FALANDO DE AMOR ♥️- PENÚLTIMO CAPÍTULO
Escrita por: Luan Maciel
Supervisão: Lukas Lima
FIQUE AGORA COM O PENÚLTIMO CAPÍTULO ♥️
CENA 1. (HELIPONTO/ EXT. DIA)
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DO CAPÍTULO ANTERIOR. MARCOS VAI LEVANDO HELOÍSA ATÉ O HELICÓPTERO. A CÂMERA MOSTRA QUE A NOSSA PROTAGONISTA ESTÁ COM AS SUAS MÃOS AMARRADAS. MARCOS USA DE VIOLÊNCIA PARA FAZER COM QUE HELOÍSA ENTRA RAPIDAMENTE NO HELICÓPTERO.
MARCOS — (furioso) Entre logo nesse helicóptero. Nós não podemos perder tempo. Nós temos que sai daqui antes que a polícia chegue. (P) A partir de agora você é minha Heloísa. Só minha.
HELOÍSA — (assustada) Você está louco Marcos. Você precisa me soltar. Não tem como você continuar com essa loucura. Você vai ser preso.
MARCOS — (gritando) Cale a boca. (P) Eu não vou ser preso. Eu não permitir que aquele desgraçado do Miguel tire você de mim de novo. Você vai ser minha custe o que custar Heloísa.
MARCOS TENTA COLOCAR HELOÍSA DEBTRO DO HELICÓPTERO, MAS HELOÍSA COMEÇA A LUTAR COM ELE PARA TENTAR FUGIR. NESSE MOMENTO UM CARRO VAI SE APROXIMANDO FO HELIPONTO. LOGO EM SEGUIDA VERÔNICA DESCE DO CARRO E ELA VAI APONTANDO A ARMA PARA VERÔNICA. MARCOS FICA FORA DE SI E APONTA ARMA PARA A VILÃ TAMBÉM.
MARCOS — (nervoso) O que você está pensando em fazer Verônica? Está pensando em me matar? (P) Você não tem coragem. Você não passa de uma mulher patética.
SEM PENSAR DUAS VEZES VERÔNICA DÁ UM TIRO CERTEIRO NA PERNA DE MARCOS QUE CAI NO CHÃO COM MUITA DOR. A VILÃ SE APROXIMA DE MARCOS E OLHA PARA ELE COM MUITO DESPREZO.
VERÔNICA — (sorrindo maliciosamente) Você é um fraco Marcos. Você nao6 está disposto a fazer o que é necessário. Agora você vai descobrir o que eu sou capaz de fazer.
VERÔNICA COLOCA A ARMA NA CABEÇA DE MARCOS E ELA NÃO ATIRA SEM NENHUMA PENA. LOGO EM SEGUIDA VERÔNICA APONTA A ARMA PARA HELOÍSA. A NOSSA PROTAGONISTA VENDO DO QUE A VILÃ É CAKAZ DE FAZER RESOLVE SUBIR NO HELICÓPTERO. LOGO DEPOIS VERÔNICA SOBE NO HELICÓPTERO. XEPOIA DE ALGUNS INSTANTES O HELICÓPTERO VAI LEVANTANDO VÔO.
//
CENA 2. (MANSÃO DOS GOMES LEITÃO/ SALA DE ESTAR/ INT. DIA)
A CÂMERA FOCALIZA EM MIGUEL QUE ESTÁ ANDANDO DE UM LADO PARA O OUTRO. ELE ESTÁ MUITO NERVOSO E TOFOS6 QUE ESTÃO ALI PERCEBEM ISSO. PILAR SE APROXIMA DE MIGUEL E ELA TOCA EM SEU OMBRO. MIGUEL SE VIRA E OLHA COM UM OLHAR DE TRISTEZA.
PILAR — Eu posso imaginar o que você está passando meu filho. Mas você não pode fazer nada agora. Aquele homem está louco. Ele não vai descansar enquanto não tiver tudo o que sempre quis.
MIGUEL — (nervoso) Eu não vou deixar a Heloísa nas mãos daquele sádico. Eu vou fazer o que for preciso para salvar a Heloísa. Ela não merece passar por tudo isso.
GERMANO — (sério) Calma Miguel. Você precisa se acalmar. Não vai adiantar nada ficar de cabeça quente agora. Tudo vai se resolver.
MIGUEL — (aflito) Eu não consigo. Eu só vou ficar tranquilo qua do a Heloísa estiver bem aqui ao meu lado.
NESSE MOMENTO A CAMPAINHA DA MANSÃO TOCA. UMA DAS EMPRRGADAS VAI ATENDER A PORTA. LOGO EM SEGUIDA A POLÍCIA VAI ENTRANDO NA MANSÃO E INDO EM DIREÇÃO ATÉ ONDE MIGUEL ESTÁ.
DELEGADO — (sério) Desculpem atrapalhar, mas eu tenho uma péssima notícia para vocês. A Verônica fugiu do presídio feminino. Nós temos certeza que ela está indo atrás da Heloísa.
