UMA WEB
NOVELA DE MATEUS HENRIQUE. |
SEGUNDA
FASE. |
-Capítulo O3O-
-PARTICIPAÇÃO DO CAPÍTULO-
LUÍS CAIO
VÍTOR
AMARO
ISACC
VIVIANE
ELISA
VITÓRIA
RENATO
SÁVIO
SAMUEL
BENEDITO
VIVIANE PASMANTER como REGINA.
FERNANDA MONTENEGRO como RAMONA [AUSENTE NO
CAPÍTULO].
-NO CAPÍTULO ANTERIOR-
CENA 14/PRESÍDIO/CELA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “GUERREIRA”:ALÉM
DO TEMPO.
PLANO ABERTO. PLANO LUÍS CAIO, FELIZ. LUKE
SORRI AO VER ELE TÃO FELIZ. LUÍS CAIO ESTÁ SENTADO À SUA CADEIRA DE RODAS. ELE
CONTA DE FORMA ANESTESIADO, DEPOIS DE RECEBER A NOTÍCIA, DIZ PARA LUKE QUE
AGORA CHEGOU A HORA DELE COMEÇAR A AGIR.
LUKE [SORRI] – Eu fico muito feliz por você...
LUÍS CAIO [SORRI] – Mas você vai comigo!
LUKE [SORRI] – Eu pedi o meu advogado pra pedirem um Habeas-corpus
pra você!
LUKE [ATÔNITO] – Como?
LUÍS CAIO [SORRI] – Você vai sair junto comigo.
LUKE [ATÔNITO] – Eu não posso acreditar nisso, Luís.
ELE ABRAÇA LUÍS FORTEMENTE.
LUKE [SORRI/FELIZ/EMOCIONADO] – Eu nem sei o que dizer... Obrigado, obrigado!
LUÍS CAIO [SORRI] – Eu é que tenho que agradecer a você!
LUKE [SORRI] – Eu tô atônito!
LUÍS CAIO [SORRI] – Chegou a minha vez de acabar com a Regina e com aquele
Delegado.
LUKE [SÉRIO] – Você precisa tomar cuidado com ela! Ela é mais
perigosa do que você pensa.
LUÍS CAIO [SORRI] – Se ele é perigosa, eu sou mais!
FOCA NA EXPRESSÃO DE RISO DE LUKE.
FOCA NA EXPRESSÃO SORRIDENTE DE LUÍS CAIO.
-FADE OUT-
CENA 15/SOBRADO/SALA DE ESTAR/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “GUERREIRA”: AMOR
DE MÃE.
PLANO ABERTO. MOSTRAMOS VIVIANE, DEITADA NO
SOFÁ. ELA SENTE FORTES CÓLICAS. REGINA ENTRA NESSE MOMENTO, ABARROTADA DE
SACOLAS DE COMPRAS, APÓS TER IDO AO SHOPPING. REGINA A VÊ E DEBOCHA DELA.
REGINA [DEBOCHA] – A baleia vai dar a luz?
FOCA NA EXPRESSÃO IRRITADA DE VIVIANE.
FOCA NA EXPRESSÃO DE RISO DE REGINA.
-CUT TO-
CENA 16/SOBRADO/GARAGEM/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “GUERREIRA”: AMOR
DE MÃE.
PLANO ABERTO. A GARAGEM ESTÁ BEM LIMPA. VÍTOR
ACABA DE ESTACIONAR SUA MOTO. ELE PERCEBE UNS ARRANHÕES NO CARRO DA MÃE. ELE
TOCA OS ARRANHÕES. LOGO EM SEGUIDA, ELE COMEÇA A ANDAR PARA A FRENTE DO CARRO E
PERCEBE UM AMASSADO NA LATARIA.
VÍTOR [ASSUSTADO/BOQUIABERTO] – Foi ela!
-FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE-
CENA 1/SOBRADO/GARAGEM/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “AMEAÇAS”:
AVENIDA BRASIL.
PLANO ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA
FINAL DO CAPÍTULO ANTERIOR. ABRIMOS EM PLANO VÍTOR OLHANDO A LATARIA DO CARRO
DE SUA MÃE, QUE TEM VÁRIOS RISCADOS, E ALGUNS AMASSOS NA PARTE LATERAL. VÍTOR
PASSA A MÃO NAS LATERAIS.
VÍTOR [SURPRESO] – Foi ela! Foi ela...
FOCAMOS NA EXPRESSÃO SURPRESA DE VÍTOR.
