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LÁGRIMAS EM SILÊNCIO - Capítulo 12

 





Novela de Adélison Silva 

Personagens deste capítulo

JANA
LAURA
GIOVANA
GENIVALDO
ELIETE
RAIMUNDA
MOISÉS
REBECA
MACIEL
RATO
CÁSSIA
MAURÍCIO
BEATRIZ
JORGE
KALEB
ROSENO
VALDOMIRO
OSVALDO 


Participação Especial:
POLICIAIS, PACIENTE de Maurício


CENA 01/ EXT/ RUA/ NOITE

Maciel sai de sua casa sendo conduzido pela polícia até o carro, mas sem algemas. Laura e Moisés seguem logo atrás. Moisés ajuda Laura a entrar em seu carro e os dois saem rapidamente, logo atrás do camburão da polícia. Ao longe, Rato observa toda a cena com preocupação. Ele se esconde nas sombras, tentando passar despercebido enquanto acompanhava a ação policial.

 

RATO

(murmurando para si mesmo)

- A casa caiu pro maluco, sempre falei que essa nega era encrenca. Só espero que ele não fode com nosso negócio, viu?

 

Rato permanece nas sombras, observando atentamente, enquanto o carro da polícia se afasta e desaparece na noite. Sua expressão revela tensão e incerteza, com medo de Maciel abrir a boca e entregar o tráfico com os queijos.

 

CENA 02/ EXT/ RUA/ EM FRENTE A CLÍNICA BIO IN VITRO/ NOITE

Jorge está dentro de seu carro, parado em frente à clínica de Beatriz, mas mantendo uma distância considerável. Ele observa atentamente a entrada da clínica, aguardando a saída de Beatriz. Após algum tempo, Beatriz sai da clínica e se dirige ao seu carro. Jorge permanece observando-a de longe, determinado a seguir seus passos.

 

CENA 03/ INT/ CARRO DE JORGE/ NOITE

Jorge está inquieto, com os olhos fixos no carro de Beatriz. Ele mantém uma distância segura enquanto a segue.

 

CENA 04/ INT/ CARRO DE BEATRIZ/ NOITE

Beatriz, ao volante, arruma seu cabelo com a mão e dá uma rápida olhada na maquiagem pelo retrovisor.

 

CENA 05/ EXT/ RUA/ NOITE

Beatriz se aproxima de um homem que está parado na calçada, mexendo no celular. Ao vê-la, ele sorri, e os dois se cumprimentam com um beijo. Jorge fica incomodado ao presenciar essa cena, mas continua observando de longe. Beatriz e o homem riem, demonstrando intimidade, e ele entra no carro dela. Os carros continuam em movimento, e Jorge os seguem. Conforme se aproximam de um motel, Jorge fica ainda mais indignado e magoado. Os carros estacionam e Beatriz e o homem saem do veículo, adentrando o motel. Jorge, ainda dentro de seu carro, observa tudo com os olhos marejados de lágrimas.




 

CENA 06/ INT/ CASA DO MOISÉS/ NOITE

Osvaldo e Kaleb estão sentados juntos em um sofá. Raimunda está sentada em outro sofá de frente para eles. Rebeca está sentada ao lado de Raimunda, segurando uma boneca. Moisés entra arrastando Laura, que está possuída de raiva em relação ao pai. Moisés segura Laura pelo braço e cabelo, exibindo um controle agressivo sobre ela. Laura está com expressão de raiva e tristeza, chorando intensamente.

 

LAURA

- Eu lhe odeio, viu meu pai!

(gritando)

- Eu lhe odeio!


MOISÉS

- Com ódio, ou sem ódio sou seu pai. Está escrito na palavra, “honra teu pai e tua mãe”. Essa é sua casa e não aquele lugar de pecado onde cê tava.


RAIMUNDA

(implorando, aflita)

- Moisés pelo o amor de Deus!

 

Raimunda se aproxima e abraçou Laura, tentando acalmar a situação.

 

OSVALDO

- O Senhor tá certo, Pastor Moisés. Está na palavra de Deus. Devemos disciplinar nossos filhos. Se o castigarmos com a vara, ele não morrerá. Deus disse: "Castigue-o, cê mesmo, com a vara, e assim o livrará da sepultura”.


LAURA

(estranhando)

- O que é isso, hein? Que esses dois tão fazendo aqui?


KALEB

- Oi, Laura! Precisamos conversar. Tenho certeza de que, se cê me conhecer melhor...


LAURA

(interrompe com ódio)

- Já lhe conheço o suficiente, e não gosto nem um tiquinho do cê.

