Type Here to Get Search Results !

Julia (Capitulo 04)

Júlia
Capítulo 04
Novela criada e escrita por Ramon Fernandes





















CENA 01. MANSÃO ASSUNÇÃO. ÁREA DE EMPREGADOS. QUARTO DE JÚLIA. INTERIOR. DIA
Continuação imediata do capítulo anterior.
JÚLIA BALANÇA A CABEÇA NEGATIVAMENTE.
JÚLIA    — Nunca! Eu nunca me venderia ou trocaria o que eu sinto por uma passagem, por curso dos sonhos ou por qualquer quantia, doutor Roberto.
ROBERTO    — Que bobagem, garota!
JÚLIA    — (Por cima) Bobagem ou não, é o que eu carrego aqui dentro e isso se chama dignidade! Eu nunca me venderia, porque o que eu sinto não tem preço!
ROBERTO    — E se eu disser que isso não é só uma simples oportunidade para você mudar de vida, e sim a oportunidade para você não ter que parar no olho da rua com o seu pai?
ELA OLHA CHOCADA PARA ROBERTO.
JÚLIA    — O meu pai não tem nada a ver com essa história!
ROBERTO    — Eu concordo! Mas ele é quem será o maior prejudicado nessa sua historinha de manter dignidade. Ou você pega essa passagem e se manda daqui, ou eu vou ter que tomar medidas que eu não gostaria contra o Felipe, que é um homem tão bom. Um homem que tem servido a minha família por tantos anos...
JÚLIA COMEÇA A FICAR TONTA, COLOCA A MÃO NA CABEÇA E PARA NÃO CAIR, ACABA SE SEGURANDO EM UM MÓVEL. ROBERTO PERCEBE, MAS SE MANTÉM FRIO.
ROBERTO    — Eu não tenho a noite inteira pra showzinho, garota!
JÚLIA    — Eu tô passando mal, será que o senhor não está vendo?
ROBERTO    — Bom, eu vou deixar a passagem aqui em cima. Para saber sobre o curso e sobre hospedagem, enfim, esses detalhes todos, você me procure amanhã.
JÚLIA    — Eu não/
ROBERTO    — (Por cima) Pensa no seu pai! Ele vai ser a maior vítima dessa história toda!
ROBERTO SAI, BATENDO A PORTA. JÚLIA CORRE PARA O BANHEIRO, FECHA A PORTA.
CORTA PARA

CENA 02. RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. DIA/ NOITE
TAKES DA CIDADE ANOITECENDO. PESSOAS VÃO DEIXANDO A PRAIA, OS BANHISTAS E SURFISTAS CURTINDO O FINAL DO DIA. BARZINHOS COMEÇANDO A LOTAR.
CORTA PARA

CENA 03. MANSÃO BACELAR. ESCRITÓRIO. INTERIOR. NOITE
ARTHUR SENTADO ATRÁS DE SUA MESA. OLHA ALGUNS PAPÉIS. DESTACAR ALGUMAS FOTOS DE ROBERTO EM ALGUMAS SITUAÇÕES REFERENTES A CONSTRUTORA. ELE LÊ COM CUIDADO ALGUNS DOCUMENTOS.
A PORTA SE ABRE E INGRID ENTRA. ARTHUR SE ASSUSTA E COBRE O DOSSIÊ COM OUTROS DOCUMENTOS.
INGRID    — Arthur, o jantar já vai ser servido.
ARTHUR A ENCARA. ELA OLHA PARA OS DOCUMENTOS SOBRE A MESA.
INGRID    — Você tá escondendo alguma coisa?
ARTHUR    — Não tô escondendo nada, que ideia! Só estou trabalhando. Eu já vou!
INGRID    — Tá...
INGRID AINDA OLHA PARA OS DOCUMENTOS SOBRE A MESA, MUITO DESCONFIADA. SAI. ARTHUR PEGA O DOSSIÊ CONTRA ROBERTO E O GUARDA NO COFRE. NELE.
CORTA PARA

