Entre Laços Quebrados – 01
Criada e escrita por: Vicente de Abreu
Direção Artística: Ezel Lemos
Essa obra pode conter representações negativas e estereótipos da época em que é ambientada.
ARMAÇÃO DE BÚZIOS. RIO DE JANEIRO. DEZEMBRO DE 1999.
CENA 1: EXTERIOR - RUA PRINCIPAL DE BÚZIOS - DIA
[ TRILHA ON: https://www.youtube.com/watch?v=MtmrFsOW130 / Meia Lua Inteira (Caetano Veloso)]
O sol brilha intensamente sobre as ruas movimentadas de Búzios. Turistas passeiam, lojas locais exibem suas mercadorias e a brisa do mar traz um clima descontraído à cidade.
CENA 2: EXTERIOR - PENSÃO DE INÁ - DIA
[ TRILHA OFF ]
Otto, um homem misterioso, chega carregando uma mochila, observando a pensão de Iná com interesse. Ele para por um momento, como se ponderasse sobre algo, antes de finalmente adentrar o lugar.
CENA 3: INTERIOR - PENSÃO DE INÁ - DIA
Iná, uma mulher calorosa e acolhedora, recebe Otto com um sorriso amigável. Ela o cumprimenta enquanto ele faz o check-in.
INÁ (Drica Moraes): Bem-vindo à nossa pensão, meu caro. Como posso ajudá-lo?
OTTO (Chay Suede): Boa tarde. Gostaria de um quarto para algumas noites, se possível.
Iná assente e começa a organizar os documentos enquanto Otto olha em volta, observando o ambiente com curiosidade.
CENA 4: EXTERIOR - PRAIA DE BÚZIOS - TARDE
[ TRILHA ON: https://www.youtube.com/watch?v=MtmrFsOW130 / Meia Lua Inteira (Caetano Veloso)]
Otto caminha pela praia com sua câmera fotográfica, capturando a beleza do cenário costeiro. Ele parece imerso em seu trabalho, absorvendo cada detalhe.
CENA 5: EXTERIOR - PRAIA DE BÚZIOS - TARDE
[ TRILHA OFF ]
Luciana, uma jovem local com um sorriso radiante, está sentada na areia, desenhando em seu caderno. Ela parece absorta em sua arte, completamente alheia à presença de Otto.
Otto, intrigado pela figura de Luciana, se aproxima cautelosamente.
OTTO: (gentilmente) Com licença, desculpe interromper. Você se importaria se eu tirasse uma foto sua?
Luciana ergue os olhos do caderno, surpresa pela abordagem, mas seu sorriso se alarga ao encontrar os olhos de Otto.
LUCIANA (Débora Ozório): (sorri) Claro, eu não me importo. Mas por que quer tirar uma foto minha?
OTTO: Você tem uma aura única. Eu sou fotógrafo e estou capturando a essência deste lugar, e você... Você parece fazer parte disso.
Luciana fica lisonjeada com o elogio, e um brilho de curiosidade dança em seus olhos.
LUCIANA: Obrigada. Bem, então pode tirar quantas fotos quiser.
Otto sorri e começa a fotografá-la, capturando sua beleza natural e o cenário pitoresco ao redor.
CENA 6: EXTERIOR - PRAIA DE BÚZIOS - TARDE
Conforme Otto continua a fotografar Luciana, uma conexão silenciosa parece se formar entre eles. O som das ondas batendo na costa e as gaivotas pairando no céu ecoam ao fundo, enquanto o sol começa a se pôr, pintando o céu de tons dourados e alaranjados.
Os dois permanecem na praia, envolvidos em uma conversa animada e descontraída, enquanto o mundo ao seu redor desaparece, deixando apenas a promessa de um novo começo.
CENA 07: PENSÃO DE INÁ. INT. NOITE.
[ Iná corre para ajeitar os últimos detalhes da festa de réveillon, enquanto Luciana ajuda a mãe ]
INÁ: Luciana, onde você estava o dia todo? Eu precisei cuidar de tudo sozinha para a festa de Réveillon!
LUCIANA: Desculpe, mãe. Eu tive alguns problemas para resolver.
INÁ: Problemas? Que tipo de problemas? Você não podia ter me ajudado com a festa?
[ Enquanto Iná e Luciana discutem, os hóspedes começam a entrar no salão, cumprimentando-se e se preparando para a festa. Entre eles está Otto. Luciana percebe sua presença e seus olhos se iluminam.]
LUCIANA: (surpresa) Otto?
[ Luciana se levanta e vai em direção a Otto, com um sorriso radiante no rosto. Iná observa a cena com surpresa.]
INÁ: Vocês já se conhecem?
LUCIANA: Sim, mãe. Otto e eu nos conhecemos...