(rindo)

- Não acha humilhante ter que forçar uma mulher pra poder se casar?

 

Moisés intervém puxando o braço de Laura.

 

MOISÉS

- Respeite seu futuro marido!


RAIMUNDA
- Moisés se acalme! Pelo o amor de Deus!


LAURA

- Não vou me casar com esse cara, mas é nunca.


RAIMUNDA

(consolando a filha)

- Ninguém vai lhe obrigar a nada meu amor. Eles tão aqui apenas para conversar com cê, viu?


LAURA

- Conversar? E desde quando o ogro do meu pai sabe conversar?

 

Rebeca, ingenuamente interrompe.

 

REBECA

- Painho é o Shrek?


RAIMUNDA
- Rebeca minha linda, vá pro seu quarto, vá!


REBECA

- Mas foi Laura que falou que painho é ogro. O Shrek que é ogro.


MOISÉS

(alterando a voz)

- Oxente! Vá pro seu quarto agora que tô lhe mandando!

 

Rebeca arregala os olhos com medo e corre para o quarto.

 

MOISÉS

(puxa Laura com violência)

- E cê garota, também vá para o seu quarto. Eu não admito desrespeito. Vai ficar trancada lá até aprender a me respeitar.

 

Moisés arrasta Laura para o quarto, fechando a porta com força. O clima tenso e repleto de conflitos paira na casa enquanto Raimunda chora, Osvaldo e Kaleb permanecem em silêncio, cientes da situação delicada.

 

CENA 07/ INT/ CASA DA JANA/ SALA DE ESTAR/ NOITE

Jana entra em casa e imediatamente percebe a ausência de Giovana. Ela coloca as chaves em cima de um móvel, deixa a bolsa sobre o sofá e começa a procurar pela irmã.

 

JANA

(chamando)

- Gih! Giovana cê tá aí?

 

Ela verifica os outros cômodos, procurando por algum sinal de Giovana.

 

JANA

(falando sozinha)

- Oxe, estranho, ela não me disse nada sobre sair.

 

Jana se aproxima da bolsa, pega o celular e faz uma ligação.

 

CENA 08/ INT/ CASA DOS FERNANDES/ QUARTO DA GIOVANA/ NOITE

Giovana estava ao telefone.

 

GIOVANA

- Oi Jana! Mainha viu nossa foto no jornal, por conta daquele protesto que a gente esteve. E daí cê já conhece, né? Ela foi aí e me obrigou a vim pra cá. Preferi não contrariá-la, pra coisa não ficar pior, né mesmo? Mas olhe, qualquer coisa, cê liga pra gente, viu?


JANA

(off)

- Fique tranquila, ligarei sim. Só fiquei preocupada por que não lhe vi aqui. Tenha uma boa noite minha linda!


GIOVANA
- Cê também! Boa noite!

 

Giovana desliga o telefone e, nesse momento, Eliete entra no quarto.

 

ELIETE

- Era Janaína, né?


GIOVANA

- Sim. Ela ficou preocupada né? Não me encontrou em casa.


ELIETE

- Eu acho impressionante as artimanhas que o diabo usa para seduzir as pessoas. Oh filha, cê sabe que sua irmã é uma perdida e tá lhe influenciando pelo caminho do mal. Olhe só donde cês foram parar, no meio da rua com um bando de mulheres mostrando os seios.


GIOVANA

- Aquilo foi um protesto feminista, minha mãe! E outra, não foi Jana que me levou não, viu? Fui eu que a levei.


ELIETE

(abismada)
- Misericórdia! Isso torna a situação ainda mais grave minha filha. Giovana, meu amor. O pecado tá lhe envolvendo e cê tá se deixando levar por ele.

(enfatizando)

- Eu vejo o diabo rindo da sua cara. Um monte de demônios ao redor zombando de cê.

 

Eliete começa a fazer orações em língua, deixando Giovana assustada.

 

ELIETE

(continuando)

- Cê vai comigo pra igreja! Assim como cê fazia quando era pequena.


GIOVANA

- Mainha, por favor!


ELIETE

- Não discuta, Giovana. Não vou permitir que o inimigo vença essa batalha. Tá decidido, a partir de amanhã cê voltará a ir aos cultos comigo.

 

 

CENA 09/ INT/ DELEGACIA/ SALA DE ESPERA/ NOITE

Maciel está sentado na sala de espera, claramente aborrecido. Neste momento, Rato e Valdomiro entram na sala. Valdomiro está vestido com um terno e gravata, o que deixa Maciel surpreso e confuso. Valdomiro só dá uma olhada e segue em direção à sala do delegado, enquanto Rato se aproxima de Maciel puxando conversa.

