Type Here to Get Search Results !

Marcadores

Falas Negras

  



Dados do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que 56% da população brasileira é negra, e de acordo com o Pnad Contínua, a Bahia e o Rio são os estados com maior concentração de pessoas pretas.




Nesse momento, aparece Diego Silva em um estúdio. 


Diego Silva - 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares...  Estamos hoje aqui para enaltecer a Luta Antirracista e conscientizar a luta do povo preto em toda a a sociedade. 


Diego se distancia, e aparece um telão. 


Erika , 32 anos.



Meu nome é Erika, e sou natural de Brasilândia. Por ser preta, tive que conviver desde muito pequena com o racismo estrutural, e sempre tive o sonho de ser médica. Como minha  família não tinha condições de pagar, decidi estudar em casa, e passei em 5º lugar para a USP, e sai de lá Ginecologista, e hoje estudo Obstetrícia, além de me dedicar a ajudar outras mulheres como eu. 


Vinicius, 23 anos 



Meu nome é Vinícius e venho do Complexo do Alemão. Por ser periférico, lido todos os dias com inúmeras situações de preconceito, porém procuro não me abater. Então, decidi cursar Serviço Social para poder ajudar pessoas assim com eu, que nao dispõem de todos os recursos necessários. 


Elis, 40 anos.



Meu nome é Elis, e sou natural da Bahia. Sou uma mulher muito vaidosa,e... Nunca deixo a peteca cair. Ser negra me faz querer ser cada vez mais empoderada, então abri um salão de beleza, para que as mulheres fiquem cada vez mais belas.


O trio é aplaudido, e Diego retorna. 


Diego - Inúmeros atores têm trabalhado em papéis com temáticas raciais, e iremos mostrar algumas cenas. 


Carolina (Priscila Fantin) - Amor Astral, de Felipe Vilim.


Cena 07 – Ruas de Correntes [Interna/Tarde]
(Após passar o dia na casa de Tobias, Clarissa caminha pela cidade de volta para casa completamente nas nuvens de tão feliz).

CLARISSA: Casar... Eu vou me casar! (Clarissa observa um carro na rua e reconhece a pessoa que está no interior do automóvel). Não pode ser, eu não estou acreditando nisso... O que você está fazendo aqui? (Diz ao se aproximar do carro).

CAROLINA: Falou comigo? (Ironiza enquanto bebe vodka no gargalo da garrafa).

CLARISSA: Você estragou a vida do Tobias, abandonou o Gael como se fosse um traste e agora veio fazer o que aqui? Veio concluir o serviço sua mal caráter?

CAROLINA: (Desce do carro) Acho que eu não entendi, do que você me chamou?

CLARISSA: Ah, não ouviu? Então eu vou repetir! Golpista, interesseira, desnaturada, vagabunda e mal caráter!

CAROLINA: E quem você pensa que é para falar assim comigo? Você não passa de uma pretinha sem classe, sem educação que não tem moral sequer para me olhar na cara. Em outros tempos eu mandaria te corrigir de outro jeito!

CLARISSA: (Dá um tapa na cara de Carolina).


Janaína ( Jennifer Nascimento)- Força de Um Sonho , de Diego Silva 


Cena 26/ Auditório / Interior / Manhã / 

Janaina está em um auditório, proferindo seu discurso, ao mesmo tempo que apresenta sua monografia. 

Janaina - Como podemos ver, Os negros ganham menos no Brasil do que os brancos, isso por causa da intensa desigualdade social que assola o nosso país. E nesse meio, precisamos mostrar que não podemos esmorecer, prova disso são todas as personalidades negras do nosso país. Dandara dos Palmares, heroína, uma mulher forte e destemida para o seu tempo, Rosa Parks, ativista, que se negou a ceder assento para um branco, Marielle, uma mulher guerreira, que foi assassinada, mas seu legado continua... E muitas outras mulheres negras que lutam para conseguir seus objetivos. Nunca desistam dos seus sonhos. Muito obrigada.

Janaina é aplaudida.


Diego Silva - Como vocês podem ver, a luta é diária, e nunca devem desistir... 


Lincoln (David Junior) /Inácio (Milton Gonçalves) - Páginas de Família , de Felipe Vieira

Inácio(sorridente): Eu agradeço a presença de todos nessa cerimônia importante que vai marcar o início de novos tempos no Paulo Freire…


A câmera mostra todos aplaudindo e Maurício olhando pro palco bastante sério.


Inácio(sorridente): A partir do ano que vem,eu estarei me aposentando da direção da escola… E com isso,quero que conheçam o novo diretor da escola…


Inácio olha para Lincoln bastante sorridente.


Inácio(sorridente): Com prazer… Lincoln… Pode subir no palco…


Lincoln se levanta da cadeira bastante sorridente e Emily abraça ele bastante sorridente e Lincoln subiu no palco.



Dia 30 de maio, perdemos um dos grandes expoentes da Teledramaturgia Brasileira, Milton Gonçalves, pioneiro da luta pelo espaço para artistas negros no teatro e audiovisual brasileiro.


Lamentavelmente, meses atrás, no dia 20 de Janeiro, perdemos Elza Soares, voz importante na cultura brasileira e na luta das mulheres negras no país.




Diego Silva - Elza Soares e Milton Gonçalves... Serão sempre eternos! 


Todos aplaudem.


Diego -  “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. “

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.