NOVELA
DE MÁRIO TEIXEIRA.
ADAPTADA
POR MATEUS HENRIQUE.
NÚMERO
DE CAPÍTULOS:15
-CAPÍTULO 01-
CENA
1/LETREIRO.
“Liberdade,
ainda que tardia”.
(Virgílio,
70 a.C).
CENA
2/MINAS GERAIS/PORTO/MANHÃ.
A
CAM mostra um lindo rio com 3 barcos. A CAM vai dando um giro e mostra o
Alféris (Tiradentes), olhando para o mar. O Alféris se vira e segue por entre o
povo. Ele passa por escravos sendo acorrentados e empurrados por feitores.
Tiradentes observa toda aquela cena horrorizado. Até que ele passa por várias
pessoas, dentro de uma taverna, e abraça um amigo seu. Seu amigo lhe entrega o
livro da “liberdade”.
Tiradentes-
Esse é o famoso livro da declaração da independência de nossa tão adorável
América.
Marian-
É, mas fale baixo! Se não alguém pode ouvir! E você sabe, podemos ser acusados
de traição!
Tiradentes-
Eu sei dessa palavra Marian.
Marian-
Não fale esse nome, por favor. Me chame de Wendeck! Você sabe muito bem que
esse livro é tudo para a nossa revolução!
Tiradentes-
Eu sei! Até logo.
Marian-
Até.
CORTA:
CENA
2/TAVERNA/INT./MANHÃ.
Tiradentes
passa pelo meio dos escravos. Ele conversa com um de seus amigos.
Amigo-
Pra onde esse livro vai?
Tiradentes-
Para o sertão de Minas! Lá pelo menos ninguém vai procurar esse livro!
CLOSE
NO ROSTO DE TIRADENTES.
CORTA:
CENA
3/HORIZONTE/FIM DE TARDE/EXT.
A
CAM mostra imagens do horizonte. A mata é vista. As rochas também são vistas.
CORTA:
CENA
4/MATA/EXT./FIM DE TARDE.
Tiradentes
está ao redor de uma fogueira. Suas coisas estão jogadas de lado. Ele pega o
famoso livro da “INDEPENDÊNCIA” e escreve no livro, uma dedicatória a Joaquina.
Tiradentes-
“Para minha amada filha, Joaquina”!
CORTA:
CENA
5/CASA DE JOAQUINA/MANHÃ/EXT./QUINTAL.
Joaquina
corre atrás de galinhas. Rubião vem remexendo uma moeda sobre os dedos. Ele
pega a galinha pelo pescoço.
Rubião-
Pegar uma galinha é difícil, menina!
Joaquina (furiosa)- Eu não posso conversar
com estranhos!
Rubião-
Onde tá o teu pai, linguaruda?
Joaquina-
Não tenho pai!
Antônia
(chega nesse momento a porta, os interrompendo)- Posso ajudar?
Joaquina-
O homem veio saber do meu pai!
Antônia-
Passe pra dentro, Joaquina!
Joaquina
que está com a galinha na mão, obedece a mãe e entra.
Rubião-
Vim aqui rancar um dente!
CORTA:
CENA
6/CASA DE JOAQUINA/INT./COZINHA.
Rubião
se contorce, quando Antônia arranca seu dente. Joaquina observa tudo. Antônia
arranca o dente.
Rubião-
Que mão pesada!
Antônia-
Cala a boca e me dá o pagamento.
Rubião
joga uma moeda. Ela a morde e a guarda dentro da roupa.
Antônia-
Agora, caí fora daqui!
Rubião-
Calma. Eu já vou! Mas, antes entregue isso aqui ao Alféris!
Ele
lhe entrega um saco com moedas.
Antônia-
O que é isso? Dinheiro?
Rubião-
Isso aqui é pra se prevenir que algo aconteça com o Alféris!
Antônia
(furiosa)- Passa daqui.
Rubião
vai embora.
CORTA:
CENA
7/CASA DE JOAQUINA/QUARTO/INT.
Antônia
abre um alçapão e guarda as moedas que recebeu. Joaquina observa tudo.
CLOSE
NO ROSTO DE JOAQUINA.
CORTA:
CENA
8/SERTÃO DE MINAS GERAIS/MATA/MANHÃ.
Vista
do alto do sertão. Está árido. A CAM vai descendo até que mostra o Alféris
tentando controlar seu cavalo, que está arredio. Mão de Luva aparece nesse
momento com seu bando.
Mão
de Luva- Essa mula não tá ferrada.
Tiradentes
se vira assustado.
Tiradentes-
E como o senhor sabe? Por acaso é ferreiro?
Mão
de Luva- Tá faltando ferradura aí.
Tiradentes-
E eu perguntei alguma coisa?
Mão
de Luva- O senhor está indo pra Vila Rica?
Tiradentes
então, percebe que Mão de Luva é um saltiador.
