Type Here to Get Search Results !

VENTO NORTE: Capítulo 20



Cena 01/ Mercado Trajano Ferraço/ Escritório/ Dia.

Close em Regina falando no telefone sentada sob a mesa. 

Regina: (tel) Não se preocupe, a encomenda chegará dentro de dois dias. Sim, os morangos estão frescos e maduros, foram colhidos ontem à tarde. Sim! Está certo e mais uma vez obrigada pela confiança depositada em nosso estabelecimento! 

Ela desliga o telefone e logo após começa a ler alguns papéis. Close nela. O tempo passa... Close no relógio, de 08h00 passam a ser 11h20. Ela olha para seu relógio de pulso, pega sua bolsa e se dirige até a saída. 

Cena 02/ Mercado Trajano Ferraço/ Saguão principal/ Dia.

Regina quando se dirige até a saída é parada por Osório. 

Osório: Dona Regina, precisamos conversar sobre as melhorias dos balcões, alguns estão totalmente danificados... 

Regina: Vá à minha sala mais tarde, agora irei para casa aprontar o almoço.

Osório: Está certo... Bom almoço para a senhora!

Regina: Para você também!

Ela sai do estabelecimento. 

Cena 03/ Escola/ Externa/ Dia.

Carlos e Vicente conversam no pátio da escola. 

Carlos: Mamãe tenta se manter forte, mas eu sei que ela está arrasada... 

Vicente: Deve ser muito difícil perder uma pessoa que a gente ama e dessa forma tão brutal...

Carlos: É... Ela não comenta muito sobre o que sente em relação à essa situação mas eu sei que ela não está bem... 

Vicente: Você precisa sempre estar ao lado dela, dela e da sua irmã.

Carlos: Eu sei... (desanimado) Eu queria tanto virar homem de uma vez e agora... Eu daria tudo para não precisar ser o homem da casa, sinto que nunca vou conseguir exercer  as funções que papai exercia... Eu como homem me sinto inútil por saber que jamais serei o homem que meu pai foi...  

Vicente: Não se cobre demais... (coloca a mão no obro de Carlos e o consola)

Melissa aparece e se dirige até os dois. 

Carlos: Vamos Melissa? 

Melissa gesticula com a cabeça um sim, ainda um pouco desanimada. 

Carlos: Você nos acompanha Vicente? 

Vicente: Não poderei acompanha-los hoje, fiquei de ajudar o professor Marcos com a peça de teatro que haverá na escola. 

Carlos: Tá certo... Então até logo!

Vicente: Até logo! 

Melissa: Tchau Vicente!

Vicente: Tchau! 

Close em Carlos e Melissa se dirigindo até a saída da escola enquanto Vicente os observa.

Cena 04/ Residência Trajano Ferraço/ Sala de estar/ Dia.

Regina entra em casa, coloca a bolsa sob o sofá e se dirige até o corredor. 

Cena 05/ Residência Trajano Ferraço/ Suíte principal/ Dia.

Regina entra em seus aposentos, tira os sapatos e se deita sob a cama, em específico no lado onde Celso costumava se deitar. Alguns minutos se passam, close nela reflexiva. Ela se dirige até sua escrivaninha, retira da gaveta seu diário e pega sua caneta bico de pena e começa a escrever. 

Regina: (pens./off) É como diz o célebre astrônomo e estudioso Galileu Galilei; A verdade é filha do tempo e não da autoridade, mas a dúvida é o começo da sabedoria. Não me restaram flores no jardim em que tanto tive esforço para cultivá-lo e mantê-lo vivo e belo, aos arredores desse jardim, não me restaram árvores ou colinas, riachos, lagos, não me restaram o verde da grama nem ao menos o azul do céu, o sol havia ido embora ao se deparar com tantas espécies de animais sendo extintas. Não havia luz, apenas a escuridão, o silêncio, o vazio. No meio dessa terra destruída havia apenas duas pessoas, dois seres que me fizeram mulher, que me fizeram sentir o maior amor que há, o amor de mãe. Por eles é que irei lutar, quantas vezes for, contra quem for para reerguer esse jardim, para reerguer meu coração... (pausa profunda) Apenas Deus sabe o que o futuro nos reserva... 