CENA 04. MANSÃO ASSUNÇÃO. SUÍTE DE DAVI. INTERIOR. NOITE
DAVI DEITADO NA CAMA, COM OS OLHOS PREGADOS NO TETO. PENSATIVO. A PORTA SE ABRE E ROBERTO ENTRA. EXPRESSÃO FECHADA.
DAVI    — Pai, eu não quero falar com o senhor hoje!
ROBERTO    — Fica tranquilo, eu não tenho muito tempo pra você também, Davi! Eu já cansei de ter que falar contigo sobre obviedades. Só vim comunicar que a filha do motorista vai embora dessa casa.
DAVI PULA DA CAMA.
DAVI    — Como é? O que o senhor fez com a Júlia?
ROBERTO    — Por enquanto nada. Quer dizer, nada ruim. Ela não pode mais ficar nessa casa depois de ter mordido a mão de quem sempre a alimentou, como um cão.
DAVI    — Eu não acredito. O senhor tá se ouvindo? Nem eu acredito que o senhor acredita mesmo nessas bobagens que o senhor diz.
ROBERTO    — Eu faço de tudo para manter a minha família em paz!
DAVI    — Você faz tudo para manter o seu dinheiro em paz! Pro senhor, é só isso que importa.
ROBERTO    — Que seja. Eu não discordo. Só vim comunicar que amanhã vai ser oferecido um almoço para o Arthur e a família. Um almoço de noivado. Seu e de Vitória.
DAVI    — Não! Eu não vou me casar com a Vitória!
ROBERTO    — Você vai sim! Você vai se casar com essa moça, senão eu vou acabar com a vida da filha do motorista.
DAVI    — O senhor não seria capaz.
ROBERTO    — Se eu fosse você, eu não duvidaria disso. Quer pagar pra ver?
OS DOIS SE ENCARAM. ROBERTO SAI. DAVI SOCA UM TRAVESSEIRO COM MUITA RAIVA.
DAVI    — Desgraçado! Maldito!
DAVI SE JOGA NA CAMA, FURIOSO.
CORTA PARA

CENA 05. RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. DIA
MÚSICA: “Rocket Man” - John Kip
TAKES DO RIO AMANHECENDO. MOVIMENTO CARACTERÍSTICO DO TRÂNSITO E DAS PESSOAS CIRCULANDO PELOS PRINCIPAIS PONTOS. ÚLTIMO TAKE NA FACHADA DA MANSÃO ASSUNÇÃO.
CORTA PARA

CENA 06. MANSÃO ASSUNÇÃO. SALA DE REFEIÇÕES. INTERIOR. DIA
MÚSICA OFF. EM TORNO DA MESA DE JANTAR ESTÃO A FAMÍLIA ASSUNÇÃO E A FAMÍLIA BACELAR. NA CABECEIRA DA MESA ESTÁ ROBERTO. AO LADO, MARIA EDUARDA, LEANDRO E DAVI, COM CARA DE POUCOS AMIGOS. DO OUTRO, ESTÃO ARTHUR, INGRID E VITÓRIA, SORRIDENTE. MESA POSTA, ALMOÇO SERVIDO.
ARTHUR    — O almoço está muito bom, Roberto. Mas nós queremos saber o motivo dele. 
ROBERTO SE ENTREOLHA COM MARIA EDUARDA E DEPOIS PARA DAVI, QUE SE RETRAI.
ROBERTO    — Bem, Roberto. Como todos nós sabemos, os nossos filhos, Davi e Vitória já namoram a algum tempo. E enfim, acho que chega uma hora na vida de um homem, que ele precisa deixar de ser um menino e virar realmente, de fato, um homem, sério, dedicado.
INGRID    — Isso quer dizer precisamente?
M. EDUARDA    — Ingrid, isso quer dizer que o Davi, melhor do que nós mesmos, tem algo a dizer. Não é mesmo, meu filho?
DAVI    — É?
LEANDRO    — Davi!
DAVI FECHA A CARA. ROBERTO LHE LANÇA UM OLHAR FUZILANDO DAVI. DAVI ENCARA ARTHUR E DEPOIS VITÓRIA, QUE SORRI PARA ELE.
VITÓRIA    — Fala, meu amor. Eu tô aqui só esperando você falar o motivo desse almoço.
DAVI VAI FALAR, MAS NESSE MOMENTO PAULINA VEM TRAZENDO DO INTERIOR DA COZINHA, JÚLIA. JÚLIA SEGURANDO UMA BANDEJA, PARA SERVIR A SOBREMESA. ROBERTO DÁ UMA OLHADA PARA A FILHA DO MOTORISTA, COM CARA DE DEBOCHE. JÚLIA COM OS OLHOS MAREJADOS OLHANDO A CENA EM SUA FRENTE.
DAVI    — Vitória, eu... Bem, eu/
ROBERTO    — Davi!
DAVI OLHA PARA JÚLIA E DEPOIS VITÓRIA. ELE TIRA DO BOLSO DA CAMISA UMA CAIXINHA. JÚLIA JÁ DEIXANDO A LÁGRIMA ESCORRER PELO ROSTO. MARIA EDUARDA NERVOSA. ROBERTO SATISFEITO.
DAVI    — Vitória, você quer casar comigo?
NESSE MOMENTO, JÚLIA DEIXA A TRAVESSA DE SOBREMESA CAIR NO CHÃO. TODOS A OLHAM. DAVI E JÚLIA TROCAM OLHARES E ELA SAI CORRENDO EM DIREÇÃO A COZINHA. PAULINA VAI ATRÁS. VITÓRIA OLHA DAVI E ESTICA A MÃO. ELE COLOCA A ALIANÇA DE COMPROMISSO NO SEU DEDO. VITÓRIA COMEMORA FELIZ. ARTHUR E INGRID SATISFEITOS, OLHAM PARA MARIA EDUARDA E ROBERTO. ROBERTO E EDUARDA SE ENTREOLHAM E TAMBÉM SORRIEM. O ÚNICO QUE NÃO ESTÁ NADA FELIZ É JUSTAMENTE DAVI.
CORTA PARA

