Type Here to Get Search Results !

Primeira Impressão com o Senhor X - Crítica "Um Dia Especial" + Revelação dos Indicados ao Troféu Galáxia - Programa 18


Saudações, queridos mancebos, sejam bem-vindos ao último Primeira Impressão com crítica de 2020!

Bom, não vamos perder tempo porque hoje temos muito o que falar. Portanto, vamos à crítica.

E a crítica de hoje se trata de Um Dia Especial, escrita por Wilson Manzano e exibida na TV Mix. Confira a sinopse:

A minissérie permeia a história de vida de quatro pessoas completamente diferentes, mas que o destino irá cruzá-las durante a semana natalina”.

Vila das Rosas, leste francês, ano 1.042. Eu não estava bem, o peso das palavras que deveria ter usado contra aquele sujeitinho beócio, calhorda e mentecapto – o dono de uma espelunca de 5° a qual o mesmo tinha a ousadia de chamar de taberna – martelavam em minha cabeça. A discussão fora acalorada, mas eu ainda não tinha com as palavras a habilidade que hoje possuo, e, na lamentável falta de outra oportunidade de discussão, fui obrigado a seguir meus dias com as “respostas melhores” emperradas em minha garganta. Estou lhes contando tudo isso, mancebos, para falar da principal característica dessa estreia – intitulada “Em Seus Lugares” –, que é a falta de profundidade com que ela aborda os principais núcleos da trama.

A premissa da minissérie é que 4 pessoas bastante diferentes terão seus destinos cruzados durante a semana de Natal. Tendo isso em mente, o que é que o leitor então pode esperar desse episódio? No mínimo uma boa apresentação de cada um dos 4 núcleos, não é mesmo? Uma introdução profunda o suficiente para que entendamos os dilemas e objetivos que, por algum tempo, correrão em paralelo até a convergência inevitável. Mas na prática não é isso o que acontece. Por mais que testemunhamos alguns personagens colocando para fora, de forma verbal, os principais pontos de suas vidas que se evidenciarão na trama, é tudo muito raso. De Nicole só sabemos que está há 10 meses sem beber e que pretende viajar com o filho no Natal. De Otto apenas que sua última exposição foi um fracasso e que, por essa razão, queimou suas pinturas. E de Marcelo sabemos só que ele deseja representar a empresa onde trabalha em uma certa conferência, e por isso ignora as ligações da esposa Júlia e o evento escolar da filha Lúcia. Duda, a primeira a ser apresentada e, talvez até por isso, a menos rasa (veja bem: “menos rasa” e não “mais profunda”), logo após uma bonita cena de flashback também deixa a desejar com um monólogo confuso e fraco. Mancebos, não é exagero, essas coisas que listei são realmente tudo o que conseguimos saber sobre esses personagens ao sairmos do episódio.

        E então fica a dúvida do porquê de tanta pressa em introduzir as figuras centrais da história se o resultado final é um capítulo absolutamente minúsculo. Com 3 vezes esse tamanho os personagens certamente encontrariam um mínimo apego com o leitor. E não adianta justificarem que o objetivo aqui foi introdutório, pois em lugar algum é aceitável que em uma série/novela uma apresentação de personagem se resuma a um parágrafo de menos de 1 linha e meia mais um monólogo de quase duas linhas. Adiciona-se a esse “caldeirão de sopa insossa” uma pontuação gramaticalmente deficiente e estará pronta a receita para a irritabilidade do leitor que, com grande expectativa após a sinopse, esperava mais.

        Por outro lado, o autor demonstra cuidado para que o leitor, ao desbravar seu texto, consiga visualizar com uma boa clareza quem são aqueles personagens em termos físicos. Se todas as webnovelas/séries introduzissem seus personagens ao menos como faz essa estreia, muita confusão seria poupada na mente de quem faz questão de entender se está começando a acompanhar a história de um mancebo ou de um geriátrico, por exemplo. Além disso, e apesar de tudo, mesmo com a baixa profundidade de desenvolvimento,  fica claro ao final do episódio qual é a premissa da obra, o que é um ponto muito mais do que importantíssimo em qualquer capítulo ou episódio de estreia. E fazer isso no Mundo Virtual – acreditem – não é comum.

