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TERRA DO SOL - 03 (REPRISE)

 





CENA 1: EXTERIOR. KAMAKURA. RUA. DIA

KEIKO ESTÁ ANDANDO PELA CALÇADA AINDA PENSANDO NAS PALAVRAS

DURAS QUE SEU AVÔ LHE DISSE. ELA TAMBÉM NÃO CONSEGUE TIRAR A

IMAGEM DE LUCAS DE SUA CABEÇA. NESSE MOMENTO ELA COMECA

ATRAVESSAR A RUA E NÃO PERCEBE UM CARRO VINDO EM SUA

DIREÇÃO. O CARRO FREIA E PARA A POUCOS CENTÍMETROS DE KEIKO

QUE FICA MUITO ASSUSTADA. LOGO DEPOIS HAYATO SAI DE DENTRO

DO CARRO E VAI NA DIREÇÃO DE KEIKO.

 

HAYATO (sério): - Keiko…. Finalmente eu consegui te encontrar. O que foi

que houve com você que eu não consigo falar com você? Pode me dizer?

KEIKO (respirando fundo): - Eu não sou a melhor pessoa para te explicar

isso, Hayato. Porque não pergunta para a sua mãe o que aconteceu.

HAYATO: - Do que é que você está falando, Keiko? O que a minha mãe

pode querer com toda essa história? Agora eu quero saber de tudo.

 

HAYATO TENTA SE APROXIMAR DE KEIKO, MAS ELA SE AFASTA.

 

KEIKO (firme): - Se você quer mesmo saber a verdade então eu vou falar,

Hayato. (P) A sua mãe é a mulher mais asquerosa que eu já conheci na

minha vida. Ela mandou um homem me sequestrar, e se não fosse por

uma pessoa que me ajudou eu nem sei onde eu estaria agora.

HAYATO (sem acreditar): - Que espécie de mentira é essa, Keiko? Você

não tem vergonha de inventar algo tão sórdido assim? E quem foi que te

ajudou? Eu exijo saber agora mesmo.

KEIKO: - Eu nem sei o porquê eu ainda perco o meu tempo tentando te

convencer da verdade. Você jamais vai acreditar que a sua querida mãe é

uma criminosa. Para mim já chega, Hayato. Acabou tudo entre nós.

 

KEIKO DÁ AS COSTAS PARA HAYATO E SAI ANDANDO. ELE FICA

TOTALMENTE PERDIDO E SEM ACREDITAR O QUE ESTEJA

ACONTECENDO.

 

�� SÃO PAULO — BRASIL


CENA 2: EXTERIOR. BAIRRO DA LIBERDADE. PRAÇA. NOITE

A CÂMERA MOSTRA DE FORMA BEM AMPLA UMA PRAÇA COM VÁRIOS

DETALHES QUE REMETEM AO JAPÃO. NESSE MOMENTO A CÂMERA FOCA

EM UM JOVEM NEGRO QUE ESTÁ SENTADO OLHANDO OARA TODOS OS

LADOS COMO SE ESPERASSE POR ALGUÉM. ELE É ZECA. EM SEGUIDA

AYUMI VEM CHEGANDO E O SEU SEMBLANTE É DE PREOCUPAÇÃO.

 

ZECA (preocupado): - O que foi que houve, Ayumi? Eu fiquei preocupado

com a sua mensagem. O que é que aconteceu para você ficar assim?

AYUMI (desabafando): - Você precisa me ajudar, Zeca. Você é o único

amigo que eu tenho que pode me ajudar. (P) Os meus pais estão me

escondendo um segredo e eu quero saber qual é. Você vai me ajudar?

ZECA: - É claro que eu vou te ajudar, Ayumi. Mas se os seus pais não te

contaram então não deve ser nada. Tem certeza que quer fazer isso?

 

AYUMI BALANÇA A CABEÇA EM SINAL DE SIM. NESSE MOMENTO ELES

SÃO SURPREENDIDOS PELA CHEGADA DE RAMON, O PAI DE ZECA QUE

ESTÁ COM MUITA RAIVA EM SEU OLHAR. ELE ENCARA ZECA.