-CUT TO-
CENA 2/SOBRADO/SALA DE ESTAR/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “AMEAÇAS”:
AVENIDA BRAIL.
PLANO ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA
O15 DO CAPÍTULO ANTERIOR. REGINA ENCARA VIVIANE COM UM OLHAR TRIUNFANTE,
ENQUANTO VIVIANE SENTE CÓLICAS E ENCARA REGINA COM UM OLHAR FURIOSO. VIVIANE SE
LEVANTA COM DIFICULDADE E SE APROXIMA DE REGINA.
VIVIANE [RI] – A baleia aqui poderia estar dando a luz ao seu neto.
REGINA [SORRI] – E Graças a Deus que não, não é? Uma pessoa
desqualificada como você, não serve pra fazer parte da minha família.
VIVIANE [RI] – Ué, mas não foi você mesmo que me chamou pra vir morar
com vocês!
REGINA [SORRI] – Chamei. Mas me arrependo! E acredito também que você
vai me ajudar ainda.
VIVIANE [RI] – Sinto muito lhe informar, mas não. Estou indo embora da
cidade, junto com meu noivo!
REGINA [RI] – Não me faça rir, sua vadia!
VIVIANE [SORRI] – Mas não é nenhuma piada não... Estou lhe falando a mais
pura verdade!
REGINA [SE APROXIMA/FRIA] – Como é que é?
FOCA NA EXPRESSÃO SORRIDENTE DE VIVIANE.
FOCA NA EXPRESSÃO FRIA DE REGINA.
-CUT TO-
CENA 3/PRESÍDIO/PÁTIO/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “AMEAÇAS”:
AVENIDA BRASIL.
PLANO ABERTO. LUÍS CAIO, SORRIDENTE, OBSERVA
OS PRESOS JOGANDO FUTEVOLEI. LUKE ESTÁ EM UM CANTO AFASTADO, CONVERSANDO COM
OUTROS PRESOS. É NESSE MOMENTO, QUE UM PRESO MASCARADO TAMPA A BOCA DE LUÍS
CAIO, QUE LOGO SE ASSUSTA.
PRESO [NÃO REVELAMOS O
ROSTO/AMEAÇADOR/COCHICHA NO OUVIDO DE LUÍS CAIO] – Quietinho... Você vem comigo!
O PRESO SAÍ EMPURRANDO LUÍS CAIO, POR UM
IMENSO SEM NINGUÉM PERCEBER.
-FADE OUT-
CENA 4/SOBRADO/GARAGEM/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “BATUCADA TENSA”:
AMOR DE MÃE.
PLANO ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA
OO2. NESSA CENA, ABRIMOS EM PLANO VÍTOR OLHANDO AS LATERIAS DO CARRO. NESSE
MOMENTO, ESCUTAMOS GRITOS DE VIVIANE, VINDOS DO FUNDO, QUE CHAMAM A ATENÇÃO DE
VÍTOR. DIÁLOGO ABERTO.
VIVIANE [GRITANDO/OFF] – Me solta, sua assassina!
REGINA [FRIA/RI] – Você acha mesmo que vai me deixar na mão... Não, de
jeito nenhum! Você vai ficar aqui agora, me ajudando a separar o Vítor daquele
infeliz do Luís Caio.
VIVIANE [GRITANDO/OFF] – Eu não vou te ajudar em nada, sua vaca! Me solta.
DIÁLOGO CONTINUA, MAS VÍTOR FALA:
VÍTOR [PREOCUPADO/ASSUSTADO] – Viviane?! Meu Deus... Minha mãe vai matar ela!
VÍTOR SAÍ DO SEU TRANSE E ADENTRA AO SOBRADO.
-CUT TO-
CENA 5/PRESÍDIO/CORREDORES/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “BATUCADA TENSA”:
AMOR DE MÃE.
PLANO ABERTO. O PRESO, COM CAPUZ, LEVA LUÍS
CAIO, POR ENTRE OS CORREDORES, ENQUANTO ELE PERMANECE IMÓVEL, SENDO AMEAÇADO
COM UMA ARMA. LUÍS CAIO TENTA DIALOGAR COM O PRESO, MAS DE NADA ADIANTA.
LUÍS CAIO [MEDO/ASSUSTADO] – Por favor, me solte!
PRESO [GRITA/NERVOSO] – Cala boca...
LUÍS CAIO [MEDO/ASSUSTADO] – Por favor, vamos conversar!
O PRESO CONTINUA EMPURRANDO LUÍS CAIO, EM
SEGUIDA, A IMAGEM VAI FICANDO EMBAÇADA.