    Quanto à analogia que fiz no início, não se enganem: não sou eu ou o leitor a figura que, nesse caso, sai com muito mais a dizer emperrado na garganta, mas o próprio episódio da minissérie. Por isso mesmo é que o treino é tão importante: para que quando se chegue à hora H tenhamos como falar tudo o que queremos e precisamos. Se isso serve de consolação, ao menos as webs não têm sujeitinhos desprezíveis, asquerosos, beócios, calhordas e mentecaptos para saírem como vitoriosos por culpa nossa.





Minissérie: Um Dia Especial

Autor: Wilson Manzano

Episódios: 4

Emissora: TV Mix

Clique aqui para ler o 1° episódio

Saiba mais sobre a minissérie


E então, queridos, o que acharam da crítica? Gostaram, concordam, discordam? Digam nos comentários. Já leram a minissérie? Relatem sua opinião nos comentários. Agora vamos verificar o que respondeu o autor da obra criticada no programa anterior, que foi “Outros Tempos”. Vejamos:


      Interessante a justificativa do título, mancebo. Se for como penso e como seu comentário está dando a entender, a logo da novela foi acertadíssima! Você tem uma premissa interessante em mãos que, se bem trabalhada, ainda que não seja uma premissa original, pode render um novelão de primeira. Quanto à congratulação, muitíssimo obrigado, fico contente que eu tenha conseguido defender meus pontos com clareza. Quanto a terminar a história, olha... Você sabe que vários autores ao longo desse ano me pediram exatamente isso após a crítica de suas estreias e, bem... Como eu já disse antes, acho que vou ter que tirar uma parte das minhas férias para ler a obra completa de alguns de vocês, inclusive a sua, Raffa. Porém, não me peçam crítica, hein! Fiquem com o gostinho da dúvida sobre o que achei, queridos.

Muito que bem, mancebo. Como não há tempo para mais nada na temporada 2020 do programa, a sua web Divergentes é a primeira a entrar na lista de possíveis críticas para a temporada 2021 do Primeira Impressão. Porém, não significa que será a 1ª do ano caso eu faça a crítica da mesma, tudo bem? Bom, pelo menos o nome já me deixou curioso... No mais, agradeço pela resposta e pela confiança, mancebo!

E isso nos leva a um dos anúncios que pretendo fazer no programa de hoje, queridos, que se trata da renovação do Primeira Impressão para a 2° temporada!!! Isso, comemorem, comemorem muito! Graças à boa repercussão e à ótima audiência, a alta cúpula de linha de shows do Ranable já encomendou a temporada 2021! Isso significa que ao longo do próximo ano vocês terão dezenas e dezenas de críticas para lerem, me ajudando a deixar autores satisfeitos, revoltados, lisonjeados ou furiosos. Mas o mais importante é que o domingo de vocês continuará a não acabar de forma melancólica após um dia inteiro de carne queimada, álcool de procedência duvidosa e atrações de TV com gostinho de segunda-feira se aproximando. Só não temos ainda uma data para retorno nesse próximo ano, mas aguardem e fiquem de olho, que a qualquer momento durante as férias poderemos ter novidades.