 

RAMON (esbravejando): - Quantas vezes eu te disse que eu não quero ver

perto dessa japa? Esse tipo de gente não merece nada de nós.

ZECA (estarrecido): - Pai… O que o senhor está falando? isso é xenofobia.

AYUMI: - Esse seu preconceito não me surpreende, Ramon. Eu só lamento

que o seu filho tenha um péssimo exemplo de homem dentro de casa. A

sua esposa deve ser uma mulher muito frustrada por ser casada contigo.

RAMON (furioso): - Sua fedelha… Vou te mostrar como eu trato as pessoas

da sua raça. Você vai aprender a nunca mais desafiar alguém como eu.

 

RAMON TENTA PARTIR PARA CIMA DE AYUMI, MAS ZECA FICA ENTRE

ELES. ZECA EMPURRA O PRÓPRIO PAI PARA PROTEGER AYUMI. PAI E

FILHO SE ENCARAM COM CERTA RAIVA.

 

CENA 3: EXTERIOR. PRACA. NOITE

EM UM PLANO ABERTO A CÂMERA MOSTRA QUE KEIKO ESTÁ ANDANDO

PELA PRAÇA PERDIDA COMPLETAMENTE EM SEUS PENSAMENTOS. DE

REPENTE ELA SENTE ALGUÉM TOCAR EM SUA MÃO, E QUANDO SE VIRA O

SEU SORRISO SE ABRE AO VER LUCAS EM SUA FRENTE. A TROCA DE

OLHARES ENTRE ELES É INEVITÁVEL.

 

LUCAS (sorrindo): - Eu estava procurando por você, Keiko. Eu tive uma

conversa séria com o seu avô, e apenas das nossas diferenças nós

entramos em acordo que o melhor é colocar a Mitsuko Ishida atrás das

grades. Aquela mulher é muito perigosa.

KEIKO (respirando fundo): - Sinceramente eu não sei o que fazer, Lucas.

Eu estou morrendo de medo do que possa me acontecer. E se acontecer

alguma coisa comigo eu não sei o que seria do meu avô.

LUCAS: - Eu te prometo que eu não vou deixar nada te acontecer, Keiko.

Aquela mulher mandou me matar e a minha noiva morreu por isso. Eu

quero justiça e eu não vou descansar enquanto não conseguir.

 

A CHUVA COMEÇA A CAIR SOBRE KEIKO E LUCAS. ELES VÃO SE

APROXIMANDO UM DO OUTRO. A CONEXÃO QUE ELES ESTÃO SENTINDO

NÃO PODE SER EVITADA. É NESSE MOMENTO QUE O INEVITÁVEL

ACONTECE: KEIKO E LUCAS SE BEIJAM DEBAIXO DA CHUVA FORTE QUE

CAI.

PARA A SURPRESA DE KEIKO E LUCAS UM CARRO PARA EM FRENTE A

PRAÇA E RYU DESCE ACOMPANHADO DE MITSUKO QUE APLAUDE O

BEIJO DOS NOSSOS PROTAGONISTAS DE UMA FORMA IRÔNICA.

 

MITSUKO (diabólica): - Quem diria que o destino iria me dar essa grata

surpresa. As duas pessoas que mais eu queria encontrar estão aqui juntas.

(T) Eu não sabia que você era uma falsa moralista Keiko.

LUCAS (sério): - Fica longe dela, sua maldita. Você foi a responsável pela

morte da minha noiva. Eu sobrevivi para te confrontar.

RYU: - Parece que alguém quer entrar nesse jogo de sorte, não é mesmo?

(P) Você não decide nada aqui, Gaijin. É melhor você ficar calado.

MITSUKO: - A culpa da sua noiva ter morrido foi sua, seu forasteiro infeliz.

E você não vai estragar os meus planos. A Keiko vem comigo.