 

RATO

- E aí, rei? Dá ideia, o que tu aprontou, hein?


MACIEL

- Não aprontei nada, não viu? É aquele doente fanático do pai de Laura... Mas venha cá, me diga uma coisa. Que novidade é essa aí, hein? Seu Valdomiro de terno e gravata?


RATO

- Tá sabendo não, né? Seu Valdomiro é advogado, meu brother. Ele foi lá conversar com o delegado pra tentar aliviar sua barra... Agora Maciel, deixa eu lhe dá a real. Tu tá dando muita moral pra essa mina, e ela vai lhe ferrar.


MACIEL

- Eu amo Laura, Rato. E não vai ser o pai dela que vai nos afastar. Eu vou dá um jeito de raptá-la. Ela me falou que ele tá querendo casar ela a força, com um Zé roela aí da igreja deles. Mas isso não vou deixar não, viu?


RATO

- Olha bicho tu é pau no cu, muito vacilão. Tá me entendendo?...

 

Rato faz uma pausa, olhando ao redor para ter certeza de que ninguém estava ouvindo.

 

RATO

- Te liga só! Vamo ganhar muito dinheiro, mano véi. A parada do queijo tá bombando. Vai entrar grana boa aí, se apega em nega nenhuma não, que lhe atrasa. Tô aqui lhe dando a real. Sacou?


MACIEL

- Acho que tu que não sacou, viu? Não vou desistir de Laura.


RATO

- Tá certo, tá tudo certinho, então né? Quer se lascar? Se lasque. Só espero que não ferra com o nosso esquema. Porque senão meu brother, o lero vai ser outro. Não tô dando duro, pra um zé ruela qualquer colocar tudo a perder por causa de mulher.

 

 

CENA 10/ INT/ CASA DO MOISÉS/ QUARTO DA LAURA/ NOITE

Raimunda e Laura estão sentadas na cama. Laura está chorando, com os olhos vermelhos e a voz trêmula. A sua mãe ao lado tentando consola-la.

 

LAURA

- Quem painho pensa que é pra controlar a minha vida desse jeito? Não vou me casar com Kaleb, vou fugir com Maciel. Vou pra bem longe, pra nunca mais ele saber nem que existo.

 

Raimunda olha preocupada para Laura, tentando encontrar palavras de consolo.

 

 

RAIMUNDA
- Oh filha, fala isso não, viu? Pensa em mim também. Como cê acha que vou ficar longe de cê?

 

Laura se levanta da cama e começa a andar pelo quarto, visivelmente frustrada.

 

LAURA

- Francamente mainha, não consigo lhe entender, viu? Esse seu jeito metódico de ser. Painho nem lhe ver mais como mulher. Ele lhe trata como se a senhora fosse, sei lá, uma governanta. Alguém que tivesse a obrigação de cuidar das coisas da casa, pra que tudo saia do jeito que ele quer. E a senhora só fala, “sim senhor”, “pode deixar senhor”, “tá tudo do seu agrado meu senhor?”.

 

Raimunda se aproxima de Laura, tentando acalmá-la.

 

RAIMUNDA
- Oh meu amor, é porque cê não conhece a palavra direito, né? Deus fala que o homem é a cabeça da mulher, assim como Cristo é a cabeça da igreja.

 

Laura para de andar e encara a mãe, com uma expressão de descrença.

 

LAURA

- Pois minha cabeça tá muito bem em cima do meu pescoço. Homem nenhum mandará em mim.


RAIMUNDA

- Laura... E se cê conversar com esse rapaz? Pede pra ele aceitar Jesus. Ele se batiza nas águas e cês dois se casam. Dessa forma seu pai pode aceitá-lo.

 

Laura suspira e balança a cabeça negativamente.

 

LAURA

- Maciel é ateu, mainha. Ele não acredita na existência de nenhum deus.

 

Raimunda fica surpresa e abismada com a revelação e demonstrou preocupação.

 

RAIMUNDA

- Misericórdia minha filha!  Então, cê tem que se afastar desse garoto. Laura, pelo o amor de nosso Senhor! O Kaleb é um bom rapaz, cês quando eram criança se davam tão bem. Cê vai aprender gostar dele como seu marido.


LAURA

- Fora de cogitação. Sabe quando eu e Kaleb vamos nos dá bem? Mas é nunca! Meu homem é Maciel, tá sabendo?

 

 

CENA 11/ INT/ DELEGACIA/ SALA DE ESPERA/ NOITE

Maciel está sentado na sala de espera da delegacia, ao lado de Rato. Ele está visivelmente tenso e preocupado, olhando ao redor, observando as pessoas presentes. Valdomiro se aproxima com uma expressão séria.

