SARAMANDAIA
Capítulo 12 ��️
Criada por: Dias Gomes
Adaptada e escrita por: Luan Maciel
Produção Executiva: Ranable Webs
CENA 01. PREFEITURA DE BOLE-BOLE. AUDITÓRIO.
CORREDOR. INTERNA. DIA
A câmera vai mostrando de um jeito bem dinâmico a frustração
no olhar de Zélia. Ela vai andando de um lado para o outro
demonstrando estar muito irritada. João Gibão e Lua Viana
tentam confortar ela, mas Zélia está muito arredia.
ZÉLIA (irritada); - Isso não é justo. Primeiro o Lua é
escorraçado da prefeitura, e agora esse resultado do plebiscito
que está na cara que foi comprado. Eu não aceito isso. O Zico
Rosado aacue o dinheiro pode comprar tudo, mas ele está
errado.
LUA VIANA (sério): - É claro que ele não pode, Zélia. Mas eu
avisei tanto vocês que isso podia acontecer. Se o Zico Rosado
for eleito a nossa vida vai se tornar um verdadeiro inferno.
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JOÃO GIBÃO: - Isso não vai acontecer, irmão. Já que você não
pode se envolver mais com a política da nossa cidade então eu
irei concorrer com o Zico Rosado pela prefeitura.
Lua Viana olha para João Gibão e Zélia com um olhar
preocupante. O silêncio da cena é ensurdecedor.
LUA VIANA (sem acreditar): - Eu não estou acreditando no que
eu eu estou ouvindo. Mesmo diante de tudo que aconteceu
vocês ainda querer continuar enfrentando o Zico Rosado? Será
que vocês não percebem que isso é um erro?
ZÉLIA (ponderando): - Nós não podemos ficar de braços
cruzados, Lua. O que você quer que a gente faça? Essa cidade só
vai melhorar quando os poderosos não tiverem tanto poder.
JOÃO GIBÃO: - É isso mesmo, irmão. Nós queremos o melhor
agora essa cidade. E isso só será possível se o Zico Rosado não
estiver na prefeitura. Podemos contar com a sua ajuda?
Lua Viana fica descontente com a decisão de João Gibão e Zélia.
Ele vai embora da prefeitura sem olhar para trás. A câmera
mostra a decepção no olhar de Zélia.
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CENA 02. CASA DE LEOCÁDIA. ENTRADA. EXTERNA. FIM
DE TARDE
Leocádia vai se aproximando de sua quando ela fica surpresa ao
ver Marcina parada em sua porta de mala e cuia. Leocádia se
aproxima de Marcina que está visivelmente abalada. Sem
pensar duas vezes Marcina de desmancha em lágrimas nos
braços de Leocádia que fica totalmente sem reação.
LEOCÁDIA (balançando a cabeça): - Não precisa dizer
absolutamente nada, menina. Eu aposto que aquela
preconceituosa da sua mãe te fez algo, não é mesmo?
MARCINA (chorando): - Eu não consigo entender porque a
minha mãe tem que ser desse jeito. Ela não consegue entender
que eu amo o João. Agora eu não tenho para onde ir.
LEOCÁDIA: - É claro que tem, Marcina. Eu jamais deixaria você
ficar na rua. A minha casa é sua casa. Pode ficar o tempo que
você achar necessário. (P) Nós vamos encontrar uma solução.
Leocádia ajuda Marcina a se acalmar. Marcina respira fundo.
MARCINA (triste) emocionada)' - Eu não sei como te agradecer,
Leocádia. O que a senhora está faze de por mim ninguém nunca
fez antes..Eu só tenho que te agradecer muito.
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LEOCÁDIA (sorrindo): - Você não tem nada que me agradecer,
menina. Só me prometa uma coisa. Que nunca vai magoar o
meu filho. O João te ama demais Marcina. Você sabe disso.
MARCINA: - Isso é uma coisa que você não precisava pedir,
Leocádia. Eu amo muito o seu filho. Eu jamais faria nada que
pudesse magaor o seu filho. Ele é muito importante para mim.
Leocádia vai levando Marcina para dentro de casa. O semblante
de Marcina é de muita tristeza e decepção.
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[ TRANSIÇÃO DE TEMPO: ANOITECE]
CENA 03. CASARÃO DA FAMÍLIA ROSADO. SALA DE ESTAR.
INTERNA. NOITE
A câmera mostra que Helena e Estela estão reunidas na sala de
estar em total silêncio. Nesse momento Zico Rosado entra e vai
indo na direção de Helena que se levanta. Sem pensar duas
vezes o vilão da um tapa na cara de Helena que abaixa a cabeça.
Estela fica totalmente abismada.
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ZICO ROSADO (furioso): - Isso é para você nunca mais ousar ir
contra as minhas ordens. (P) Com autorização de quem você foi
até a fazenda do Tibério Villar? Está querendo me desafiar?
ESTELA (indignada): - Que espécie de absurdo é esse, pai? Nada
justifica uma agressão gratuita dessa. Eu não vou ficar calada
vendo você ser completamente machista com a minha mãe.
