Cena 01/ Residência Trajano Ferraço/ Sala de jantar/ Dia.
Close em Regina sentada sob à mesa em companhia de Melissa. As duas tomam café. Carlos ainda zonzo, aparece e se senta.
Regina: Filho, você acordou um pouco melhor?
Carlos: (ele olha com estranheza para Melissa) Acordei mamãe, acordei...
Regina: Qual o motivo de você ter bebido tanto ontem?
Carlos: Eu...
Melissa: (o interrompe) Deve ter brigado com a vagabunda que ele está saindo.
Carlos: (se levanta aos gritos) Vagabunda é você, você, que engravidou do amante casado, casado!
Regina: (grita) Parem! Já basta!
Melissa: Ela não vale mais do que eu, não vale!
Carlos: Você me dá nojo!
Melissa: Esse sentimento é recíproco.
Regina: Melissa...
Carlos e Melissa trocam olhares de ódio e ele se retira da sala.
Melissa: Desculpe mamãe, eu sinto muito, mas eu não tenho sangue de barata! (ela também se retira)
Close em Regina aflita sob a sala de jantar.
Cena 02/ Residência Muniz/ Quarto de Vicente/ Dia.
Close em Vicente olhando uma fotografia dele e de Carlos quando eles ainda eram crianças. Ele derrama uma lágrima seca. Alguns segundos se passam e ele coloca a fotografia sob o criado-mudo e se dirige até a porta, saindo do quarto.
Cena 03/ Residência Muniz/ Corredor/ Dia.
Close em Vicente saindo apressado. Roberto aparece e o para.
Roberto: Filho, você tem um minuto?
Vicente: (gélido) Depois pai, depois...
Vicente se dirige até a sala. Close em Roberto apreensivo e frustrado.
Cena 04/ Residência Muniz/ Sala de estar/ Dia.
Vicente passa apressado pela sala e se dirige até a mãe que está sentada sob o sofá, lhe dando um beijo.
Vicente: Até mais tarde mamãe!
Helena: Até mais tarde meu filho e boa sorte em seu primeiro dia de trabalho!
Vicente: Obrigado!
Vicente se dirige até o espelho e se observa, ele ajeita a gravata. Logo em seguida pega a maleta que está sob a mesinha lateral ao lado do sofá e se dirige até a porta, saindo. Close em Helena contente. Alguns segundos se passam e Roberto aparece. Helena se dirige até o corredor, ele a para.
Roberto: Você vai mesmo continuar me tratando dessa forma? Eu sei que eu errei com você, com nosso filho, mas eu sou um homem, apenas um homem! Um homem que erra e que sabe que não se pode mudar o passado, apenas enfrentá-lo! Nós estamos casados há 20 anos, nossa família não pode terminar dessa forma...
Helena: Você procurou isso, não sendo honesto e leal. Você se comportou como um canalha, não só comigo mas também com essa moça que você engravidou...
Roberto: O que eu precisarei fazer para você me perdoar? Você quer o que? Uma joia, um presente, um buquê de rosas? Se não quiser que eu assuma a criança, está certo, eu desfaço o acordo com a menina, mas pare de me tratar como se eu fosse um monstro!.
Helena: (perplexa) Uma joia? Um presente? (grita) Canalha! (ela o esbofeteia) Eu nunca fui mulher de me vender por tão pouco! E você vai assumir essa criança sim, é o mínimo que você tem a fazer, seu cafajeste! E me deixe passar! (ela se esquiva do marido e se dirige furiosa até o corredor)
Close em Roberto aflito e transtornado.
Helena retorna furiosa.
Helena: E você é sim um monstro. O que você fez não tem perdão! Você brincou com a vida de duas famílias! Você destruiu a amizade do nosso filho com Vicente, você passou por cima do carinho que Regina sempre teve conosco, você manchou a memória do homem que você chamava de amigo, você destruiu a honra de uma menina! Essas atitudes nenhum ser humano decente teria! Você é um falso, um dissimulado, um cretino, você me dá nojo!
