SARAMANDAIA ��️ – CAPITULO 02
Web novela adaptada e escrita por: Luan Maciel
Baseada na obra homônima de: Dias Gomes
Produção Executiva: Ranable Webs
CENA 1: EXTERIOR. CIDADE DE BOLE-BOLE. CORETO.
ARREDORES. DIA
EM UM PLANO MAIS FECHADO A CÂMERA MOSTRA QUE
ZÉLIA ESTÁ BUFANDO DE ÓDIO. AO LADO DELA ESTÁ JOÃO
GIBÃO. A CÂMERA VAI DANDO UM GIRO DE 180° E
MOSTRANDO A ENORME CORCUNDA QUE JOÃO GIBÃO TEM
EM SUAS COSTAS. LOGO DEPOIS LUA VIANA (RENATO GÓES)
O IRMÃO DE JOÃO GIBÃO VEM SE APROXIMANDO DELES.
LUA VIANA (sério): - Eu não disse para vocês que isso iria
acontecer. Enfrentar a influência que o Zico Rosado exerce
nessa cidade não é muito inteligente. Eu tentei avisar vocês.
ZÉLIA (zangada): - Eu pensei que você estivesse do nosso lado,
Lua. Você não consegue perceber que essa cidade precisa de
algo que tire ela desse marasmo que ela se encontra? (P)
Trocar esse nome que só traz vergonha seria o primeiro passo.
JOÃO GIBÃO: - Eu acho que o meu irmão possa ter razão,
Zélia. Por mais que eu odeie admitir, o Zico Rosado é um
homem muito perigoso. Você sabe que eu estou certo.
ZÉLIA VAI FICANDO AINDA MAIS NERVOSA. JOÃO GIBÃO E
LUA VIANA SE OLHAM EM SILÊNCIO.
ZÉLIA (seria): - Não adianta vocês ficarem me olhando desse
jeito. Eu nunca vou desistir de enfrentar a tirania do Zico
Rosado.
LUA VIANA (preocupado): - Você não sabe o vespeiro que está
se enfiando, Zélia. Não é novidade para ninguém que o Zico
Rosado odeia a sua família. Será que você não entende isso.
ZÉLIA: - Parece que você não me conhece, Lua. Eu não sou de
abaixar a cabeça para ninguém, e agora não será diferente.
ZÉLIA SAI ANDANDO PELA CIDADE SEM SE DEIXAR ABATER.
LUA VIANA E JOÃO GIBÃO FICAM OLHANDO ZÉLIA SE
AFASTAR.
//
CENA 2: INTERIOR. CASARÃO DA FAMÍLIA ROSADO. SALA DE
JANTAR. DIA
CLOSE EM CÂNDIDA QUE ESTÁ TOMANDO UMA XÍCARA DE
CAFÉ QUANDO ELA VÊ ZICO ROSADO ENTRANDO NO
CASARÃO. ELA OLHA PARA SEU FILHO DE UM JEITO FRIO.
ZICO ROSADO TOMA UM COPO DE SUCO ENQUANTO
CÂNDIDA O ENCARA.
CÂNDIDA (arisca): - Pelo o que eu vejo em seu olhar você foi
mesmo confrontar aqueles jovens baderneiros. O que você
ganha com isso, Zico? Você já é o prefeito. O que mais você
quer?
ZICO ROSADO (sério): - Eu quero que todos nessa cidade
entendam quem manda nessa cidade. Nenhum baderneiro vai
trocar o nome da nossa cidade. Isso não vai acontecer.
CÂNDIDA: - Você acha que eu não sei o que você está
fazendo? Você está fazendo isso apenas para atingir aquela
filha da Vitória Villar. Você está jogando sujo com essa moça.
ZICO ROSADO COLOCA O COPO DE SUCO SOBRE A MESA. ELE
OLHA PARA SUA MÃE COM UM OLHAR SÉRIO.
