CAPÍTULO 14
novela criada e escrita por: Lukas Lima
com a colaboração de: Vitor Jesus
e supervisão de texto de: Fernando Luís
CENA 1. 2075. CASA DE LUANDA. SALA DE ESTAR. MANAUS. BRASIL. TARDE
A câmera desce das nuvens e entra na casa de Luanda pela a janela, mostrando Gal e Michele abraçadas.
Michele (feliz): Há um ano ganhei o meu maior presente.
Gal (sorrindo): Amo tu, melhor amiga!
Luanda atrapalha as duas.
Luanda (sorrindo): E eu fiz um bolo maravilhoso, para comemorarmos um ano da Galzinha com nós.
Gal (falando baixo/feliz): Galzinha...
Carlota (feliz): Lembrando, que eu também ajudei a preparar esse bolo!
Luanda (falando baixo/sorrindo): Ah tá...
Michele (sorrindo): Então dona Luanda, mais uma vez foi a sua avó que ensinou a fazer esse bolo?
Luanda (sorrindo): Sim, mais uma vez.
Todas sorri.
Gal (feliz): Vamos parar de conversas fiadas e colocar logo esse bolo para dentro?
Carlota (sorrindo): Isso!
Luanda pega a espátula e começa a cortar o bolo.
TRILHA SONORA: PAIS E FILHOS (LEGIÃO URBANA).
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 2. 1969. BARRACA DOS JATOBÁS. FEIRA DE ALAGOINHA. BRASIL. MANHÃ
Patácio (feliz): Mas que dia mais bonito, cambada!
Maria (sorrindo): Né isso papai.
Murrice (feliz): Hoje eu tenho certeza que vamos vender muito.
Ana (feliz): Com certeza.
De longe a câmera mostra Dylan vindo em direção a loja dos Jatobás e ele demonstra está muito feliz e nervoso.
Dylan (nervoso/feliz): Consegui os ingressos!
Maria (feliz): Não acredito!
Murrice e Ana (sorrindo): Que coisa boa, Dylan.
Patácio: Apesar de passarmos esse último ano brigando e "sorrindo", eu quero que seja muito feliz.
A câmera foca nos olhares de ambos e nuvens cruzam a tela.
FLASHBACK
1 ANO ATRÁS. 1968. CASA DOS JATOBÁS. FIM DA MANHÃ
Patácio (estressado): Sim, eu vi com meus próprios olhos!
Maria (estressada): Mas pai, eu não fiz absolutamente nada com o menino. Aliás eu nem o conheço.
De repente alguém bate na porta.
Patácio: Eu abro a porta, deixem...
Patácio se aproxima da porta e a abre. A câmera vira e é mostrado o Dylan.
Patácio: O que você está fazendo aqui?! E pior, como encontrou a nossa casa?
Dylan: Primeiramente desculpa Maria, eu só não queria trazer problemas para a família.
Dylan: Sim, eu cheguei aqui através dos feirantes que disseram a casa onde vocês viviam...
Maria sorri.
Ana: Você não trouxe nenhum problema amiguinho, é só o Patácio que é um "pouco" ciumento.
Dylan (sorrindo): É, isso eu percebi.
Murrice: Entre e fique para o almoço. É pouco mas dá para você comer.
Dylan (sorrindo): Obrigado senhora.
Patácio vira o rosto e sai, ainda com raiva.
Ana: Fique tranquilo, ele vai se acostumar com você.
Dylan sorri para Maria.
FIM DO FLASHBACK.
As nuvens saem da tela.
Patácio (sorrindo): E eu estou aqui, acostumado com VOCÊ!
Maria chora de felicidade.
Dylan (sorrindo): Ou meu genro vem aqui...
Patácio (sorrindo/falando baixo): Genro?!
Patácio abraça Dylan.
Dylan: Me responde...
Patácio: Te responder o que?!
Dylan: O senhor vai deixar a Maria ir comigo até os EUA?
Ana, Murrice, Dylan e Maria ficam ansiosos para descobrir a resposta do Patácio.
