Type Here to Get Search Results !

Sintonia com Gabriel Barros - T1 Programa 10

Está no ar….


Gabriel: Boa noite galerinha maravilhosa…(entrando)


Platéia: Aplaudindo/ em pé


Gabriel: Sejam muito bem vindos, vocês da platéia e você que sempre acompanha o Sintonia…


Gabriel: E vamos ao nosso giro de hoje.



VT: E nosso programa de hoje está muito legal e você que gosta bastante de notícias das Webs não perca nosso…



VT: E nossa atração não para por aí, tem ainda o nosso tour e conhecendo mais uma cultura interessante…



VT: E não perca a nossa dica especial de hoje…

VT: E por hoje a nossa novidade são essas


Gabriel: E hoje nosso programa tá muito legal, mais não saia daí que já já voltamos




Gabriel: Você que gosta de bem está, de fazer exercício e cuidar da saúde não perca essa dica ai… roda produção…



A rotina está agitada e não permite que você vá à academia ou pratique atividades físicas regularmente? O orçamento está apertado e você precisa cortar gastos? Sabemos que nem sempre é possível investir em cuidados com o corpo, mas ele tem que ser tratado como prioridade. Movimentá-lo com regularidade impacta diretamente na sua qualidade de vida, por isso é tão importante conhecer alguns exercícios para fazer no dia-a-dia.


Caminhe


Caminhar cerca de meia hora diariamente já é uma excelente forma de colocar o corpo em movimento. Considere acordar um pouco mais cedo e mexa-se! Depois disso é só tomar um banho e você estará com toda a energia para começar o dia. Não tem tempo? Então considere adaptar esse exercício à sua rotina. Você pode, por exemplo, ir a pé para o trabalho, ou descer do ônibus em um ponto mais distante, subir e descer escadas enquanto fala no telefone etc. O importante é se movimentar!


Dance


Escolha quatro ou cinco das suas músicas preferidas e mexa o esqueleto! A vantagem desse exercício é que você pode realizar em qualquer cômodo da casa e em qualquer horário. Torne a atividade ainda mais divertida chamando a família ou amigos para participar! Uma dica é assistir a vídeos com coreografias e tentar reproduzir. Mas se você não tem tempo para ficar parado em frente à televisão, dance enquanto realiza outras atividades, como cozinhar ou arrumar o quarto, por exemplo.


Faça tarefas de casa


Você também pode se exercitar enquanto cuida da casa! Tente focar em realizar uma série de atividades rapidamente em ritmo acelerado: lavar a louça, cuidar do jardim, passar pano no chão, arrumar as camas… O bom é que no final disso tudo, além de exercitar o corpo, a sua casa também estará em ordem. Só vantagens!


Faça abdominais


O abdominal é um ótimo exercício para fazer em casa, pois não exige muita orientação. Eles também são boas opções de treino para perder barriga. No mesmo sentido, existem exercícios para trabalhar outras partes do corpo, como pernas e glúteos. A Internet está cheia de vídeos e tutoriais com posições que você pode explorar. Vale a pena!



Pule corda


Parece brincadeira de criança, mas na verdade pular corda é um dos melhores exercícios para fazer no dia-a-dia. Ele fortalece pernas e glúteos, além de ajudar com o treino cardiovascular. Comece aos poucos e vá aumentando as séries. É diversão na certa!


Ande de bicicleta


Dez minutinhos do seu dia gastos em andar de bicicleta farão uma grande diferença no seu condicionamento físico. Se puder dedicar mais tempo, melhor ainda! Você pode substituir o carro por ela para ir e voltar do trabalho, por exemplo. Em alguns casos, dependendo do trânsito na sua cidade, além de fazer um bem para o seu corpo, você ainda economiza um tempinho!


Gabriel: Viu pessoal como não é tão difícil construir uma vida saudável… e continuando nossa programação, vamos ao nosso tour…


Gabriel: Começa agora o…



VT: Nosso passeio de hoje vai ser pela cultura Africana 



VT: A cultura africana deve ser observada sempre no plural, haja vista sua existência milenar e sua vasta diversidade. Cumpre lembrar que a África não é um país.