 

MACIEL

- E então? Dá ideia, diga logo aí? Já posso ir embora?

 

Valdomiro lança um olhar para Rato e depois volta sua atenção para Maciel, mantendo a expressão séria.

 

VALDOMIRO

- Cê é um tremendo vacilão. E tenho aqui uma ideia séria pro cê. Fique longe dessa garota e de qualquer outra garota chave de cadeia. Não podemos chamar atenção agora.

 

Rato concorda com um aceno de cabeça, reforçando o que Valdomiro disse.

 

RATO

- É isso mesmo, Maciel. Sempre falo a mesma coisa para ele.


MACIEL

(inquieto)

- Mas o senhor não me respondeu. Posso ir embora ou não?

 

Valdomiro solta um suspiro e finalmente traz um alívio para Maciel.

 

VALDOMIRO

- Cê está liberado. O delegado não encontrou evidências suficientes para continuar com sua detenção.

 

Maciel suspira aliviado e abraça Rato, demonstrando sua gratidão e alegria.

 

MACIEL

(entusiasmado)

- Cara, valeu mesmo, Seu Valdomiro. Nem sabia que o senhor era advogado.


VALDOMIRO
- Tranquilo. Agora vamos embora daqui. Quanto menos atenção da policia a gente chamar, melhor pra nós.

 

Maciel agradece novamente e os três caminham em direção à saída da delegacia, sentindo um peso sendo amenizado pela notícia de sua liberação.

 

CENA 12/ EXT/ PLANO GERAL

A tela mostra uma transição de cena, começando com a majestosa Ponte Salvador-Itaparica ao pôr do sol. Em seguida, revela a densa floresta tropical da Reserva Sapiranga, passando para o sereno rio do Parque São Bartolomeu. Um letreiro indica "Um mês depois", e a cena muda para um amanhecer dourado no bairro do Rio Vermelho, com ondas suaves quebrando na praia. A cena termina à medida que o sol nasce, criando uma paisagem serena e mágica.

 

CENA 13/ EXT/ OFICINA DO JORGE/ DIA

Beatriz chega à oficina e desce do carro, aproximando-se de Jorge. Jorge e Roseno estão ocupados fazendo reparos em outro veículo.

 

BEATRIZ

(entusiasmada)

- Olá Jorge! Bom dia! Eu queria que cê desse uma olhadinha no meu carro. Acho que ele tá apresentando aquele mesmo probleminha no câmbio de antes.


JORGE

(sem olhar para Beatriz)

- Roseno, vai lá dá uma olhada no carro dessa senhora.

(com ironia)

- Tem gente que parece que não aprende dirigir.

 

Beatriz fica boquiaberta e franze a sobrancelha, estranhando a atitude de Jorge. Roseno se aproxima de Beatriz sem graça.

 

ROSENO

- Bom dia Dra. Beatriz! O que houve com seu carro?

 

Beatriz sente-se desprezada pelo tratamento frio de Jorge e acompanha Roseno até onde seu carro está estacionado.

 

BEATRIZ

- Acredito que seja problema no câmbio, viu? Da outra vez que trouxe, Jorge falou que é por conta de uma mania que tenho, de não pisar totalmente na embreagem na hora de trocar de marcha.


ROSENO

- Ah sim, deixe eu dá uma olhada aqui direitinho.

 

Roseno abre o capô do carro de Beatriz, examinando-o. Enquanto isso, Beatriz volta e se aproximar novamente de Jorge, que continua trabalhando em outro veículo.

 

BEATRIZ

- Tudo bem com cê?


JORGE

(ainda sem olhar para Beatriz)

- Tô ótimo, e a tendência é só melhorar, viu? Agora, se me der licença, preciso trabalhar.


BEATRIZ

- Não quero lhe atrapalhar, mas não tô entendendo por que cê tá me tratando com tanta frieza?

 

Jorge olha para Beatriz sinalizando com as mãos para ela se afastar.

 

JORGE

- É melhor não ficarmos tão próximos, seu namorado pode não gostar.


BEATRIZ

- Oxente! De que namorado cê tá falando, criatura?

 

Jorge para seu serviço, olhando firme para Beatriz e expressando repúdio.

 

JORGE

- Naquele dia em que fui todo animado até a clínica lhe encontrar, até fiz reserva em um restaurante. E cê disse que não poderia sair comigo porque tinha um encontro. E, de fato, tinha, né mesmo? Eu lhe vi depois, entrando em um motel com um cara.


