CENA 01: PRAIA. EXTERIOR. NOITE
Continuação imediata do capítulo anterior. Celso fica incrédulo diante da descoberta. Ana e Helena se encaram, ambas com os olhos cheios de lágrimas.
HELENA – Eu quero acreditar que tudo isso é um sonho. O pior dos sonhos. Um pesadelo.
ANA – Mãe, eu posso explicar… As coisas foram acontecendo muito rápido, eu perdi o controle!
HELENA – Agora eu entendi porque você não queria me contar a verdade. Porque você é uma traidora!
CELSO – Eu não tô entendendo o que tá acontecendo aqui/
HELENA – (corta) Fica na sua! É melhor não se intrometer. (P) Meu Deus, agora tudo faz sentido, você lá na frente do prédio…
ANA – Mãe, vamos pra casa conversar com mais calma/
HELENA – (corta/exaltada) Eu não quero conversar com você! Aliás, eu nem sei o que tô fazendo aqui ainda.
ANA – Mãe, calma!
Helena dá as costas para eles e volta para o carro. Ao entrar, coloca o cinto e dá partida, indo embora. Ana tenta ir atrás, mas Celso a segura. Ela se debate, enquanto chora tentando se soltar.
ANA – Me solta! Eu preciso ir atrás dela!
CELSO – A Helena está nervosa, Ana! É melhor deixar ela se acalmar!
ANA – A minha mãe nunca vai me perdoar, Celso! Nunca!
CELSO – Você só precisa dar um tempo pra ela.
Ana derrama lágrimas no ombro do homem, que tenta lhe dar o maior conforto.
CENA 02: FLAT DE VICENTE. INTERIOR. NOITE
(Música de fundo: Futuros Amantes - Chico Buarque)
Ilana e Vicente continuam se beijando intensamente. Ilana acaba caindo em si e separa-se dele. (Música abafa)
ILANA – O que foi isso, Vicente?
VICENTE – Me desculpa…
ILANA – Isso não tá certo… Isso não podia acontecer… Eu vou embora!
VICENTE – Calma, Ilana, não precisa ser assim.
ILANA – Precisa sim!
(Música retorna) Ilana pega sua bolsa no sofá e vai embora do apartamento. Close em Vicente, que fica mal após a situação. (Música encerra)
CENA 03: APARTAMENTO DE MARINA. SALA. INTERIOR. NOITE
(Música de fundo: Instrumental - Tenso)
Henrique permanece intimidando Marina.
MARINA – Você tá louco! Eu não te devo satisfações da minha vida.
HENRIQUE – Eu não vou aceitar o fim do nosso namoro, Marina! Você só terminou comigo para me atingir!
MARINA – Henrique, para com isso agora! Eu exijo que você saia da minha casa.
Henrique tenta se impor e agride Marina com vários tapas e apertos. Marina mede forças contra Henrique, o empurrando para longe e conseguindo tirar ele de seu apartamento. Ela fecha e tranca a porta.
HENRIQUE – (Batendo na porta) Marina, por favor, me escuta! Eu não queria... eu não queria chegar a esse ponto.
Marina pega o interfone e liga para a portaria do prédio.
MARINA – (Falando ao telefone) Por favor, não permita que o Henrique suba novamente. Eu estou bem, mas preciso que ele seja impedido de entrar.
HENRIQUE – (Batendo na porta e gritando) Marina! Marina!
Marina fica inquieta com o que acabou de acontecer.
CENA 04: COBERTURA DE HELENA. INTERIOR. NOITE
(Música de fundo: Instrumental - Dramas de Helena)
A porta do apartamento é aberta. Helena entra, tranca a porta e pendura sua chave. Ela caminha em meio a escuridão, completamente desnorteada. A mulher começa a ter uma intensa crise de choro, ao lembrar do beijo que viu entre Ana e Celso. Helena desequilibra-se ao tentar subir as escadas e senta em um degrau, colocando a mão na cabeça e entregando-se para a tristeza. Em um corte, ela vai até o sofá, onde deita e começa a refletir, não acreditando em tudo que está acontecendo. Helena acaba adormecendo e, ao fundo, visualizamos as horas passando e o sol nascendo. (Instrumental encerra)
CENA 05: HOSPITAL.CORREDOR. INTERIOR. DIA
Gabriela está em uma cadeira de rodas, sendo levada para fora do hospital. Ao lado dela está Lourdes, um médico e uma enfermeira.
MÉDICO – Gabriela, você recebeu alta, mas lembre-se que é importante que você continue seguindo as instruções de cuidado em casa. O tratamento ainda não terminou, mas tenho certeza de que você está no caminho certo, pois é uma mulher muito inteligente.
ENFERMEIRA – Estaremos disponíveis para qualquer dúvida ou suporte que você precisar. Você não está sozinha nessa jornada, Gabriela.
GABRIELA – Muito obrigada por tudo que fizeram por mim.