ZICO ROSADO (ríspido): - Parece que você gosta de estragar o
meu dia. Você mais do que ninguém sabe o que aquela família
representa. Eu vou destruir com todos eles.
CÂNDIDA (fria): - Então eu acho melhor você se preparar, meu
filho. O boato que está rolando na cidade é que a Vitória está
voltando para Bole-Bole. O que você pretende fazer a respeito?
O SEMBLANTE DE ZICO ROSADO MUDA RADICALMENTE.
DONA CÂNDIDA PERCEBE O INCÔMODO NO OLHAR DE SEU
FILHO.
//
CENA 3: EXTERIOR. CIDADE DE BOLE-BOLE. RUA. DIA
JOÃO GIBÃO VEM ANDANDO PELA RUA DE BOLE-BOLE TODO
CURVADO, E ISSO ACABA CHAMANDO A ATENÇÃO DE
TODOS. ELE ACABA PASSANDO POR ALGUMAS BEATAS DA
CIDADE QUE OLHAM PARA O NOSSO PROTAGONISTA COM
MUITO DESDÉM.
BEATA 1 (figurante): - Olha só que coisa mais esquisita. Se
fosse eu teria vergonha de andar na rua com uma corcunda
desse tamanho. (P) Só falta ele achar que isso é normal.
BEATA 2 (figurante): - Eu também acho. Essa cidade já foi
muito melhor frequentada. Agora qualquer um sai à luz do dia.
Patético.
JOÃO GIBÃO PENSA EM RESPONDER, MAS ELE DESISTI.
TRILHA SONORA: 1SIM (Talking To
The Moon – Bruno Mars)
AS BEATAS CONTINUAM ENCARANDO JOÃO GIBÃO.
BEATA 1 (figurante): - É melhor irmos embora. Não é bom que
ninguém nos veja perto de certas pessoas. (P) Vamos!!!
AS BEATAS VÃO ANDANDO DE NARIZ EM PÉ E SEM NEM
OLHAR PARA TRÁS. A CÂMERA FOCA NO ROSTO DE JOÃO
GIBÃO QUE VAI SE SENTINDO MUITO HUMILHADO E
SOZINHO.
//
CENA 4: INTERIOR. CASA DE LEOCÁDIA. QUARTO DE JOÃO
GIBÃO. DIA
CLOSE EM JOÃO GIBÃO QUE AGORA ESTÁ EM SEU QUARTO E
ELE VAI QUEBRANDO TUDO QUE ENCONTRA PELA FRENTE.
NESSE A MÃE DELE LEOCÁDIA (NATÁLIA DO VALLE) ENTRA NO
QUARTO TOTALMENTE PREOCUPADA COM SEU FILHO.
LEOCÁDIA (aflita): - O que foi que aconteceu com você, meu
filho? Porque você está assim desse jeito? Diz alguma coisa.
JOÃO GIBÃO (sério): - O que você acha que aconteceu, mãe?
Eu estou cansado de fingir a verdade de todos nessa cidade.
Todo mundo me olha com desprezo. Eu queria ser normal.
LEOCÁDIA: - Você sabe que isso aí é possível João. As pessoas
dessa cidade não estão prontas para saber a verdade sobre
você. Eles não iriam entender. Você sabe muito bem disso.
JOÃO GIBÃO FICA PENSATIVO. ELE OLHA PARA LEOCÁDIA. A
CÂMERA VAI SE APROXIMANDO E MOSTRA A CORCUNDA
DELE.
JOÃO GIBÃO (desabafando): - Quando é então que eu vou
poder ter uma vida normal? Eu nem posso me aproximar da
Marcina que os pais dela ficam horrorizados. Isso não é vida.
LEOCÁDIA (angustiada): - Eu juro que eu queria saber o que te
dizer, meu filho. Mas eu tenho medo de que esse povo
preconceituoso te faça algum mal. Eu sinto muito.