Patácio (sorrindo): Sim, eu deixo a Maria ir com você para os EUA.
Todos sorri.
Dylan fala no ouvido de Maria:
Dylan (sussurrando): Vamos, você precisa conhecer um amigo meu...
Maria (sussurrando): Tá bom.
Ana (triste): Você já vai filha??
Maria (chorando): Sim mãe, lembra que eu te amo muito!
Ana (chorando): Eu também te amo, filha.
Maria: Vozinha do meu coração, até mais.
Murrice (sorrindo): Até mais minha netinha linda, meu amor!
Maria: Até mais pai.
Patácio (sorrindo): Até mais...
Patácio (sorrindo): Cuide bem da minha filhinha, ouviu Dylan!?
Dylan (sorrindo): Eu prometo.
Maria e Dylan sai em direção ao Hotel (onde o Arnold está hospedado).
MINUTOS DEPOIS
CORTA PARA:
CENA 3. 1969. HOTEL. ALAGOAS. MANHÃ
Dylan e Maria entram no quarto do hotel.
Dylan (sorrindo): Bom dia, amigo.
Arnold (sorrindo): Bom dia.
Arnold comprimenta Maria.
Arnold: Oi, como está?
Maria (sorrindo): Oi, tou bem.
Arnold (sorrindo): Dessa vez Dylan, estais preparado?
A câmera foca no rosto de Dylan e nuvens se espalham na tela.
FLASHBACK
4 MESES ATRÁS. ALAGOAS. FEVEREIRO DE 1969. TARDE
A câmera mostra Dylan no meio da rua, sentado na praça, preocupado.
Dylan (falando baixo): Ain meu Deus, quando será que o Patácio vai ficar de boas comigo?!
Dylan (falando baixo): Eu fico tão triste pela a distância minha e da Maria...
Dylan abaixa a cabeça.
De repente dois homens passam ao lado de Dylan, eles são: Arnold e um executivo figurante brasileiro.
Homem figurante: Que coisa maravilhosa, você conseguiu acabar com o plano da URSS de implantar o regime socialista no nosso Brasilzão! Parabéns para você.
Arnold (feliz): Obrigado, que coisa mais gostosa de se ouvir.
Homem Figurante: Você ficará mais alguns dias ou até meses aqui?
Arnold: Não, eu estou voltando para os EUA, porque daqui à alguns meses o meu melhor amigo vai conhecer a lua, e eu preciso está presente nesse dia tão especial para ele.
Dylan esculta.
Dylan (falando baixo/curioso): "Conhecer a lua"?
Os dois passam na frente de Dylan, logo depois, (Dylan) chama Arnold.
Dylan se aproxima de Arnold.
Dylan: Licença, eu preciso falar com você.
Arnold olha desconfiado.
MINUTOS DEPOIS
Arnold (sem entender): Então quer dizer que você tem um sonho de ver um foguete...
Dylan atrapalha.
Dylan (ansioso): Sim, eu quero muito ver um foguete e a minha chance é a missão Apollo 11. Me ajuda...
Arnold: Tá bom, eu te ajudo.
Dylan: Não olha só, eu preciso que você compre algumas coisinhas na loja Bem-Laser, lá está sorteando dois ingressos para está presente no dia da missão.
Arnold: Legal, vou dar um jeito.
Dylan abraça Arnold.
Arnold (sorrindo): Mas assim, você está mesmo preparado para está presente no dia da missão Apollo 11?
Dylan abaixa a cabeça.
Dylan (triste): Atualmente não, porque a minha vida não indo bem...
Arnold: Ah sim.
VOLTA DO FLASHBACK
As nuvens saem da tela.
Dylan (feliz): Sim Arnold, eu estou preparado.
Arnold abraça Dylan.
Arnold (feliz): Vamos amigão?
Dylan: Vamos!
Maria sorri.
Dylan pega as malas (dele e de Maria) que se encontra no Hotel e (juntamente com Maria e Arnold), vai até o aeroporto de Alagoas.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 4. 1866. FLORESTA. EUA. TARDE
Constância (triste): Um ano sem o Betão...
