
IDALINA — (nervosa) Finalmente vocês chegaram. Vamos tirar essa história a limpo. (P) Você realmente está grávida garota?
MARIANA — (assustada) Dona eu posso explicar. Por favor me deixa falar.
IDALINA — (séria) Eu não quero ouvir nada que venha de uma mentirosa que nem você. Eu abri a porta da minha casa para você. (P) Você deveria ter sido sincera quando chegou aqui. Agora eu quero que você vá embora daqui. Eu não quero mais te ver aqui.
FELIPE — Mãe por favor não faz isso. Você não pode fazer isso com ela. Você vai mesmo jogar na rua alguém que não tem para onde ir?
IDALINA VAI PEGANDO MARIANA E LEVANDO ELA PARA GORA DO BORDEL. ESTRELA COMEÇA A RIR DE TODA A SITUAÇÃO. ANTES QUE IDALINA PUSESSE EXPLUSAR MARIANA DO BORDEL FELIPE FICA PARADO NA PORTA NA FRENTE DE IDALINA.
IDALINA — (nervosa) Sai da minha frente Felipe. Você não vai me impedir de expulsar essa mentirosa daqui.
FELIPE — (sério) Se ela for embora daqui eu também vou mãe. Eu não vou deixar ela sozinha nesse momento tão difícil.
MARIANA — Você não precisa fazer isso Felipe. Você mal me conhece. Você não me deve nada.
IDALINA — (furiosa) Você vai mesmo acreditar nessa garota que você nem conhece meu filho? Seu lugar é do meu lado.
FELIPE — (sério) Se ela vai embora eu também vou. Eu não fico mais nenhum segundo nesse prostíbulo.
FELIPE PEGA MARIANA PELAS MÃOS E ELES VÃO SAINDO DO BORDEL. IDALINA FICA PARADA PRÓXIMA A PORTA. ATRÁS DELA ESTRELA VAI SORRINDO DE TAMANHA FELICIDADE.
//
CENA 5. MANSÃO DOS GOMES LEITÃO. SALA DE ESTAR. INT/DIA
PILAR, MIGUEL E HELOÍSA VÃO ENTRANDO NA MANSÃO E ELES LOGO SÃO RECEBIDOS POR LUISINHA QUE FICA MUITO FELIZ EM VER TODOS JUNTOS. ELA VAI NA DIREÇÃO DE MIGUEL E O ABRAÇA COM MUITA FORÇA.
LUISINHA — (sorrindo) Eu sei muito ter mentindo para você Miguel. Eu nunca quis te magoar.
MIGUEL — Está tudo bem Vó. Agora nós precisamos esquecer o passado e pensar no futuro.
LUISINHA — Verdade. (P) E quem é essa mulher linda meu neto? Não vai me dizer que essa é a Heloísa?
MIGUEL — Sim Vó essa é a Heloísa. A pessoa mais importante da minha vida.
HELOÍSA — (calma) É um prazer te conhecer Dona Luisinha. O Miguel me falou muito de você.
NESSE MOMENTO VERÔNICA VEM DESCENDO AS ESCADAS DA MANSÃO EM DIREÇÃO A SALA DE ESTAR. O SEU SEMBLANTE MUDA IMEDIATAMENTE AO VER QUE HELOÍSA ESTÁ LIVRE E ESTÁ NO MESMO AMBIENTE QUE ELA. ELA VAI ANDANDO EM DIREÇÃO A NOSSA PROTAGONISTA E AS DUAS SE ENCARAM.
VERÔNICA — (furiosa) O que essa negrinha está fazendo aqui? Até o de eu sei o lugar de bandida é na cadeia.
PILAR — (séria) Chega Verônica. Eu não quero ouvir mais nenhuma palavra de preconceito em minha casa.
VERÔNICA — (gritando) Eu não posso acreditar que você esteja do lado dessa negrinha Pilar. Essa mulher é uma desqualificada. Ela não pode ficar no mesmo que pessoas como nós.
HELOÍSA — (nervosa) Você armou para mim Verônica. Tudo isso para que eu ficasse presa e você pudesse ter o Miguel.
PILAR — (firme) Escuta bem o que eu vou te dizer Verônica. O meu advogado já entrou com os papéis do divórcio. E daqui alguns dias dias você e o Miguel vão ter que assinar.
VERÔNICA — (nervosa) Pode esquecer Pilar, pois isso nunca vai acontecer. Eu jamais vou entregar o meu marido de mão beijada para essa negrinha maldita.
MIGUEL — (sério) Acabou Verônica. O nosso casamento sempre foi uma farsa. É melhor cada um seguir o seu caminho.
VERÔNICA — (gritando) Nunca. Eu nunca vou desistir de você Miguel. Se eu não posso ter você ninguém mais pode.
VERÔNICA COMEÇA A FICAR FORA DE SI. ELA PARTE PARA CIMA DE HELOÍSA E AS DUAS MULHERES COMEÇAM UNA BRIGA MUITA INTENSA. MIGUEL CONSEGUE SEPARAR ELAS, E VERÔNICA OLHA PARA ELE COM MUITO ÓDIO.
A INAGEM CONGELA NO ROSTO DE ÓDIO DE VERÔNICA, E AOS POUCOS A IMAGEM VAI SE TRANSFORMANDO EM UM RETRATO.
Obrigado pelo seu comentário!