CENA 01: APARTAMENTO DE ILANA. INTERIOR. NOITE
TRILHA SONORA: Instrumental - Brigas e Discussões (até o fim da cena)
Continuação imediata do capítulo anterior. Paula continua provocativa diante de Ilana.
ILANA – Como é que você tem coragem de vir aqui na minha casa?
PAULA – Nós não somos amigas? Amigas fazem visitas umas às outras.
ILANA – Deixa de cinismo! Você veio aqui só pra me provocar.
PAULA – Te provocar?! Eu vim aqui pra gente conversar.
Paula tenta entrar dentro do apartamento, mas Ilana entra na frente.
ILANA – Da porta você não passa.
PAULA – Ilana, você tem que aceitar que o seu tempo com o Fernando acabou, agora é a minha vez/
Sem pensar duas vezes, Ilana desfere um tapa no rosto de Paula, que é surpreendida com a atitude.
PAULA – Uau…
ILANA – A traição do Fernando me doeu bastante, Paula. Mas não mais do que a sua. Você entrou e saiu da minha casa durante vinte anos, eu te confidenciei os meus segredos, minhas intimidades, todos os meus problemas com o casamento e mal sabia que estava alimentando uma cobra para me morder! A troco de quê você fez isso? O que você ganhou me enganando por todos esses anos? Por que vocês dois não foram justos comigo e, ao perceberem que estavam apaixonados, não me contaram a verdade e foram viver juntos? Se é que isso que vocês tem pode se chamar de paixão, porque a atitude de vocês é de psicopata e psicopata não sente nada.
PAULA – Você já está indo longe demais com essas suas ofensas, querida. Psicopata é muito pesado.
ILANA – Que tipo de ser humano é você então?
PAULA – Um ser humano que não mede esforços para crescer na vida. (P) Se você me permitir entrar, eu posso até te contar toda a história.
Ilana respira fundo e abre espaço para que Paula entre. Ela entra e caminha desfilando até o sofá, onde senta.
PAULA – Não vai me oferecer um café?
ILANA – Para com esse deboche barato e fala logo.
PAULA – Bom, Ilana, quando a gente virou amiga, você já tava namorando o Fernando. Desde o começo, quando eu comecei a frequentar sua casa, ele soltava umas gracinhas pra mim, mas eu ignorava. Até que as coisas foram esquentando e eu não tive como resistir. Um certo dia, você havia viajado com a sua família e não tinha me avisado, eu cheguei aqui e só havia ele. Ele logo me seduziu e fomos pra cama… a sua cama. Transamos a noite inteira!
Ilana fica perplexa com aquela revelação e não sabe como reagir.
PAULA – E dessa noite de amor acabou sendo gerada a Miriam. Eu era muito pobre, ele já estava pra casar com você e a família dele jamais aceitaria que ele te deixasse por mim. Ele prometeu que me ajudaria com tudo e que a gente continuaria se encontrando, e assim ele fez.
ILANA – (voz de choro) Aquelas viagens quase que semanais… era pra sua casa que ele ia, não é?
PAULA – Bingo! Até que ele cansou de frequentar o subúrbio e comprou aquela mansão pra mim. E daí em diante as coisas só foram melhorando, sabe? Eu consegui um bom emprego, o Fernando começou a passar mais tempo comigo e ser mais presente na vida da Miriam e a gente foi cansando dessa nossa brincadeirinha. Confesso que era bem divertido essa vida perigosa, mas tem uma hora que enjoa. Fui pressionando, pressionando, pressionando… e aí ele tomou coragem de te deixar.
ILANA – E você conta tudo como se fosse uma piada…
PAULA – Pra mim é.
ILANA – Sabe o que você é, Paula? Uma invejosa. Uma piranha da pior espécie!
PAULA – Nossa.
ILANA – Agora fique ciente de uma coisa: você nunca vai chegar aos meus pais. Você nunca vai ter minha elegância, minha classe, meu prestígio, muito menos o meu caráter. Mesmo que você saia na rua banhada a ouro, vai permanecer sendo uma "Santos da Silva".