O segundo anúncio de hoje também é sobre o programa. Na próxima quinta-feira, dia 24 de dezembro, às 19 horas, teremos um programa extra! Sim, o Primeira Impressão Especial de Natal! Acharam que teriam que esperar a hora da ceia aturando as peraltices do seu primo catarrento, as piadocas do seu tio folgado e as lamentações da sua tia solteirona? Acharam errado, mancebos! Venham comigo e os levarei por um mundo encantado onde as palavras serão capazes de materializar em suas mentes a magia do Natal. Ou será que não?... Bom, isso dependerá da qualidade da obra a ser criticada. Sim, nesse especial, como não poderia deixar de ser, criticarei uma obra do Mundo Virtual que tem a ver com o Natal, mas, diferente do que se faz no programa, eu a criticarei por completo, todos os episódios/capítulos. Obviamente ela não entrará na competição do Troféu Galáxia, mas servirá ao propósito de termos um programa ao clima dessa data tão especial. Combinado? Então aguardo vocês!

Bom, agora chegou a hora de falarmos sobre o Troféu Galáxia 2020! Quem me acompanha desde o início, ou há um bom tempo, já deve saber do que se trata o mesmo, mas para os novatos eu explico: o Troféu Galáxia é um evento onde premiarei (com um troféu virtual, claro) as melhores estreias – dentro de 14 categorias – criticadas aqui no programa. E hoje vou divulgar não só os indicados de cada categoria como também o modelo dos troféus, os quais eu trouxe de meu planeta nas últimas semanas, como puderam acompanhar. Eles foram fabricados um a um, individualmente. Desenhado e moldado por um dos melhores ourives de meu povo, o qual utilizou ouro das fabulosas Montanhas Cinzas de Elroviehr! Então rufem os tambores! Com vocês... O TROFÉU GALÁXIA!!!


    São 14 dessa lindeza! Quem são os 14 que levarão? Ou será que há alguém que levará mais de um? Será?! Bom, vocês podem fazer suas apostas agora que lhes apresento oficialmente, em ordem cronológica de crítica, os 5 indicados de cada categoria do Troféu Galáxia 2020!!!


MELHOR LOGO

Fio Vermelho

Antropófago – Diário de um Canibal

Páginas do Amor

Outros Tempos

Um Dia Especial

 

MELHOR APRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS

The Reason

Entre Pais e Filhos

Órfãos do Paraíso

Urban Legend: Slenderman

Contos Contemporâneos da Violência Urbana

 

MELHOR PROTAGONSITA

Max (Antropófago – Diário de um Canibal)

Pedro (Órfãos do Paraíso)

Alana (Urban Legend: Slenderman)

Ricardo (Contos Contemporâneos da Violência Urbana)

Liz (Outros Tempos)

 

MELHOR COADJUVANTE

Davi (Antropófago – Diário de um Canibal)

Murilo (Entre Pais e Filhos)

Valentina (Prisioneiros do Passado)

Carlota (Ouro Blindado)

Laerte (Outros Tempos)

 

MELHOR VILÃO

Faraó (Fio Vermelho)

Jadson (Força de um Sonho)

Vinny (Órfãos do Paraíso)

Dr. Hermann (Urban Legend: Slenderman)

Laura (Ovelha Negra)

 

MELHOR CASAL

Yunet & Jahi/Ísis & Cazé (Fio Vermelho)

Diana & Theo (Fio Vermelho)

Érica & Davi (Antropófago – Diário de um Canibal)

Yorrane & Théo (Excelsior)

Rosie & Griffin (Urban Legend: Slenderman)

 

MELHOR FORMATAÇÃO DE TEXTO

Fio Vermelho

Entre Pais e Filhos

Prisioneiros do Passado

Órfãos do Paraíso

Urban Legend: Slenderman

 

MELHOR ORTOGRAFIA, PONTUAÇÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Excelsior

Prisioneiros do Passado

Órfãos do Paraíso

Urban Legend: Slenderman

Contos Contemporâneos da Violência Urbana

 

MELHOR DIÁLOGO

Antropófago – Diário de um Canibal

Excelsior

Prisioneiros do Passado

Órfãos do Paraíso

Urban Legend: Slenderman

 

MELHOR CENA OU SEQUÊNCIA DE ABERTURA

Fio Vermelho

The Reason

Prisioneiros do Passado

Órfãos do Paraíso

Outros Tempos

 