INÁ: Mas como? Eu não sabia que vocês já se conheciam.
[Otto se aproxima de Iná e Luciana, com um olhar tímido.]
OTTO: Dona Iná, desculpe a surpresa. Conheci Luciana hoje à tarde.
INÁ: Ah, entendi. (Para Luciana) Então, esse era os probleminhas que você teve hoje? (Para os dois) Mas como vocês se encontraram?
[Luciana e Otto trocam olhares significativos, revelando uma história que Iná desconhecia.]
LUCIANA: Mãe, foi uma coincidência. Otto e eu nos cruzamos durante o dia e acabamos conversando um pouco.
OTTO: Depois que me hospedei aqui, fui caminhar e fazer algumas fotos na praia, e aí me esbarrei com Luciana. Só não poderia prever que ela era a sua filha.
[Iná observa a interação entre os dois, percebendo a troca de olhares e sorrisos entre eles. Ela se questiona sobre a verdadeira natureza do relacionamento entre Luciana e Otto, enquanto os hóspedes continuam a chegar para a festa de Réveillon.]
GAMBOA. ZONA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO.
CENA 08: QUARTO DE RUBI | INT.- NOITE
O quarto de Rubi é modesto, iluminado apenas por uma luz suave vinda do abajur ao lado de sua cama. Uma penteadeira é o centro das atenções, coberta por uma miríade de cosméticos e espelhos. Rubi, ainda conhecida como Renato, está sentada em frente ao espelho, meticulosamente aplicando maquiagem em seu rosto. Ela sorri enquanto delineia os olhos, parecendo encontrar conforto na transformação.
Rubi termina de se maquiar e se levanta, revelando um vestido delicado que realça sua feminilidade. Ela olha para si mesma no espelho com um brilho nos olhos, sua expressão radiante.
RUBI (Urias): (suspira de alívio) Pronta.
Antes que Rubi possa se mover, a porta se abre bruscamente, revelando seus pais, Marcelo e Sofia. O choque estampa seus rostos ao verem Rubi vestida como mulher.
MARCELO (Humberto Martins): O que é isso?
SOFIA (Dira Paes): Renato, o que você está fazendo?
RUBI: (nervosa) Pai, mãe... vocês...
MARCELO: (irado) Tire essas roupas imediatamente! Você não vai a lugar nenhum vestido desse jeito!
SOFIA: (com voz trêmula) Renato, querido, isso não é certo. Você é um menino, precisa se comportar como tal.
RUBI: (lutando contra as lágrimas) Mas eu sou uma mulher, mãe. Por favor, me aceite.
MARCELO: Uma mulher?! (*rir amargamente*) Não seja ridículo! Você é um homem, e é assim que vai se portar!
SOFIA: Isso é uma fase, querido. Você vai superar isso.
RUBI: (desesperada) Não é uma fase, mãe! É quem eu sou!
Um silêncio pesado paira sobre o quarto, enquanto Rubi encara seus pais com olhos suplicantes. Mas a rejeição é palpável no ar.
MARCELO: Chega! Se recuse a mudar, então não tem lugar nesta casa.
Sofia soluça, incapaz de encarar Rubi diretamente.
SOFIA: Você nos está deixando sem escolha, Renato.
Rubi sente como se seu mundo estivesse desabando ao seu redor. Ela engole em seco, contendo suas emoções.
RUBI: (com voz trêmula) Vocês... vocês não podem fazer isso...
MARCELO: Já fizemos.
Com isso, Sofia deixa o quarto da filha batendo a porta atrás de si. Rubi fica paralisada, sozinha em seu quarto, enquanto as lágrimas começam a escorrer por seu rosto, seu pai Marcelo, a pega pelos braços e arrasta-a até a porta de entrada na casa. Alguns vizinhos olham pela janela dos sobrados e casas dali. Todos festejam e comemoravam o novo ano que estava por vir. Marcelo empurra a filha para fora de casa. Ela permanece caída ali, Marcelo entra. Em silêncio, Rubi permanece encarando sua mãe, que da porta chora sem dizer nada.
Sofia bate a porta, deixando Rubi ali.
CENA 09: RUAS DO RIO. EXT. NOITE
Plano aberto da cidade do Rio de Janeiro à noite, com os fogos de artifício iluminando o céu. Corta para Rubi caminhando sozinha pelas ruas escuras, lágrimas escorrendo pelo seu rosto. Ela para em frente a uma casa modesta e hesita antes de bater na porta.
CENA 10: SOBRADO ANTIGO. INT
Morgana, uma mulher com olhos perspicazes, abre a porta e olha para Rubi com compaixão. Rubi entra na casa, onde Morgana a convida para se sentar em uma pequena mesa de madeira.
MORGANA (Regina Casé): O que aconteceu, querida?