-CUT TO-
CENA 6/SOBRADO/SALA DE ESTAR/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “BATUCADA TENSA”:
AMOR DE MÃE.
PLANO ABERTO. RITMO. TENSÃO. AÇÃO. A CENA
ABRE NOS GRITOS CONTÍNUOS DE VIVIANE, ENQUANTO REGINA TENTA ESTRANGULAR ELA.
VÍTOR ENTRA NESSE EXATO MOMENTO E DÁ UM FORTE EMPURRÃO NA MÃE QUE CAÍ NO CHÃO.
VIVIANE [GRITA/SEM AR] – Me solta, sua vaca!
REGINA [GRITA] – Isso é pra você aprender... Você fica aqui, nem que eu
tenha que te matar...
VÍTOR ENTRA NESSE EXATO MOMENTO E DÁ UM FORTE
EMPURRÃO NA MÃE. VIVIANE TOSSE ALIVIADA.
VÍTOR [GRITA] – Ficou louca, foi?
FOCA NA EXPRESSÃO FURIOSA DE REGINA, NO CHÃO.
FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE VIVIANE.
FOCA NA EXPRESSÃO FRIA DE VÍTOR.
-FADE OUT-
CENA 7/PRESÍDIO/SALA RESERVA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: “POKER FACE”: LADY GAGA.
PLANO ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA
OO5. O PRESO ADENTRA À UMA SALA RESERVADA NO GRANDE PRESÍDIO. ASSIM QUE ELE
ADENTRA, ELE JOGA LUÍS CAIO, NO CHÃO E APONTA A ARMA PRA ELE. LUÍS CAIO,
ASSUSTADO GRITA:
LUÍS CAIO [ASSUSTADO] – O que você quer de mim?
PRESO [RI/APONTANDO A ARMA PARA LUÍS] – Hum. Agora a diversão vai começar!
FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE LUÍS CAIO.
-CUT TO-
CENA 8/SOBRADO/SALA DE ESTAR/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: “POKER FACE”: LADY GAGA.
PLANO ABERTO. RITMO. TENSÃO. AMBIENTE
CARREGADO. REGINA, NO CHÃO, FURIOSA, AO VER QUE VÍTOR A EMPURROU. VÍTOR A
ENCARA COM UM OLHAR FRIO. VIVIANE, PERMANCE IMÓVEL NO SOFÁ, ASSUSTADA COM TODA
A SITUAÇÃO.
REGINA [FURIOSA] – Quem você pensa que é, hein?! Quem?
VÍTOR [GRITA] – Você ficou louca, foi?
REGINA [FURIOSA] – Ainda não. Mas estou começando a repensar essa
hipótese!
VÍTOR [GRITA] – Você tem noção do que ia fazer se eu não tivesse
chegado?!
REGINA [FURIOSA] – Bem... Se você não tivesse chegado, agora ela estaria
indo para o quinto dos infernos.
VÍTOR [BOQUIABERTO] – Você é completamente louca.
REGINA [FURIOSA/RI] – Não viu nada, meu amor... Não viu nada!
VÍTOR [BOQUIABERTO] – Como você pode fazer isso, mãe? Ela está grávida.
REGINA [FURIOSA/RI] – Um bastardinho não é?! Um bastardinho?
VÍTOR [BOQUIABERTO/GRITA] – Que seja. Pode ser o demônio em pessoa. A senhora não
tem o direito de fazer mal algum.
REGINA [FURIOSA] – Ah, por favor, Vítor... Não vem me dar lição de moral a
essa altura do campeonato.
VÍTOR [GRITA/DECEPCIONADO] – Juro, mãe! Não sei mais o que faço com a senhora.
Primeiro foi o Luís, agora os pais dele...
REGINA [FURIOSA] – Ei... Ei... Pode me tirar disso aí!
VÍTOR [GRITA/RI] – A senhora deve achar que eu sou um imbecil não é? Só
pode estar gozando da minha cara!
REGINA [FURIOSA] – A sua cara? Por mim... Teria mandado pro inferno
também!
VÍTOR [PARALISADO/RI] – Nada que venha de você me assusta mais mãe! Afinal,
será que você é minha mãe mesmo?
CLOSE NO OLHAR PENETRANTE DE REGINA.
VÍTOR [RI] – Ou será que fui trocado na maternidade. Por que não herdei sequer uma
característica sua. Nem umazinha sequer... Mas, saiba de uma coisa mãe! Isso
não vai ficar assim...
REGINA [SURPRESA] – Do que você está falando?
VÍTOR [SORRI] – Ficou medo é?
