FALANDO DE AMOR — CAPÍTULO 14
NÃO É RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 12 ANOS
ESCRITA,POR: LUAN MACIEL
SUPERVISÃO: LUKAS LIMA
DIREÇÃO ARTÍSTICA: JAYME MONJARDIM
NO CAPÍTULO ANTERIOR…
MIGUEL — (nervoso) Eu esperava que você me conhecesse mais Helô. Eu jamais iria abandonar o eu filho. Ele é tudo na minha vida. A Verônica que me impediu de trazer ele comigo. Eu não quero estar desse jeito com você.
HELOÍSA — (chorando) Eu te amei com todas as forças bda minha alma Miguel. Eu achava que eu poderia ser feliz ao seu lado. Que nós poderíamos ser uma família, mas eu estava enganada.
MIGUEL — (chateado) Nós ainda podemos ser uma família. Nós foi tirado a chance de viver o nosso amor, mas agora temos essa chance. Por favor não desista de mim de novo.
HELOÍSA — (triste) Eu sinto muito Miguel. Por mais que eu te me eu não posso fazer isso. Eu não posso deixar oseu filho sem pai. Nós não podemos mais nos ver. Eu vou te pedir que respeite a minha decisão.
HELOÍSA COMEÇA A ANDAR EM DIREÇÃO A SAÍDA DO ESTÚDIO. NESSE MOMENTO MIGUEL VAI ATRÁS DELE E A BEIJA COM MUITA PAIXÃO. TOCA A MÚSICA: WITHOUT YOU - MARIAH CAREY. NO PRIMEIRO MOMENTO HELOÍSA TENTA RESISTIR AO BEIJO DE MIGUEL, MAS DEPOIS ELA SE ENTREGA A PAIXÃO QUE SEMPRE SENTIU POR ELE.
COMEÇA UM NOVO CAPÍTULO
CENA 1. ESTÚDIO FOTOGRÁFICO. INT/DIA
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DO CAPÍTULO ANTERIOR. DEPOIS DE SE ENTREGAR AO BEIJO DE MIGUEL, HELOÍSA FICA COMPLETAMENTE CONFUSA. ELA VAI SE AFASTANDO DE MIGUEL COM RECEIO DE VOLTAR A SE MAGOAR. MIGUEL VAI ATRÁS DELA E SEGURA A SUA MÃO COM DELICADEZA.
MIGUEL — (sem entender) O que foi Heloísa? Porque você está se afastando de mim? (P) Não adianta negar. Eu sei que você ainda me ama.
HELOÍSA — (de cabeça baixa) Eu nunca deixei de te amar Miguel. Mas eu não posso ser egoísta ao ponto de impedir que você tenha uma convivência sadia com o seu filho. Isso não seria justo com você, nem com ele.
MIGUEL — (sorrindo) Você é uma pessoa maravilhosa Helô. Mesmo sem conhecer o meu filho você está se preocupando com ele. Mas você não precisa se preocupar. Eu vou vou me separar da Verônica, mas eu faço questão de ter a guarda dele. O meu filho é tudo na minha vida.
HELOÍSA — Eu só não quero que ele pense que estou te afastando dele. (P) Eu sei bem como é isso Miguel. O meu filho sofreu muito com a morte do pai dele. Eu não quero que o seu filho passe pela mesma coisa.
MIGUEL SE APROXIMA DE HELOÍSA E A ABRAÇA. ELA DEIDA CAIR ALGUMAS LÁGRIMAS DE SEU ROSTO. ESSE É O MOMENTO POR QUAL OA DOIS TANRO ESPERARAM.
HELOÍSA — A sua família nunca vai me aceitar Miguel. Por mais que a gente queira ficar juntos isso nunca será possível.
MIGUEL — (sério) Eu não me importo com o que a minha família pensa ou deixe de pensar Helô. O que eu mais quero nessa vida é ficar com você. Por você eu sou capaz de enfrentar o mundo.
HELOÍSA — (chorando) Eu te amo Miguel. Desistir de você foi o pior erro que eu cometi. Eu fui fraca. Eu deveria ter lutado para ficar ao seu lado. Me perdoa.
MIGUEL — O passado não importa mais Helô. O que importa agora é que a gente se ama. Eu não vou permitir que ninguém se interfira no nosso amor. Chegou a hora da gente ser feliz.
