Capítulo 04:
Cena 01 – Imagens Diversas [Passagem de tempo]
Música
da cena: Hoje Lembrei Do Teu Amor – Tiago Iorc
(Imagens do cotidiano e da vida dos personagens são apresentadas,
conforme os dias se passam, a cidade é apresentada, conforme o sol nasce e vai
embora)
* Malu continua indo regularmente até a delegacia, em busca de notícias
da filha, conhecendo um grupo de mães em busca de filhos desparecidos;
* Rosana observa
Francisco se aproximar de Maria Eduarda;
* Alfredo e Malu se
aproximam ainda mais;
* Lurdinha e
Valentina espalham pela vizinhança os ensinamentos de Malu e novas aspirantes à
modelos surgem na porta da pensão;
* Ingrid começa a
crescer;
* Rosana e
Francisco brincam com Isabela;
* Malu resolve dar
uma chance a Alfredo, que continua lhe ajudando a procurar a filha;
* Rosana e
Francisco promovem uma festa de aniversário em prol do primeiro ano de Isabela;
* Malu sofre por
não estar com a filha ao comemorar a data especial;
* Malu é convidada
para trabalhar numa agência de modelos como preparadora;
* Rosana comemora
os primeiros passos de Maria Eduarda;
* Malu fica
encantada em ver como Ingrid se dá bem com Alfredo;
* Maria Eduarda
ganha presente de aniversário ao completar dois anos;
* Malu e Alfredo se
casam;
* Ingrid se
aproxima de Alfredo, deixando Malu emocionada;
* Após juntar
dinheiro por um período, Malu consegue montar uma pequena agência de modelos.
ANOS DEPOIS...
Segunda Fase / São Paulo –
2019.
Cena 02 – Paradise Models [Interna/Dia]
Música
da cena: Agora Só Falta Você – Sky e Anne Jezini
(As modelos estão em polvorosas em fotografar para a capa da Revista
Marie Claire)
PÉROLA: Vamos lá meninas!
(Fala enquanto fotografa algumas modelos posicionadas no estúdio da agência).
MALU: Minha filha, a
mamãe não tem como te agradecer. Você está me saindo melhor do que imaginei. O
nosso fotografo caiu de moto e quebrou o braço, precisamos dessas fotos até o
final do dia e você sabe como sou perfeccionista, não iria aceitar qualquer
trabalho.
PÉROLA: Eu sei mamãe,
também tenho que colocar em prática os cursos que fiz, todo investimento que a
senhora fez, tem que valer a pena!
RENATA: (Brinca com a
conversa de mãe e filha) Que pessoas melosas, hein?
MALU: Minha amiga,
verdade seja dita, meus filhos além de lindos, só me dão orgulho. Ingrid é um
verdadeiro fenômeno nas passarelas do exterior, Pérola faz jus ao nome, uma
joia preciosa, olha que talento para fotografar, vou acabar contratando.
Antônio é um menino de ouro, super esforçado na faculdade de medicina, vai
seguir os passos do pai e o Alfredo, esse é um verdadeiro companheiro. Minha
felicidade só estaria completa se a Isabela aparecesse!
RENATA: Nunca mais você
teve notícias da sua filha desaparecida, Malu?
MALU: Durante esse longo
período de mais de vinte anos apareceram várias pistas falsas, impostoras,
menos a Isabela de verdade, eu daria tudo o que tenho para encontrar a minha
filha.
PÉROLA: (Pérola percebe que
a mãe está ficando triste ao tocar no assunto da irmã desaparecida e tenta
animá-la) Ih mãe... Sem deprê! Vai até ali, que agora eu vou fazer umas fotos
suas com as modelos.
MALU: Minhas? Mas que
ideia estapafúrdia é essa menina?
PÉROLA: Não discute, Dona
Maria Lúcia. A senhora pode ser dona e presidente dessa agência, mas no estúdio
quem manda é o fotografo e adivinha quem está com a câmera?
RENATA: (Sorri) Se eu fosse
você, já estaria lá com as modelos...
MALU: (Revira os olhos,
mas cede e se junta as modelos para ser fotografada).
(Pérola fotografa a
mãe e as modelos, enquanto os outros funcionários da agência observam a sessão
de fotos dos bastidores).