MELHOR CENA OU SEQUÊNCIA DE CENAS

Excelsior (Yorrane e Théo no restaurante)

Prisioneiros do Passado (cena 12, Daniel desabafa contra Valentina)

Gênesis (nascimento de Adão e Lilith)

Contos Contemporâneos da Violência Urbana (origem de Ricardo como assassino)

Outros Tempos (Malu pede uma chance a Laerte)

 

MELHOR APRESENTAÇÃO DE PREMISSA

Fio Vermelho

Excelsior

Gênesis

Ovelha Negra

Outros Tempos

 

MELHOR GANCHO DE ESTREIA

Fio Vermelho

Excelsior

Prisioneiros do Passado

Órfãos do Paraíso

Ovelha Negra

 

MELHOR ESTREIA

Antropófago – Diário de um Canibal

Excelsior

Prisioneiros do Passado

Órfãos do Paraíso

Contos Contemporâneos da Violência Urbana

 

         Primeiramente parabéns a todos, inclusive aos que foram criticados, mas não indicados. Mas ainda mais para os aqui indicados. Boa sorte e aguardem até o próximo domingo para a cerimônia dos vencedores.

      Quanto a essa cerimônia, convido a todos os mancebos que me acompanham para estarem presentes. Acontecerá aqui mesmo, no Ranable, no próximo domingo, às 19h, no nosso último programa do ano. Podem estar se perguntando como funcionará... Bem, a partir das 19h, a cada 5 ou 10 minutos, a página do programa se atualizará com a revelação do vencedor de uma categoria, até o principal prêmio, que é a Melhor Estreia. Portanto, a partir das 19:05, sentem o dedo no F5, atualizando a página, para conferirem o 1° vencedor da noite. E assim por diante. Dúvidas? Perguntem nos comentários que o Felipe, o mancebo que é minha mão direita na confecção desse programa, os responderá. Ah, e não esqueçam de vir com uma roupa de gala, ahn? Principalmente os indicados. Façam o favor, não façam feio. Estou contando com vocês, hein!

            Caso alguém tenha perdido algum programa e queira conferir a crítica de alguma das webs indicadas ou de alguma que não foi indicada, basta clicar no título da web e lê-la, certo? Fio Vermelho, Antropófago – Diário de um Canibal, Excelsior, Força de um Sonho, The Reason, Entre Pais e Filhos, Prisioneiros do Passado, Gênesis, A Inveja Mata, O Destino de Viver, Órfãos do Paraíso, Urban Legend: Slenderman, Ovelha Negra, Ouro Blindado, Contos Contemporâneos da Violência Urbana, Páginas do Amor, Outros Tempos e Um Dia Especial (nesse programa).

            Mancebos, antes de finalizarmos, também gostaria de informar a vocês que já está aberta a votação pública do Trophy Ranable 2020, outra premiação, mas que é sobre os melhores do ano no Ranable, e quem decide os vencedores são justamente vocês, por meio de voto. Esse programa, o Primeira Impressão, está concorrendo na categoria de Melhor Programa. Caso vocês gostem do nosso trabalho e achem que merecemos, votem em nós. Mas caso tenham gostado mais do Ponto de Conversa ou prefiram o Bate Papo com Mateus, votem neles. Apenas não deixem de votar, tudo bem? A organização dessa cerimônia está linda, e vocês não se arrependerão. Vão lá, basta clicarem aqui!

            Ufa! Não é que o programa foi longo? Mas por hoje é só, mancebos. Vocês tem dúvidas, reclamações, elogios ou sugestões? Digam tudo nos comentários. O que acharam da lista de indicados ao Troféu Galáxia? Sentiram falta de alguma estreia, não concordam com outra? Quais são suas apostas? Digam tudo nos comentários que vou adorar lê-los. Mas por hoje é isso. Tenham uma boa semana, votem no Trophy Ranable, se cuidem e até quinta-feira, com o nosso Especial de Natal. Até lá!

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.