MIGUEL — (gritando) Como vocês puderam deixar aquela desequilibrada fugir? Se algo acontecer com a Heloísa a culpa será de vocês.
PILAR — Você não pode ficar assim Miguel. Eu tenho certeza que a polícia vai conseguir salvar a Heloísa. Não podemos entrar em desespero.
MIGUEL — (nervoso) Eu não posso continuar aqui sem ficar sem fazer nada. Eu vou atrás da Verônica. Eu não vou deixar ela nem o Marcos fazerem nenhum mal a Heloísa.
MIGUEL VAI SAINDO DA MANSÃO COM MUITA PRESSA. UM DOS POLÍCIAS VAI SEGUINDO MIGUEL. PILAR FICA MUIRO AFLITA COM TUDO QUE VEM ACONTECENDO. GERMANO ABRAÇA ELA.
//
CENA 3. (HOSPITAL/ QUARTO/ INT. DIA)
MARIANA ESTÁ BDEITADA NA CAMA E FELIPE ESTÁ PARADO AO SEU LADO. LOGO EM SEGUIDA UMA ENFERMEIRA ENTRA NO QUARTO COM UMA LINDA BEBÊ NOS BRAÇOS. ELA ENTREGA A BEBÊ NOS BRAÇOS DE MARIANA QUE FICA COMPLETAMENTE EMOCIONADA. FELIPE DÁ UM BEIJO NA TESTA DELA
MARIANA — (chorando) Eu estou feliz. Nunca que eu imaginei que poderia segurar a minha filha em meus braços. (P) Obrigada por você estar ao meu lado Felipe. Eu nem sei como te agradecer.
FELIPE — (sorrindo) Não preçisa agradecer Mariana. Eu que tenho que te por você existir em minha vida. Eu vou fazer de tudo para sempre merecer o seu amor.
FELIPE E MARIANA SE BEIJAM COM MUITO AMOR. NESSE MOMENTO IDALINA VAI ENTRANDO NO QUARTO E ELA VAI INDO EM DIREÇÃO DE ONDE FELIPE E.MARIANA ESTÃO. FELIPE OLHA COM UM OLHAR DE RSIVA PARA IDALINA, MAS MARIANA SEGURA A SUA MÃO.
FELIPE — (sério) O que você está fazendo aqui mãe? Eu acho que eu já disse tudo que tinha para ser falado. Eu não quero mais discutir com você. Por favor não insiste.
MARIANA — Calma Felipe. Deixa a sua mãe falar. Eu sinto que ela está querendo fazer as pazes com você. Não jogue essa chance fora.
FELIPE — (respirando fundo) Tudo bem. Pode.falar. Mas eu já vou avisando que eu não vou aceitar que você maltrate a Mariana. Eu vou me casar com ela e nada do que você fale vai fazer eu mudar de idéia.
IDALINA — (séria) Eu cometi muitos erros meu filho. Mas sem dúvida o meu maior erro foi não ter te apoiado quando você mais precisou. Eu quero te pedir que você e a Mariana me perdoem. Eu quero apenas a sua felicidade meu filho.
MARIANA — (sorrindo) É claro que eu te perdoo Idalina. Você me ajudou quando eu mais precisei. Todos nós erramos, mas merecemos uma segunda chance.
FELIPE — A Mariana tem toda razão. Não vamos mais ficar pensando no passado. O que importa agora é que pensar no futuro. Eu te perdoo mãe.
FELIPE DÁ UM FORTE ABRAÇO EM IDALINA. LOGO EM SEGUIDA MARIANA ENTREGA A SUA FILHA RECÉM NASCIDA NOS BRAÇOS DE IDALINA QUE FICA TOTALMENTE EMOCIONADA.
//
CENA 4. (PRESÍDIO/ SALA DE VISTAS/ INT. DIA)
LÍGIA E ISABELA ESTÃO NA SALA DE ESPERA DO PRESÍDIO. O CLIMA QUE ESTÁ NO AR NÃO É NADA BOM. LOGO EM SEGUIDA UM DOS GUARDAS DO PRESÍDIO VEN TRAZENDO RÉGIS QUE ESTÁ COMPLETAMENTE ALGEMADO. AO VER LÍGIA E ISABELA ESTÃO ALI EM SUA FRENTE RÉGIS DÁ UM SORRISO LARGO. O GAURDA DO PRESÍDIO DEIXA RÉGIS BEM NA FRENTE DE LÍGIA E ISABELA. ELES SE OLHAM POR ALGUM INSTANTE.
ISABELA — (impactada) Pai…. Você está bem? Eu estou tão preocupada com o senhor aqui. Eu não queria que isso estive acontecendo.
RÉGIS — (sorrindo) Está tudo bem minha filha. Quando menos você esperar eu vou estar ao seu lado. Não precisa se preocupar comigo.