Cena 03 – Barcelona, Espanha. [Interna/Tarde]
(Modelos desfilam uma nova coleção de um conceituado estilista, enquanto
Ingrid é escolhida para finalizar o desfile)
INGRID: (Desfila e é
ovacionada pela plateia e fotógrafos que disputam quem a fotografa mais)
(Ingrid encerra o
desfile ao lado do estilista sob fortes aplausos e vai para seu camarim)
PRODUTORA: Ingrid, tem um
senhor lá fora querendo falar com você.
INGRID: Diga a ele que
estou cansada e que não irei receber ninguém.
PRODUTORA: Ele é um dos
ministros da Espanha, aquele que lhe manda flores!
INGRID: E daí, fofa?
Primeiro que, eu odeio flores, não existe presente pior e mais brega, flor
murcha numa facilidade, é tipo cara de boia-fria no sol. Quem sabe eu não o
receberia se ele não me disse algumas joias valiosas. Segundo, nem de política
eu gosto, ou seja, nem que ele fosse o presidente. Ficou interessada? Diz pra
ele que te ofereço como brinde, agora não cansa a minha beleza.
PRODUTORA: (Fica imóvel sem
reação com a resposta de Ingrid).
INGRID: (Visivelmente
irritada) Querida, já deu pra perceber que inteligência não é o seu foco,
porque isso é como beleza, uns nascem providos, outros são como você, não tem
nem um, nem outro. Tá esperando o que urubu sem asa pra desparecer? Agora!
(estala os dedos, enquanto a produtora corre assustada).
(Ingrid olha-se no
espelho e começa a rir da produtora. Do lado de fora do camarim, a produtora
comunica ao ministro que Ingrid não irá recebê-lo)
MINISTRO: Como disse? Ela não
vai o quê?
PRODUTORA: Ela disse que não
pode receber o senhor, pois está muito cansada.
MINISTRO: Eu não estou
perguntando se ela está cansada, volte lá e diga a ela para me receber agora.
Vocês sabem com quem estão falando, não sabem? Vamos!
PRODUTORA: Ela foi bem clara
senhor, não irá recebê-lo.
(Ingrid sai do
camarim toda produzida para aproveitar a noite na frente do ministro e da
produtora)
MINISTRO: (Agarra Ingrid pelo
braço) O que pensa que está fazendo? Acha que eu sou um moleque com quem você
vai brincar? Você vai sair comigo agora e isso não é um pedido.
INGRID: Carlo querido! Não
acho que você seja um moleque, aliás, ninguém acha. Você está velho demais para
ser um, só quis me divertir, usei até onde deu, agora eu sinto ânsia só de
olhar na sua cara. Nosso “acidente” acaba aqui queridinho e antes que eu me
esqueça, se eu fosse você eu largava o meu bracinho agora, porque se ficar
marcado, eu divulgo as nossas conversas. Eles vão adorar saber que o ministro
Carlo Martínez é sadomasoquista e ama apanhar!
MINISTRO: Você não sabe com
quem se meteu!
INGRID: Não querido,
você que não sabe quem conheceu. Vai soltar ou prefere que eu também
divulgue... (Ingrid se aproxima do ouvido do ministro). Aquela sua foto
algemado, tudo e todo marcado de chicote. Já pensou que escândalo?
MINISTRO: (Encara Ingrid e
solta seu braço).
INGRID: Ótimo, eu gosto
assim. Homens inteligentes, mas que sabem que as mulheres são as que comandam!
MINISTRO: Você vai me pagar!
INGRID: Já paguei querido,
eu te aturei por todos esses meses e sem cobrar hora extra, trate de voltar
para sua vidinha medíocre a partir de agora. “Nunca más, bebê”! (Vai embora).
(Ingrid vai para
uma boate sozinha, onde toma alguns drinks, dança e flerta com vários homens
diferentes).
Cena 04 – Avenida Food-Park/Maceió - Alagoas (Quiosque de Francisco e
Rosana) [Interna/Noite]
Música
da cena: Nada Será Mais Como Era Antes – Silva
(Maria Eduarda caminha pela praia mostrando seus artesanatos como
bolsas, pulseiras e colares antes de encontrar com os pais)
PORTEIRO: E aí Maria, como
vão as vendas?