CENA 07. MANSÃO ASSUNÇÃO. COZINHA. INTERIOR. DIA
JÚLIA CHEGA ALI CHORANDO, SE ENCOSTA NA PIA. PAULINA VEM ATRÁS DELA, SORRI CINICAMENTE.
PAULINA    — Eu te avisei, Júlia. Não foi por falta de aviso. Agora tá aí, chorando, sofrendo.
JÚLIA    — O que é que é, hein, Paulina? Você não cansa de ser cruel não? Não cansa de ser má?
PAULINA    — E você, hein, garota? Será que ainda não entendeu qual o seu lugar dentro dessa casa?
PAULINA CONTINUA SORRINDO CINICAMENTE PARA ELA. JÚLIA VAI EM DIREÇÃO AO EXTERIOR DA MANSÃO.
CORTA RAPIDAMENTE PARA

CENA 08. MANSÃO ASSUNÇÃO. ALA DE EMPREGADOS. QUARTO DE FELIPE. INTERIOR. DIA
JÚLIA SAI DO BANHEIRO, ACABA DE VOMITAR. ELA LIMPA A BOCA. SE SENTA NA CAMA, PENSATIVA. PASSA A MÃO PELA BARRIGA. FECHA NELA. 
FADE OUT/

FADE IN/
CENA 09. RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. DIA
LEGENDA: DIAS DEPOIS
TAKES DO RIO DE JANEIRO. ÚLTIMO TAKE NA MANSÃO ASSUNÇÃO.
CORTA PARA