HELENA: - Por favor, minha filha não se intrometa. Vai ser
melhor assim. O seu pai está certo. Eu errei e eu merecia ser
punida. (T) Isso nunca mais vai acontecer, Zico. Eu prometo.
Estela fica enojada com a reação de sua mãe. Ela fica frente a
frente com Zico Rosado. A troca de olhares é bem intensa.
ZICO ROSADO (frio): - Sabe qual foi o meu maior erro, Estela?
Ter permitido que você fosse estudar na capital. Você voltou de
lá uma mulher que acha que pode enfrentar as minhas ordens.
Mas isso vai acabar agora. Nunca mais fale assim comigo.
HELENA (ponderando): - O seu pai está certo, minha filha.
Tudo que nós temos é graças a ele. Você precisa se desculpar.
ESTELA: - O que é que tem de errado com vocês? Eu sei que eu
estou certa. Essa guerra entre a nossa família e os Villar já foi
longe demais. Isso precisa acabar antes que seja tarde demais.
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Estela olha seriamente para seu pai e vai na direção da porta.
Zico Rosado tenta a segurar pelo braço com força, mas depois
Estela se solta e sai do casarão. Helena fica muito aflita.
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CENA 04. CASA DE LEOCÁDIA. QUARTO DE JOÃO GIBÃO.
INTERNA. NOITE
Marcina está parada em frente a janela totalmente perdida em
seus pensamentos. Nesse momento a porta do quarto se abre e
João Gibão entra. Marcina se vira e sem dizer nada ela abraça
João Gibão. Eles trocam olhares de muita cumplicidade.
JOÃO GIBÃO (respirando fundo): - Eu já soube de tudo,
Marcina. A minha mãe já me contou tudo. Você tem certeza do
que você está fazendo? Quando a sua mãe souber que você está
aqui ela vai enlouquecer. Você sabe como ela me odeia.
MARCINA (séria): - Isso não me importo mais, João. Eu não
consigo entender essa implicância que a minha mãe tem com
você. Eu só fico preocupada com o meu pai. Ele não merece
isso.
JOÃO GIBÃO: - Marcina você sabe o quanto eu te amo, mas eu
fico pensando que eu estou sendo uma pedra no seu
relacionamento com sua mãe. Isso me incomoda muito.
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Marcina coloca as suas mãos sobre a boca de João Gibão. Ela o
olha com muita ternura. João Gibão retribui o olhar.
MARCINA (sussurrando): - Nunca mais fale isso, João. Você foi
a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Não esqueça
disso.
João Gibão sorri. Ele olha para Marcina que fica o encarando.
MARCINA (estranhando): - O que foi que aconteceu, João? Eu
estou sentindo que você quer me contar alguma coisa. (P) Não
precisa ter medo, meu amor. Você pode me contar tudo.
JOÃO GIBÃO (tomando coragem): - O Lua foi expulso da
prefeitura, Marcina. Agora o Zico Rosado quer a todo custo
ganhar as próximas eleições, mas eu não posso deixar isso
acontecer. Eu vou concorrer contra ele para ser prefeito.
MARCINA: - Eu tenho que admitir que agora você me
surpreendeu, João. Você tem certeza que é isso que você quer?
(P) Você está para comprar uma briga com o Zico Rosado que
não vai ter pena de pegar pesado. Você sabe disso.
João Gibão concorda com a cabeça. Ele e Marcina se abraçam
bem forte e depois se beijam apaixonadamente.
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CENA 05. BATACLÃ ARCO-ÍRIS. SALÃO PRINCIPAL. SALÃO
PRINCIPAL. INTERNA. NOITE
A câmera vai girando e mostrando que o bataclã está
completamente lotado. Um homens ficam admirando as
dançarinas, outros homens são servidos com as bebidas mais
requintadas do local. Risoleta vem descendo as escadas do
bataclã e ela se esbarrando no professor Aristóbulo já estava se
preparando para ir embora.
RISOLETA (surpresa): - Professor Aristóbulo…. Que surpresa
ver o senhor em meu humilde bataclã. Veio se divertir na noite
de hoje? Pode escolher qualquer uma de nossas meninas que
elaa irão lhe atender. (P) Não vá embora. Ainda está muito
cedo.
PROFESSOR ARISTÓBULO (misterioso): - Admito que eu
estava curioso para ver como seria esse bataclã. Mas agora eu
preciso ir embora. Tem algo que eu preciso realmente fazer.
RISOLETA: - Tem certeza, Professor? Eu tenho duas novas
meninas que com certeza poderiam agradar o seu gosto. Dê
uma chance e venha se divertir em nosso estabelecimento.
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A camera mostra Belezinha e Ana Maria se oferecendo para o
Professor Aristóbulo, ficando mais Angustiado. Risoleta olha
para o Professor Aristóbulo que retribui o olhar.
RISOLETA (falando baixinho): - Professor Aristóbulo…. Por
favor, queira me seguir. Eu tenho algo que pode te interessar.