MARIA
EDUARDA: Hoje o movimento está fraco, vendi só algumas bolsas. Meus pais estão
aí?
PORTEIRO: Estão sim, hoje o
movimento na praça de alimentação está cheio, acho que seus pais nunca venderam
tanta tapioca como hoje.
MARIA
EDUARDA: Então deixa eu ir até lá, ajudar um pouco. Boa noite Seu José,
fica bem!
(Maria Eduarda
enrola o cabelo e o prende, enquanto caminha apressada em direção ao quiosque
dos pais, guardando sua mercadoria numa grande sacola)
ROSANA: Filha, que bom que
você chegou. Veio ajudar a gente?
MARIA
EDUARDA: Vim sim, mãe. Oi pai! (Cumprimenta o pai, que está no preparo das
tapiocas).
ROSANA: Conseguiu vender
todas as suas coisinhas?
MARIA
EDUARDA: Pior que não, a praia nem estava tão movimentada hoje. Mas um cliente me
chamou atenção hoje.
FRANCISCO: Por que?
ROSANA: Coisas de garota,
Francisco. E ele era bonito, filha?
MARIA
EDUARDA: Não, não foi isso mãe. Ele me falou algo que achei estranho, mas devia
estar bêbado, sabe como são os turistas...
ROSANA: Então que raios
esse bendito te falou, minha filha?
MARIA
EDUARDA: Ele disse que eu parecia com alguém que ele conhecida, ficou insistindo
que já tinha me visto em algum lugar e toda hora ficava perguntando se eu não
tinha uma irmã gêmea, vê se pode? Uma irmã gêmea, até parece... (Cai na
gargalhada).
FRANCISCO: Gêmea? (Questiona
Francisco, olhando para Rosana que já está visivelmente assustada com a
história contada pela filha).
ROSANA: (Derruba um copo,
que se quebra ao cair no chão).
MARIA EDUARDA: Mãe! A
senhora se machucou? (Se abaixa e começa a recolher os cacos de vidros).
ROSANA: O copo
escorregou da minha mão filha, foi isso.
FRANCISCO: (Desconversa)
Filha, tem como você levar essa tapioca aqui na mesa 7? Eles pediram já tem um
tempo.
MARIA EDUARDA: Claro pai,
levo sim. (Maria Eduarda leva a tapioca em uma bandeja, deixando os pais a
sós).
ROSANA: Você acha que
ela percebeu alguma coisa?
FRANCISCO: Não, eu acho
que não. Mas quem será esse homem? Será que tem ligação com a família biológica
dela? Ela tem uma irmã gêmea, você lembra?
ROSANA: Sim, até hoje
eu guardo vários jornais da época, a mãe dela nunca a esqueceu. E agora? Ela
não pode descobrir a verdade, eu não quero perder a minha filha.
FRANCISCO: Só sei que a
partir de agora precisaremos ficar de olho, Maria Eduarda não pode sequer
imaginar a ligação dela com essa irmã gêmea.
Cena 05 – Barcelona (Quarto de Hotel de Ingrid) [Interna/Manhã]
(O celular de Ingrid desperta e ela acorda de ressaca ao lado de um
desconhecido)
INGRID: Céus, que dor de
cabeça! (Ingrid senta na cama coberta com o lençol da cama e olha para o homem
deitado ao seu lado).
HOMEM: Buenos días, que
noche tan cálida, no? [Bom
dia, que noite quente não?]
INGRID: Cariño, presta
mucha atención a lo que te diré: me levantaré, me ducharé y comeré algo, porque
ya tengo que tomar un avión a Brasil. Así que cuando salgo de la ducha, ya no
quiero mirarte a la cara. ¿Entendiste o quisiste que dibujara? [Querido, presta bem atenção no que eu
vou te dizer: Eu vou levantar, tomar um banho e comer alguma coisa, pois tenho que
pegar um avião para o Brasil já, já. Então, quando eu sair do banho, eu não
quero mais olhar na sua cara. Entendeu ou quer que eu desenhe?]