BEATRIZ

(sem entender)

- Não tô entendendo porque tá tão nervoso? Já não havia lhe dito que tinha um encontro?


JORGE

(se alterando)

- Ah, pelo amor de Deus! Pra mim, uma mulher que fica com um cara em um dia e no outro já tá com outro não passa de uma...

(Jorge “engole seco”)

- É melhor eu ficar calado.

 

Beatriz cruza os braços e olha firmemente para Jorge.

 

 

BEATRIZ

- Fale! Não passa de que?


JORGE

(voltando ao trabalho)

- Deixa eu cuidar do meu serviço que ganho mais.


BEATRIZ

- Venha cá, vai me dizer que desde o nosso último encontro cê não ficou com ninguém?


JORGE

- Sou homem, Beatriz, é diferente. Um homem sair por aí pegando um monte de mulher é super normal, desde que o mundo é mundo.


BEATRIZ

- Ó paí, que mentalidade mais arcaica! Pois sou mulher e fico com quem eu bem quiser e ninguém tem nada a ver com isso. Tá sabendo? Sem essa dupla moral pra cima de mim.


JORGE

- Pois pra mim cê não passa de uma vadia, de uma puta de beira de estrada...

 

Beatriz não tolera as palavras ofensivas e dá um tapa no rosto de Jorge.

 

BEATRIZ

- Eu exijo respeito meu senhor. Faz-me um favor, suma e não me procure nunca mais. Porque se você me procurar, com certeza vou tá muito bem ocupada.

(piscando para Jorge)

- Se é que me entende.

 (virando-se para Roseno)

- Já terminou com meu carro?


ROSENO

(pasmo com a situação)

- Sim, senhora. Tava certa, era problema no câmbio mesmo.


BEATRIZ

- Quanto lhe devo?

 

Roseno olha para Jorge, que balança a cabeça indicando que poderia deixar pra lá.

 

ROSENO

- Se preocupe não, foi nada.

 

Beatriz também dá uma olhada para Jorge, e vira-se para Roseno tirando uma quantia de dinheiro da carteira e lhe entregando.

 

BEATRIZ

- Espero que isso seja suficiente.

 

Ela entrou no carro e parte, deixando Jorge e Roseno para trás.

 

CENA 14/ INT/ CLÍNICA BIO IN VITRO/ CONSULTÓRIO DO MAURÍCIO/ DIA

Maurício está sentado em sua mesa, olhando alguns documentos enquanto esboça um leve suspiro de preocupação. Naquele momento, a porta se abre, e Cássia entra na sala com a agenda nas mãos.

 

CÁSSIA

- Com licença! Trouxe sua agenda. Tem apenas duas pacientes confirmadas, uma agora pela manhã e duas para a parte da tarde.

 

Maurício levanta o olhar e recebe a agenda, examinando-a rapidamente.

 

MAURÍCIO

- Ótimo, se tiver mais pacientes, cê pode fazer encaixes, viu? Trabalhar é bom, distrai a mente.


CÁSSIA

- Verdade.


MAURÍCIO

- E Beatriz, já chegou?


CÁSSIA

- Não. Até agora não chegou e nem mandou nenhum recado.

 

Maurício abaixa o olhar, expressando sua decepção.

 

MAURÍCIO

- Agora é rotina ela chegar atrasada. Eu pensando que ela me chamou pra trabalhar aqui pra gente ficar mais juntos. Mas pelo que vejo ela só quer que eu cuide dos pacientes pra ela ficar mais livre.

 

Cássia balança a cabeça em concordância, demonstrando compreensão diante da situação. E logo depois sai da sala.

 

CENA 15/ INT/ CLÍNICA BIO IN VITRO/ RECEPÇÃO/ DIA

Cássia se aproxima do balcão da recepção, onde Jana está ocupada digitando uma ficha no computador. Cássia expressa preocupação enquanto se dirige à amiga.

 

CÁSSIA

- Oh nega, o homem tá de dá dor. Nem parece aquele Maurício alegre que saía comigo pra assistir filme. Te falo uma coisa, se ele continuar xonado assim na Dra. Beatriz ele vai acabar entrando em depressão.


JANA
- E Dra. Beatriz, linda e bela curtindo sua vida. Gente, Dr. Maurício tem que aprender a virar a página e partir pra outra.

 

Cássia reflete por um momento, preocupada com a situação de Maurício, antes de compartilhar sua ideia com Jana.

 

CÁSSIA

- Olhe, tô aqui pensando em chamar ele pra irmos ao cinema. Assim como a gente fazia antes? Ele era mais feliz, nega. A vibe era uma outra totalmente diferente.