Tiradentes-
O senhor é um saltiador? (ele impunha sua espada).
O
bando de Mão de Luva chega nesse momento. Um de cada lado. Tiradentes se
assusta e impunha sua arma. Ele ameaça a atirar.
Mão
de Luva- Então, se você me der o seu ouro eu deixo ocê ir!
Tiradentes-
Eu não vou te dar nada!
Mão
de Luva- Então se prepare para o pior.
Começa
uma luta, os homens de Mão de Luva, partem pra cima de Tiradentes. Ele troca
socos, chutes com os homens de Mão de Luva, mas de nada adianta. Os homens
conseguem neutralizar Tiradentes e o segura pelo braço.
Tiradentes
(gritando)- Me solte!
Mão
de Luva- Me dê o seu ouro, que eu deixo o senhor ir.
CLOSE
EM TIRADENTES.
Tiradentes-
Vai ter que me matar, primeiro.
Simão
bate com a arma na cabeça de Tiradentes que caí no chão. Simão remexe as coisas
de Tiradentes e encontra o livro da “INDEPENDÊNCIA”. Ele entrega o livro ao Mão
de Luva.
Mão
de Luva- O que será que tem de tão importante nesse livro?
CLOSE
NO ROSTO DE MÃO DE LUVA.
CORTA:
CENA
9/CASA DE JOAQUINA/EXT./TARDE/QUINTAL.
Joaquina
remexe em algumas plantas no quintal. Tiradentes chega fardado, e a pega no
colo:
Tiradentes-
Minha rainha.
Joaquina-
Não foi o senhor que disse que nesse mundo não existe rainha!
Tiradentes-
E não existe mesmo! Mas, você é minha princesa, minha luz, meu sol!
Joaquina-
Minha mãe disse que você roubou a santinha?!
Tiradentes
(rindo)- Só peguei emprestado.
Ele
a coloca no chão.
Tiradentes-
Você precisa aprender uma coisa, minha filha: “NINGUÉM É DONO DE NINGUÉM, NÓS
SOMOS TODOS LIVRES”. Entendeu?
Tiradentes
sorri e abraça Joaquina. Do lado de dentro da casa, Antônia escuta a conversa.
CLOSE
NO ROSTO DE ANTÔNIA.
CENA
10/PORTUGAL/PALÁCIO DA RAINHA/SALA DO TRONO/MANHÃ/INT.
A
rainha está sentada no trono. 2 de seus fiéis escudeiros vem até ela para lhe
falar algo. Ela pergunta:
Maria
I (rainha)- São quantos os conspiradores?
Escudeiro-
Não se sabe majestade. Estão por toda parte, todo canto.
Maria
I (rainha)- Malditos! Que o diabo os carregue para o fogo do inferno!
Escudeiro
(2)- E o que eu faço com eles, minha rainha?
Maria
I (rainha)- E ainda me perguntas? Mande matar a todos! E os descendentes
também. Não quero nenhum pra contar história.
CLOSE
NO ROSTO DA RAINHA MARIA I.
CENA
11/BORDEL DE VIRGÍNIA/INT./PASSAGEM DE TEMPO: DIA/NOITE.
Rubião
e Tiradentes conversam. O bordel está cheio. As meninas chegam até eles.
Menina
1- Senhor Alféris!
Tiradentes
(sorrindo)- Minhas meninas! Que bom ver vocês!
EM
OUTRA PARTE.
Virgínia
conversa com um dos convidados, até que Coronel Tolentino entra nesse momento
com a guarda e derruba algumas mesas. Virgínia se vira para eles.
Virgínia-
Mas, o que é isso? Eu pago todas as taxas!
Tolentino
dá um tapa em Virgínia que caí no chão. Ele continua adentrando no recinto.
CENA
12/BORDEL DE VIRGÍNIA/QUARTO/INT./NOITE.
Uma
das meninas está em cima de Rubião. Ela geme e cavalga sobre seu órgão genital.
Ele também geme. Coronel Tolentino e sua guarda entram nesse momento os
assustando.
Tolentino
(tom português)- Estou aqui, como um pedido da rainha para matar todos os
conspiradores da coroa. Vocês estão presos por conspiração!
CLOSE
EM RUBIÃO, SE COBRINDO E NA MENINA QUE ESTÁ ATRÁS DELE.
CLOSE
EM TIRADENTES, ASSUSTADO.
CORTA:
CENA
13/ESTRADA/MANHÃ/EXT.
Joaquina
e Antônia andam apressadas pela estrada, até que avistam algumas carruagens.
Antônia
(assustada)- Filha, vem, vem!
Joaquina-
Aonde estamos indo, mãe?
Antônia
(assustada, correndo)- Cala a boca e me segue.
As
carruagens continuam avançando. Joaquina e Antônia escondem atrás de uma
árvore.
Joaquina-
O que foi, minha...