VIVIANE
[ASSUSTADA] – Vítor?! Calma.
VÍTOR [RI] – Se você se acha tão esperta, poisé! Eu vou denunciar você para a
polícia e você vai pagar por todo o mal que está fazendo com todo mundo...
FOCA NA EXPRESSÃO FURIOSA DE REGINA.
-FADE OUT-
CENA 9/PRESÍDIO/SALA FECHADA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “AMEAÇAS”:
AVENIDA BRASIL.
PLANO ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA
OO7. LUÍS CAIO, NO CHÃO, ASSUSTADO, COM UMA ARMA APONTADA NA SUA DIREÇÃO. O
PRESO QUE ESTÁ COM UM CAPUZ PRETO, SE REVELA, SAMUEL, EX NAMORADO DE LUÍS CAIO.
SAMUEL [SORRI] – Surpreso em me
ver?
LUÍS CAIO [ASSUSTADO/BOQUIABERTO] – Você?
FOCA NO SORRISO DE SAMUEL.
FOCA NO OLHAR ASSUSTADO DE LUÍS CAIO.
-FADE OUT-
CENA 1O/HOSP. GONÇALVES PINTO/QUARTO/MANHÃ/INT.
TRILHA
SONORA: “ROLLING IN THE DEEP”: ADELLE.
PLANO ABERTO. AMARO E ISAC, DORMINDO,
PESADAMENTE, DEPOIS DOS SEDATIVOS. POR UM INSTANTE, AMARO E ISACC ABREM OS
OLHOS. AMARO OLHA PARA O TETO. ISACC OLHA PARA OS LADOS E AVISTA AMARO DEITADO
À MACA. ELES SORRIEM UM PARA O OUTRO.
-FADE OUT-
CENA 11/BORDEL/SALÃO/MANHÃ/INT.
PLANO ABERTO. NÃO HÁ NINGUÉM NO SALÃO. ELE
ESTÁ COMPLETAMENTE VAZIO. RENATO DESCE AS ESCADAS, NERVOSO, ANDA DE UM LADO
PARA O OUTRO. ELE PASSA A MÃO SOBRE A CABEÇA, SOA FRIO. RENATO ENTÃO VÊ O CAIXA
ABERTO. ELE VAI ATÉ LÁ E PEGA O DINHEIRO EQUIVALENTE À 1OO,OO.
RENATO [SORRI] – Ninguém vai sentir falta se eu tirar essa nota!
FOCA NO SORRISO DE RENATO.
-CUT TO-
CENA 12/BORDEL/QUARTO DE SÁVIO/MANHÃ/INT.
PLANO ABERTO. CENA EM OFF. SEM SOM. RITMO.
SÁVIO ANDA DE UM LADO PARA O OUTRO COM A MÃO NA BARRIGA, SENTINDO FORTES DORES
ESTOMACAIS. ELE, INQUIETO, VAI ATÉ A PORTA E VOLTA. VAI ATÉ O BANHEIRO E VOLTA.
POR FIM DA CENA, ELE SE DEITA NA CAMA E TENTA FECHAR OS OLHOS E DORMIR UM
POUCO.
FOCA NA EXPRESSÃO DE DOR DE SÁVIO.
-CUT TO-
CENA 13/PRESÍDIO/SALA RESERVA/MANHÃ/INT.
PLANO ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA
OO9. LUÍS CAIO, NO CHÃO, SURPRESO AO VER QUE O PRESO QUE ESTAVA ATRÁS DO CAPUZ,
ERA NA VERDADE, SAMUEL, SEU ANTIGO NAMORADO. SAMUEL SE APROXIMA CADA VEZ MAIS
DE LUÍS CAIO E COM O OLHAR AMEAÇADOR, DIZ:
SAMUEL [RI] – Tá com medo é, neném?
LUÍS CAIO [ASSUSTADO] – O que você quer comigo?
SAMUEL [RI] – Calma. Não vai nem perguntar se estou bem não...
LUÍS CAIO [ASSUSTADO] – Samuel, por favor. Você não quer fazer isso! Você não é
assim.
SAMUEL [RI] – Tá pensando o quê, seu idiota?! Que eu vou te matar, é
isso?
LUÍS CAIO [ASSUSTADO] – Samuel, por favor...
SAMUEL [SORRI] – Não, Luís. Sua hora ainda não chegou! [P] – Temos que
acertar nossas contas com o passado ainda. Não sabe como eu estava ansioso para
esse nosso reencontro.
FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE LUÍS CAIO.