JOÃO GIBÃO: - Eles já estão fazendo isso. É por isso que eu
quero ajudar a mudar o nome dessa cidade. O povo dessa
cidade precisa levar entender como é estar na pele do outro.
LEOCÁDIA OLHA PARA JOÃO GIBÃO COM PENA. ELA ABRAÇA
SEU FILHO DE UM JEITO BEM FRATERNAL.
//
��️ SÃO PAULO ��️
CENA 5: INTERIOR. APARTAMENTO DE VITÓRIA. QUARTO/
CLOSET. DIA
A CÂMERA MOSTRA UM ENORME CLOSET CHEIO DE ROUPAS
E VESTIDOS DE ALTA CLASSE. NO CENTRO DA CENA ESTÁ
UMA MULHER QUE ESTÁ FAZENDO A SUA MALA COM UMA
CERTA PRESSA. ESSA MULHER É VITÓRIA (PATRICIA PILLAR).
LOGO EM SEGUIDA QUEM TAMBÉM ENTRA NO CLOSET É
PEDRO (PEDRO NOVAES) O FILHO DE VITÓRIA QUE FICA
CONFUSO AO VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
PEDRO (confuso): - Mãe…. O que a senhora está fazendo? (P)
Você está pensando em viajar? Eu não entendo o que a senhora
está fazendo. Faz poucos meses que o meu pai faleceu, e a
senhora está com essa atitude. Eu não consigo entender.
VITÓRIA (séria): - Você está certo, meu filho. Eu vou voltar
para a cidade onde eu nasci. E eu quero que você venha
comigo. Faz anos que eu não vejo o seu avô. Tem coisas que eu
preciso fazer.
PEDRO: - A senhora está estranha. Eu sinto que tem algo que
não está querendo me contar. Mas eu vou com você.
VITÓRIA ESBOÇA UM SORRISO. PEDRO A OLHA FIXAMENTE.
VITÓRIA (ponderando): - Você precisa entender uma coisa,
meu filho. Bole-Bole é uma cidade bem peculiar. Um lugar de
pessoas preconceituosas. Estou te falando isso para você
entender o terreno que nós iremos pisar quando chegarmos.
PEDRO (sendo cordial): - Mãe…. Pode ficar tranquila. Nada vai
mudar a pessoa que eu sou. E além do mais já está na hora de
eu conhecer a cidade que a senhora nasceu. Não acha?
VITÓRIA FICA ADMIRADA COM A MATURIDADE DE SEU
FILHO. NESSE MOMENTO VITÓRIA PENSA EM ZICO ROSADO
E COMO SERÁ O REENCONTRO DELES.
//
��️ BOLE-BOLE ��️
CENA 6: INTERIOR. CASA DE SEU CAZUZA E MARIA
APARADEIRA. COZINHA. TARDE
MARIA APARADEIRA (KELZY ECARD) ESTÁ TERMINANDO DE
PASSAR UM CAFÉ. CLOSE EM SEU CAZUZA (LUIZ HENRIQUE
NOGUEIRA) ESTÁ SENTADO NA MESA COMENDO UM PEDAÇO
DE BOLO. NESSE MOMENTO MARCINA (ISABELLE DRUMMOND)
ENTRA NA COZINHA DÁ UM BEIJO EM SEU PAI E DEPOIS
QUANDO SE APROXIMA DE SUA MÃE ELA A ENCARA SÉRIA.
MARIA APARADEIRA (firme): - Onde a senhorita pensa que
está indo? (P) Antes de responder pense bem no que irá dizer.
Se você for encontrar aquele estranho do João Gibão é melhor
você ficar aí mesmo. Você sabe o que eu penso sobre esse
rapaz.
SEU CAZUZA (ponderando): - A sua mãe está certa, minha
filha. Eu sei que você gosta desse rapaz, mas ele não é o
melhor para você. O que as pessoas dessa cidade iriam pensar.