HELOÍSA E MIGUEL VOLTAM A SE BEIJAR COM MUITA PAIXÃO. O BEIJO DELES É EMBALADO POR: MAIS UM NA MULTIDÃO - ERASMO CARLOS E MARISA MONTE.
CORTA PARA
CENA 2. MANSÃO DOS GONES LEITÃO. SALA DE ESTAR. INT/NOITE
ANOITECE. PILAR ESTÁ SENTADA EM SUA POLTRONA CARÍSSIMA A ESPERA DO HORÁRIO DO JANTAR. ELA ESTÁ COM O CELULAR NAS MÃOS TENTANDO LIGAR PARA MIGUEL, MAS SEM SUCESSO. NESSE EXATO MOMENTO A CAMPAINHA TOCA. A EMPREGADA VAI ATENDER A PORTA. LOGO EM SEGUIDA VERÔNICA E KUCAS VÃO ENTRANDO NA MANSÃO. PODEMOS PERCEBER QUE VERÔNICA ESTÁ COMPLETAMENTE FURIOSA. ELA CAMINHA ATÉ ONDE PILAR ESTÁ. O CLIMA COMEÇA A FICAR MUITO TENSO.
PILAR — (surpresa) Verônica… Eu pensei que você estava nos Estados Unidos. O que deu em você para voltar para o Brasil? Não era você que dizia que odeia esse país decadente?
VERÔNICA — (furiosa) Se eu pudesse eu jamais teria voltado para esse país medíocre. Mas o seu sobrinho não me deixou escolha Pilar. (P) Ele me deixou sozinha em Nova York e veio para cá. Ele me humilhou pela última vez.
PILAR — (séria) Eu inventei essa desculpa da exposição de fotos para ele voltar para perto de mim. Mas eu imaginei que ele iria te convencer.
VERÔNICA — (nervosa) Como você me faz uma coisa dessas Pilar. Você mais do que ninguém sabe quem e o Miguel vai encontrar aquela negrinha. Se isso acontecer o meu casamento vai pelo ralo em dois instantes.
PILAR FICA EM SILÊNCIO. O PEQUENO LUCAS SAI ANDANDO ATÉ CHEGAR PERTO DE PILAR. NESSE MOMENTO ELA OLHA PARA O MENINO E LHE DÁ UM SORRISO.
PILAR — (sorrindo) Como você cresceu meu lindo. Você está a cara de seu pai. Ele deve estar muito orgulhoso de você.
LUCAS — (sem jeito) Mãe… Eu posso subir? Eu estou muito cansado.
VERÔNICA — (ríspida) Vá logo.
SEM PERDER TEMPO LUCAS SOBE AS ESCADAS DA MANSÃO. PILAR E VERÔNICA FICAM FRENTE A FRENTE.
PILAR — (séria) Você não pode dar o braço a torcer Verônica. Eu tenho quase certeza que o Miguel vai te pedir a separação.
VERÔNICA — (nervosa) Ele não é nem louco de fazer isso. Se o Miguel realmente acha que eu vou deixar o caminho livre para ele ficar com aquela negrinha ele está muito enganado.
PILAR FAZ SINAL COM UMA DAS MÃOS PARA UM DE SEUS EMPREGADOS. O EMPREGADO PEGA AS MALAS DE VERÔNICA E VAI LEVANDO PARA A PARTE SUPERIOR DA MANSÃO. LOGO EM SEGUIDA VERÔNICA VAI SUBINDO AS ESCADAS DA MANSÃO COM MUITA ELEGÂNCIA.
CORTA PARA
CENA 3. APARTAMENTO DE EDGARD E OLGA. SAPA DE JANTAR. INT/NOITE
EDGARD E OLGA ESTÃO JANTANDO NO MAIOR SILÊNCIO. NESSE INSTANTE FRED VEM PASSANDO PELA SALA DE JANTAR TODO ARRUMADO PREPARADO PARA SAIR. EDGARD OLHA DIRETAMENTE PARA FRED QUE NÃO RETRIBUI O OLHAR. ELE VAI PASSANDO EM DIREÇÃO A PORTA DA SALA DO APARTAMENTO.