Close no diário sendo folheado. A partir do momento em que o diário é folheado ocorre uma transição extremamente bem feita entre as folhas junto à uma sonoplastia de fundo.

Música: Maria, Maria - Elis Regina


É através dessa transição de folheamento que as cenas seguintes irão se amparar. O diário da vida em uma transição de tempo minuciosamente detalhada e bem feita. 

Cena 06/ Escola/ Saguão/ Dia.

(cena sem fala)

TRANSIÇÃO DE TEMPO 01: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
20 de março de 1945

Close na plateia, Regina está sentada sob a primeira fileira assistindo a peça. Foco na peça com as crianças interpretando, todas as vozes estão desfocadas. Vicente é Romeu enquanto Carlos é Mercúcio e Melissa é Julieta. Ocorre uma cena de luta entre espadas. Close na plateia admirada com a peça. Foco na peça novamente, Vicente está deitado sob o chão "morto" e logo depois Melissa pega um punhal e se "suicida", ela cai sob o corpo de Vicente e a peça termina. Foco na plateia batendo palma, se ouve fortemente os sons das palmas. Close em Regina orgulhosa. 

Cena 07/ Residência Trajano Ferraço/ Sala de estar/ Noite.

TRANSIÇÃO DE TEMPO 02: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
12 de outubro de 1945

Close em Carlos olhando para as estrelas no céu sob a janela, de fundo aparece Melissa brincando com uma linda boneca de porcelana. Regina se dirige até ele. 

Regina: O que aconteceu meu filho? Não gostou da pipa que eu lhe dei? 

Carlos: Gostei mamãe mas... Eu queria que papai estivesse aqui... Eu nunca foi bom em soltar pipa, ele sempre dizia que iria me ensinar... Assim como me ensinou a andar de bicicleta, como me ensinou a caminhar com as próprias pernas... 

Close em Regina apreensiva. Ela dá um beijo em Carlos. Close nos dois olhando as estrelas no céu.

Cena 08/ Residência Trajano Ferraço/ Sala de jantar/ Noite.

(cena sem fala)

TRANSIÇÃO DE TEMPO 03: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
24 de dezembro de 1945

Regina e as crianças estão sentados à mesa comemorando o natal. Há uma farta ceia, apenas para os três. Eles brindam (Regina com vinho e as crianças com água) eles gargalheiam entre si. 

Cena 09/ Stock Shots/ Noite.

TRANSIÇÃO DE TEMPO 04: (diário sendo folheado) 

Close no céu recheado de estrelas. Close no fogo de artifício que aparece sob a CAM: 1946

Cena 10/ Residência Trajano Ferraço/ Quarto de Melissa/ Dia.

(cena sem fala)

TRANSIÇÃO DE TEMPO 05: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
10 de março de 1946

Melissa está adormecida, close nela. Passam-se alguns segundos e ela logo acorda. Ela acorda inquieta, close na expressão dela. Ela se levanta levemente e com muito cuidado e observa a cama, ela pega o lençol e move um pouquinho para o lado. Close no sangue que há na cama e logo após close no rosto da menina surpresa. 

Cena 11/ Bordel Le Blanc/ Quarto/ Noite.

TRANSIÇÃO DE TEMPO 06: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
01 de outubro de 1946

A porta se abre e Diva conduz Carlos até o quarto. 

Diva: É a sua primeira vez? 

Carlos: (envergonhado) É sim...

Diva: Mantenha a calma querido, você não é o primeiro garoto que aparece por aqui. 

Carlos se solta. Diva beija Carlos. Close nos dois aos beijos.  

Cena 12/ Mercado Trajano Ferraço/ Escritório/ Dia.

TRANSIÇÃO DE TEMPO 07: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
30 de janeiro  de 1947

Close em Regina conversando ao telefone. 

Regina: Uma parceria internacional? Sei, sei... Exportação de alimentos? É... de fato após a guerra... 

Sua voz fica desfocada. Close nela. 

Cena 13/ Rua da escola/ Dia.

(cena sem fala)

TRANSIÇÃO DE TEMPO 08: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
15 de março  de 1949

Melissa agora é interpretada por Vitória Strada. 