Mesmo a contragosto o Professor Aristóbulo segue Risoleta, e
eles vão subindo as escadas até o andar de cima do bataclã. A
câmera agora foca em Ana Maria que olha isso tudo com
desdém.
ANA MARIA (invejando): - Quem diria que a dona desse bataclã
também seria uma quenga de primeira. (P) Está vendo o que eu
estava te falando, Belezinha? A Risoleta não é santa não.
BELEZINHA (olhando para os lados): - Você está ficando louca,
Ana Maria? Quer que a Risoleta ouça você falando isso e nos
expulse daqui? Eu vou continuar o meu trabalho que eu ganho
mais. Você deveria fazer o mesmo.
Belezinha deixa Ana Maria falando sozinha. Ela começa a se
engraçar com um dos clientes do bataclã. Ana Maria não se
importa e ela continua com um olhar de inveja no rosto.
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CENA 06. FAZENDA DE TIBÉRIO. CASA GRANDE. SALA DE
ESTAR. INTERNA. NOITE
Close em Tibério que continua sentado em sua poltrona e ele
está cercado por raízes que vão tomando cada vez mais conta de
tudo que está a sua volta. Nesse momento ele é surpreendido
pela chegada de Dona Cândida que fica parada em sua frente e
o encara com muito ressentimento e ódio.
TIBÉRIO (sem acreditar): - Cândida??? O que você está fazendo
aqui em minha fazenda? Quem é que te autorizou a entrar aqui?
(P) Não me interessa o que você quer. Só vai embora.
DONA CÂNDIDA (firme): - Eu entro onde eu bem quiser,
Tibério. Eu sou Cândida Rosado. Olha só para você. Virou
apenas uma recordação triste do homem que já foi algum dia.
TIBÉRIO: - Diga logo o que você quer de mim, Cândida. Depois
de 50 anos você aparece somente para me humilhar. Eu não sou
obrigado a ficar aqui ouvindo esses desaforos da sua parte.
Dona Cândida se aproxima mais de Tibério que a olha. O
ressentimento que um sente pelo outro é visível.
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DONA CÂNDIDA (fria): - Tem certeza que quer desenterrar
essa história de mais de 50 anos, Tibério? (P) Você me
abandonou quando eu mais precisava de você, e tudo o que eu
fiz depois foi para me reerguer. Você destruiu com a minha
confiança.
TIBÉRIO (arrependido): - Eu sei de todos os meus erros,
Cândida. Mas não é justo que por causa disso essa guerra entre
nossas famílias tenha tantos anos assim. Isso precisa ter fim.
DONA CÂNDIDA: - Se é isso que você pensa ótimo, Tibério.
Mas eu só vim aqui te avisar que o meu filho vai concorrer a
prefeito de Bole-Bole. E eu acho bom você não fazer nada para
tentar impedir. Você sabe muito bem do que sou capaz.
Dona Cândida vai embora enquanto Tibério fica totalmente
transtornado. Nesse momento a câmera mostra que Zélia entra
na casa grande e fica em choque ao ver a mãe de seu principal
inimigo nem na sua frente.
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CENA 07. CASA DE LEOCÁDIA. QUARTO DE JOÃO GIBÃO.
INTERNA. NOITE
A luz do quarto está apagada. A única luz que ilumina o local é a
luz da lua cheia que adentra o local. Podemos ver João Gibão e
.
Marcina sentados na frente um do outro. Eles estão em
silêncio. Em uma forma de demonstrar o amor que sente,
Marcina beija João Gibão apaixonadamente. Ele se entrega ao
amor.
MARCINA (sorrindo): - Tudo o que eu quero nesse momento é
esquecer o mundo lá fora, João. Nada mais no mundo importa
do que estar aqui com você. É isso o que me importa.
JOÃO GIBÃO (preocupado): - Eu também penso assim,
Marcina. Mas ainda acho que você deveria falar com a sua mãe.
Ela pode ter muitos erros, mas é ainda a sua mãe.
MARCINA: - Esquece dela só essa noite, João. Eu quero que
essa noite fique guardada na nossa memória como algo
inesquecível. Eu te amo mais que tudo, meu amor.
Marcina e João Gibão voltam a se beijar com muita paixão.
Trilha sonora: (Eu sei que vou Te
Amar – Maysa)
Marcina tenta tirar a camiseta de João Gibão, mas ele não
permite. O nosso protagonista fica muito arredio.
JOÃO GIBÃO (disfarçando): - Eu sinto muito, Marcina. Eu não
posso fazer isso. Eu queria muito, mas eu posso. Desculpa.
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MARCINA (séria): - Eu sinto que você está escondendo alguma
coisa de mim, João. O que foi que aconteceu para você? Tudo o
que eu quero é ver a sua felicidade..
O corpo de Marcina começa a esquentar de um jeito
descontrolado. João Gibão vai ficando muito assustado. O
corpo se Marcina vai ficando mais quente e ela acaba
desmaiando deixando João Gibão totalmente desespero.
A imagem congela no olhar de pavor de João Gibão. Aos poucos
a imagem vai ganhando um efeito como se transformasse em
uma moldura.
Obrigado pelo seu comentário!