O médico e a enfermeira vão embora e Lourdes leva sua filha até a saída do hospital.
CENA 06: COMPANHIA DE TEATRO. SALA DE ENSAIOS. INTERIOR. DIA
Marina chega na sala de ensaios com maquiagem, disfarçando os hematomas que recebeu da agressão. Ela tenta manter a normalidade e se encontra com André e Bárbara.
ANDRÉ – Marina, você está bem? Parece que aconteceu algo...
MARINA – Estou bem, André. Só um pequeno incidente, nada com o que se preocupar. Vamos continuar com os ensaios.
BÁRBARA – A gente parou na página 18, né…?
André continua olhando para Marina, desconfiado de algo.
CENA 07: COMPANHIA DE TEATRO. ESCRITÓRIO DE VICENTE. INTERIOR. DIA
Vicente está trabalhando em seu notebook. Ouve-se uma batida na porta e ele atenta.
VICENTE – Pode entrar.
A porta é aberta e Ilana entra, completamente sem jeito. Ao olhar para a mulher, Vicente levanta-se de sua cadeira e fica de pé diante dela.
VICENTE – Ilana…
ILANA – Vicente, nós precisamos conversar.
ABERTURA:
CORTE:
CENA 08: COMPANHIA DE TEATRO. ESCRITÓRIO DE VICENTE. INTERIOR. DIA
Vicente caminha até mais perto de Ilana, e os dois ficam frente a frente.
VICENTE – Me desculpa pelo o que aconteceu ontem à noite, Ilana. Eu não sei onde eu estava com a cabeça.
ILANA – Vicente, eu estou pensando em desistir da peça.
VICENTE – (choque) O quê? Como assim? Tudo isso por causa de um beijo? Você não pode desistir do seu sonho.
ILANA – Vai ser o melhor para nós dois. Não tem clima para continuar.
VICENTE – A gente pode passar uma borracha nessa situação, Ilana. Fingir que nunca aconteceu. Pronto. Esse beijo nunca aconteceu!
ILANA – (chorosa) Esse não é o problema, Vicente…
VICENTE – Então qual é?
ILANA – É que eu não sei se vou conseguir resistir a você.
(Música de fundo: Futuros Amantes - Chico Buarque)
Vicente surpreende-se. Os rostos dos dois vão se aproximando e, em um impulso, Vicente beija Ilana novamente. Ambos ficam envolvidos, mas Ilana encerra o beijo. Eles trocam olhares intensos e cheios de lágrimas. Ilana dá as costas para o homem e deixa a sala. CAM foca em Vicente.
VICENTE – O que foi que eu fiz?
(Música encerra)
CENA 09: COMPANHIA DE TEATRO. SALA DE ENSAIOS. INTERIOR. DIA
Marina está sentada no chão do palco e ao levantar, esbarra em Bárbara que está segurando uma garrafa de água. A água cai toda sobre seu rosto, fazendo sua maquiagem sair.
BÁRBARA – Ai Marina, me desculpa, foi sem querer.
Bárbara e André reparam no rosto de Marina e veem os hematomas.
ANDRÉ – Marina, o que aconteceu? Esses hematomas...
BÁRBARA – Marina, você está machucada? Por favor, diz o que aconteceu.
MARINA – (Com voz trêmula) Foi o Henrique…
ANDRÉ – Ah não! O que esse babaca fez?
BÁRBARA – Calma, André!
MARINA – Eu não queria que vocês soubessem, mas... Ele veio na minha casa, falou um monte de coisas sobre mim e me bateu.
BÁRBARA – Eu não posso acreditar…
ANDRÉ – Isso é inaceitável! Ele tem que pagar pelo que fez. Vamos denunciar ele.
BÁRBARA - Você tem que tomar uma providencia sobre isso, Marina.
Marina fica com medo do que pode acontecer e Bárbara se sente culpada por ter enviado aquela mensagem para ele.
CENA 10: COMPANHIA DE TEATRO. SALA DE VICENTE. INTERIOR. DIA
Rose entra na sala de Vicente e nota imediatamente que ele parece abatido, mesmo que tente disfarçar.
ROSE – Vicente, está tudo bem?
VICENTE – Ah, Rose, não é nada. Apenas alguns contratempos, mas não se preocupe com isso.
ROSE – Bem, Vicente, pensei bastante sobre sua proposta para atuar no musical… E decidi que vou aceitar o papel. Será um desafio, mas estou animada para voltar aos palcos!
Antes que Vicente possa responder, Daniel, marido de Rose, entra na sala, aparentemente no momento certo para ouvir a notícia.
DANIEL – Rose, você vai voltar aos palcos? Isso é incrível! Mal posso esperar para ver voce e o André contracenando juntos.
VICENTE – Acho que isso merece até uma festa de comemoração! (Ri)
Rose fica sem jeito.
CENA 11: HOSPITAL. INTERIOR. DIA
Jéssica chega à recepção do hospital e vai em direção ao balcão.