Close em Melissa com uma roupa justa passando em frente à calçada enquanto alguns meninos à olham admirados. Alguns assobiam para a menina. Close nela caminhando de forma sedutora enquanto entra na escola. 

Cena 14/ Escola/ Saguão/ Dia.

TRANSIÇÃO DE TEMPO 09: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
09 de dezembro  de 1949

* Isabelle Drummond está caracterizada, ela está bem mais velha através da caracterização. 

* Carlos agora é interpretado por Nicolas Prattes. 

* Vicente agora é interpretado por Jean Paulo Campos, ele está sentado ao lado de Carlos.

Close na formatura dos formandos do terceiro ano. Todos estão sentados sob o palco, enquanto Regina e Melissa olham orgulhosas para Carlos. A diretora Mara (55) que está em frente à um balcão, chamando os formandos, convoca Carlos. 

Minerva: Carlos Trajano Ferraço! 

Carlos se dirige até a diretora, sob o palco e pega seu diploma. Close nele e logo em seguida close em Regina orgulhosa.

Cena 15/ Rua/ Dia.

(cena sem fala)

TRANSIÇÃO DE TEMPO 10: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
20 de outubro  de 1950

* Regina ainda é interpretada por Isabelle Drummond com uma excelente caracterização. 

Close em Regina observando Carlos através da calçada, dentro de seu automóvel, ele dá a largada. Close nela orgulhosa. 

Abertura: 


Vinheta de intervalo: 


Cena 16/ Bordel Le Blanc/ Quarto/ Dia.

TRANSIÇÃO DE TEMPO 11: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
17 de maio  de 1951

Close em Valéria deitada sob a cama debilitada, enquanto Laura está desolada. Valéria fecha os olhos e vira o rosto, morta. 

Laura: (aos prantos) Não mamãe, não, não... 

Close nela aos prantos lamentando a morte da mãe. 

Cena 17/ Residência Flores Viana/ Suíte principal/ Noite.

TRANSIÇÃO DE TEMPO 12: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
12 de agosto  de 1953

Close em Rosália extremamente envelhecida, ainda amarga, olhando uma fotografia de Gustavo sentada sob a cama. Se ouve as palavras proferidas por Gustavo à muito tempo atrás. 

Gustavo: (off) Eu vou te amar para sempre e para sempre! 

Close em Rosália derramando uma lágrima seca. 

Cena 18/ Residência Muniz/ Suíte principal/ Noite.

TRANSIÇÃO DE TEMPO 13: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
09 de maio  de 1954

Roberto entra no quarto, coloca o paletó sob a cama e cumprimenta Helena que está lendo uma revista. 

Roberto: (dá um beijo nela) Desculpe o atraso, tive um imprevisto no trabalho, você sabe... Bom... Eu vou tomar um banho antes de jantarmos. 

Helena: (desconfiada) Está certo...

Roberto se dirige até o banheiro. Close em Helena. Após alguns minutos, ela pega o paletó de Roberto e começa a cheirá-lo. Ela encontra um aroma desconhecido sob o terno. Close nela com uma expressão preocupada e ao mesmo tempo furiosa. 

Cena 19/ Escola/ Sala de aula/ Dia. 

TRANSIÇÃO DE TEMPO 14: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
21 de março  de 1955

Melissa entra na sala de forma elegante e ao mesmo tempo sedutora e se dirige até sua mesa onde coloca seus livros e sua bolsa. Os alunos estão conversando, suas vozes estão desfocadas.

Melissa: Silêncio pessoal, silêncio! Quem estiver fora do lugar, por gentileza se sente.

As crianças ficam quietas e algumas que estavam fora de seus assentos retornam à eles. 

Melissa: (se vira para o quadro e começa a escrever) Bom... Na aula de hoje falaremos sobre os eventos ocorridos há quinze anos atrás... (pausa profunda) no começo da segunda guerra mundial. 

Sua voz fica desfocada, close nela dando aula.

Cena 20/ Residência Trajano Ferraço/ Sala de estar/ Dia. 