A arqueologia aponta a África como o território habitado há mais tempo no planeta. Isso resultou na profusão de idiomas com mais de mil línguas, religiões, regimes políticos, condições materiais de habitação e atividades econômicas.Atualmente, o continente africano ocupa um quinto da Terra, com mais de 50 países e quase 1 bilhão de habitantes.


Etnocentrismo, eurocentrismo e culturas africanas


É fato conhecido que a história africana foi escrita e contada pelos colonizadores europeus.


Os viajantes, missionários e dirigentes coloniais foram os responsáveis pelos primeiros relatos acerca da cultura dos povos africanos.


Assim, além de serem capturados para alimentarem a escravidão colonial, estes povos foram usurpados em todos os seus direitos, incluindo o de contar a própria história.


O “Etnocentrismo” e o “Eurocentrismo” nas ciências europeias durante o século XIX são os responsáveis pela concepção das culturas africanas.


Nesse viés, elas são consideradas manifestações primitivas ou bárbaras, típicas dos primeiros estágios da civilização.


Hoje, com as independências dos países africanos, há um esforço de recuperação das tradições culturais africanas, bem como a constituição de uma historiografia local.



Religiões africanas


Em termos religiosos, vários cultos estão presentes na África, com destaque para o islamismo e cristianismo. Além deles, destacam-se as religiões tradicionais, muitas vezes vistas como prática de magia e a feitiçaria.


Considerados pelos europeus como povos animistas, uma parte dos africanos reverenciam os espíritos das árvores, pedras, dentre outros, e aceitam a coexistência com forças desconhecidas.


Cada povo africano tem suas origens mitológicas para explicar suas origens. Estas religiões tradicionais possuem, via de regra, um panteão e estão voltadas ao culto dos antepassados e das divindades da natureza.


A forma mais conhecida destas religiões envolve o culto aos Orixás (divindades de origem Ioruba ou Nagô) e englobam uma ampla variedade de crenças e ritos.


Por outro lado, a vida material e espiritual nas religiões africanas, tendem a indistinção entre o sagrado e o profano. Estas dimensões são concebidas como indissociáveis e inseparáveis.

  

                Artes Plásticas

   


Devemos considerar que grande parte da produção artística tradicional africana era feita para não ser vista e o material utilizado em sua confecção possuía um valor simbólico muito grande.


Estas peças podem ser esculpidas, fundidas, pintadas, trançadas, tecidas e utilizadas como adornos corporais, trajes e itens de uso sagrado ou cotidiano.


Geralmente, os produtos artísticos africanos representam os antepassados fundadores e apresentam figuras geométricas, antropomórfica, zoomórficas ou antropo-zoomórficas que ensinam a humanidade a produzir e se reproduzir.


Por sua vez, as famosas máscaras africanas possuem desenhos elaborados e são utilizadas em cerimônias e rituais.


O renomado artista Pablo Picasso (1881-1973) se inspirou grandemente nestas máscaras, bem como na iconografia africana, para criar um estilo artístico conhecido como cubismo.


A metalurgia era conhecida e utilizada para fabricar armas, ferramentas e adornos, sendo mais comum nas regiões de savana. Outro tipo muito típico de produção artística africana são as esculturas em marfim (povos Ioruba e Bakongo).



Dança e culinária


Também são muito conhecidas as danças e músicas tradicionais africanas, marcadas pelos batuques e movimentos corporais bem acentuados, como o rebolado.


Por fim, destaca-se a culinária africana, temperada com condimentos de aromas fortes e picantes, com os quais se preparam pratos a base de carnes, legumes, verduras, e até insetos.


É típico da África o leite de coco, o óleo de palmeira, o inhame e o feijão, etc.


Principais povos e culturas da África

    


Pessoas cantando ao pôr do sol na aldeia de Nairobi, Quênia, África

A principal civilização africana foi sem dúvida a egípcia, que construiu o primeiro império africano há mais de 5 mil anos.


As cerâmicas de Nok (Nigéria) apontam para uma civilização muito desenvolvida que viveu do século V a.C. ao século II d.C.