RECEPCIONISTA – Bom dia.
JÉSSICA – Bom dia, eu gostaria de visitar a paciente Gabriela Fernandes.
RECEPCIONISTA – A senhora é da família?
JÉSSICA – Sou uma amiga.
A recepcionista pesquisa por Gabriela no sistema.
RECEPCIONISTA – Aqui no sistema consta que essa paciente recebeu alta. Hoje mesmo.
JÉSSICA – Sério? Que bom… Que bom. Fico muito feliz. (P) Obrigada.
Jéssica se afasta do balcão, sorrindo, mas começa a pensar mais profundamente.
JÉSSICA – E agora, como eu vou encontrá-la? Será que é realmente o fim entre Gabriela e eu?
CENA 12: APARTAMENTO DE RENATA. SALA. INTERIOR. DIA
Caio toca a campainha e Renata abre a porta. Sem pensar duas vezes, ela dá um ponto final nessa história.
RENATA – Caio, você já causou problemas demais. Não quero mais ouvir nada que você tem a dizer. É melhor você ir embora.
CAIO – Por favor, Renata, só quero conversar. Você sabe que a gente não teve culpa nenhuma no acidente daquela mulher, né?
RENATA – Eu não quero saber se a gente teve culpa ou não. Simplesmente não quero te ouvir nem te ver. Por favor, vá embora.
CAIO – Você tem que me escutar? Onde tá a Jéssica? Eu quero vê-la. Precisamos resolver essa situação/
Renata fecha a porta com firmeza, deixando Caio do lado de fora e encerrando o possível diálogo. Ele fica parado por um momento, olhando para a porta fechada e logo depois vai embora.
CENA 13: APARTAMENTO DE GABRIELA. SALA. INTERIOR. DIA
Lourdes pega uma cadeira e se senta ao lado de Gabriela, que está pensativa.
LOURDES – Gabriela, querida, notei que você está calada, pensando, desde que saiu do hospital. Algum problema em particular?
GABRIELA – Mãe, é a Jéssica. Não consigo tirá-la da minha mente. Sinto falta dela e dos momentos que passamos juntas.
LOURDES – Filha, entendo que você sinta falta de Jéssica, mas às vezes precisamos seguir em frente. O que aconteceu entre vocês foi difícil, e é importante cuidar do seu coração.
GABRIELA – Mas, mãe, e se houver uma chance de consertar as coisas? E se eu ainda gosto dela?
Lourdes segura as mãos de Gabriela.
LOURDES – Minha querida, às vezes o amor não é suficiente para sustentar um relacionamento. Precisamos pensar em nossa própria felicidade e bem-estar. Se Jéssica fez mal para a sua vida, talvez seja hora de buscar novos caminhos.
GABRIELA – Você sempre sabe o que dizer, mãe.
LOURDES – Estou aqui para apoiar você em todas as suas decisões, minha querida. O mais importante é que você seja feliz.
Lourdes abraça a filha.
CENA 14: HOSPITAL. CONSULTÓRIO. INTERIOR. DIA
Paula e Miriam chegam ao consultório acompanhadas da enfermeira. Elas se acomodam e sentam em frente ao médico.
MÉDICO – Bom dia! Tudo bem com vocês?
PAULA – Tudo sim, doutor.
MÉDICO – Como vai, Miriam?
MIRIAM – Bem…
MÉDICO – Bom, o resultado dos exames saíram e eu chamei vocês aqui para explicar o que eles apresentaram.
Paula percebe a tensão do médico e fica desconfiada. Miriam está totalmente atenta.
MÉDICO – Bem, Miriam, o resultado do seu hemograma apresentou alterações na contagem de plaquetas e valores dos glóbulos brancos e vermelhos. Naquele dia você também fez o exame de mielograma, que é o exame da medula óssea. E nisso, após as análises laboratoriais, chegamos a um diagnóstico.
PAULA – (nervosa) É grave, doutor?
MIRIAM – Deixa ele terminar de falar, mãe.
MÉDICO – Foram constatadas células leucêmicas em seu organismo. O seu quadro é de leucemia aguda, Miriam.
(Música de fundo: Instrumental - Amores Distantes)
Paula arregala os olhos. CAM foca no rosto de Miriam, seu olhar está repleto de lágrimas.
MIRIAM – Eu tô com câncer?!
CENA 15: COBERTURA DE HELENA. INTERIOR. DIA
Helena desce as escadas do andar de cima até o térreo, ainda de camisola. Ao chegar na sala, depara-se com Ana, de costas, na entrada do apartamento. Ana nota a presença de Helena na sala e volta para ela. As duas se encaram.
ANA – (voz chorosa) Será que a gente pode conversar, mãe?
Helena está sem reação. Ana tenta controlar o nervosismo. Closes alternados entre as duas e final em Helena. (Instrumental encerra)
ENCERRAMENTO:
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É CRIME! DISQUE 180 E DENUNCIE.
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