TRANSIÇÃO DE TEMPO 15: (diário sendo folheado) 
Aparece a data do dia em que estamos sob a CAM
10 de julho  de 1955

Plano geral, a sala está vazia, não há ninguém em casa exceto Regina que está em seus aposentos. Close na voz de Regina de fundo enquanto a câmera vagueia lentamente até ao lado da sala de estar indo para a sala de jantar. Os móveis estão diferentes, estão adaptados à época.  

Regina (off): Já dizia Albert Einstein, o mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer...

Cena 21/ Residência Trajano Ferraço/ Sala de jantar/ Dia. 

A câmera vagueia lentamente pela sala de jantar e logo após se dirige até o corredor. 

Regina: (off) Eu não fui a melhor das mulheres, a melhor das mães ou a melhor das esposas, mas sinto que cumpri meu papel como mãe, como cidadã. Criei dois filhos sozinha, com muita garra e determinação. A garra que apenas uma mulher poderia ter...

Cena 22/ Residência Trajano Ferraço/ Corredor/ Dia. 

A câmera vagueia lentamente pelo corredor e logo após se dirige até o banheiro. 

Regina: (off) Sinto orgulho das pessoas que meus filhos se tornaram, pessoas de bem, que fazem uma ação produtiva, útil ou de bom grado sem aguardar algo em troca. 

Cena 23/ Residência Trajano Ferraço/ Banheiro/ Dia. 

A câmera vagueia lentamente pelo banheiro, close nas fotos que estão penduradas sob o espelho. Fotos da infância das crianças até a fase adulta, Regina e Celso não estão presentes em nenhuma dessas fotos. Logo após a câmera se dirige até a porta. 

Regina: (off) Carlos e Melissa são leais à seus ideais, à suas convicções, são leais com o coração. São pessoas que erram, que sofrem, mas que não persistem no erro e sim tentam concertá-lo. 

(corta p/ cozinha)

Cena 24/ Residência Trajano Ferraço/ Cozinha/ Dia. 

A câmera vagueia lentamente pela cozinha e logo após se dirige até a porta. 

Regina: (off) Em todos esses anos, nunca os vi fraquejarem, se acovardarem mas sim enfrentarem os problemas de frente, enfrentarem a vida sem medo, lutarem contra as quedas e as derrotas...

(corta p/ quarto de Carlos)

Cena 25/ Residência Trajano Ferraço/ Quarto de Carlos/ Dia. 

A câmera vagueia lentamente pelo quarto de Carlos e logo após até a porta.

Regina: (off) Carlos é um homem decidido, valente, forte. Ele enfrenta qualquer obstáculo de peito aberto, isso é o que mais admiro nele, a coragem. Tenho certeza que ele herdou toda essa determinação do pai... 

(corta p/ quarto de Melissa) 

Cena 26/ Residência Trajano Ferraço/ Quarto de Melissa/ Dia. 

A câmera vagueia lentamente pelo quarto de Melissa e logo após até a porta. 

Regina: (off) Melissa ao contrário de Carlos é sonhadora, sonha com um grande amor, uma grande paixão, é uma menina que sabe amar, ama a vida mas também ama a si própria, esse é seu maior defeito, ela não mede as consequências de seus atos... Ela é capaz de tudo para se auto beneficiar... 

(corta p/ suíte principal)

Cena 27/ Residência Trajano Ferraço/ Suíte principal/ Dia. 

A câmera vagueia lentamente pelo quarto de Regina, seu rosto não fica visível. Tour pelo outro lado do quarto. A câmera vagueia lentamente até Regina com ela todo tempo de costas ou de lado, de forma que seu rosto não apareça. 

Regina: (off) Mas não posso julgar Melissa, apenas aconselha-la. É isso que uma mãe faz, aconselha seus filhos e se os filhos não forem para o caminho certo, para o caminho do bem... (pausa profunda) É nosso dever fazê-los entender que aquilo não é o melhor para eles... 

Após o fim das palavras proferidas por ela, a câmera finalmente chega até Regina. Close nela, agora sendo interpreta por Mariana Ximenes enquanto escreve sob a escrivaninha. Ela ao escrever a última palavra em seu diário, o fecha. Close nela determinada, forte e segura de si mesma. 

A imagem fica em preto e branco, como se fosse um filme dos anos 40. Gancho em Regina agora interpretada por Mariana Ximenes.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.