Helena se dirige nervosa até o corredor. Close em Roberto desnorteado.
Cena 05/ Residência Flores Viana/ Externa/ Dia.
(cena sem fala)
Close em Vicente abrindo o portão e se dirigindo até a varanda da propriedade. Ele bate na porta.
Cena 06/ Residência Flores Viana/ Sala de estar/ Dia.
Close em Rosália lendo um livro sob o sofá. Ela ao escutar as batidas na porta, se dirige até ela, a abrindo.
(Corta p/ externa)
Cena 07/ Residência Flores Viana/ Externa/ Dia.
Close em Vicente aguardando Rosália. Rosália abre a porta.
Rosália: Você é pontual, gosto de pessoas que cumprem seus horários!
Vicente: Obrigado!
Rosália: Bom... Vamos entrando!
Vicente entra na casa com ela o guiando. Rosália fecha a porta.
(Corta p/ sala de estar)
Cena 08/ Residência Flores Viana/ Sala de estar/ Dia.
Rosalia e Vicente entram na residência. Ela o guia até o sofá.
Vicente: Obrigado!
Rosália: Você aceita uma água, um café?
Vicente: Não obrigado.
Rosália: Bom... O salário estipulado é no valor de...
Suas vozes ficam desfocadas junto à uma sonoplastia de fundo.
Instrumental:
Close neles apenas gesticulando, como se estivessem conversando.
Cena 09/ Bordel Le Blanc/ Saguão principal/ Dia.
Close em Laura fazendo algumas anotações sob a mesa, quando Carlos aparece e a surpreende.
Laura: Carlos?
Carlos: Nós precisamos conversar...
Laura: Nós não temos nada para dizer um ao outro, você já deixou bem claro quais as suas intenções comigo...
Carlos: Veja bem...
Laura: Não Carlos... Você teve a sua chance e não soube aproveitá-la... Eu sinto muito...
Laura se vira e se dirige até o balcão, nesse momento Carlos fica reflexivo, com um olhar sedento. Sem medir as consequências de seus atos, Carlos corre em direção à ela.
Carlos: (a pega pelo braço) Eu te amo! (ele a beija).
Close nos dois aos beijos junto à uma sonoplastia de fundo.
Música: Close to you - Carpenters.
Cena 10/ Mercado Trajano Ferraço/ Escritório/ Dia.
Close em Regina fazendo algumas anotações sob a mesa. Ela está aflita.
Regina: (preocupada) Se não cortamos alguns gastos, ficaremos no vermelho esse mês...
Close nela angustiada.
Abertura:
Vinheta de intervalo:
Cena 11/ Residência Flores Viana/ Sala de estar/ Dia.
Rosália: Bom... Agora que já conservamos sobre seus direitos como funcionário, eu te levarei até o escritório, onde estão algumas pastas, nessas pastas estão as despesas da casa, as retiradas que eu faço todos os meses e os extratos bancários.
Vicente: Está certo senhora.
Rosália e Vicente se levantam.
Rosália: (dirige Vicente até o corredor) Por aqui!
Os dois vão em direção ao escritório.
Cena 12/ Residência Flores Viana/ Escritório/ Dia.
Rosália e Vicente entram no escritório.
Rosália: (se dirige até a mesa, onde também há um armário com diversas gavetas) Todos os cálculos estão organizados por gaveta, gaveta A, estão as despesas da casa, gaveta B, as retiradas do banco e assim por adianta. (aponta para a planilha que há na mesa) Aqui nessa planilha você verá como anda minha situação financeira.
Vicente: Está certo!
Rosália: Eu irei preparar um café enquanto você estuda!
Vicente: Obrigado, a senhora é muito gentil.
Rosália estranha o elogio e se dirige até a porta, saindo. Vicente se senta sob a mesa, abre a gaveta A, tira de dentro alguns papéis e começa a avaliá-los.