Música da cena:
Louca – Alice Caymmi
(Ingrid toma banho
tranquilamente, como se nada tivesse acontecido. Ao sair do banho, o homem já
não está mais no quarto, então ela recebe o serviço de quarto e toma café.
Alguns instantes depois, troca de roupa e um funcionário do hotel desce com
suas malas. Ingrid cruza o hall principal do hotel chamando atenção por sua
beleza, o que faz com que ela deboche de alguns homens que babam por ela. Na
porta do hotel, um táxi a espera e ela segue para o aeroporto).
Cena
06 – Casa de Rosana e Francisco [Interna/Noite]
(Maria
Eduarda chega em casa e encontra com a prima, Marcela que está secando a louça)
MARIA EDUARDA: Prima, boa noite!
MARCELA: Oi, você não foi
pra aula hoje? Não te vi na faculdade.
MARIA
EDUARDA: (Abre
a geladeira e toma um copo d'água) Fui, só que não tive a segunda aula, daí
passei na praia pra ver se conseguia vender algo, mas o movimento estava tão
fraco de turistas, sabe?
MARCELA: Ah, entendi. Eu
cheguei há pouco tempo. Quer comer alguma coisa?
MARIA
EDUARDA: Não,
obrigada. Menina, nem te conto... Você acredita que um louco hoje na praia
cismou que me conhecia de algum lugar? É, ele disse até que eu deveria ter uma
irmã gêmea.
MARCELA: Gêmea? Que loucura!
MARIA
EDUARDA: Foi
o que disse a ele, que isso era loucura. Já pensou? Eu com uma irmã gêmea?
Cena 07 – Mansão Germai (Quarto de Malu) [Interna/Manhã]
Música da cena: Mentiras – Adriana Calcanhotto
(Alfredo
chega do hospital após um plantão e acorda Malu que está na cama ao beijá-la)
MALU: Alfredo, nem vi você chegar!
(Senta na cama)
ALFREDO: Eu acabei de
chegar, tive uma cirurgia longa, mas graças a Deus o paciente vai sobreviver.
MALU: Meu marido é
um herói da neurocirurgia. (Beija Alfredo).
ALFREDO: Está com
fome?
MALU: Faminta!
ALFREDO: Vamos tomar um
banho e descer para tomar café com os meninos?
(Malu e Alfredo se
beijam intensamente durante o banho)
Alguns instantes
depois, na sala de jantar da Mansão...
ANTÔNIO: Olha só quem
resolveu descer, achei que já estava na agência.
MALU: (Malu se acomoda na
cadeira que Alfredo puxou para ela sentar) Bom dia meus filhos. Eu resolvi ir
um pouco mais tarde hoje, nós tivemos uma sessão de fotos bem demorada ontem,
não foi Pérola?
PÉROLA: Foi, com direito a
Dona Maria Lúcia fotografando!
ALFREDO: Modelo? Quero dar
uma olhada nessas fotografias, aposto que ficaram lindas.
MALU: Bobagem dela, para
Pérola!
BETÂNIA: Os senhores vão
querer café?
MALU: Sim, por favor
Betânia!
ALFREDO: E a Ingrid? Teve
notícias?
MALU: Sim, eu falei com
ela por mensagem ontem. O vôo dela chega pela tarde. Betânia, eu gostaria de
umas torradas com aquele queijo branco, você poderia pegar para mim, por
gentileza?
BETÂNIA: Claro senhora,
agorinha mesmo! (Betânia caminha em direção da cozinha).
MALU: Pérola, me passa
uma fatia desse bolo por favor?
Cena
08 – Casa de Rosana e Francisco (Cozinha) [Interna/Manhã]
(Rosana
e Francisco tomam café na cozinha)
ROSANA: Eu não consegui
pregar o olho a noite inteira com esse raio de história.
FRANCISCO: Eu percebi, você se
mexeu a noite inteira. Confesso que também fiquei preocupado, mesmo com todos
esses anos, ter aceitado participar de toda essa mentira, eu tenho medo...
ROSANA: Aconteça o que
acontecer, Francisco. Você nunca, jamais irá contar a verdade para a Maria
Eduarda, nunca!
(Maria Eduarda
entra na cozinha acompanhada de Marcela)
MARIA EDUARDA: Verdade? Que
verdade eu não posso saber?
