SAGRADA FAMÍLIA
“Capítulo 10”
Novela criada e escrita por
Wesley Franco
Personagens deste capítulo
POLICIAL
ALEXANDRE
NANÁ
CARUSO
ANTÔNIO
ADÉLIA
MELISSA
NATHALIA
JAYME
ALEXANDRE
GUTO
REGINALDO
BÁRBARA
EDUARDO
BEATRIZ
GLÓRIA
TARCÍSIO
MÉDICO
TABELIÃO
PADRE
Esta é uma obra de ficção e sem
compromisso com a realidade.
CENA 1. CASTRO COSMÉTICOS. EXT.
ENTRADA DA FÁBRICA. NOITE.
O
instituto médico legal retira o corpo de Leonardo em uma maca de dentro da
fábrica, um funcionário coloca um lençol branco sobre o corpo de Leonardo e
coloca dentro do rabecão. Alexandre e outros curiosos assistem tudo. Um
policial se aproxima de Alexandre.
POLICIAL – O senhor foi testemunha do acidente,
terá que nos acompanhar até a delegacia para prestar depoimento.
ALEXANDRE – Está sendo um momento muito difícil
para mim, o Leonardo era um grande amigo de longa data.
POLICIAL – Entendo, mas o senhor é a única
testemunha do acidente.
CORTA
PARA
CENA 2. MANSÃO DE CARUSO. INT. SALA
DE ESTAR. NOITE.
Caruso,
Adélia e Melissa seguem sem saber o motivo do sumiço de Antônio.
MELISSA – Vou ter que concordar com você, o
Antônio jamais deixaria de cumprir um compromisso, deve ter acontecido alguma
coisa muito séria.
CARUSO – Eu vou até a casa dele ver o que
está acontecendo.
Naná entra
na mansão carregando Murilo no colo e vai em direção a Caruso, Adélia e
Melissa.
NANÁ – Seu Caruso!
CARUSO – Finalmente apareceu alguém, eu já
estava indo na casa do Antônio procurá-lo, ele não apareceu para buscar a
Bárbara e nem apareceu no aeroporto. Onde está o Antônio?
NANÁ – O Antônio foi preso seu Caruso.
CARUSO – (surpreso) Preso? O que aconteceu?
NANÁ – A Peneluc fugiu com o meu marido e
deixou uma carta de despedida, o Antônio pegou uma arma e foi até o aeroporto
atrás deles, e lá ele disparou tiros que felizmente não pegaram em ninguém, mas
mesmo assim deixaram ele preso.
CARUSO – A Peneluc fugiu com seu marido? Mas
que loucura é essa?
NANÁ – Eles eram amantes, e nem eu e nem o
Antônio sabíamos, mas isso não é o importante agora. Só o senhor pode tirar o
Antônio de lá, eles estão cobrando uma fiança muito alta que nós não temos como
pagar. (chora)
CARUSO – Tenha calma, nós vamos lá agora
resolver isso.
ADÉLIA – Quer que eu vá com você meu amor?
CARUSO – Não, você fica, eu vou com a Naná.
Naná carregando Murilo sai com Caruso rumo a delegacia.
MELISSA – É melhor eu ir com a Bárbara, o
clima nesta casa não está bom para uma criança.
ADÉLIA – Vou te avisar pela última vez que
você está proibida de entrar nesta casa.
MELISSA – Esta é a casa do pai da minha
filha, entrarei quantas vezes forem necessárias.
ADÉLIA – (sorrir) Você não vai entrar mais
nesta casa, depois do que eu vou fazer com você. (Dá um tapa na cara de
Melissa)
MELISSA – (colocando a mão no rosto) Você
enlouqueceu?
Adélia dá outro tapa na cara de Melissa.
MELISSA – (grita) Sua louca! (parte para cima
de Adélia puxando seus cabelos)
Adélia consegue se soltar de Melissa e dá outro tapa na sua
cara e um chute no joelho, fazendo com que Melissa caia no chão.
ADÉLIA – Só não termino de acabar com você,
porque você vai ter que sair daqui andando e carregando a sua filha, mas fique
avisada, eu não quero você aqui.
MELISSA – Você me paga sua louca!
CORTA PARA
CENA 3. DELEGACIA. INT. SALA DO
DELEGADO. NOITE.
Após
Caruso pagar a fiança, o delegado manda o carcereiro buscar Antônio. Antônio
entra na sala do delegado ainda algemado.
DELEGADO – Pode tirar as algemas dele, ele
está livre.
NANÁ – (emocionada) Graças a Deus! (abraça
Antônio)
NANÁ – Muito obrigada seu Caruso, sem o
senhor o Antônio iria continuar preso.
CARUSO – Não precisa me agradecer, o Antônio
é um funcionário exemplar e por mais que a atitude dele tenha sido errada, ele
passou por uma situação complicada.