Rubi desabafa sobre sua situação, enquanto Morgana a ouve atentamente.
CORTA PARA:
Rubi e Morgana sentadas à mesa, a luz fraca iluminando seus rostos.
RUBI: (Esfregando os olhos) Meus pais... eles me colocaram para fora de casa.
MORGANA: (Suavemente) Sinto muito, querida. Você está segura aqui.
Rubi se emociona ao desabafar sobre sua situação, Morgana a consola. Morgana olha para Rubi com determinação.
MORGANA: Eu posso te ajudar. Você pode trabalhar aqui.
Rubi olha para Morgana, surpresa.
CORTA PARA:
Morgana sobe com Rubi para um cômodo do sobrado. Nesse quarto, com uma aparência antiga, Rubi vê outras meninas. O cômodo funcionava como uma espécie de acomodação das meninas, contendo fogão, sofá e cadeiras velhas, armários escolares enferrujados. Rubi coloca suas roupas nesse armário.
MORGANA: (Batendo palmas) Prestem atenção aqui! Rubi, essas são as meninas. Eu quero que você conheça a Leona, ela vai te mostrar como as coisas funcionam por aqui.
Rubi olha para Leona, uma mulher mais velha e também trans, com respeito, admiração e gratidão.
CENA 11: PIER. ZONA PORTURÁRIA. NOITE
Rubi chega acompanhada por duas meninas, e Leona. Ela observa a noite movimentada de reveillón.
LEONA (Valeria Barcellos): (com um tom acolhedor) Bem-vinda ao nosso pequeno mundo, Rubi. Estou aqui para te mostrar tudo.
RUBI: (nervosa) Obrigada, Leona. Eu realmente aprecio isso.
LEONA: Este é o lugar onde a mágica acontece. E aqui somos livres para sermos nós mesmas, sem julgamentos.
RUBI: (curiosa) Como é para você, Leona? Trabalhar aqui por tanto tempo...
LEONA: (com um sorriso) É desafiador, com certeza. Mas também é libertador. Aqui, posso ser quem eu sou de verdade. Aqui você será você. Nossa preciosa.
Rubi se sente acolhida.
CENA 12: PRAIA DA ARMAÇÃO - BÚZIOS | EXT. | NOITE.
Otto e Luciana caminham lado a lado pela praia, as ondas suaves lambendo a areia. O céu noturno está iluminado pelos resquícios dos fogos de artifício do reveillon. Luciana olha para Otto, e seus olhos brilham com uma mistura de felicidade e melancolia.
LUCIANA: Sabe, Otto, essa época do ano sempre me faz lembrar de tantas coisas... Coisas que aconteceram há muito tempo, mas que parecem tão vivas na minha memória.
OTTO: [Olhando para Luciana com interesse.] Eu entendo. Às vezes, as lembranças podem ser como ondas, sempre voltando para nos banhar.
LUCIANA: [Assentindo.] Exatamente. Como essa história da minha mãe... Ela engravidou de um argentino, um homem incrível, mas que partiu antes mesmo de eu nascer. Tudo o que restou foi a pensão que ele deixou para nós.
OTTO: [Surpreso.] É uma história e tanto.
LUCIANA: [Sorri tristemente.] É, é uma parte da minha história que eu carrego comigo. Mas também me ensinou a valorizar cada momento, cada pessoa que entra na minha vida.
Os dois caminham em silêncio por um momento, absorvendo a tranquilidade da noite e a presença um do outro. Então, Otto para de repente, olhando nos olhos de Luciana com uma intensidade cativante.
OTTO: Luciana, desde que nos conhecemos mais cedo, algo em você me intrigou. Sua força, sua bondade... sua história. [Ele se aproxima lentamente.] Posso te dizer uma coisa?
LUCIANA: [Curiosa, mas um pouco nervosa.] Claro, Otto. Diga.
Otto sorri, segurando o rosto de Luciana com gentileza antes de inclinar-se e capturar seus lábios em um beijo apaixonado. O som do mar parece desaparecer enquanto os dois se entregam ao momento, envolvidos pela energia elétrica da conexão que compartilham. Por um instante, o mundo ao redor deles desaparece, deixando apenas a magia daquela noite de reveillon.
À medida que se afastam, Luciana olha para Otto com os olhos brilhando de felicidade, surpresa e uma dose de ternura.
LUCIANA: [Emocionada.] Otto, eu...
Antes que possa terminar, Otto a interrompe com um sorriso suave.
OTTO: [Com carinho.] Não precisa dizer nada, Luciana. Às vezes, as palavras são desnecessárias.
[ A câmera se afasta mostrando os dois se beijando próximo ao mar, sob a forte luz da noite de lua cheia ]
FIM DO CAPÍTULO.
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