JANA

(sem entender)

- Mas venha cá, e Lucas, o rapaz que cê disse que tava curtindo.

 

Cássia responde com um sorriso leve, deixando claro que há uma diferença entre sua relação com Maurício e sua história com Lucas.

 

CÁSSIA
- Escute bem, eu disse que chamarei Maurício para curtir um cinema, só isso, nada demais. Já com Lucas é uma outra história.


JANA

- Entendi. Cê está certa, viu nega? Isso vai fazer bem pra ele.

 

 

CENA 16/ INT/ LOJA DO QUEIJO/ DÉPOSITO/ TARDE

Rato, Valdomiro e Maciel estão reunidos no centro do depósito, próximos a uma mesa onde estão espalhadas algumas papeladas e documentos relacionados à carga de queijos.

 

RATO

- Já tá tudo certo, os queijos já foram entregues. E eles já mocaram nossos queijos juntos com os deles, e o caminhão sairá amanhã cedo.


VALDOMIRO

(organizando alguns documentos)

- Tô confiante que vai dá tudo certo. Da outra carga tivemos um lucro bom, espero que desta vez também tenhamos.


RATO

(rindo)

- Vamos ter muito mais seu Valdomiro. O pessoal da Venezuela já tem a visão de novos clientes. É certo, o queijo chegará lá e já terá o seu destino. Prepara o cofrinho que a grana tá chegando.

 

Maciel está parado perto de uma das prateleiras, observando os queijos com um olhar apreensivo.

 

MACIEL

- Sei não, cês sempre acham tudo muito fácil. Não consigo deixar de ficar apreensivo, não sabe? Um descuido a casa pode cair.


RATO

- Se tu continuar mantendo o foco tudo prospera. Continue longe daquela nega chave de cadeia, que sua vida será só sucesso.


MACIEL

- Laura já vai fazer dezoito anos, Rato. Ela vai voltar pro meus braços, e ninguém vai poder tirá-la de mim.

 

CENA 17/ INT/ CASA DOS FERNANDES/ QUARTO DA GIOVANA/ TARDE

Giovana está sentada em sua escrivaninha, mexendo no computador e fazendo algumas anotações em seu caderno. Genivaldo abre a porta do quarto, batendo suavemente antes de entrar. Ele se aproxima de Giovana com um sorriso afetuoso.

 

GENIVALDO

- E aí minha linda!

 

Giovana interrompe suas anotações, e sorri ao ver seu pai.

 

GIOVANA

- Oi painho!

 

Genivaldo caminha em direção a Giovana, ficando em pé ao seu lado.

 

GENIVALDO

- Como sempre concentrada em seus estudos, né mesmo?


GIOVANA

- Pois é. Tô aqui dando uma olhada pra ver qual faculdade vou fazer. Já decidi, vou estudar psicologia. Isso vai me ajudar no projeto que planejo.


GENIVALDO

- Tô sabendo. Aquele que cê me falou de montar uma casa pra acolher mulheres que precisam de ajuda?


GIOVANA

(acenando)

- Isso mesmo. Temos que começar a fazer coisas concretas. E não só ficar gritando pelas as ruas, tirando a roupa e exigindo respeito.


GENIVALDO

- Cê sempre me dá muito orgulho meu amor. Foca, estuda e corre atrás que cê vai conseguir tudo o que cê quer...

 

Genivaldo se aproxima ainda mais, sentando-se na cama ao lado da cadeira de Giovana.

 

GENIVALDO

(curioso)

- Agora filha, me responde outra coisa. Essa história de cê começar a ir pra a igreja com sua mãe, participando dos cultos, e tudo mais. É porque cê quer, ou tá indo só pra não contrariar sua mãe?


GIOVANA

- Olhe painho, no inicio até que era só pra não contrariar mainha. Tipo, bandeira branca, vamos selar aqui uma paz. Mas agora tô gostando, acho que todo mundo deve procurar encontrar seu caminho, descobrir sua espiritualidade. Isso é uma forma de crescimento pessoal. Eu tô participando dos cultos e tentando ver além das margens. Inclusive, os meninos da igreja estavam me chamando pra participar de um grupo de jovem, e eu aceitei.


GENIVALDO

(surpreso)

- Olha, isso é muito bom.

(rindo)

- Só não pode ficar fanática igual sua mãe.

 

Giovana ri junto com seu pai, compartilhando um momento descontraído.

 

GIOVANA

- Esse risco não corro não, viu?

(sincera)

- Agora francamente, acho que minha fé é muito pequena. Tem muita coisa dentro da igreja que não entendo.


GENIVALDO

(curioso)

- Como assim?