Martinha: Tenho saudades do tio.
Martinha abraça Constância.
Almir (triste): Não fiquem assim.
Almir abraça Martinha e Constância.
Mário: Pessoas, acabei.
Martinha: Até que fim, você vivia colocando letras nesse papel.
Mário: Eu estava escrevendo em uma folha!
Martinha: Isso.
Constância: O que você tanto fez?
Mário: Se aproximem...
Todos chegam perto do Mário.
Mário (falando baixo): Olhem só, isso aqui é um manual com todos os boletos de premiação dos próximos 15 anos.
Martinha (impressionada): Nossa, e eles estão todos certos?
Mário: Sim.
Constância pega o papel.
Constância: Como você decorou todos?
Mário (sorrindo): Eu sou filho de um historiador, então...
Todos (sem entender): Historiador?
Mário: Esquecem. Agora, eu só preciso que vocês tomem cuidado e não deixem esse papel cair nas mãos de ninguém.
Todos: Prometemos.
De repente os matos se mexem.
Almir (desconfiado): Alguém viu isso?
Constância entrega o papel para Mário e o tal guarda na calça.
Constância: Sim.
Logo depois vários guardas do Lineu aparecem e o cercam.
Martinha (com medo): Mãe, são eles...
Constância (com raiva): Sim, filha. Eu sei...
Lineu sai da mata com uma arma apontada para o Betão, que está com ele.
Constância: Betão!
Lineu (sorrindo): Meus negrinhos favoritos, eu os encontrei.
A câmera foca no rosto sinico de Lineu.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 5. 2075. CASA DE LUANDA. SALA DE ESTAR. MANAUS. BRASIL. TARDE
Gal (feliz): O bolo estava muito bom, agradeço vó Luanda.
Luanda sorri.
Carlota levanta a mão.
Gal (sorrindo): E a você também Carlota, minha segunda mãe!
Ambas sorri.
Gal: E onde está a Michele?
Luanda: No quarto.
Lá do quarto:
Michele (gritando/sem acreditar): Aaaaa!
Carlota: O que foi isso.
Gal (assustada): Veio do quarto.
Luanda (sussurrando): Michele...
Todas correm até o quarto.
CENA 6. 2075. CASA DE LUANDA. QUARTO DE MICHELE. MANAUS. BRASIL. TARDE
Todas chegam no quarto.
Michele (assustada/sem acreditar): Vejam isso aqui.
Carlota: O que é isso?
Michele: Descobrir o que acontece com o futuro dos amigos de Gal.
Gal se aproxima do computador e ler.
Lendo em voz alta:
Gal: "Considerado o primeiro casal negro a se tornarem ricos. Constância Altiva e Almir Altiva, completam daqui a alguns dias, 300 anos de suas respectivas mortes".
Gal: "Depois do acontecido da missão Apollo 11, onde um dos parentes do astronauta Buzz Aldrin ser morto, Nasa teme e até hoje tenta esquecer o acontecido."
Gal cai no quarto e chora muito.
Luanda (nervosa): Gal!!
Gal (sussurrando): Dylan...
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
MINUTOS DEPOIS
TRILHA SONORA: OUVIR DIZER (MELIM)
CORTA PARA:
CENA 7. 1969. AEROPORTO DE ALAGOAS. FIM DA MANHÃ
A câmera acompanha Dylan, Maria e Arnold embarcando no avião.
Dylan (sorrindo/falando baixo): "Vovô", me aguarda.
Maria (assustada): Ain meu Deus, tou morrendo de medo...
Dylan: Fique calma Ma, estou aqui com você.
Maria (sorrindo): Obrigado.
Arnold (sorrindo/falando baixo): Que lindos...
Minutos depois o avião decola.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 8. 2166. GALPÃO. MANHÃ
Bary: Já foi confirmado, quais vão viajar no tempo?
Michael: Eu, você, Nora, Brie, Tessa, Emilly e Alcântara.
Bary: Porque você não falou "todos"?!
