Type Here to Get Search Results !

Ilusões Perdidas - Capítulo 10

 





ILUSÕES PERDIDAS

 

EPISÓDIO 10

 

CENA 1/ NUREMBERG/ MANSÃO DA FAMÍLIA SCHIMDT/ SALA DE ESTAR/ TARDE/ INT.



Adler, incrédulo com a carta que acabara de receber, cai em choro compulsivo de emoção. Neste instante, Klaus e Marie descem as escadas e veem o filho emocionado.

KLAUS (P/Adler) — Por que choras, meu filho?

ADLER (P/Klaus) — Eu fui convocado a me apresentar ao exército alemão. Eu sei que é importante para mim, para a Alemanha, mas eu não vou. Eu não posso ir.

Marie abraça o filho.

MARIE — Faça o que você achar melhor, meu filho! Eu dou apoio a sua decisão.

ADLER (P/Klaus) — Eu estou apaixonado, meu pai. Eu não estou pensando em disputar guerra. Não vou ganhar nada com isso.

KLAUS — Nada merece ser mais amada do que a nossa pátria, meu filho. Você tem que colocar na cabeça isso, meu filho.

ADLER — Eu não levo jeito para lutar na guerra!

KLAUS — Como não leva, meu filho? Você um dos melhores alunos de aviação da sua turma. Você leva muito jeito para isso sim. Você se preparou anos para esse momento, meu filho. Agora não tem mais como voltar atrás. Amanhã mesmo você vai se alistar.

Marie fica em silêncio diante da fala incisiva do marido. Adler abaixa a cabeça e sai. Os pais ficam olhando o filho saindo de casa.

Corta para:

CENA 2/ NUREMBERG/ PRAÇA/ TARDE/ INT.

Astrid está sentada a espera de Adler. Ela está nervosa e inquieta. As suas mãos estão trêmulas. Ela percebe quando Adler se aproxima. Ele se senta ao lado dela e a beija.

ASTRID — Os meus pais já estão desconfiados dos nossos encontros diários e secretos. O Petrus tem desconfiado também. Não podemos mais nos encontrar. Pode ser perigoso para mim e para você.

ADLER — Já está tomada a decisão! Nós vamos fugir essa semana. Não vamos mais adiar. A gente pode ir para Praga. Eu tenho parentes lá. Eles podem nos acolher. Eu já consegui juntar algumas coisas.

ASTRID — Eu tenho muito medo de tudo isso.

ADLER — A gente vai ter que enfrentar tudo isso com medo mesmo. Não tem mais nenhuma condição de vivermos nessa situação. A única forma de vivermos felizes é fora da Alemanha e longe dos olhos preconceituosos e conservadores de nossa família.

ASTRID — Eu estou sentindo algo muito esquisito com tudo isso.

ADLER — Não vai ser fácil, mas nós vamos conseguir enfrentar tudo. Guerras, mortes, preconceitos. O nosso amor é mais forte que tudo isso. (Levanta-se). O nosso amor é mais forte que tudo isso!

Eles se abraçam e se beijam.

ASTRID — Eu nunca pensei que eu fosse me apaixonar por nazista.

ADLER — Eu que nunca pensei que fosse me encantar por uma judia.

Eles dançam alegremente na praça, enquanto começa a cair flocos de neve

CENA 3/ NUREMEBRG/ CASA DA FAMÍLIA HOLF/ QUARTO DE PETRUS/ TARDE/ INT.

Petrus, vestindo um casaco e apoiado na janela, observa a neve que cai do céu. Ele está quieto, pensativo e triste. Bertha percebe o silêncio do filho e vai até ele, que a abraça.

PETRUS — Eu queria muito ser amado, mas Astrid me ignora, não tem iniciativa. Não trocamos praticamente nenhum carinho nos últimos dias. Ela parece que não me ama... ou está apaixonado por outro. Eu já ela beijando um outro rapaz. Eu estou à beira de cometer uma loucura.

BERTHA — Não fale isso nem de brincadeira, meu filho!

PETRUS — Eu vou deitar um pouco, minha mãe.

BERTHA — Faça isso, meu filho. E retire da cabeça essas ideias negativas.

Bertha sai em seguida. Petrus continua pensativo. Ele olha na direção da gaveta do lado de sua cama, enquanto os ponteiros do relógio fazem um barulho ensurdecedor, em meio ao silêncio que se instalara no local. Ele não hesita ir até a gaveta e abri-la. Em seguida, põe o revolver, que estava lá dentro em sua. Ele olha fixamente para aquele objeto. Lembranças veem a sua mente. Inserir o flashback da cena 1 do capítulo 3:

Astrid desce as escadas e cumprimenta Petrus, após trocarem olhares. Petrus continuava com os olhos fixos nela. O silêncio que pairava entre os dois foi interrompido pela fala do filho de Paul.

PETRUS — Ainda me lembro do dia que fui embora daqui da Alemanha. Você ainda era pequena. Meu pai me prometeu que quando nós voltássemos seria para firmar o nosso casamento.