 

KEIKO E LUCAS SE OLHAM. ELES COMEÇAM A CORRER, MAS SÓ QUE RYU

ACERTA LUCAS NA CABEÇA E O NOSSO PROTAGONISTA CAI NO CHÃO

DESMAIADO. LOGO DEPOIS O VILÃO PEGA KEIKO E COLOCA DENTRO

DE UM CARRO. MITSUKO TAMBÉM ENTRA NO CARRO E SORRI

CINICAMENTE AO VER LUCAS CAÍDO NO CHÃO.

 

�� ALGUNS DIAS DEPOIS



CENA 4: INTERIOR. CATIVEIRO. QUARTO. DIA

A CÂMERA MOSTRA QUE O LOCAL É MUITO ESCURO E TOTALMENTE

SUJO. NESSE MOMENTO RYU VEM PUXANDO KEIKO E A JOGA EM UM

COLCHONETE VELHO E MUITO SURRADO. O VILÃO SORRI ENQUANTO

KEIKO FICA TOTALMENTE DESESPERADA.



KEIKO (sem entender): - Porque vocês estão fazendo isso comigo? O que

eu fiz para merecer isso? (P) Eu não mereço estar sofrendo tudo isso.

RYU (sarcástico): - Eu acho melhor você ficar bem quieta, Keiko. Em pouco

tempo eu irei receber o seu futuro comprador e eu não quero que você

atrapalhe nada. Em poucos dias você será vendida.

KEIKO: - Vocês vão me vender como se eu fosse uma mera mercadoria?

Isso o que vocês estão fazendo se chama tráfico humano. Isso não vai

ficar assim. (T) Vocês podem até me matar, mas eu vou lutar até o fim.

 

KEIKO SE LEVANTA DO CHÃO E ENCARA RYU SEM MEDO. O VILÃO DÁ UM

TAPA NA CARA DE KEIKO QUE FAZ ELA CAIR NO CHÃO.





�� KAMAKURA — JAPÃO



CENA 5: INTERIOR. CASA DE KENJI E KEIKO. SALA. NOITE



LUCAS ANDA DE UM LADO PARA O OUTRO TENTANDO ABSORVER TUDO

QUE ACONTECEU. ELE E KENJI FICAM FRENTE A FRENTE. O SILÊNCIO

ENTRE ELES É TOTALMENTE ENSURDECEDOR. LUCAS SE APROXIMA

AINDA MAIS DE KENJI E ELE FICA MUITO MAIS SÉRIO.

 

LUCAS (sério): - Eu não sei o que aconteceu com a sua neta, Kenji. Mas

uma coisa eu posso te garantir. Eu vou encontrar ela nem que isso seja a

última coisa que eu faça. Eu te prometo.

KENJI (pensativo): - Tudo isso por culpa da ambição daquela mulher. (T)

Eu perdi a minha filha uma vez, Lucas. Eu não posso perder a minha neta.

LUCAS: - Eu te garanto que isso não vai acontecer, Kenji. Faz mais de um

ano que eu estou seguindo os rastros dos sequestros feitos por essa

quadrilha comandada pela Mitsuko. Tudo me leva a crer que eles estão

levando essas mulheres até São Paulo. Eu tenho quase certeza que a Keiko

também está lá.

 

KENJI FICA MUITO PREOCUPADO. LUCAS COLOCA AS MÃOS SOBRE OS

OMBROS DE KENJI E ELES FICAM SE OLHANDO EM SILÊNCIO.

 

KENJI (decidido): - Eu vou com você para o Brasil, Lucas. Eu não posso

ficar de braços cruzados vendo a minha neta passando por tudo isso. E não

adianta você querer tentar me convencer do contrário.

LUCAS (ponderando): - Eu não te aconselho a fazer isso, Kenji. Essa minha

guerra contra essa quadrilha está ficando cada vez mais perigosa. Eu não

vou ficar em paz sabendo que eu posso causar algum mal a Keiko ou a

você.