EDGARD — (nervoso) Onde você pensa que está indo? Vem aqui agora seu moleque. Você acha que vai poder fazer o que você fez e que vai ficar por isso mesmo?
OLGA — Por favor Edgard não fale assim com o nosso filho. Eu não sei do que você está falando, mas eu sei que deve haver alguma boa explicação.
EDGARD — (furioso) Explicação Olga? O seu querido filho humilhou uma professora na faculdade pelo simples fato dele ser um preconceituoso.
FRED — (gritando) Eu apenas falei a verdade. Que culpa eu tenho se aquela sapata não aguenta ouvir a verdade? E não venha pagar de bom samaritano Dr. Edgard. Porque eu sei muito bem os seus podres.
EDGARD FICA MUITO IRRITADO E SE LEVANTA DA MESA COM MUITA RAIVA. ELE EMPURRA FRED NA PAREDE. OLGA TAMBÉM SE LEVANTA DA MESA E ELA TENTA CONTER A SITUAÇÃO.
OLGA — (suplicando) Por favor parem. Vocês são pai e filho. Isso não vai levar a lugar nenhum. Não é desta maneira que vocês vão se resolver.
EDGARD — (sério) Não existe nenhuma forma de se entender com esse irresponsável. Ele não aprende com os próprios erros.
FRED — (nervoso) Você não tem moral para falar nada de mim. Quer que eu conte para a minha a mãe o que você faz toda as noites quando diz que está no hospital?
EDGARD — (gritando) É melhor você falar essa boca. Não me obrigue a fazer algo que eu não quero. Não me provoque moleque.
FRED — Se eu sou um moleque você é um safado. Acha que eu não sei que você vai todo dia no bordel. Você não passa de uma pessoa que finge ser o que não é.
EDGARD PERDE O CONTROLE E ACABA DANDO UM TAPA NA CARA COM SUA RAIVA QUE ACABA FAZENDO QUE O NARIZ DO RAOAZ FIQUE SANGRANDO.
OLGA — (desesperada) Edgard olha o que você fez. Porque você fez isso? Ele é nosso filho.
EDGARD — (nervoso) A culpa dele estar assim é sua Olga. Ele se tornou um preconceituoso que não respeita ninguém.
FRED — (furioso) Quer saber eu me cansei disso. Qualquer lugar é melhor do que esse inferno.
FRED SAI DO APARTAMENTO E BATE A PORTA COM MUITA RAIVA. EDGARD OKHA PARA OLGA COM MUITO ÓDIO.
CORTA PARA
CENA 4. CASA DE VICENTE E MÁRCIA. ENTRADA. INT/NOITE
CLOSE NA ENTRADA DA CASA DE VICENTE E MÁRCIA. UM CARRO PRETO VEM PARANDO BEM NA FRENTE DA CASA. DEPOIS DE ALGUNS SEGUNDOS DONA LUISINHA DESCE DO CARRO. O MOTORISTA TAMBÉM DESCE DO CARRO E FICA AO LADO DELA. DONA LUISINHA FICA OLHANDO PARA A CASA COM CARINHO.
MOTORISTA (FIGURANTE) — Tem certeza que a senhora quer fazer isso Dona Luisinha? Se a dona Pilar ficar sabendo disso eu irei perder o meu emprego.
LUISINHA — (séria) Você não precisa se preocupar com isso. Você não vai perder o seu emprego. (P) Chegou a hora de eu enfrentar o meu passado. Faça o favor de bater palmas.
MOTORISTA (FIGURANTE) — Se a senhora quer assim dona Luisinha. Então que assim seja
O MOTORISTA FICA BEM NA FRENTE DO PORTÃO. ELE COMEÇA A BATER PALMAS. DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS VICENTE SAI PARA FORA DA CASA. O MOTORISTA VAI SE AFASTANDO PARA DEIXANDO DONA LUISINHA E VICENTE SOZINHOS. LUISINHA E VICENTE FICAM FRENTE A FRENTE. ELES SE OLHAM PROFUNDAMENTE UM NO OLHO DO OUTRO.
VICENTE — Boa noite. A senhora está precisando de ajuda? Eu posso te ajudar em alguma coisa?