Paula respira fundo e levanta do sofá, ficando de frente para Ilana.
PAULA – E fique você também ciente de uma coisa, Ilana: isso não acaba aqui. O seu pesadelo só está começando.
ILANA – VAI EMBORA DA MINHA CASA!
Ilana pega Paula pela gola da roupa e arrasta ela até o lado de fora do apartamento. Ao trancar a porta, Ilana começa a chorar desesperadamente, em choque com tudo o que ouviu.
CENA 02: MANSÃO DE PAULA. SALA. INTERIOR. NOITE
Miriam vem da cozinha carregando um copo d'água. A jovem sente uma fraqueza e acaba derrubando o copo de vidro, que se parte em vários pedaços no chão.
MIRIAM – Droga!
Nesse momento, Fernando chega em casa e vê a filha apanhando os cacos, ficando assustado.
FERNANDO – Filha! O que foi que aconteceu?
MIRIAM – Eu tive um mal-estar agora e acabei derrubando o copo.
FERNANDO – Você tá bem? Cuidado com os cacos de vidro.
MIRIAM – Tô bem sim…
FERNANDO – Cadê a sua mãe?
MIRIAM – (distraída) Foi na casa da Ilana.
FERNANDO – (surpreso) Como é que é?
MIRIAM – (caindo em si) Não… Ela foi na casa de uma amiga/
FERNANDO – (com raiva) Não tenta mentir pra mim, Miriam! Eu ouvi muito bem que ela foi na casa da Ilana. Agora fazer o quê?!
Miriam fica nervosa por ter falado demais. Fernando está extremamente sério.
CENA 03: APARTAMENTO DE RENATA/APARTAMENTO DE CAIO. INTERIOR. NOITE
Renata decide ligar para Caio para compartilhar as informações sobre o jantar de Jéssica com ele. Renata disca o número de Caio e após alguns toques, Caio atende a ligação.
CAIO – Alô?
RENATA – Caio, sou eu, Renata. Tenho que falar com você sobre algo importante.
CAIO – Claro, Renata. É sobre a Jéssica?
RENATA – Sim. Ela vai sair para jantar hoje à noite, um encontro.
CAIO – Um encontro? Com quem, Renata?
RENATA – Ela vai jantar com Gabriela, a fotógrafa que você disse, lá no Cavallini. Como eu fui tonta em não acreditar no que você disse, Caio
CAIO – (Bravo) Muito obrigado por me avisar. (Desliga o telefone)
RENATA – Caio? Caio? Alô?
Enfurecido, Caio pega o porta retrato com uma foto sua e de Jéssica e joga violentamente no chão. Close no vidro do porta retrato quebrado.
CAIO – Eu não vou deixar isso acontecer.
CENA 04: RESTAURANTE. INTERIOR. NOITE
Jéssica e Gabriela estão sentadas em uma mesa. Elas desfrutam de um agradável jantar, conversando e compartilhando risadas. À medida que a noite avança, elas bebem algumas taças de vinho, criando uma atmosfera de descontração e intimidade. Gabriela, com um olhar leve, começa a acariciar sutilmente a mão de Jéssica sobre a mesa. Jéssica percebe o que está acontecendo.
JÉSSICA – Gabriela, eu... acho que está ficando tarde. Acho melhor eu ir embora.
Gabriela olha para Jéssica, surpresa com a mudança repentina.
GABRIELA – Porque, Jéssica? A gente tava tão leve aqui, o que aconteceu?
JÉSSICA – Nada, sério. É que eu durmo cedo, você também deve ter trabalho amanhã né?
Jéssica se levanta até a saída e deixa Gabriela sozinha.
ABERTURA:
CORTE:
CENA 05: RESTAURANTE. FACHADA. EXTERIOR. NOITE
Jéssica está do lado de fora do restaurante quando Gabriela se levanta da mesa e vai atrás dela. Gabriela segura o braço de Jéssica, criando uma tensão palpável entre as duas.
GABRIELA – Jéssica, espera um minuto. Ainda temos que conversar.