Cena 13/ Residência Flores Viana/ Cozinha/ Dia.
Close em Rosália entrando na cozinha. Ela se dirige até a mesa, onde está a chaleira, a pegando e logo depois indo em direção à pia, onde coloca água dentro.
Rosália: (reflexiva) Gentil... (riso cínico)
Close em Rosália não pondo fé no elogio de Vicente.
Cena 14/ Residência Flores Viana/ Escritório/ Dia.
Rosália entra no cômodo com um bandeja de café e se dirige até a mesa, onde Vicente avalia alguns papéis. Ela coloca a bandeja sob a mesa, ao lado das planilhas.
Vicente: Obrigado! (pega o café e bebe)
Rosália: Disponha, bom... Se precisar de alguma coisa, estarei em meus aposentos.
Vicente: Está certo e mais uma vez, muito obrigado. A senhora é uma mulher maravilhosa! Serei eternamente grato ao que a senhora está fazendo por mim... Não é costume se empregar pessoas negras em um cargo tão importante, como esse em que eu estou ocupando, o de administrador, muito obrigado por confiar em meu trabalho!
Close em Rosália sem reação com as palavras de Vicente, ele pega a mão dela e dá um beijo. Ela fica sem graça.
Rosália: (sem jeito) Imagina... Seu currículo é exemplar... Bom... Se você precisar de alguma coisa, já sabe, estarei em meu quarto...
Vicente: Está certo!
Rosália se dirige até a porta, saindo. Close em Vicente voltando a ler alguns papéis.
Cena 15/ Residência Flores Viana/ Corredor/ Dia.
Close em Rosália se dirigindo zonza até seus aposentos. Foco nela transtornada, mas ainda fria.
Cena 16/ Bordel Le Blanc/ Saguão principal/ Dia.
Close em Carlos e Laura ainda aos beijos. O beijo acaba e ela o esbofeteia.
Laura: (grita) Cafajeste! Vá embora! Saia daqui antes que eu mande os seguranças te tirarem a força!
Laura corre em direção à um dos quartos.
Carlos: (grita) Laura, Laura!
Close em Carlos apreensivo e transtornado.
Cena 17/ Bordel Le Blanc/ Quarto/ Dia.
Laura entra transtornada no quarto. Ela começa a debulhar-se em lágrimas. Ela vai caindo lentamente até o chão, apoiada sob a porta. Close nela desolada.
Cena 18/ Bordel Le Blanc/ Saguão principal/ Dia.
Close em Carlos sem reação, tenso e desnorteado.
Cena 19/ Hotel/ Quarto duplo/ Dia.
Close em Afonso e Daniel adormecidos, alguns segundos se passam e eles acordam e se espreguiçam.
Afonso: Bom dia!
Daniel: Bom dia!
Afonso se levanta e vai em direção ao armário, que fica ao lado da porta. Ele nota um carta, deixada sob o chão da porta. Afonso pega a carta e olha o remetente.
Daniel: (se dirige até ele surpreso) É uma carta?
Afonso: É sim e é destinada à você!
Daniel: Que estranho...
Daniel e Afonso estranham. Eles ficam um ao lado do outro e começam a ler a carta em silêncio.
Cena 20/ Bordel Le Blanc/ Quarto/ Dia.
Close em Diva se maquiando sob o espelho. Após finalizar a maquiagem, ela se dirige até a porta e nesse percurso, começa a ter um leve mal estar. Close na expressão de dor da moça. Ela sai do quarto. A CAM vagueia pelo dormitório em câmera lenta junto à uma sonoplastia de fundo.
Instrumental:
A CAM se dirige até a mesinha lateral, ao lado da cama, onde está um preservativo da época. Close no preservativo.
A imagem fica em preto e branco, como se fosse um filme dos anos 40. Gancho na embalagem do preservativo.
Obrigado pelo seu comentário!