ANTÔNIO – Obrigado seu Caruso, eu agir no
impulso da raiva, se eu tivesse pensado melhor não teria feito o que fiz.
CARUSO – Todo mundo erra meu amigo, agora
vamos seguir adiante.
Antônio,
Caruso e Naná saem da sala do delegado e vão até o lado de fora da delegacia
onde o carro de Caruso está estacionado do lado de fora.
CARUSO – Você sabe que é muito mais do que
meu motorista, não é? Te considero como um amigo, e saiba que você sempre
poderá contar comigo.
ANTÔNIO – (emocionado) Sempre procurei fazer
tudo certo na minha vida, eu estou muito envergonhado pelo o que aconteceu. Meu
filho não merece um pai assim.
CARUSO – Não fala isso, você é um homem que
seu filho deve se espelhar, um homem honesto, trabalhador e que sempre fez de
tudo pela sua família. Agora você precisa ter forças para cuidar do seu filho.
ANTÔNIO – Nunca imaginei que precisaria
cuidar do meu filho sem a mãe dele, vai ser tudo mais difícil.
NANÁ – Não vai meu irmão, eu vou estar
aqui para te ajudar.
CARUSO – E eu também, afinal o Murilo é meu
afilhado, e eu vou dar de tudo que ele precisa para se tornar um grande homem.
Pode contar comigo!
ANTÔNIO – (emocionado) Muito obrigado a vocês
dois por todo o apoio neste momento.
CORTA
PARA
CENA 4. RIO DE JANEIRO. EXT.
NOITE/DIA.
Tomada de
vários pontos da cidade do Rio de Janeiro amanhecendo.
CORTA
PARA
CENA 5. CEMITÉRIO. INT. DIA.
Jayme,
Alexandre, Renata, Caruso, Adélia, Reginaldo e outras pessoas acompanham o
enterro de Leonardo.
PADRE – (jogando água benta sobre o túmulo)
Em nome do pai, do filho e do espírito santo.
Os
coveiros fecham o túmulo de Leonardo, e logo após todos caminham em direção a
saída do cemitério com exceção de Jayme que permanece diante do túmulo.
JAYME – (chora) Vai ser muito difícil não
te ter mais aqui, sua partida foi muito repentina meu amigo.
JAYME – Cair no poço do elevador, logo você
que sempre foi tão cuidadoso, não me conformo.
Jayme tem
um flashback de uma conversa que teve com Leonardo antes dele morrer.
JAYME – O Alexandre é o responsável por
esses contratos, você está querendo me dizer que meu próprio irmão está me
roubando?
LEONARDO – Não quero levantar falsas acusações
contra o Alexandre, até porque eu o conheço há muitos anos, mas esses contratos
estão suspeitos demais e eles passam diretamente pelas mãos do Alexandre.
JAYME – (bate na mesa furioso) Não posso
acreditar! Meu próprio irmão!
LEONARDO – Calma Jayme, não vamos nos
precipitar, eu só te falei em sinal de alerta para que você fique preparado
para quando sair o meu relatório final.
JAYME –
Foi bom você ter me alertado, se isso se confirmar, eu vou dar uma grande lição
no Alexandre.
JAYME
– (pensativo) Será que o Alexandre
seria capaz disso? Meu Deus! Meu próprio irmão...
CORTA
PARA
CENA 6. SALVADOR. CASA DE GLÓRIA E
TARCÍSIO. INT. SALA. DIA.
Tarcísio
chega em casa carregando Maitê no colo. Glória está na cozinha em pé cortando
cebolas e percebe a presença de Tarcísio e vai até a sala.
GLÓRIA – Finalmente meu amor. (paralisa ao
ver o bebê e demonstra surpresa) Quem é essa criança?
TARCÍSIO – Nossa fillha!
GLÓRIA – Filha?
TARCÍSIO – A mãe dela morreu assim que ela
nasceu, a partir de agora nós vamos criar ela como se fosse nossa filha.
GLÓRIA – Como assim? Quem é a mãe dela? Como
é que você trás uma criança assim do nada?
TARCÍSIO – Larga de tanta pergunta mulher, e
toma aqui essa criança. (entrega o bebê a Glória)
GLÓRIA – Ao menos posso saber o nome dela?
TARCÍSIO – Helena! Agora vá preparar alguma
coisa pra eu comer que eu to morrendo de fome. Vou me banhar.
Tarcísio
vai até o banheiro e Glória fica na sala ninando Helena que dorme.
GLÓRIA – Eu não sei de onde você veio minha
pequena, mas saiba que eu vou cuidar de você como se fosse minha.
CORTA
PARA
CENA 7. MANSÃO DA FAMÍLIA CASTRO.