TRILHA SONORA: Tânia Mara - Só Vejo Você (até o fim da cena)
Jéssica se vira para encarar Gabriela, sentindo-se atraída e dividida ao mesmo tempo.
JÉSSICA – Gabriela, eu não posso. Eu tenho um relacionamento com o Caio.
Gabriela se aproxima mais de Jéssica e Caio chega ao local, percebendo a tensão no ar.
CAIO – O que tá acontecendo aqui?
Jéssica, nervosa e confusa, olha para Caio em busca de uma saída daquela situação.
JÉSSICA – Caio, por favor, vamos embora. Eu preciso ir com você.
CAIO – Claro, segura em mim.
Caio olha para Gabriela com raiva e leva Jéssica até um carro de aplicativo. Gabriela fica preocupada com a sua relação com Jéssica.
CENA 06: MANSÃO DE PAULA. SALA. INTERIOR. NOITE
A porta da residência é aberta e Paula entra, sendo surpreendida ao ver Fernando sentado no sofá da sala. Ele estava esperando por ela.
PAULA – Meu amor, chegou?
FERNANDO – O que é que você foi fazer na casa da Ilana?
PAULA – (nervosa) Quê? Como assim? Quem te contou isso?
FERNANDO – Ah, então você confirma.
PAULA – Quem te falou isso, Fernando?
FERNANDO – A Miriam. Ela estava distraída e acabou soltando a informação.
PAULA – Não devia ter falado, a Miriam não se aguenta!
FERNANDO – Você ainda não me respondeu. O que você foi fazer lá?
PAULA – Fui tentar conversar com ela/
FERNANDO – (corta) Tentar conversar… Faça-me o favor, Paula. Você foi provocar a Ilana que eu sei!
PAULA – O que é que você pensa de mim, hein? Que eu sou uma monstra? Pronto, eu sou a vilã dessa novela!
FERNANDO – Não é isso! Mas eu te conheço o suficiente pra saber que você adora soltar um veneninho/
PAULA – (corta, furiosa) Eu já disse que fui conversar, dialogar! Somente isso.
FERNANDO – Paula, eu concordei em me separar da Ilana, me casar com você, para que a gente pudesse ser feliz em paz juntos. Longe dela!
PAULA – E é isso que vai acontecer.
FERNANDO – Então para de ir atrás dela!
PAULA – Só quando você assinar o papel do divórcio e depois o matrimônio comigo!
FERNANDO – Eu já disse que está tudo encaminhando.
PAULA – Pois bem! Agora me deixa em paz, se for possível.
Furiosa, Paula passa pela sala em direção ao quarto, sem olhar mais para Fernando.
CENA 07: COBERTURA DE HELENA. SALA. INTERIOR. NOITE
Ana está sentada em frente à televisão. Helena chega na sala carregando uma panela de brigadeiro e um balde de pipoca, sentando ao lado da filha.
ANA – E aí, que filme vamos assistir?
HELENA – Queria ver uma comédia romântica.
ANA – Humm… Que tal um clássico? Grease.
HELENA – Perfeito!
Ana dá um sorriso e procura por Grease no streaming, encontrando.
ANA – Vamos dar um play na nossa Girls Night?
HELENA – Yes!
Ambas sorriem e Ana dá play no filme. Elas começam a comer a pipoca e o brigadeiro.
CENA 08: LEBLON. EXTERIOR. DIA
TRILHA SONORA: Gal Costa - A Coisa Mais Linda Que Existe (até o 1° diálogo da cena 9)
Amanhece na trama. CAM circula pelos principais pontos do Bairro do Leblon. Entre eles, o Penhasco Dois Irmãos, o Lagoon e termina em frente a Companhia de Teatro.
CENA 09: COMPANHIA DE TEATRO. FACHADA. EXTERIOR. DIA
André e Daniel andam juntos em direção à companhia de teatro.
ANDRÉ – Pai, você tem ideia do porquê cancelaram os resultados dos testes de ontem?
Daniel, com uma expressão levemente preocupada, disfarça e responde ao filho.
DANIEL – Na verdade, André, eu nem sabia disso. Talvez seja algum contratempo ou mudança de planos. Mas não se preocupe, tenho certeza de que logo teremos uma resposta.