FRANCISCO: (Percebe que Rosana
ficou estarrecida com a presença da filha, resolve então intervir) Coisa da sua
mãe, não sabe como ela é? Dia desses passou mal no quiosque e se recusou a
procurar um médico, então estava ameaçando ela que, caso ela não vá até um
médico, eu iria pedir a sua ajuda.
MARIA
EDUARDA: Eu
bem que reparei que a senhora não está bem, ontem à noite a senhora estava
nervosa, com direito a quebrar coisas. A senhora vai marcar uma consulta com um
médico no posto de saúde essa semana ainda, eu vou com a senhora, ok?
ROSANA: (Permanece em
silêncio).
MARCELA: Tia, a senhora está
bem? Está pálida.
ROSANA: Estou sim minha
querida, pode ficar tranquila. Irei marcar o médico que seu tio sugeriu, agora
se vocês me dão licença, preciso organizar algumas coisas do quiosque, vem
comigo Francisco? (Rosana se levanta da mesa).
MARIA EDUARDA: (Estranha a reação
da mãe) Mãe, a senhora nem terminou de tomar o seu café...
ROSANA: Eu não estava com
muita fome, você pode recolher o prato por favor? Obrigada. (Rosana sai da
cozinha acompanhada de Francisco).
MARIA
EDUARDA: Não
estou gostando nada disso...
MARCELA: Do que se refere?
MARIA
EDUARDA: Esses
dois estão escondendo algo e eu vou descobrir o que é, ah se vou!
Música da cena:
Café – Vitão.
(Ao chegar no
quarto, Francisco encontra a esposa mexendo no armário até tirar uma caixa do
seu interior).
ROSANA: (Pousa a caixa no
colo, abre e começa a olhar o que tem dentro. São recortes de matérias da época
em que pegaram Maria Eduarda para criar, onde falam que ela na verdade chama-se
Isabela e que sua mãe verdadeira a procura).
FRANCISCO: Você ficou doida?
Isso é hora de olhar essa caixa velha? Já deixou a menina desconfiada, imagina
se ela entra no quarto e te vê com esse seu acervo bizarro. Guarde isso agora,
jogue fora, queime, mas se livre disso!
ROSANA: (Olha para
Francisco, fecha a caixa e a guarda no mesmo lugar).
Cena
09 – Mansão Germai [Interna/Tarde]
(Betânia
atravessa a sala correndo extremamente apressada, pois alguém está tocando
insistentemente)
BETÂNIA: Já vai, já vai!
(Betânia abre a porta e dá de cara com Ingrid).
Música da cena:
Louca – Alice Caymmi.
INGRID: Pelo que vejo,
continua extremamente lenta em urubu? Que moleza, a sua sorte é que minha mãe
te adora, porque se dependesse de mim você já estaria no olho da rua. (Entra).
BETÂNIA: Eu estava na cozinha
dando instruções a cozinheira, Ingrid.
INGRID: Te perguntei alguma
coisa, urubu? Para você é Senhorita Ingrid, entendeu? Empregado só é bom mesmo
na cozinha, que criadagem mais folgada, me chamando pelo nome... Mande o Romeu
subir com as minhas malas e vá preparar meu banho de hidromassagem com todos os
sais de banho que tenho direito. (Tira os óculos escuros). Você ainda consegue
fazer isso, não consegue?
BETÂNIA: Sim... Senhorita!
INGRID: Foi o que pensei!
(Sobe a escada).
BETÂNIA: (Revira os olhos,
fecha a porta e sobe a escada em direção ao quarto de Ingrid).
Cena
10 – Avenida Food Park (Quiosque de Rosana e Francisco) [Interna/Tarde]
(Rosana
e Francisco chegam à praça de alimentação que ainda está pouco movimentada,
somente com os proprietários de comércio naquela região, sem perceber que o
quadro de medidores está com faiscamento).
ROSANA: Não adianta
Francisco, eu não vou contar nada para a Maria Eduarda. O que você acha que vai
acontecer? O óbvio, ela vai querer conhecer a família biológica dela. E se ela
gostar deles e quiser nos abandonar? Eu não vou suportar.