MARCINA: - Eu nunca consegui entender essa implicância que
vocês tem o João Gibão. Vocês precisam entender que ele é o
homem que eu amo, e u não vou desistir dele.
MARIA APARADEIRA E SEU CAZUZA SE OLHAM EM
SILÊNCIO. A CÂMERA MOSTRA O OLHAR DECIDIDO DE
MARCINA.
MARIA APARADEIRA (séria): - Eu não estou acreditando que
você está indo contra a sua família para defender aquele
esquisito.
MARCINA (corajosa): - Vocês querem saber a verdade. Eu
cansei de tentar explicar o óbvio para vocês. O João pode não
ser o padrão do que vocês acham certo, mas é ele quem eu
amo.
MARCINA SAI TOTALMENTE IRRITADA. SEU CAZUZA TENTA
IR ATRÁS DELA, MAS SUA ESPOSA O IMPEDE. O CORAÇÃO DE
SEU CAZUZA FICA QUERENDO SAIR PELA BOCA, MAS ELE
CONSEGUE SE ACALMAR LOGO DEPOIS.
//
CENA 7: INTERIOR. FAZENDA DE TIBÉRIO. CASA GRANDE.
SALA. TARDE
DE UMA FORMA BEM AMPLA A CÂMERA MOSTRA QUE
TIBÉRIO ESTÁ SENTADO NA POLTRONA E SEU PÉS ESTÃO
ENRAIZADOS NO CHÃO. PODEMOS VER AO REDOR DELE
ESTÃO MUITAS RAÍZES FAZENDO DALI UM LUGAR ATÍPICO.
NESSE MOMENTO ZICO ROSADO ENTRA NA SALA DA CASA
GRANDE DEIXANDO TIBÉRIO MUITO NERVOSO.
TIBÉRIO (alterando o tom): - Como você tem você tem
coragem de pisar na minha casa, seu maldito? Vá embora
agora mesmo antes que eu faça algo que eu não quero. Estou
avisando!
ZICO ROSADO (cínico): - E o que você está pensando em fazer,
Tibério? Tem anos que você não levanta dessa poltrona. Mas
eu vou dizer o que eu quero. Trate de deixar a sua neta longe
de mim. Aposto que você não quer que nada aconteça com ela.
TIBÉRIO: - Você não ouse encostar essa sua mão imunda na
minha neta, Zico Rosado. Foi por isso que eu mandei a filha
para longe de você. Ela merecia alguém melhor.
O SORRISO DE ZICO ROSADO VAI SE DESFAZENDO. ELE VAI
FICANDO MUITO IRRITADO. ELE ENCARA TIBÉRIO COM
ÓDIO.
ZICO ROSADO (nervoso): - Então você foi o responsável pelo
momento mais terrível de toda a minha vida. Eu deveria ter
imaginado isso. (P) Eu vou acabar com todos que você ama.
TIBÉRIO (sério): - Eu não tenho medo das suas ameaças, Zico
Rosado. Não se esqueça do segredo que eu sei que você
esconde. Não me custa nada acabar com essa sua falsa
imagem de homem de bem. É melhor não me provocar.
ZICO ROSADO: - Você está avisado, Tibério. Da próxima vez
que a sua neta tentar me enfrentar eu tomarei uma
providência.
ZICO ROSADO DÁ AS COSTAS PARA TIBÉRIO E VAI INDO
EMBORA. SEM QUE ELE NEM TIBÉRIO PERCEBAM, MAS ZÉLIA
ESTAVA OUVINDO TODA A CONVERSA. O SEMBLANTE DELA É
ENIGMÁTICO.
A IMAGEM CONGELA NO OLHAR DE ZÉLIA. AOS POUCOS A
IMAGEM VAI GANHANDO UM EFEITO COMO SE A IMAGEM SE
TRANSFORMASSE EM UMA MOLDURA.
Obrigado pelo seu comentário!