GIOVANA

- Ah painho, sei lá. Tudo muito rígido, tudo é pecado, na base de ferro e fogo. Como se Deus fosse um carrasco e tivesse ali de prontidão só esperando o momento da gente errar para nos mandar pro inferno. E se o inferno não existisse, ainda assim faríamos o bem? Ou será que a nossa falsa bondade é só o medo de irmos pra lá? São tantas coisas ali dentro que me faz refletir, sabe?

 

Genivaldo pensa por um momento, buscando as palavras certas para transmitir seu ponto de vista.

 

GENIVALDO

- Não sou um homem religioso, mas entendo que algumas pessoas têm medo de Deus, por isso se esforçam para não errar. Infelizmente, isso faz com que elas ajam mais como escravos do que como filhos livres. Outras pensam apenas na recompensa que o Senhor lhes dará por não errarem, agindo como mercenários interesseiros. No entanto, a intenção de toda a Bíblia é nos levar a ocupar o lugar de filhos amados. Somente assim podemos viver plenamente e compreender Deus. O amor ao próximo é o principal mandamento. Seja qual for a religião, se seu principal ensinamento é amar e acolher o próximo, isso já aproxima seus fiéis de Deus.

 

Giovana ouve atentamente as palavras de seu pai, absorvendo suas reflexões.

 

GIOVANA
- É disso que sinto falta dentro da igreja. Desse acolhimento. Parece que o pastor Moisés tá sempre apontando o dedo para alguém, destacando seus pecados.

 

Genivaldo reflete por um momento e começa a falar novamente, transmitindo sua visão pessoal.

 

GENIVALDO

- Cada um tem sua forma de enxergar a fé, filha. É importante encontrar um lugar onde cê se sinta acolhida e compreendida. O importante é que sua jornada espiritual seja genuína e lhe traga paz e crescimento interior.


GIOVANA

(sorrindo)

- Que coisa linda, viu meu pai? Sempre posso contar com senhor para me ouvir e entender.

 

CENA 18/ INT/ CLÍNICA BIO IN VITRO/ CONSULTÓRIO DO MAURÍCIO/ TARDE

Maurício está sentado em sua cadeira atrás da mesa de consulta, enquanto a paciente ocupa a cadeira à sua frente. Maurício olha para a paciente com um sorriso tranquilizador.

 

MAURÍCIO

- Tá tudo certinho com seus exames, viu? Não se preocupe, controle a ansiedade e relaxe. Tudo vai dá certo.


PACIENTE

(sorrindo esperançosa)

- Obrigada doutor!

 

A paciente levanta da cadeira, pega sua bolsa e a joga sobre o ombro. Com um aceno de despedida, ela sai da sala, encerrando a consulta. Maurício permanece sentado, digitando algumas informações no computador. Nesse momento, a porta do consultório se abre novamente, revelando Cássia. Ela segura a maçaneta com uma mão enquanto segura a agenda com a outra. Ao perceber a entrada de Cássia, Maurício levanta o olhar, demonstrando interesse.

 

MAURÍCIO

- Mas alguma paciente?


CÁSSIA

- Não, essa foi a última paciente do dia.

 

Maurício examina a agenda com atenção.

 

 

MAURÍCIO

- Ótimo. E quanto às pacientes de Beatriz, algum encaixe?

(com ironia)

- Ela parece tá ocupada ultimamente, né?


CÁSSIA

(rindo)

- Já tá tudo certo, Maurício. Todas as pacientes de hoje já foram atendidas...

 

Cássia dá alguns passos à frente e decide sentar-se na cadeira em frente a Maurício.

 

CÁSSIA

- Mudando de assunto, cê gosta de Harry Potter?

 

Maurício fica surpreso com a mudança repentina de assunto, mas sua expressão se suaviza ao perceber a animação nos olhos de Cássia.

 

MAURÍCIO

- Sim, gosto muito.


CÁSSIA

- Há um novo filme da franquia no cinema. O que acha de irmos assistir juntos?


MAURÍCIO

(estranhando)

- Pensei que cê estivesse namorando.


CÁSSIA

- Sim, estou. Conversei com Lucas mais cedo, e ele disse que não poderíamos nos encontrar hoje. Então pensei, que tal eu pegar um cinema com meu amigo cinéfilo?



MAURÍCIO

(rindo)

- Eu realmente gosto de um bom filme.

(entregando a agenda novamente para Cássia)

- Sendo assim, eu aceito o seu convite.


CÁSSIA

- Oba!

 

Cássia levanta da cadeira, segurando a agenda em suas mãos enquanto se dirige à porta.