KENJI: - Eu já tomei a minha decisão, e eu volto atrás. (P) Eu tenho que

admitir que para um Gaijin você é muito honrado. Eu confio em você.

 

KENJI E LUCAS APERTAM AS MÃOS DE UMA FORMA RESPEITOSA. ELES SE

OLHAM NOVAMENTE COM A ESPERANÇA DE ENCONTRAR KEIKO

RENOVADA.

 

CENA 6: INTERIOR. SÃO PAULO. CATIVEIRO. QUARTO. NOITE

A CÂMERA FICA INTERCALANDO ENTRE OS ROSTOS DE KEIKO E CELSO.

A NOSSA PROTAGONISTA VAI SE LEVANTANDO COM DIFICULDADE, E

OLHA NO FUNDO DOS OLHOS DE CELSO QUE A ENCARA DE UM JEITO

CÍNICO E INTIMIDADOR.

 

KEIKO (abalada): - Você não sabe como eu sonhei com o dia que eu iria

conhecer o meu verdadeiro pai. Mas eu nunca pude imaginar que você

seria uma pessoa tão desprezível assim. Podemos ser de culturas

diferentes, mas caráter e honra são coisas inegociáveis.

RYU (nervoso): - Você parece não entender o que está acontecendo aqui,

Keiko. Este senhor é um empresário muito respeitado, e ele quer que você

se junte ao nosso empreendimento. Essa é sua única chance de ser livre.

CELSO: - Quando eu conheci a sua mãe nós sempre nos demos muito

bem. Essa história de honra e caráter é muito subjetiva. O que realmente

importa é o poder e o status.

 

KEIKO SE APROXIMA DE CELSO E COSPE NA CARA DO VILÃO. CELSO VAI

DESFAZENDO O SORRISO E OLHA COM ÓDIO PARA SUA PRÓPRIA FILHA.

 

CELSO (descontrolado): - Quem você pensa que é para fazer isso comigo,

sua maldita? Eu estou te dando a única chance de ter a sua liberdade de

volta e é assim que você retribui? Você deveria ser mais grata.

KEIKO (destemida): - E porque eu deveria ser grata exatamente? Eu

jamais vou me dobrar diante de pessoas como vocês. A minha resposta é

não. Eu tenho vergonha de ser filha de um homem como você.

CELSO: - Olha a situação que você se encontra. Você acha que tem

escolha,mas a verdade é que não tem. (P) Quem sabe ficar mais um dias

presa nesse muquifo te ajude a pensar direito.

CELSO DÁ AS COSTAS LARA KEIKO DEIXANDO ELA SOZINHA COM RYU. O

BANDIDO TAMBÉM SAI DO QUARTO E KEIKO FICA COM UM SEMBLANTE

DE CONFUSÃO EM SEU OLHAR.

 

�� ALGUNS DIAS DEPOIS



CENA 7: EXTERIOR. KAMAKURA. CASA DE KENJI E KEIKO. ÁREA

EXTERNA. DIA

LUCAS ESTÁ PARADO EM FRENTE DE UM CARRO. A CÂMERA MOSTRA

QUE UMA MALA PODE SER VISTA DENTRO DO CARRO. A CÂMERA DÁ UM

CORTE SUAVE, E VEMOS QUE KENJI ESTÁ SE DESPEDINDO DE LUCAS, E

AMBOS ESTÃO COM UM SEMBLANTE DE MUITA PREOCUPAÇÃO.

 

LUCAS (ponderando): - Eu sei que as coisas não saíram como a gente

imaginava, Kenji. Mas eu posso te garantir que eu não vou desistir de

encontrar a sua neta. Eu vou trazer ela de volta para você.

KENJI (sério): - O meu maior medo sempre foi que algo assim pudesse

acontecer. Mas hoje eu vejo que você é um homem honrado, Lucas.

LUCAS: - Os crimes da Mitsuko Ishida não vão ficar impunes. Ela vai

responder pela morte da minha noiva e pelo sumiço da Keiko. Isso você

pode ter certeza.