LUISINHA — (emocionada) Você se lembra de mim? (P) Já fazem tantos anos Vicente. Você não pode imaginar o qua tô eu me arrependo de tudo o que eu fiz com você.
VICENTE — (confuso) Desculpe senhora, mas como você sabe o meu nome? Eu não me lembro de ter te conhecido antes.
LUISINHA — Meu nome é Luísa Gomes Leitão. Você agora se lembra de mim?
VICENTE COLOCA SUAS MÃOS NA CABEÇA NÃO ACREDITANDO. ELE TOCA SUAVEMENTE O ROSTO DE LUISINHA.
VICENTE — (em choque) Luisinha… Eu não acredito que seja você. Já fazem quase 60 anos. Você está tão diferente.
LUISINHA — (chorando) Você também está Vicente. Eu sei que já se passou muitos anos Vicente, mas eu preciso ficar em paz com a minha consciência. Eu quero que você me perdoe.
VICENTE — (sério) Você fez o que achou certo. Eu era jovem, de origem muito humilde. Eu não botinha nada para te oferecer. Você fez o que tinha que fazer.
LUISINHA — Eu cometi um erro Vicente. Eu deveria ter lutado pelo nosso amor. Eu queria tanto voltar no tempo. Você não imagina o quanto eu me arrependo de ter te magoado.
VICENTE OLHA NOS OLHOS DE LUISINHA. ELE TOCA EM SUAS MÃOS. ELES SE ABRAÇAM DE UMA FORMA PURA E DELICADA.
CORTA PARA
CENA 5. CASA DE HELOÍSA. QUARTO. INT/NOITE
A LUZ ESTÁ APAGADA. HELOÍSA E MIGUEL ESTÃO DEITADOS NA CAMA NO MAIOR CLIMA DE ROMANCE. NIGUEK FAZ UM CARINHO NO ROSTO DE HELOÍSA E LOGO EM SEGUIDA A BEIJA APAIXONADAMENTE. HELOÍSA SORRI, E PODEMOS PEECEBER QUE ELES ESTÃO MUITO FELIZES.
HELOÍSA — (feliz) Eu não sei o que o futuro nos reserva Miguel, mas de uma coisa eu tenho certeza. Eu quero ficar ao seu lado para sempre.
MIGUEL — (sorrindo) Eu também meu amor. Não vou deixar que ninguém venha separar a gente de novo. Essa é a nossa hora de sermos felizes.
NESSE MOMENTO A PORTA DO QUARTO VAI SE ABRINDO AOS POUCOS. LOGO EM SEGUIDA DAVI ENTRA NO QUARTO E ACENDE A LUZ. ELE FICA PERPLEXO QUANDO VÊ HELOÍSA DEITADA AO LADO DE MIGUEL.
DAVI — (em choque) Mãe… O que está acontecendo aqui? (P) Quem é esse homem? Como você pode fazer isso?
HELOÍSA — (aflita) Calma meu filho eu posso explicar. Por favor Davi eu juro que não é o que você está pensando meu filho.
DAVI — (nervoso) Como você teve coragem de trazer um homem para a cama do meu pai? Você não tinha esse direito. Eu pensei que você ainda respeitava a memória dele.
HELOÍSA — Meu filho eu amei o seu pai de uma forma verdadeira. Mas eu mereço ser feliz. O seu pai não iria querer que eu continuasse sofrendo pela morte dele. Ele iria querer que eu fosse feliz.
MIGUEL — (sendo cauteloso) Eu te juro Davi tudo o que eu mais quero é fazer a sua mãe feliz. Eu jamais faria nada para magoar a sua mãe.
DAVI — (gritando) Não me interessa. Eu nunca vou aceitar que ninguém tome o ligar do meu pai. Eu odeio vocês.
DAVI SAI DO QUARTO COMPLETAMENTE FURIOSO. HELOÍSA FICA ANDANDO PELO QUARTO DESESPERADA COM A REAÇÃO DE DAVI. ELA COMEÇA A CHORAR E MIGUEL A CONFORTA EM UM ABRAÇO.
A INAGEM CONGELA NO ABRAÇO DE HELOÍSA E MIGUEL, E AOS POUCOS A IMAGEM VAI SE TRANSFORMANDO EM UM RETRATO.
Obrigado pelo seu comentário!