Mais adiante, no século XIII, surge o poderoso Reino do Kongo. Outros povos, como os Berberes (nômades do deserto do Saara) e os Bantos (região da Nigéria, Mali, Mauritânia e Camarões) também constituíram grandes grupos populacionais na África.


Por fim, os africanos começaram a ser colonizados pelos europeus a partir do século XV. Ao atingir o século XIX, já estavam totalmente sob domínio das metrópoles europeias até a segunda metade do século XX.


Culturas africanas no Brasil


As culturas africanas tiveram grande influência na formação cultural brasileira e a diversidade de origem dos africanos escravizados no Brasil reflete diretamente a variedade de povos existentes na África.


A maior parte destas populações era de origem Bantos, Nagôs e Jejes, Hauçás e Malês.


Muitos são os aspectos culturais que sofreram influência africana no país, entretanto, podemos destacar:


o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, da qual surge a umbanda;


a capoeira, uma dança-luta praticada pelos antigos escravos criada no Brasil;


a culinária, com vários temperos e pratos típicos, como o vatapá, o caruru e o acarajé.


Na área musical, os ritmos africanos estão em quase todos os estilos brasileiros: maxixe, samba, choro, bossa-nova. Na dança, o samba é a expressão maior da cultura afro descendente.


VT: E esse foi o nosso pequeno tour pela cultura Africana…


Gabriel: Muito legal conhecer essa cultura bem diversificada e vamos a um breve intervalo e logo após vocês ficarão na companhia do nosso amigo Ezel Lemos trazendo novidades das Webs…Jajá o Sintonia está de volta 


             


Ezel: Olá, boa noite você leitor!

Estou aqui de volta com o Ranable News para

te deixar bem informado das nossas webs em exibição e as próximas que virão.

Bem, começando pela ordem dos horários:


Essa semana teve a estreia de Teen Workout conectados com o mundo, onde vimos Maicon e seus amigos, já se metendo em problemas, e a descoberta do jogo, olha esse jogo promete muito.

Fiquem ligados nessa história juvenil que é muito boa, você não vai se arrepender.


Aquela noite, remake de mil e uma noites, está em seus últimos momentos. Na próxima semana você vai acompanhar os últimos capítulos da história sofrida de Sherazada. Não perca porque apesar de ser reprise, dessa vez o final será bem diferente.


No horário das 7, você também terá os últimos capítulos do sucesso Pedras no caminho. A trama, que é inédita e assinada pelo principal administrador da emissora, conta a história de Clara e Jonathan que se conhecem depois de inúmeros acontecimentos em suas vidas e se entregam ao amor de uma forma linda. Ela sofreu com namorado agressor e ele, que era jogador de futebol, viu sua vida mudar após ficar de cadeira de rodas. Mas ambos ainda precisarão enfrentar muitos obstáculos, inclusive seus ex-parceiros que se arrependem do término e tentam ficar com eles a qualquer custo. 


Ainda às 7, volta na próxima quinta-feira, Páginas de Família com sua segunda parte do enredo.

Você vai continuar acompanhando a história de Lincoln com o Mário, e também do seu filho Matheus, vamos ver o que ele vai aprontar nesses próximos rumos da novela. Se eu fosse você não perderia, segue meu conselho.


Às 8 da noite, temos A Razão de Amar, uma história de romances, ambição política e muitas confusões. Continue acompanhando que vale muito a pena ler.


Às 9 desta segunda temos a estreia de Atos e consequências. Enfim a substituta de Mata Branca chegou rsrs… Minha segunda web novela na emissora traz uma história inédita pra você, essa de vingança e com drama e suspense. 

Trata-se de uma mulher que foi internada quando criança por divergências do passado

que vocês ficarão sabendo ao longo da história. Ela volta depois de anos para se vingar da família que foi responsável por sua infelicidade e a qual julga ser perfeita. Eu acho uma história bem pesada, além dessa terá várias outras.


Então não esqueça, é segunda, 9 da noite, conto com você para ler essa história e se emocionamos juntos.


E terça tem A Luz Nas Trevas, a série que é sucesso absoluto na emissora.


Agora me despeço, desde já agradeço a todos

os leitores do meu quadro, do programa, em especial das webs.

Muito obrigado e uma ótima noite de sábado.






Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.