Fim do insert.

Inserir flashback da cena 10 do capítulo 4:

Astrid fica intrigada e continua em silêncio em meio a fala do afilhado de seu pai. Albert chega próximo aos dois.

Astrid sobe para o quarto. Sem que ninguém perceba, Petrus a segue. No instante que ela abre a porta do quarto, ele a surpreende e assusta.

PETRUS — Búu! Achou que fosse um fantasma?

ASTRID — Está dando agora? Ei não quero conversar com ninguém!

PETRUS — Será mesmo que eu devo acreditar que você está cansada? Você não me pareceu cansada quando beijou aquele rapaz no carro!

ASTRID (Assustada) — Você não tem o que fazer não, para estar me espionando?

PETRUS (Sarcástico) — Ele não aparentava ser um judeu. Não sei se Albert ficaria feliz sabendo que a filha está se relacionando com alguém de outra religião.

ASTRID — Você não viu nada. É tudo fruto da sua imaginação.

Fim do insert.

Petrus leva a arma a sua cabeça. Mas em seguida ele coloca essa mesma arma na cintura e sai.

Corta para:

CENA 4/NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA FISHER/ TARDE/ EXT.

Adler e Astrid anda de mãos dadas até a casa dela. Adler deixa a amada na porta de casa. Em seguida sai. Petrus está os espionando e espera Adler ficar sozinho. No instante em que Astrid entra, Petrus se aproxima de Adler, retirando a arma da cintura e apontando na cabeça dele.

PETRUS (P/Adler) — Parado aí! Não se mexa, não se mexa!

Adler sente o cano da arma em sua cabeça. Por alguns segundos hesita em reagir, mas o seu instinto o faz reagir. Ele se vira para Petrus e tenta pegar a arma.

ADLER — Você vai acabar fazendo um estrago com isso.

PETRUS — Eu vou acabar com você! Nem que para isso eu tenha que acabar com a minha própria vida.

Adler avança em Petrus. Eles rolam no chão. Eis que um tiro é escutado.

Corta para:




CENA 5/ NUREMBERG/ CASA FAMÍLIA FISHER/ EXT./ TARDE.

O tiro escutado não atingi ninguém. A arma acaba escorregando da mão de Petrus. Mas ele impede que Adler. Neste instante, duas pessoas se aproximam deles e pegam a arma. São Peter e Willy, que estavam passando pela calçada.

PETER (P/Adler e Petrus)  Vocês vão acabar com a vida de vocês desse jeito. Essa coisa mata!

Neste instante, Astrid e seus pais saem.

ALBERT — O que está acontecendo aqui?

Peter entrega a arma a Albert.

PETER (P/Albert) — Eles quase se mataram.

ASTRID (P/Peter) — Muito obrigada, meu irmão! Você evitou uma tragédia!

Neste instante, os olhos de Albert se enchem de lágrimas. Ele olha para o revólver e olha para o Peter, que devolve o olhar. Mas eles acabam por não se falar. Em seguida, ele e Willy vão embora.

Corta para:

CENA 6/ NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA FISHER/ SALA DE ESTAR/ TARDE/ INT. EXT.

Petrus bebe água. Albert, continuando com a arma em mãos, não hesita em questionar.

ALBERT — Essa arma é sua, Petrus?

PRETUS (Mente) — Não. Deve ser daquele maluco que tentou me atacar!

Astrid, percebendo que o namorado estava mentindo, vai para fora para não compactuar com aquela mentira. Petrus e Albert continuam a conversar.

ALBERT — Mais cuidado da próxima vez. Mas eu tenho a impressaõ de que eu conheço aquele rapaz de algum lugar.

EMMA (Interrompe) — Eu também tive essa mesma impressão

Inserir Flashback da cena 9 do capítulo 9:

Astrid tenta entrar em casa, mas é impedida por Adler, que a surpreende com um beijo. Neste instante, Albert e Emma saem e veem Astrid aos beijos com Adler.

ALBERT — Que pouca vergonha é essa aqui na frente de minha casa?

Astrid e Adler se assustam.

Fim do insert.

Emma vai para a cozinha em seguida. Albert fica pensativo. Petrus sai.

Corta para:

CENA 7/ NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA FISHER/ TARDE/ EXT.

Astrid vê quando Petrus sai e vai até ele.

ASTRID — Eu sei muito bem que foi você que estava com aquela arma. Se não fosse o Peter, vocês tinham se ferido.

PETRUS — Eu tenho que defender o que é meu!

ASTRID — E o que é seu? Eu? Me desculpe, mas eu não sou sua. Nem te amo. Só te aturo.

PETRUS — Você vai se casar comigo. Por bem ou por mal, mas vai.

Ele a segura pelo braço, mas ela se defende.

Corta para:

CENA 8/ NUREMBERG/ RUAS DA CIDADE/ NOITE/ EXT.