CENA 10. MANSÃO ASSUNÇÃO. ALA DE EMPREGADOS. QUARTO DE JÚLIA. INTERIOR. DIA
JÚLIA SENTADA NA CAMA, COM O RESULTADO DO TESTE DE FARMÁCIA EM MÃOS. ELA NERVOSA. ESPERA UNS INSTANTES. A PORTA SE ABRE, JÚLIA GUARDA O TESTE RAPIDAMENTE DEBAIXO DO TRAVESSEIRO. FELIPE ENTRA.
FELIPE    — Filha, tá pronta a mala?
JÚLIA APENAS BALANÇA A CABEÇA POSITIVAMENTE. FELIPE SENTA NA CAMA.
FELIPE    — Cê sabe que não precisa ir pra esse curso na França, se você não quiser, não sabe, Júlia?
JÚLIA    — Pai... (Reticente) Vai ser melhor pra todo mundo. Pra mim, pra família Assunção... Pro senhor.
FELIPE    — Nada disso. O melhor pra mim é ter a minha filha perto. Júlia.
FELIPE PEGA NA MÃO DA FILHA. ELA CHORA.
FELIPE    — Filha, não vai.
JÚLIA FICA ALGUNS INSTANTES OLHANDO PARA A MÃO DO PAI SOBRE A SUA, MAS O ENCARA FIRME.
JÚLIA    — É o melhor a se fazer, pai. Eu vou embora pra Paris, vou aproveitar essa oportunidade que a vida tá me dando, e vou fazer um futuro diferente pra mim. Vai ser melhor mesmo.
FELIPE    — Você tem certeza disso?
JÚLIA FAZ QUE SIM COM A CABEÇA.
FELIPE    — Bom, então eu não tenho outra coisa a te desejar se não boa sorte. Eu vou estar sempre aqui. De braços abertos, esperando por você, filha. Haja o que houver, nunca, de maneira nenhuma, você exite em voltar. Tá entendendo, filha?
JÚLIA ABRAÇA FELIPE. OS DOIS CHORAM COMOVIDOS.
JÚLIA    — Eu te amo, paizinho.
FELIPE    — Eu também te amo, minha filha. Você é o pedaço mais bonito da minha vida.
JÚLIA SE AFASTA DO PAI. SORRI PARA ELE, EM MEIO AS LÁGRIMAS. FELIPE LEVANTA.
FELIPE    — Eu vou preparar o carro, e volto pra pegar as malas, tá bem?
JÚLIA CONCORDA. FELIPE SAI DO QUARTO. JÚLIA ESPERA ALGUNS INSTANTES, PENSATIVA. TIRA O TESTE DE GRAVIDEZ DEBAIXO DO TRAVESSEIRO. O TESTE APONTA O RESULTADO: POSITIVO.
JÚLIA    — (Chora) Eu/
JÚLIA PASSA A MÃO PELA BARRIGA, EXTREMAMENTE COMOVIDA COM O RESULTADO. ESTÁ GRÁVIDA.
JÚLIA    — E agora, meu Deus?!
NELA.
CORTA PARA

CENA 11. AEROPORTO. EMBARQUE. INTERIOR. DIA
MÚSICA: “Cadê o Amor?” – Paolo e Kell Smith
JÚLIA VINDO DO CHEK-IN. FELIPE ALI COM AS MALAS NO CARRINHO, A ESPERA. 
FELIPE    — Filha, seja feliz. E nunca deixe de mandar notícias. Não esquece do seu velho pai.
JÚLIA    — Eu nunca vou esquecer o senhor. (O beija no rosto) Eu te amo, pai.
FELIPE    — Também te amo, minha filha.
JÚLIA SE DESPEDE COM UM ABRAÇO LONGO E CARINHOSO DO PAI. ELE A ACOMPANHA ATÉ A SALA DE EMBARQUE. ELA ACENA PARA ELE. FELIPE COM LÁGRIMAS NOS OLHOS. FECHA EM JÚLIA, CHORANDO E SE DESPEDINDO DO PAI.
FADE OUT/

FADE IN/
CENA 12. AVIÃO. INTERIOR. DIA
Continuação da cena 02/ capítulo 01.
MÚSICA: “Here Without You” – Boyce Avenue
JÚLIA ABRE OS OLHOS E ENCARA O HORIZONTE. 
JÚLIA    — (OFF) E agora eu tô aqui em um avião, rumo ao desconhecido. A uma terra que não é a minha, a uma vida nova, uma vida que eu vou ter que construir.
JÚLIA PASSA A MÃO PELA BARRIGA. SORRI TERNA.
JÚLIA    — (OFF) E levando comigo a lembrança mais bonita de uma história de amor que eu nunca vivi. Uma história que só aconteceu dentro de mim. E que vai continuar assim. Eu juro que não vou mais chorar por amor. E eu juro que vou cuidar de você... Meu filho. Pra sempre!
JÚLIA OLHA AS NUVENS ABAIXO DELA. FECHA OS OLHOS E SORRI, CHEIA DE ESPERANÇA DE UMA VIDA NOVA.
FADE OUT/

FADE IN/
CENA 13.  CLIPE/ SEQUÊNCIA DE CENAS
SONOPLASTIA CONTINUA NA SEQUÊNCIA DE CENAS, FORMANDO UM CLIPE PARA MARCAR A PASSAGEM DE TEMPO DA TRAMA:

EM PARIS, JÚLIA COMEÇA SEU CURSO DE FOTOGRAFIA. MUITA GENTE NA TURMA. ELA TENDO AULA EM UM LABORATÓRIO, TIRA ALGUMAS FOTOS EM UM PAINEL BRANCO. JÚLIA FELIZ, ANIMADA COM AS NOVIDADES.
NO RIO DE JANEIRO, DAVI E VITÓRIA, SENTADOS NO SOFÁ DA MANSÃO ASSUNÇÃO, OLHAM UM CATÁLOGO DE JOIAS. VITÓRIA EXPERIMENTA ALIANÇAS, DAVI NÃO ESTÁ NADA ANIMADO AO SEU LADO. MARIA EDUARDA E INGRID TAMBÉM ESTÃO ALI NO LOCAL, DÃO UMA OLHADA EM CATÁLOGOS COM BUFFET E FLORES, POR EXEMPLO.
ÁS MARGENS DO RIO SENA, EM PARIS, JÚLIA PASSEIA, JÁ COM A BARRIGA CRESCIDA. ELA ALISA A MÃO EM SUA BARRIGA. PASSEIA COM ALGUMAS AMIGAS. OLHA, PENSATIVA, PARA O RIO E PARA ALGUMAS CRIANÇAS PRÓXIMAS DALI.
EM UM HOSPITAL, JÚLIA ESTÁ DANDO A LUZ AO SEU FILHO. FAZ FORÇA, TRANSPIRA MUITO. É UM PARTO DIFÍCIL. JÚLIA PENSA EM DAVI NA HORA DO PARTO. FECHA OS OLHOS. A CRIANÇA NASCE, CHORANDO, CHEIA DE VIDA. JÚLIA ABRE OS OLHOS, UMA LÁGRIMA ESCORRE PELO ROSTO, EM MEIO AO SUOR. O FILHO É COLOCADO SOBRE ELA. ELA BEIJA O MENINO, SORRI ENQUANTO VÊ O FILHO PELA PRIMEIRA VEZ. 
NO RIO DE JANEIRO, FELIPE FALANDO COM JÚLIA AO TELEFONE. ELE TOSSE, COLOCA UM PANO SOBRE A BOCA E VÊ ALGUMAS MANCHAS DE SANGUE. ELE ESCONDE O PANO DENTRO DO BOLSO, MAS ESTÁ CLARAMENTE PREOCUPADO.
EM PARIS, JÚLIA ESTÁ COORDENANDO UMA EQUIPE EM UM ENSAIO FOTOGRÁFICO EM FRENTE A CATEDRAL DE NOTRE-DAME.  UM CARRINHO DE BEBÊ ALI NO BACKSTAGE. UMA BABÁ CUIDA DO MENINO, QUE JÁ ESTÁ COM SEUS MESES DE IDADE. JÚLIA FOTOGRAFA, ANIMADA, PODEROSA. SEUS CABELOS ESTÃO TINGIDOS MAIS CLAROS, ESTÁ BEM VESTIDA. ELA POSICIONA OS MODELOS, TIRA FOTOGRAFIAS. JÚLIA OLHA ATRAVÉS DA LENTE, GOSTA DO RESULTADO. SORRI. MÚSICA OFF.

FADE OUT/

CENA 14. TELA PRETA
LEGENDA: SEIS ANOS DEPOIS
FADE IN/

CENA 15. RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. DIA
MÚSICA: “Complicado” – Vitão, Anitta
IMAGENS LINDAS DE UM RIO LUMINOSO. CHEIO DE VIDA, DE PESSOAS CIRCULANDO, JOVENS. MUITA ANIMAÇÃO. CORTA PARA PROXIMIDADES DO AEROPORTO DO GALEÃO.
CORTA PARA

CENA 16. AEROPORTO. SAGUÃO. INTERIOR. DIA
JÚLIA VEM VINDO DA ÁREA DE DESEMBARQUE. AO LADO, SEU FILHO, VINÍCIUS (5 ANOS). ELES ANIMADOS, ELE SORRINDO, ELA FELIZ, OLHANDO A TUDO COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ.
JÚLIA    — (OFF) Finalmente de volta. Seis anos longe. Seis anos esperando esse retorno. Como é bom estar de volta.
CLOSE FINAL EM JÚLIA, SORRINDO, VISLUMBRANDO OS PRÓXIMOS PASSOS DE SUA NOVA VIDA.
CORTA PARA

FIM DO CAPÍTULO 04
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.