Antônia
coloca a mão em sua boca. Joaquina olha pra trás e vê o pai amarrado e preso em
uma das carruagens, ao lado de Rubião e dos guardas.
Joaquina
(desesperada)- Meu pai? Meu pai!
Antônia
tampa a boca da filha.
Antônia
(nervosa)- Cale a boca, Joaquina! Quer ser presa também.
CLOSE
NO ROSTO DE JOAQUINA.
CORTA:
CENA
14/VILLA RICA/CASA DE BRANCA FARTO/INT./MANHÃ/CORREDOR.
Joaquina
e Antônia entram pelo corredor da casa. Joaquina pergunta a mãe:
Joaquina-
Pra onde levaram o pai, mãe?
Antônia-
Não sei minha filha! Não sei!
CORTA:
CENA
15/CASA DE BRANCO FARTO/QUARTO/INT./MANHÃ.
Joaquina
brinca com alguns brinquedos de madeira, até que Branca entra nesse momento e
bem devagar se aproxima de Joaquina. Ela pega e joga seus brinquedos no chão.
Joaquina se levanta e elas começam a se agarrar, e Joaquina puxa o cabelo de
Branca. Luzia Farto entra nesse momento.
Luzia
(separando-as)- Mas, meninas! Parem com isso.
Branca-
Ela que começou, mãe!
Joaquina-
Mentira. Ela que veio aqui e que pegou as minhas coisas.
Luzia-
Silêncio! Fiquem quietas. Saia daqui, Branca!
Branca
saí dali, mostrando a língua a Joaquina que mostra também a ela.
CORTA:
CENA
16/VILLA RICA/PRISÃO/INT./MANHÃ.
Tolentino
está agredindo Rubião. Ele está nu, amarrado a algumas correntes.
Tolentino-
Diga, desgraçado! Quem é o líder de vocês?
Rubião
não diz nada. Tolentino lhe dá outra bofetada.
Tolentino-
Vamos, diga!
Rubião
(machucado)- O Alféris: “Tiradentes”.
CENA
17/FRENTE DA CASA/INT./MANHÃ.
Joaquina
está escondida no fundo de uma casa. Ela que acabou de pegar todo o ouro da
mãe, está preparada para ir até onde o pai está.
CORTA:
CENA
18/CARROÇA/INT./MANHÃ.
Joaquina
entra dentro da carroça e se cobre com um pano e esconde seu ouro.
CLOSE
NO ROSTO DE JOAQUINA.
CENA
19/RUAS DE VILLA RICA/INT./PASSAGEM DE TEMPO: DIA/NOITE.
Depois
de chegar a cidade, Joaquina anda pelas ruas, perguntando onde é a prisão da
cidade. As pessoas a olham.
CLOSE
NO ROSTO DE JOAQUINA. (NENHUMA VOZ É ESCUTADA).
CORTA:
CENA
20/PRISÃO/INT./NOITE.
Pelo
buraco da prisão, Joaquina chama pelo pai que fica emocionado ao vê-la.
Joaquina-
Pai?
Tiradentes
(emocionado)- Filha? O que você está fazendo aqui? Aqui é perigoso!
Joaquina-
Eu não me importo com o perigo, meu pai!
Tiradentes-
Você tem que ir embora, minha filha! Tem que ir embora.
Joaquina-
O que vai acontecer com o senhor?
Tiradentes-
Eu não sei. Mas, seja o que tiver que ser. Mas, nunca se esqueça minha filha:
“Eu te amo mais que tudo”. E acredite: “Nunca deixe que ninguém compre sua
liberdade”!
Joaquina
chora.
CLOSE
NO ROSTO DE TIRADENTES, EMOCIONADO.
CLOSE
NO ROSTO DE JOAQUINA, EMOCIONADA.
CENA
21/PRAÇA PÚBLICA/MANHÃ/EXT.
O
julgamento de Tiradentes começa. Toda a população está ali.
Juiz
(p/Tiradentes)- Qual suas últimas palavras?
Joaquina
observa tudo de longe.
Tiradentes-
"Se dez vidas eu tivesse, dez
vidas eu daria ao Brasil. Cumpri
minha palavra! Morro pela
liberdade!"
Tiradentes se prepara para ser enforcado.
Joaquina observa tudo de longe sem expressão em seu rosto. Assim, começa! É
colocada uma corda no pescoço de Tiradentes e o juiz declara:
Juiz- Eu o condeno a forca!
A população observa horrorizada. O alçapão caí
e Tiradentes se debate com a corda no pescoço. Joaquina observa de longe.
Raposo olha a cena e em seguida olha para Joaquina. Ele passa pela multidão, em
seguida abraça Joaquina, encostado sua cabeça em seu ombro. A CAM dá um close
no rosto de Joaquina.
Congela com uma tinta vermelha que passa na
tela e pinta o rosto de Joaquina.
CORTA:
FIM DO PRIMEIRO CAPÍTULO...
Obrigado pelo seu comentário!