-CUT TO-
CENA 14/CASA DE ELISA/SALA DE
ESTAR/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “CLARA”: O OUTRO
LADO DO PARAÍSO.
PLANO ABERTO. MUITA BAGUNÇA. SALA
DESORGANIZADA. VITÓRIO REMEXE OS MÓVEIS, GAVETAS, POLTRONAS FORA DO LUGAR. É
NESSE MOMENTO, DENTRO DE UMA CAIXETA DENTRO DO RAQUE, ELE ENCONTRA O QUE
PROCURAVA. ELISA CHEGA NESSE EXATO MOMENTO:
ELISA [ASSUSTADA/VÊ UMA ARMA NA MÃO DE
VITÓRIO] – O que é isso, Vitório? O que
você vai fazer com essa arma?
FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE VITÓRIO.
-CUT TO-
CENA 15/SOBRADO/QUARTO DE REGINA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: INSTRUMENTAL “CLARA”: O OUTRO
LADO DO PARAÍSO.
PLANO ABERTO. REGINA ESTÁ À FRENTE DE SUA
PENTEADEIRA, PENTEANDO SEUS CABELOS. ALGUÉM BATE A PORTA DE SEU QUARTO NESSE
MOMENTO, E ELA GRITA, E CONTINUA PENTEANDO SEUS CABELOS CALMAMENTE:
REGINA [GRITA] – Quem será agora que veio me atormentar, meu Deus?! [P/REMEXE OS OLHOS] - Entra...
BENEDITO SE REVELA E ADENTRA O QUARTO DE
REGINA.
REGINA [SE VIRA/NERVOSA] – Mas o que você está fazendo aqui, seu desgraçado?
BENEDITO [SORRI] – Eu não disse que voltaria, então... Voltei!
REGINA [RI/DEBOCHADA] – E o que eu devo a essa ilustre visita?
BENEDITO [SORRI] – Eu sei que foi você que causou o acidente de Amaro e
Isacc. E também sei que foi você que mandou o Samuel matar o Luís na cadeia.
REGINA SE LEVANTA, ASSUSTADA.
BENEDITO [SORRI] – Que foi, tá assustada?
REGINA SE VIRA, ENQUANTO BENEDITO CONTINUA
FALANDO:
BENEDITO [SORRI] – Se você acha que vai se safar disso está muito
enganada!
REGINA VÊ UMA FACA EM CIMA DE SUA PENTEADEIRA
E A PEGA E SE VIRA:
REGINA [FRIA] – E o que você pensa em fazer?
FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE BENEDITO.
FOCA NA EXPRESSÃO FRIA DE REGINA.
-CUT TO-
CENA 16/PRESÍDIO/SALA RESERVADA/MANHÃ/INT.
TRILHA SONORA: “INSTRUMENTAL “CLARA”: O OUTRO
LADO DO PARAÍSO.
PLANO
ABERTO. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA CENA O13. SAMUEL, COM UM OLHAR TRIUNFANTE AO
VER O OLHAR ASSUSTADO DE LUÍS CAIO. LUÍS CAIO, CONTINUA PARALISADO, DEITADO NO
CHÃO, SEM CONSEGUIR SE MEXER.
LUÍS CAIO [GRITA/NERVOSO] – Diz logo. O que você quer comigo?
SAMUEL [SORRI] – Calma. Você tá muito nervoso!
LUÍS CAIO [NERVOSO] – Samuel, por favor.
SAMUEL [SORRI] – Eu te trouxe aqui para gente conversar um assunto
sério.
LUÍS CAIO [NERVOSO] – Foi a Regina que te mandou aqui não foi?
SAMUEL [SORRI] – Ah, meu querido. Sempre se achando mais esperto que
todo mundo!
LUÍS CAIO [NERVOSO] – Diz logo.
SAMUEL [SORRI] – Falando em Regina... Boa idéia! Que tal começarmos de
mim revelando o porque de tanto ódio da Regina por você.
LUÍS CAIO [PARALISADO/NERVOSO] – Diz então.
SAMUEL SE APROXIMA DE LUÍS CAIO E DIZ:
SAMUEL [SORRI] – Sabia que a primeira dama dessa maravilhosa cidade é
sua mãe!
FOCA NA EXPRESSÃO BOQUIABERTA DE LUÍS CAIO.
A
IMAGEM FOCA NA EXPRESSÃO ASSUSTADA DE LUÍS CAIO E CONGELA COM UMA CHUVA DE
GRANIZO QUE DESCE SOBRE A TELA, DEIXANDO TUDO AZUL ESCURO.
Obrigado pelo seu comentário!