Michael (sorrindo): Verdade, todos vão...
Bary: Enfim amor, quero só saber se todos estão prontos?!
Todos: Sim!
Bary: Ok.
Bary liga a máquina e pede para todos pegarem na mão.
Bary: Peguem nas mãos.
Todos pegam na mão.
Bary: Olhem só, nós vamos passar pelo um lugar chamada COLAPSO TEMPORAL. Vocês não soltem as mãos, por nada.
Todos acenam a cabeça confirmando.
Tessa: Como você sabe desse tal de colapso temporal?
Bary: Eu estou estudando viagens no tempo, eu precisava saber disso.
Tessa: Entendi.
Bary: Estão avisados.
Bary (falando baixo): Vamos mudar o futuro deles!
Bary liga a máquina do tempo e todos imediatamente desaparecem.
CORTA PARA:
CENA 9. COLAPSO TEMPORAL
A pressão no COLAPSO TEMPORAL é muito pesada. Emily se desprende e é puxada.
É mostrado uma lágrima descendo os olhos de Nora.
Todos (fora Emilly) caem na floresta (dos EUA) em 1866.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
HORAS DEPOIS
CENA 10. 1969. AEROPORTO INTERNACIONAL DOS EUA. NOITE
Arnold (sorrindo): Chegamos.
Maria (impressionada): Aqui é muito bonito.
Arnold: Você tem razão.
Dylan (falando baixo): De volta para casa...
Arnold: Agora vamos direto para o hotel e amanhã cedinho chegamos na Nasa.
Os dois acenam a cabeça confirmando.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 11. 1866. FLORESTA. EUA. TARDE
Almir (estressado): Podem nos levar, agora deixa as crianças em paz!
Lineu (sorrindo): Quais crianças?? Esses negros aí, já são marmanjos!
Constância (nervosa): Por favor, deixam eles em paz!
Lineu (sorrindo): Não, não, não o Lineu não deixa não!
Todos os guardas de Lineu sorri.
De repente os viajantes no tempo, aparecem por trás dos guardas.
Mário (gritando/feliz): Pai, mãe!! Vocês vieram!
Brie (chorando): Sim, meu filho.
Bary (falando baixo): Começou a atriz...
Lineu (sorrindo): Mais escravos...
Alcântara: Dessa vez não. Atirem em todos!
Bary, Alcântara, Nora e Tessa atiram nos guardas, matando todos.
Alcântara (sorrindo): Escravos? Você ainda tem certeza disso?!
Lineu (com medo): Acho que não...
Os viajantes sorri.
Almir (estressado): Solta o Betão agora!
Lineu solta Betão.
Betão (feliz): Mana...
Constância e Betão se abraçam.
Bary (sorrindo): Agora precisamos ir Mário.
Mário (triste): Obrigado Constância, Almir e Martinha por me ajudarem todo esse tempo.
Mário abraça Constância e sem ninguém perceber coloca o papel (com as previsões futuras) no bolsa de sua calça. Logo depois ele se despede de Martinha, Almir e do Betão.
Bary liga a máquina e todos viajam no tempo, novamente.
Almir (sorrindo): Agora, quem é o nosso escravo preferido?
Todos sorri.
Lineu (com medo): Ain meu Deus...
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
AMANHASSE ☀️
CORTA PARA:
CENA 12. 1969. NASA. EUA. MANHÃ
Arnold (feliz): Chegamos...
Maria (sorrindo): Que legal! Tou muito feliz por está aqui.
Dylan (feliz): Eu também!
Locutor: DAQUI À 10 MINUTOS O GRUPO DE TRÊS ASTRONAUTS SAIRÁ DO PLANETA TERRA, EM DIREÇÃO AO NOSSO SATÉLITE NATURAL, A LUA.
Dylan fica nervoso.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 13. 2075. CASA DE LUANDA. QUARTO DE MICHELE. MANAUS. BRASIL. TARDE
Luanda: Não fique assim Gal, vai dá tudo certo.
Michele: É difícil concordar com a vó, mas dessa vez ela tem razão.