 

CÁSSIA

- Me pega às 20h lá em casa.

 

 

Ela pisca para Maurício, transmitindo um tom amigável e divertido. Em seguida, Cássia sai do consultório, deixando Maurício com um sorriso no rosto e a perspectiva de uma noite agradável pela frente.

 

CENA 19/ EXT/ PLANO GERAL

À medida que o sol se põe sobre Salvador, a cidade alta brilha com luzes ao entardecer, oferecendo uma vista deslumbrante da Cidade Baixa. As luzes noturnas se acendem, revelando a animação à beira-mar. A cena então se move rapidamente para o Mercado de São Joaquim, agora iluminado por lâmpadas penduradas, onde vendedores anunciam suas mercadorias. Finalmente, a transição nos leva à Cachoeira do Bom Jesus dos Pobres, sob a luz da lua e das estrelas, criando uma atmosfera mágica. Salvador se transforma de dia para noite, exibindo sua diversidade e beleza em todas as horas.

 

CENA 20/ INT/ IGREJA CAJADO DA FÉ/ NOITE

Moisés está no púlpito da igreja, pregando com fervor. Os fiéis estão sentados nas cadeiras, atentos às suas palavras. O ambiente está impregnado de solenidade, mas também há uma certa tensão no ar.

 

MOISÉS

(levantando a voz, entusiasmado)

- Queridos irmãos e irmãs, hoje é um dia especial! Estamos reunidos não apenas para louvar a Deus, mas também para celebrar o aniversário de nossa querida Laura, que completa dezoito anos!

 

Os fiéis aplaudem, alguns sorriem e parabenizam Laura, que está sentada ao lado de Giovana. No entanto, Laura parece inquieta e ansiosa. Com um esforço visível, ela se levanta, tentando exibir uma expressão de alegria.

 

LAURA

- Obrigada a todos pelo carinho, obrigada pelas felicitações! Muita obrigada, viu?

 

Laura se senta novamente, mas seu olhar denota uma preocupação latente. Moisés continua a pregação, enfatizando sobre a importância do dízimo. Laura balança as pernas inquieta e lança olhares para o relógio, para Giovana e, por fim, para Kaleb, que está sentado à sua frente. Kaleb sorri animado para Laura, mas ela responde com um sorriso forçado antes de fechar a expressão. Giovana percebe a aflição de Laura.

 

GIOVANA

(sussurrando)

- Oh Laura, cê tá bem? Parece preocupada.


LAURA

(suspira)

- Não vou ficar aqui, Giovana.

 

Laura levanta-se discretamente e sai da igreja. Giovana, percebendo a agonia de sua amiga, levanta-se rapidamente e a segue para fora.

 

CENA 21/ EXT/ IGREJA CAJADO DA FÉ/ LADO DE FORA/ NOITE

Laura fica parada próximo à porta da igreja, ansiosa, olhando para o relógio e para longe. Giovana se aproxima dela.

 

GIOVANA

- Oxente Laura, que houve? Aconteceu alguma coisa?


LAURA

(animada)

- Ainda não nega, mas vai acontecer, viu? Maciel tá vindo me buscar.


GIOVANA

- Laura, pelo o amor de Deus! Cê tá azuada?


LAURA

- Azuada eu taria se casasse com esse banana.

Agora que tenho dezoito anos, painho não pode me impedir de ficar com o homem que amo. Fiquei quieta e participei das coisas da igreja por causa de mainha, para não desapontá-la. Assim como cê tá aqui por causa de sua mãe, né?


GIOVANA

- Ah, mas tô gostando daqui. Vou até participar do grupo de jovens.


LAURA

- Francamente, Giovana!

(ao ver Kaleb na porta da igreja)

- Falando no banana!

 

Kaleb se aproxima das duas.

 

 

KALEB

- Oxe! Que foi que houve, meu amor? Cê está se sentindo bem? Fiquei preocupado.


LAURA

- Tô ótima! Sinceramente, Kaleb, cê realmente acha que vou me casar com cê? Agora que tenho dezoito anos, nada me prende aqui.


KALEB

- Não tô entendendo, o que cê quer dizer com isso? Pastor Moisés já nos deu a benção, só falta agora oficializar.

 

Nesse momento, Maciel chega em uma moto.

 

MACIEL

- E aí minha linda! Simbora?


LAURA

- Tchauzinho pro cê viu? Meu homem de verdade chegou!

 

Laura sobe na moto de Maciel e parte juntos. Todos na igreja saem para fora e testemunham sua partida. Moisés fica furioso com a situação.

 

MOISÉS

(gritando)

- Laura!!!











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