 

LUCAS E KENJI SE CUMPRIMENTAM. O SILÊNCIO PREDOMINA.

 

KENJI (firme): - Eu quero que você saiba Lucas que eu admiro muito a sua

força para superar tudo o que você passou. Outra pessoa em seu lugar não

teria essa mesma força. Você é admirável.

LUCAS (sorrindo): - Você pode ter certeza que a recíproca é verdadeira,

Kenji. (P) Eu não vou descansar enquanto a Keiko não estiver livre dessa

maldita quadrilha. Ela voltará para casa. Você pode ter certeza disso.

 

KENJI BALANÇA A CABEÇA E DEPOIS ESBOÇA UM SORRISO. LOGO

DEPOIS LUCAS ENTRA NO CARRO QUE SOME NO MEIO DO HORIZONTE.

 

CENA 8: INTERIOR. CASA DE MITSUKO E HAYATO. QUARTO. DIA

CLOSE EM HAYATO QUE ESTÁ TERMINANDO DE ARRUMAR AS SUAS

MALAS. NESSE MOMENTO MITSUKO ENTRA NO QUARTO, E O SORRISO

EM SEU ROSTO SOME AO PERCEBER O QUE ESTÁ ACONTECENDO.

 

MITSUKO (autoritária): - Eu posso saber o que está acontecendo aqui,

Hayato? Que malas são essas? Onde você pensa que está indo?

HAYATO (sério): - Eu não sei porque você faz uma pergunta já que sabe a

resposta. (T) Eu vou atrás da Keiko logicamente. Ela deve estar no Brasil.

A sua sede por poder e dinheiro é tanta que te faz muito previsível.

MITSUKO: - Eu te proíbo de ir atrás daquela infeliz. Olha só o que ela está

fazendo com você, meu filho. Está jogando você contra mim. Não é

possível que você não perceba o quanto ela é uma pessoa desprezível.

 

HAYATO FICA OLHANDO PARA MITSUKO SEM FALAR NADA. A VILÃ TENTA

ARGUMENTAR, MAS HAYATO PERCEBE O JEITO FALSO DE SUA MÃE.

 

HAYATO (nervoso): - Você acha mesmo que eu não sei de todos os seus

atos criminosos? Eu te conheço melhor que você mesma, mãe. Nem você,

nem ninguém vai me impedir de encontrar a Keiko.

MITSUKO (irritada): - Quer saber de uma coisa, Hayato? Faça o que você

bem entender. Você está jogando a reputação da nossa família na lama

por causa de uma maldita que estava beijando um Gaijin. Você é patético.

HAYATO: - Lave a sua boca antes de inventar qualquer desculpa da Keiko.

É melhor eu ir embora de uma vez antes que eu diga o que eu não quero.

 

HAYATO PEGA SUA MALA E SAI DO QUARTO. A CÂMERA SE APROXIMA DE

MITSUKO, E PODEMOS VER O ÓDIO EM SEU OLHAR.

����

 

CENA 9: INTERIOR. CLÍNICA PSIQUIATRA. SALA DE RAUL. NOITE

CLOSE EM ESTELA QUE ESTÁ ANDANDO POR TODA A SALA E VENDO

VÁRIAS FOTOS DE RAUL (WERNER SCHUNEMANN) AO LADO DE SUA

ESPOSA (JÁ FALECIDA). NESSE MOMENTO RAUL ENTRA NA SALA, E ELE

ESBOÇA UM SORRISO AO VER ESTELA EM SUA FRENTE. ELES DÃO UM

FORTE ABRAÇO.

 

RAUL (sorrindo): - Quando a minha secretária me disse que Estela Dubois

estava em minha sala me esperando eu não pude acreditar. (P) Quantos

anos a gente não se vê, Estela. É muito bom te ver novamente.

ESTELA (séria): - Eu sei que já é tarde Raul, mas eu preciso conversar com

alguém. E você é a única pessoa que confio principalmente depois do que

me aconteceu. Eu preciso da sua ajuda profissional.