Gal: Tá bom, obrigado.
Na sala:
De repente os viajantes caem na sala da casa de Luanda.
Mário (sem entender): Onde estamos?
Bary: 2075.
Nora (falando baixo/sorrindo): Eu preciso ficar nesse local do tempo.
Tessa (falando alto): Tem alguém em casa?
Do quarto:
Carlota: Vocês ouviram isso?!
Gal (falando baixo): Mãe...
Todas correm até a sala.
CORTA PARA:
CENA 14. 2075. CASA DE LUANDA. SALA DE ESTAR. MANAUS. BRASIL. TARDE
Gal (feliz): Mãe!!
Gal abraça Tessa.
Tessa (sorrindo): Filha, meu amor...
Carlota, Michele e Luanda chegam na sala.
Michele: Quem são esses?
Gal: A minha família do futuro.
Michele: Interessante.
Bary: Gente, precisamos ir para 1969. Falta apenas 5 minutos para a morte do Dylan.
Michael (triste): Realmente Bary.
Gal: A senhora tem razão, tia.
Gal: Luanda, Carlota e Michele obrigado por tudo. Vocês três estarão sempre aqui em meu coração. 💖
Bary liga a máquina e viajam no tempo, sem ninguém perceber, Nora solta a mão e fica em 2075.
Michele (sem entender): Porque você não foi com eles para o passado?
Nora (sorrindo): Noé...
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 15. 1969. NASA. EUA. MANHÃ
Locutor: 10, 9, 8...
Enquanto a Maria e o Arnold, ficam impressionados com a primeira viagem à lua. O vilão do tempo, a entidade irmã do Mago Kenner, manipula Dylan falando em seu ouvido:
OBS: O VILÃO DO TEMPO É UMA ENTIDADE QUE NINGUÉM VER, ELE MANIPULA AS PESSOAS DE OUTRAS ERAS PARA SE MATAREM. ELE AINDA NÃO HAVIA APARECIDO, PORQUE NINGUÉM TINHA VIAJADO NO TEMPO PELO MENOS 3 VEZES.
Vilão do tempo (sussurrando): Você quer muito conhecer (de perto) o seu tataravô não é?
Dylan já está manipulado.
Dylan (falando baixo): Sim, eu quero conhecer ele!
Vilão do tempo (sussurrando): Então é só você ir para debaixo daquele foguete. Muito simples, né?
Dylan (falando baixo): Sim realmente muito simples, já estou indo...
Dylan sobe as grades e pula, indo em direção ao foguete.
Por conta do vilão do tempo os seguranças, as pessoas, Arnold e Maria não conseguem ver o Dylan indo em direção ao foguete.
Vilão do tempo (sorrindo): Vá filhinho, vá...
Os viajantes do tempo chegam em 1969 e ver o Dylan chegando perto do foguete.
Locutor: 7,6,5...
Michael (gritando): Dylan!!!
Michael pula as grades e vai correndo em direção ao Dylan.
Tessa (preocupada): Michael!!
Dylan e Gal (nervosos): Amigo, por favor volte...
Locutor: 4,3,2...
Michael (gritando): Dylan!!
Tessa (gritando): Michael!!
Brie (falando baixo/tensa): Deus tenha misericórdia...
Locutor: 1.
Michael chega perto de Dylan e o derruba no chão. O foguete decola e joga o Dylan para longe, com calor extremo embaixo (do foguete), Michael é carbonizado.
Tessa (chorando): Michael!!!
Brie e Bary (chocadas): Não pode ser...
Dylan (sem acreditar/tenso/chorando): Papai...
A tela fica preta.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 16. 2166. MANSÃO ALDRIN. QUARTO DE DYLAN. TARDE
A câmera acompanha Mário e Gal indo em direção ao quarto de Dylan, que o tal se encontra sentado na cama pronto para ver um vídeo, que foi feito por Michael antes de sua morte.
Mário e Gal entram no quarto.
Gal: Dylan, trouxe o seu chocolate quente.
Dylan: Obrigado Gal.
Mário: Agora vamos ver o vídeo.