FRANCISCO: Ela não faria isso,
ela nos ama. Pode querer conhecer a família, vou achar natural, mas ela nunca
nos viraria as costas, eu duvido.
ROSANA: Não sei, eu não
quero pagar pra ver, não quero. Essa história vai continuar assim, bem
guardada.
FRANCISCO: Como naquela sua
caixa velha de recortes? Eu nunca entendi porque você guardou tudo aquilo,
juro.
ROSANA: Nem eu, Francisco!
(Os medidores
começam a pegar fogo sem que as pessoas percebam).
Cena
11 – Mansão Germai [Interna/Tarde]
Música da cena:
Nada Será Mais Como Era Antes – Silva
(Imagens
de São Paulo são apresentadas enquanto o fim da tarde se aproxima. Malu chega
em casa acompanhada de Pérola, as duas são recebidas por Betânia).
MALU: Nem estou
acreditando que consegui fugir mais cedo daquela agência e cheguei em casa
antes de anoitecer.
PÉROLA: (Senta no sofá toda
largada) É, milagres acontecem e no seu caso, sabemos qual foi o milagre que te
fez querer vir para casa mais cedo.
MALU: Engraçadinha!
Betânia, onde ela está?
BETÂNIA: Ela...
INGRID: (Aparece no alto da
escada e interrompe Betânia) Se está se referindo a mim, estou bem aqui!
PÉROLA: (Murmura) Estava
bom demais pra ser verdade...
(Ingrid desce e vai
de encontro com a mãe, as duas se abraçam).
MALU: Deixe-me olhar pra
você... Você está linda filha, cada dia mais!
INGRID: Modéstia à parte,
mas isso não é nenhuma novidade mamãe. (Olha para Pérola). Não vai me
cumprimentar, irmãzinha? Não está feliz em me ver?
PÉROLA: Claro! (Pérola se
levanta do sofá e abraça a irmã).
INGRID: (Observa a irmã com
desdém) Cortou o cabelo, está meio...
PÉROLA: (Interrompe a irmã
antes que ela seja indiscreta) Está meio não querida, está completamente do
jeito que eu queria, afinal fui eu quem escolheu o corte e pagou por ele.
INGRID: (Cai na risada)
Calma! Ia falar que estava somente um pouco desalinhado, nada que um toque do
meu cabeleireiro não resolva, mas depois falaremos disso. Onde está o Antônio e
o Alfredo?
MALU: Estão no hospital.
Alfredo tinha uma reunião com o conselho e seu irmão permanece estagiando, como
previsto. Devem chegar daqui a pouco para o jantar.
INGRID: Que bom, porque
estou com muita fome. Seria capaz de matar uma pessoa e comê-la inteira. (Olha
para Pérola, tentando atingi-la com suas ironias).
MALU: Que coisa mais
mórbida de se dizer, Ingrid!
PÉROLA: Cuidado para não
ter uma indigestão, afinal até as sucuris podem morrer depois de devorar a
presa em sinal de indigestão! (Devolve a ironia).
Cena
12 – Avenida Food Park [Interna/Noite]
(Rosana
e Francisco estão no quiosque, quando percebem uma grande movimentação na praça
de alimentação, seguida por gritos e um forte cheiro de queimado).
FRANCISCO: Que cheiro é esse?
ROSANA: É cheiro de
queimado, tem alguma coisa pegando fogo!
(Francisco e Rosana
rapidamente saem do quiosque e percebem que existe um incêndio se alastrando
pela praça de alimentação).
ROSANA: Fogo! (Grita).
FRANCISCO: Precisamos chamar o
corpo de bombeiro e sair daqui!
(Pessoas tentam
apagar o incêndio com baldes com água, entretanto as chamas avançam cada vez
mais)
HOMEM: O fogo se alastrou
na região da saída principal, não vamos conseguir sair!
FRANCISCO: Mas nós temos que
sair daqui, a praça tem uma saída de emergência, tem que ter!
HOMEM: Ela está interditada,
a obra nunca foi concluída, a saída de incêndio dá acesso a um beco que não tem
saída, ninguém tinha pressa de concluir essa obra. Quem poderia imaginar que
isso iria acontecer?
ROSANA: Meu Deus, nós
vamos morrer queimados! (Rosana se desespera).