INT. QUARTO DE NATHALIA. DIA.
Nathalia está no seu quarto deitada na cama agarrada a
roupas de Maitê, ela chora sentindo o cheiro da sua filha que está impregnada
nas roupas. Jayme entra no quarto e vai até a cama onde está Nathalia.
JAYME – Está tudo bem?
NATHALIA – Bem só vai estar quando eu tiver a
minha filha de volta nos meus braços, a dor que eu to sentindo me dilacera por
dentro.
JAYME – Entendo perfeitamente a dor que você
sente, eu já perdi um filho e sei como dói, mas diferente de mim a sua filha
não partiu para sempre, vamos fazer de tudo para encontrar ela. E é por isso
que eu vim conversar com você.
NATHALIA – (se levanta) Você teve alguma
novidade?
JAYME – Ainda não, mas em breve teremos, o
Lázaro já está em busca da sua filha. O que eu quero conversar com você é sobre
outro assunto, que diz respeito ao seu futuro.
NATHALIA – Meu futuro?
JAYME – Sim, eu quero que você se case
comigo em segredo, para que quando eu me for você ainda tenha recursos para
encontrar a nossa filha, e caso já tenha encontrado antes de eu ir, que vocês
tenham conforto por toda a vida.
NATHALIA – Não fala assim, eu já perdi muitas
pessoas na minha vida, o Humberto, a madrinha, a minha filha, eu não posso
perder você também. (chora)
JAYME – É inevitável Nathalia, eu sou muito
mais velho do que você, a minha hora vai chegar em algum momento e você precisa
estar preparada, casando-se comigo você herdará esta casa, a fábrica, todo o
meu dinheiro aplicado nos bancos e poderá ter uma vida tranquila ao lado de sua
filha. Por favor aceite o meu pedido.
NATHALIA – Eu nunca tive interesse no seu
dinheiro, a sua amizade para mim sempre foi o mais importante, mas pensando na
minha filha, irei aceitar seu pedido.
CORTA
PARA
CENA 8. RIO DE JANEIRO. EXT. DIA.
SONOPLASTIA: Lembra de mim – Ivan lins
Tomada de
vários pontos da cidade do Rio de Janeiro,vários comércios abrindo suas portas,
pessoas circulando pelo centro da cidade, pessoas andando pela praia e entrando
no mar.
LEGENDA: MESES DEPOIS
CORTA PARA
CENA 9. CASTRO COSMÉTICOS. INT. SALA
DA PRESIDÊNCIA. DIA.
SONOPLASTIA: Lembra de Mim – Ivan Lins
Nathalia e Humberto estão diante do tabelião que irá
realizar o casamento entre os dois, na sala também estão Adélia e um outro
rapaz que é amigo de Jayme.
TABELIÃO – Nathalia Martins é de sua livre e
espontânea vontade contrair casamento com Jayme Castro?
NATHALIA – Sim.
TABELIÃO – Jayme Castro é de sua livre e
espontânea vontade contrair casamento com Nathalia Martins?
JAYME – Sim.
TABELIÃO – Em nome da lei, eu vos declaro marido
e mulher. Podem assinar aqui. (aponta no livro onde devem assinar)
Jayme assina no livro e entrega a caneta para Nathalia que
também assina.
TABELIÃO – Agora as testemunhas também devem
assinar.
Adélia e o outro rapaz que está ao seu lado assinam no livro.
TABELIÃO – (sorrir) Que o casal seja muito
feliz.
CORTA PARA
CENA 10. HOSPITAL. INT. QUARTO. DIA.
Arlete está deitada na cama do
hospital ao seu lado está Caruso segurando suas mãos, uma equipe médica auxilia
o seu parto.
MÉDICO
– Só mais um pouquinho de força que
ele já está vindo.
Arlete faz força gritando de dor,
seu grito é interrompido por um choro bastante agudo de criança, o médico
retira o bebê, clipa o cordão umbilical e coloca a criança sobre o peito de
Arlete.
MÉDICO
– É um lindo menino.
ARLETE
– (emocionada) Nosso filho Caruso,
ele é muito lindo.
CARUSO
– (sorrir) Ele é a minha cara, vai
ser um garanhão igual ao pai.
CORTA PARA
CENA 11. CASTRO COSMÉTICOS. INT.
SALA DA PRESIDÊNCIA. DIA.
Jayme e
Nathalia conversam sozinhos na sala da presidência.
JAYME – Hoje eu vou lhe apresentar a
fábrica, eu gostaria que você conhecesse todo o funcionamento da empresa e
começasse a trabalhar aqui.
NATHALIA – Não entendo nada do funcionamento
de uma empresa, mas se você tiver paciência para ensinar eu estou disposta a
aprender e a também estudar para fazer um bom trabalho.