Mário liga a tv.
Na tv:
Michael: Eu vim aqui, para dizer que amanhã eu viajo no tempo. Claro que nada vai acontecer, eu tenho certeza disso...
Lágrimas caem dos olhos de Dylan.
Michael: Mas eu só queria deixar um vídeo gravado para quê eu mostre ao meu filhinho lindo quando voltarmos. É... E lembrando que, eu te amo, amarei e sempre vou amar. Tanto no passado, quanto no futuro.
Valdomiro entra e atrapalha.
Valdomiro: Licença.
Michael: Aaa Valdomiro, você acabou com meu vídeo. Eu já tenho a certeza que todos os "Valdomiro" são atrapalhados...
Valdomiro (sorrindo): Não mesmo. Eu só vim avisar que o chocolate quente do senhor queimou.
Michael (sorrindo): Merda. Eu (num) falei.
Michael (sorrindo): Espera um pouquinho filho, que já volto.
Michael desliga a câmera.
Dylan começa a chorar e Mário o abraça.
Gal (chorando): Eu sinto muito...
Da janela do quarto de Dylan:
Valdomiro (triste/falando baixo): Desculpa senhor, por queimar o seu chocolate quente...
Valdomiro chora.
DIAS DEPOIS
CORTA PARA:
CENA 17. 2166. MANSÃO IVY. SALA DE ESTAR. MANHÃ
Noticiário na tv: "Nada teme até hoje ao incidente de 1969"...
Gal desliga a tv.
Tessa (triste): Fez bem, isso só faz abrir ainda mais as feridas...
Gal: Concordo.
Tessa abaixa a cabeça, triste.
Gal: Ou mãe, a senhora não tem saudades da vó Nora?
Tessa (triste): Sim, filha. Apesar do jeito durão dela, eu estou morrendo de saudades...
Gal: Onde será que ela ficou?
Tessa: Eu não faço a mínima ideia...
A câmera sobe pela a janela e vai para o céu.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 18. 2075. CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO INTERNACIONAL DE MANAUS. BRASIL. TARDE
A câmera desce do céu e é mostrado Nora conversando com Emilly.
Nora (sorrindo): Isso foi muita conhecidência, eu amei!
Emilly (sorrindo): Eu também...
Nora (sorrindo): Eae, estais preparada?
Emilly (sorrindo): "Preparada" pra?
Nora (sorrindo): Mudar o futuro?
Emilly (sorrindo): Claro que estou!
A câmera vira e é mostrado ambas com olhares maldosos para Robert Aldrin (o bisavô de Dylan).
Ambas sorri.
[TRANSIÇÃO DE TEMPO]
CORTA PARA:
CENA 19. 2166. MANSÃO ALDRIN. QUARTO DE DYLAN. MANHÃ
A câmera mostra Dylan em sua cama, lendo um livro de memórias.
Dylan lendo alto.
Dylan: "A vida é cheia de escolhas e de problemas que devem ser desfeitos antes das raízes serem criadas".
Dylan: "Já as luzes não se apagam na escuridão, pois elas refletem confiança e desprezo para a (escuridão). Por isso, que a inveja existe, por isso, que o pecado existe, por isso, que a dor existe".
Dylan: "Hoje eu falo e grito, que a maneira mais fácil de tentar superar a dor é esquecendo. Mas, esquecer é uma tarefa quase impossível. Então ficamos com a opção (b), se jogar ainda mais na dor ou a opção (c), procurar pessoas que já superaram a dor e que já passaram por algumas das três opções, citadas".
Dylan: "E a dor é indestrutível?".
Dylan para de ler e responde.
Dylan (sussurrando): Não!
Dylan levanta da cama e pega na cômoda um protótipo de máquina no tempo.
Dylan (sorrindo): Não, a dor não é indestrutível!
A IMAGEM CONGELA EM DYLAN SORRINDO, FAÍSCAS DE LUZES SÃO CRIADAS NA TELA E A PALAVRA "FIM?" É MOSTRADA. ☄️💫💖☀️❤️
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