FRANCISCO: Não vamos
não, eu não vou deixar!
Cena
13 – Mansão Germai (Sala de Jantar) [Interna/Noite]
(Toda
a família Germai está sentada a mesa jantando).
INGRID: Eu trouxe
presentes para todos, depois do jantar eu entrego.
ALFREDO: Eu fico impressionado,
mesmo com essa sua agenda lotada, você ainda conseguiu fazer tantas compras.
INGRID: Meu querido
padrasto, quando nós realmente queremos algo, arrumamos tempo. Por menor que
seja, sempre conseguimos.
ANTÔNIO: Além dos
presentes, ela voltou com uma grande bagagem de filosofias.
(Todos sorriem).
MALU: Meus contatos me falaram que a
Ingrid se saiu muito bem na semana de moda de Barcelona, os agentes da agência
já receberam inúmeras ligações, eles te querem em todo mundo.
INGRID: Querer é uma coisa,
mamãe. Ter, é outra bem diferente.
MALU: Minha filha,
assim serei obrigada a concordar com o seu irmão, você está realmente muito
filosófica. O que você quer dizer com isso agora?
INGRID: Que eu resolvi me
aposentar das passarelas!
ALFREDO: Aposentar?
Mas já?
INGRID: Sim, já estou
praticamente na idade de abandonar as passarelas, fora que sinto a vontade de
seguir novos desafios.
MALU: E o que está
pensando em fazer da vida, então?
INGRID: Pensei em
trabalhar com a senhora na agência, posso te auxiliar, ser seu braço direito,
assumir um posto na diretoria, conselho ou quem sabe a vice-presidência.
PÉROLA: (Engasga com
um gole de vinho) Vice-presidente da agência?
MALU: Minha filha,
precisamos amadurecer melhor esses seus pensamentos. Você sabe como eu sou ali
dentro, aquela agência é a minha vida. Tudo que construí me rendeu muito
esforço, fora que já tenho o René como vice-presidente, em quem confio de olhos
fechados. Você precisaria se capacitar para tal cargo, não posso simplesmente
te colocar na diretoria como quem caiu de paraquedas ou te beneficiar por ser
minha filha, acima de tudo eu sou justa.
INGRID: Estudar
mamãe? A senhora só pode estar brincando, eu sei todo o fluxo daquela agência,
ninguém é mais capacitado que eu. Posso inclusive lhe substituir!
MALU: Me
substituir? Quem está falando de aposentadoria aqui é você e não eu. Eu ainda
pretendo dirigir a agência por muito tempo. Para assumir um cargo na diretoria
da agência, você terá que se capacitar, até segunda ordem. Caso contrário, terá
que fazer como eu, começar de baixo.
INGRID: (Se irrita,
mas disfarça) Claro mamãe, tem razão. Tem toda a razão!
Cena
14 – Avenida Food Park [Externa/Noite]
(Maria
Eduarda e Marcela estranham a movimentação na porta da praça de alimentação,
principalmente após notarem a presença da polícia e corpo de bombeiros).
MARCELA: Mas o que
está acontecendo aqui?
MARIA EDUARDA: É fogo, a
praça de alimentação está em chamas... Meus pais! (Maria Eduarda corre entre a
multidão para se aproximar da praça de alimentação).
POLÍCIAL: Moça, você
não pode passar dessa parte! (Orienta o policial).
MARIA EDUARDA: Os meus pais,
eles estão lá dentro, eu preciso vê-los, saber como eles estão, se estão bem. O
senhor tem que me deixar entrar!
POLÍCIAL: Eu entendo a
sua aflição, mas infelizmente eu não posso deixá-la entrar. É perigoso, os
bombeiros estão tentando conter as chamas nesse momento. A informação que temos
até o momento é que o fogo já se alastrou em pelo menos 80% da praça de
alimentação.
MARIA EDUARDA: Meu Deus, eu preciso salvar os meus pais! (Maria Eduarda tenta furar o bloqueio policial, mas é contida). Meus pais, meus pais! (grita).
A imagem foca em Maria Eduarda sendo segurada por um policial, a cena congela e o capítulo encerra com o som de uma câmera fotografando.
Obrigado pelo seu comentário!