JAYME – Eu vou te ensinar tudo que eu aprendi
e um dia você vai ocupar aquela cadeira. (aponta para cadeira da presidência) E
irá assumir o meu lugar.
NATHALIA – Espero que isso ainda demore muito,
porque eu preciso muito de você aqui comigo, você é o que tem me dado forças
para continuar.
JAYME – Ainda que eu não esteja aqui, você
precisa ser forte, porque você precisa encontrar a sua filha.
Nathalia vai até a janela que possui uma enorme vista da
cidade do Rio de Janeiro.
NATHALIA – Vou me esforçar muito, vou
trabalhar bastante e um dia eu vou encontrar a minha filha e ele terá uma vida
muito melhor do que eu tive.
NATHALIA – A partir de hoje, eu serei uma nova
mulher!
CORTA PARA
CENA 12. STOCK SHOTS. BRASIL. INT.
DIA/NOITE
SONOPLASTIA: Uma louca
tempestade – Ana Carolina
Tomadas de várias cidades do Brasil como o Rio de Janeiro,
São Paulo, Curitiba, Salvador, Recife, Manaus e Belém, mostrando pessoas em filas
de supermercado de banco trocando seu dinheiro pela nova moeda real. As tomadas
são feitas com narrações.
NARRAÇÃO – O brasileiro começou a usar o real
de olho nos preços, na conversão de cruzeiro real para a nova moeda, muitos
preços mudaram para cima.
NARRAÇÃO – Dinheiro velho na caixa, dinheiro
novo na mão, o primeiro cliente a dar adeus aos cruzeiros reais na agência do
banco do Brasil, foi o presidente Itamar Franco.
CORTA PARA
CENA 13 . ESTÚDIO DE JORNAL. INT.
DIA.
Tomada com imagens do Presidente Fernando Henrique Cardoso
discursando ao lado do seu vice no parlatório do Palácio do Planalto.
JORNALISTA – Fernando Henrique Cardoso é
reeleito Presidente da República com 53,06% dos votos e continuará governando o
país pelos próximos 4 anos.
CORTA PARA:
CENA 13 . ESTÚDIO DE JORNAL. INT.
DIA.
Tomada com imagens do Presidente Lula desfilando em carro
presidencial rumo ao congresso nacional com milhares de pessoas ao redor do
carro.
JORNALISTA – A capital federal consagra o novo
presidente de 170 milhões de brasileiros, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da
Silva é festejado a caminho do congresso onde faz o juramento a constituição e
discursa pela primeira vez como presidente da república.
CORTA PARA
CENA 14. AVENIDA ATLÂNTICA. EXT.
DIA.
Abre uma
imagem aérea da avenida atlântica repleta de manifestantes vestidos de verde e amarelo carregando cartazes e faixas
escritas “Fora Dilma” e “Impeachment Já”.
CORO DE MANIFESTANTES – (cantam) Seja patriota, vem lutar por sua nação, venha
para manifestação, veste verde e amarelo com determinação pra livrar nosso país
dessa corrupção, grita forte brasileiro, fora Dilma, fora Lula, fora PT!
CORO DE MANIFESTANTES – (gritam) Fora Dilma! Fora Dilma!
Fora Dilma!
CAM vai
subindo mostrando a dimensão da avenida atlântica tomada de pessoas.
LEGENDA:
MUITOS ANOS DEPOIS.
CORTA PARA:
CENA 15. CASTRO COSMÉTICOS. INT.
SALA DA PRESIDÊNCIA. DIA.
Nathalia está sozinha diante da enorme janela que há na sala
admirando a vista da cidade, até que Beatriz entra na sala.
BEATRIZ – Nathalia?
NATHALIA – Você acredita que essa vista ainda
me distrai, mesmo olhando para ela diariamente há mais de 20 anos?
BEATRIZ – É uma vista muito linda mesmo. Eu vim
te chamar porque já estão todos a sua espera na sala de reuniões.
NATHALIA – Já estava me esquecendo, vamos
agora.
CORTA PARA
CENA 16. CASTRO COSMÉTICOS. INT.
SALA DE REUNIÕES. DIA.
Nathalia entra na sala de reuniões com Beatriz, na sala
estão Caruso, Alexandre, Reginaldo, Guto, Bárbara, Eduardo, Murilo e outros
diretores da empresa, todos se levantam e aplaudem a chegada de Nathalia.
NATHALIA – (sorrindo) Eu fico lisonjeada pelos
aplausos, mas também fico um pouco envergonhada.
GUTO – Tia, não há o que ter vergonha,
hoje é um dia muito especial, afinal de contas não é todo dia que se ganha o
prêmio de empresária do ano.
Congelamento final em Nathalia
sorrindo.
Obrigado pelo seu comentário!