Type Here to Get Search Results !

COMO ESTRUTURAR UMA WEB NOVELA - PARTE 1 por Selma Dumont

A criação de uma web novela - Parte 1

 Olá meus amoreeees!

Saudades de mim? Eu sei que ando em falta com meus leitores que sempre acompanham as minhas obras. Mas calma que eu tô voltando em breve, acalmem o coração kkkkkkk.

Pra quem não me conhece, sou Selma Dumont, autora de web novelas há mais de 7 anos, já escrevi para o Ranable e para o finado Web Novelas Channel. Tenho cinco obras publicadas aqui no RW, sendo as principais: Ouro Blindado (2020), Prazer, Satisfação (2023) e Altos & Baixos (2023).

Muitas pessoas têm vontade de escrever uma web novela, mas não sabe por onde começar, como estruturar, como envolver o público nessa viagem louca, então por isso, vim aqui nesse espaço que amo tanto deixar algumas dicas pra você escrever aquela história que vai quebrar os recordes de audiência do mundo virtual.

O COMEÇO:

Quando a ideia vem, não pode deixar ela escapar. Por isso anote em um bloco de notas tudo aquilo que você achar que pode ser relevante usar na história. Vai que esquece depois?

O DESENVOLVIMENTO:

Depois de pensada e escrita a sinopse, você vai começar a desenvolver os capítulos, em forma de roteiro (é o formato mais usual das webs). 

Por se tratar de um produto escrito e não filmado, você precisa entreter o público a todo tempo, pois sim, ele vai se dispersar e acabar abandonando sua história caso ela não esteja suficientemente interessante para ele. 

Para isso não aconteça, você precisa ser criador de boas rubricas, de bons diálogos e de boas cenas, tudo em conjunto.

A sua história pode até não ser das mais inspiradas, mas uma cena com bons diálogos e bem escrita prende qualquer telespectador. 

Antes que eu me esqueça de dizer ainda nesse tópico, o público da web novela não curte capítulos muito extensos (exceto o primeiro e o último, mas ainda sim, sem excessos). Ou seja, aquela "encheção de linguiça" da TV aberta não é necessária aqui rsrs.

A INTRODUÇÃO DA HISTÓRIA

Pra uma novela ir bem, é necessário que ela já comece encantando. Os personagens precisam ter carisma, sentimentos e ser apresentados ao público de uma forma não tão didática. Por exemplo, se o personagem é alguém trabalhador, não apenas diga que ele é, mas mostre ele sendo, mostre ele batalhando, o público vai se conectar. Novela é isso, são um conjunto de cenas. Você não pode privar os espectadores de uma catarse, isso é ser desonesto com a obra e com quem acompanha.

SOBRE AS CENAS

Um capítulo/episódio é feito de cenas dos mais diversos núcleos. Não existe limites de núcleos, mas é sempre bom ter um elenco mais enxuto, isso facilitará tanto para o escritor, quanto para o leitor (na hora de lembrar quem é quem).

É muito interessante manter um gancho nas cenas mais impactantes, ou seja, não deixá-las morrer. 

E posso dizer, também, que é muito frustrante ler uma cena com tanto potencial, como já vi muitas, sendo mal desenvolvida e morrendo em poucas linhas.

O texto precisa ter coração e emoção. O escritor precisa ser visceral para poder emocionar o público. Por isso, NUNCA peça ajuda à inteligência artificial no intuito de escrever uma obra que necessita de sentimentos humanos. O resultado será porco, robótico e pode saber, o público irá largar na primeira oportunidade.

AH, e é sempre bom lembrar! Erros de português não são nada bem vindos aqui. Logicamente um ou outro virá, visto que a web é um produto longo, mas é sempre bom revisar e tentar deixar o capítulo/episódio o mais aperfeiçoado possível.

Bom, foram essas as minhas dicas, espero que tenham gostado, caso queiram uma parte dois, coloquem aqui nos comentários ou me falem em algum dos meus canais de comunicação.

Beijo grande e espero vocês na minha próxima novela que estreia ainda esse ano.

- Meu twitter: @selminhadumont 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.