ANDRÉ – Tudo bem, pai. Vamos esperar para ver como as coisas se desenrolam então.
Daniel sorri para o filho, tentando transmitir confiança e tranquilidade.
DANIEL – A melhor coisa que você pode fazer é continuar se dedicando aos ensaios e aguardar.
CENA 10: COBERTURA DE HELENA. INTERIOR. DIA
Helena e Ana estão deitadas no sofá, acabaram dormindo na sala após terminarem o filme. Helena acorda e olha para o relógio, desesperando-se ao ver o horário.
HELENA – Ana! Nós perdemos a hora de ir para a agência.
ANA – (acordando) Ai, meu Deus, que preguiça…
HELENA – Vamos, levanta! Precisamos trabalhar.
Contra sua vontade, Ana levanta e acompanha Helena até o andar de cima, para se arrumarem. Um tempo se passa e agora já visualizamos as duas descendo, arrumadas.
ANA – Nós somos as chefes, não precisamos cumprir horário.
HELENA – Por sermos as chefes, temos que dar o exemplo. Pelo menos uma de nós tem que estar lá no horário!
Helena pega a chave do carro que está em cima de uma bancada e caminha até a porta com Ana. Ao abrir, depara-se com Ilana na entrada.
ILANA – Eu já ia tocar a campainha…
HELENA – Ilana! O que você está fazendo aqui?
ILANA – Preciso muito conversar com você, minha amiga.
HELENA – É claro, pode entrar.
ANA – Então eu vou na frente pra agência, mãe?
HELENA – Vá. Depois eu chego lá.
Ana assente e deixa a cobertura. Helena recebe Ilana no apartamento e fecha a porta.
CENA 11: CASA ROSADA. INTERIOR. DIA
Gabriela está na recepção da agência, aguardando a chegada das modelos. Jéssica chega e Gabriela logo a aborda.
GABRIELA – Bom dia, Jéssica. Vamos às fotos?
JÉSSICA – Vou só me arrumar, tá bom?
GABRIELA – Certo…
Jéssica corta a conversa e deixa Gabriela para trás, que não entende a rispidez da jovem.
CENA 12: COMPANHIA DE TEATRO. SALÃO. INTERIOR. DIA
Bárbara, Henrique, Marina e André estão reunidos, ansiosos pelo resultado dos testes do musical "Mamma Mia!". Vicente entra na sala, carregando um papel em suas mãos.
VICENTE – Obrigado a todos pela paciência. Chegou o momento de revelar os resultados dos testes.
Bárbara, Henrique, Marina e André trocam olhares.
VICENTE – Para o papel de Tany, temos... Bárbara! (Aplausos)
BÁRBARA – Ahh! Que luxo.
VICENTE – (Prosseguindo) Para o papel de Sophie, teremos... Marina! (Aplausos) E para o papel de Sky, teremos... André! (Aplausos)
HENRIQUE – Que? Vicente, e eu?
VICENTE – A Rose tá chegando aí com os papéis do restante do pessoal, mas eu acho que eu não escalei você para nenhum papel, vai me ajudar na produção.
HENRIQUE – Mas como assim? Eu to aqui muito mais tempo que o André.
VICENTE – Sim, mas para esse papel, achei ele melhor que você, além que não tem personagens tão novos, fica difícil de te encaixar.
HENRIQUE – Isso não é justo.
BARBARA – Ai, Henrique. Para de chorar. Ele foi melhor que você no teste e ponto.
VICENTE – (Andando até os outros membros da companhia) Vocês podem pegar seus resultados com a Rose. Tenho que ir.
Nesse momento, a porta da sala se abre e Rose entra, segurando outra lista de papéis. André fixa seu olhar em Rose, sua mãe, a figura que ele não vê há muito tempo. Sentimentos de raiva, tristeza e amor se misturam dentro dele. Ele está em choque, incapaz de pronunciar qualquer palavra.
ENCERRAMENTO (ao som de Ana Carolina - Se Essa Rua Fosse Minha):
Obrigado pelo seu comentário!