Pessoas caminham pelas ruas iluminadas e movimentadas de Nuremberg. Um senhor ler um jornal, pessoas escutam rádio. Pessoas conversam na rua. A cidade está branca por causa da forte nevasca.

Corta para:

CENA 8/ NUREMBERG/ HOTEL/ QUARTO DE PETER/ NOITE/ INT.



Willy está sentado na cadeira organizando alguns papeis. Neste instante, Peter sai do banheiro. Ele beija Willy. Em seguida, retira a toalha e nu se deita na cama.

PETER — Me desenha! Você nunca me desenhou e faz isso tão bem.

Peter faz uma pose. Willy pega um lápis e um papel. Concentrado, ele desenha o namorado, como se estivesse tirando uma fotografia. Após alguns minutos, ele mostra o desenho.

PETER — Perfeito!

Peter se veste. Em seguida, eles saem para o restaurante.

Corta para:

CENA 9/ NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA FISHER/ QUARTO DE ASTRID/ NOITE/ INT.

Astrid lê a última carta escrita por Adler.

ASTRID — “Nós vamos fugir na carta feira de madrugada. Como sem falta! ”

Ele se emociona ao saber que ser feliz ao lado do namorado.

ASTRID — Eu te amo!

Corta para:

CENA 10/ NUREMBERG/ MANSÃO DA FAMÍLIA ASTRID/ QUARTO DE ADLER/ NOITE/ INT.

Adler, olhando o seu pela janela, fica pensativo e reflete sobre os últimos acontecimentos de sua vida. Inserir Flashback da cena 1 do capítulo 10:

Adler, incrédulo com a carta que acabara de receber, cai em choro compulsivo de emoção. Neste instante, Klaus e Marie descem as escadas e veem o filho emocionado.

KLAUS (P/Adler) — Por que choras, meu filho?

ADLER (P/Klaus) — Eu fui convocado a me apresentar ao exército alemão. Eu sei que é importante para mim, para a Alemanha, mas eu não vou. Eu não posso ir.

Marie abraça o filho.

MARIE — Faça o que você achar melhor, meu filho! Eu dou apoio a sua decisão.

ADLER (P/Klaus) — Eu estou apaixonado, meu pai. Eu não estou pensando em disputar guerra. Não vou ganhar nada com isso.

KLAUS — Nada merece ser mais amada do que a nossa pátria, meu filho. Você tem que colocar na cabeça isso, meu filho.

ADLER — Eu não levo jeito para lutar na guerra!

Fim do insert.

Inserir Flashback da cena 4 do capítulo 10:

Adler e Astrid anda de mãos dadas até a casa dela. Adler deixa a amada na porta de casa. Em seguida sai. Petrus está os espionando e espera Adler ficar sozinho. No instante em que Astrid entra, Petrus se aproxima de Adler, retirando a arma da cintura e apontando na cabeça dele.

PETRUS (P/Adler) — Parado aí! Não se mexa, não se mexa!

Adler sente o cano da arma em sua cabeça. Por alguns segundos hesita em reagir, mas o seu instinto o faz reagir. Ele se vira para Petrus e tenta pegar a arma.

ADLER — Você vai acabar fazendo um estrago com isso.

PETRUS — Eu vou acabar com você! Nem que para isso eu tenha que acabar com a minha própria vida.

Adler avança em Petrus. Eles rolam no chão. Eis que um tiro é escutado.

Fim do insert.

Em seguida, ele se deita na cama e adormece.

Corta para:

CENA 11/ NUREMBERG/ RUAS DA CIDADE/ MADRUGADA/ EXT.

Letreiro mostra: “2 dias depois”

As ruas estavam molhadas devido à chuva. As poucas pessoas que estão na rua estão com guarda chuva.

Corta para:

CENA 12/ NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA FISHER/ QUARTO DE ASTRID/ MADRUGADA/ INT.



Astrid, sentada na escrivaninha, redige uma carta para os seus pais. Enquanto escreve, ela o lê e se emociona

ASTRID — “Querido papai e mamãe, eu sei que eu estou decepcionando vocês, mas eu não tive outra escolha. Eu tive que fugir para viver com o meu verdadeiro amor. Vocês não iriam aceitar e eu os compreendo, apesar de discordar. Espero que me entendam! Amo muito vocês! Ass. Astrid Fisher”

Em seguida ela coloca em um envelope e leva consigo, além das malas.

Corta para:

CENA 13/ NUREMBERG/ CASA DA FAMÍLIA FIHSER/ SALA DE ESTAR/ MANHÃ/ INT.

Albert, está arrumando alguns equipamentos para levar para a joalheira, quando avista o envelope na poltrona. Ele vê que o tal envelope está sendo endereçado a ele e a Emma. Decide então por abri-lo. Le faz uma leitura silenciosa daquilo.

ALBERT (Surpreso) — Astrid fugiu! Astrid fugiu!

Congelamento preto e branco. A imagem fixa num camafeu, que se fecha.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.