RAUL: - O que foi que aconteceu com você, Estela? Você não é a mesma

mulher que eu conheci há alguns anos atrás. Eu sei que tem algo errado.

 

ESTELA TENTA SEGURAR O CHORO, MAS ELA NÃO CONSEGUE. ELA

ACABA DESABANDO EM LÁGRIMAS. RAUL FICA TENTANDO CONSOLAR

ELA.

 

ESTELA (desabando): - Eu cometi o pior erro que eu poderia ter cometido,

Raul. Eu casei com um monstro. O que ele fez comigo foi algo repugnante.

RAUL (preocupado): - O que foi que aconteceu, Estela? Você sabe que

pode confiar em mim. Eu jamais faria nada que pudesse te magoar.

ESTELA: - Eu disse para o Celso que eu quero me separar, e ele abusou de

mim quando eu estava dormindo. Eu sinceramente não sei o que fazer.

 

RAUL FICA EM CHOQUE COM A REVELAÇÃO DE ESTELA. A CÂMERA

MOSTRA QUE AS LÁGRIMAS CONTINUAM ESCORRENDO PELOS OLHOS DE

ESTELA.

 

�� ALGUNS DIAS DEPOIS



CENA 10: INTERIOR. RESTAURANTE. SALÃO PRINCIPAL. NOITE

CELSO ESTÁ SENTADO EM UMA MESA DA ÁREA NOBRE DO

RESTAURANTE. UM GARÇOM SE APROXIMA E COLOCA VINHO EM SUA

TAÇA. NESSE MOMENTO A CÂMERA VAI ACOMPANHANDO OS PASSOS DE

UMA MULHER ATÉ CHEGAR NA MESA ONDE CELSO SE ENCONTRA. EM

QUESTÃO DE SEGUNDOS A CÂMERA REVELA QUE A TAL MULHER É

MITSUKO ISHIDA. ELES SE CUMPRIMENTAM DE UM JEITO FORMAL.

 

CELSO (comemorando): - Finalmente eu estou podendo conhecer a

grande, Mitsuko Ishida. É uma honra conhecer a líder da nossa

organização. (P) Nós temos muito o que conversar.

MITSUKO (séria): - Nisso eu sou obrigada a concordar com você, Celso.

Não foi fácil descobrir que a Keiko é sua filha, mas agora eu espero que

você entenda o meu grau de entrega com o nosso empreendimento.

CELSO: - Eu só espero que essa minha filha que eu nunca quis ter não

estrague os nossos planos, Mitsuko. Você sabe muito bem a quantia que

está em jogo nisso tudo. Já tem compradores para ela.

 

MITSUKO SORRI. O GARÇOM SERVE VINHO PARA A VILÃ. ELA E CELSO

FAZEM UM BRINDE FIRMANDO UMA PARCERIA MAQUIAVÉLICA.

 

CELSO (ardiloso): - Ninguém pode sonhar que a Keiko é minha filha. Eu

tenho uma reputação a zelar, e se isso sair na mídia eu estarei arruinado.

Eu espero que você mantém o sigilo, Mitsuko.

MITSUKO (fria): - Até parece que você não me conhece, Celso. Há quanto

tempo nós estamos juntos nisso? Ninguém vai saber de absolutamente

nada. (P) Mas agora eu quero algo que estava esperando há muito tempo.

CELSO: - Você continua a mesma, Mitsuko. Eu sabia que você não iria

resistir em querer um beijo meu. Eu te conheço muito bem.

 

CELSO E MITSUKO SE LEVANTAM E SE BEIJAM ARDENTEMENTE. TODOS

NO RESTAURANTE FICAM OLHANDO A CENA DE UM JEITO

CONSTRANGEDOR.

 

A IMAGEM CONGELA NO BEIJO ARDENTE DE CELSO E MITSUKO. AOS

POUCOS A IMAGEM VAI GANHANDO UM TOM ALARANJADO COMO SE O

SOL ESTIVESSE NASCENDO NO HORIZONTE

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