RÉGIS MESMO COM A MÃO ALGEMADA VAI SE APROXIMANDO DE LÍGIA, MAS ELA NÃO DEMONSTRA TER MEDO. ELES SE OLHAM POR ALGUM INSTANTE.
RÉGIS — Que bom Lígia. Você está tão linda. Eu me arrependo tanto de não ter te dado o valor quando você merecia. Eu queria poder voltar no tempo e fazer o nosso casamento dar certo. Eu ainda te amo Lígia.
LÍGIA — (séria) Eu sinto muito Régis, mas eu não quero mais nada com você. Eu trouxe os papéis do divórcio. Eu quero poder seguir a minha vida em paz. Por favor não me negue isso.
RÉGIS — (furioso) Como é que é? Você está pensando em me deixar? (P) O que mais eu poderia esperar de uma mulher fútil e i útil como você Lígia. Eu nunca vou aceitar essa separação. É melhor você sumir da minha frente antes que eu acabe com esse seu rostinho bonito.
ISABELA — (em choque) Pai…. Porque você está falando isso? A minha mãe tem todo o direito de ser feliz depois de tudo o que passou nas suas mãos.
LÍGIA — Está tudo bem minha filha. Vamos embora daqui. Eu já consegui fazer com que o seu pai deixasse a máscara cair. Eu nunca acreditei nesse arrependimento dele. É um mentiroso e hipócrita.
LÍGIA PEGA ISABELA PELA MÃO E ELAS VÃO INDO EMBORA DO PRESÍDIO. O GUARDA VOLTA E VAI LEVANDO RÉGIS DE VOLTA PARA A CELA. A CÂMERA MOSTRA QUE RÉGIS ESTÁ FORA DE SI.
//
CENA 5. (CRISTO REDENTOR/ EXT. DIA)
PLANO GERAL DA CENA. A CÂMERA MOSTRA DE FORMA BEM AMPLA O ALFO.DO CRISTO REDENTOR. MUITOS TURISTAS ESTÃO ALI TIRANDO VÁRIAS FOTOS. NESSE MOMENTO VERÔNICA CHEGA ATÉ O ALTO CRISTO REDENTOR COM A ARMA APONTADA PARA HELOÍSA QUE ESTÁ MUITO ASSUSTADA. AS PESSOAS FICAM ATERRORIZADAS E COMEÇAM A FUGIR DALI. VERÔNICA FAZ HELOÍSA FICAR PERTO DA BEIRA DA CEISTO REDENTOR. O ÓDIO PODE SER VISTO EM SEU OLHAR.
HELOÍSA — (com medo) Porque você tem que fazer Verônica? Não vale a pena. Você vai conseguir conviver com mais assassinato nas suas costas?
VERÔNICA — (debochando) Um assassinato a mais ou a menos não vai fazer a menor diferença. Eu vou te matar por você ter atrapalhado a vida por muito tempo. Depois que você sumir o Miguel vai perceber que eu sou a única mulher que ele pode amar.
VERÔNICA APONTA A ARMA PARA HELOÍSA. NESSE MOMENTO MIGUEL VAI CHEGANFO ATÉ O ALTO DO CRISTO REDENTOR E ELE ESTÁ ACOMPANHADO POR MUITOS POLICIAIS. AO VER QUE VERÔNICA ESTÁ APONTANDO A ARMA PARA HELOÍSA, MIGUEL NÃO PENSA DUAS VEZES E ELE CORRE EM DIREÇÃO DE ONDE ELAS ESTÃO.
MIGUEL — (gritando) Verônica…. Acabou. Você não vai conseguir o que você quer. A polícia já está aqui. É melhor você se entregar. E onde está o Marcos?
VERÔNICA — (com ódio) Eu matei aquele desgraçado. Eu não iria deixar aquele maldito impedir o meu plano de vingança. Eu vou acabar com todos vocês.
A POLÍCIA VAI SE APROXIMANDO DE VERÔNICA E ELA VAI FICANDO CADA VEZ MAIA DESEQUILIBRADA. MIGUEL TENTA TIRAR A ARMA DE VERÔNICA, MAS A VILÃ A ACABA EMPURRANDO MIGUEL QUE FICA LADO A LADO COM HELOÍSA.
VERÔNICA — (nervosa) Eu posso até morrer, mas eu vou levar vocês comigo. Eu odeio todos vocês. Você deveria ser meu Miguel. Mas essa negrinha maldita entrou em meu caminho.
VERÔNICA APONTA A ARMA PARA HELOÍSA E MIGUEL E ELA ATIRA. A CÂMERA FAZ UN EFEITO DE LENTIDÃO E VAI MOSTRANDO O TIRO INDO MUITO DEVAGAR EM DIREÇÃO A HELOÍSA E MIGUEL.
A INAGEM CONGELA NO ROSTO DE DESESPERO DE HELOÍSA E MIGUEL, E AOS POUCOS A IMAGEM VAI SE TRANSFORMANDO EM UM RETRATO.
Obrigado pelo seu comentário!