Está no ar….
Gabriel: Boa noite platéia, boa noite a você que sempre nos acompanha…( entrando)
Platéia: Aplausos/ gritando
Gabriel: Sejam muito bem vindos a esse programa maravilhoso que chegou pra alegrar sua noite com atrações e novidades.
Gabriel: E sem rodeios vamos ao giro de hoje…
VT: Você verá aquela dica que vai te deixar atento a sua saúde e bem está
VT: Você acompanhará a novidade do personagem que marcou não perca tá imperdível…
VT: E tem aquele nosso tour por mais uma cultura interessante…e esse é nosso giro de hoje.
Não perca Jajá
Gabriel: Tá bem legal nosso tour, isso você vai acompanhar logo mais depois do intervalo…
Gabriel: E estamos de volta com esse programa de sucesso e aquele quadro esplêndido.
Gabriel: E hoje tem aquela dica especial confira…
Sem custo e, praticamente, sem restrições, a caminhada e corrida são ótimos exercícios para quem quer sair do sedentarismo.
Normalmente as pessoas escolhem começar caminhar ou correr para perder peso, mas saiba que os benefícios de praticar essas atividades vão além disso.
No caso, a caminhada e a corrida trazem inúmeros benefícios para a saúde. Como por exemplo, regular a pressão arterial.
Além disso, melhora a capacidade respiratória, regula o funcionamento intestinal, estimula a concentração, promove a melhoria do sono e muito mais.
É verdade que esse é um exercício simples. Mas é uma excelente atitude para quem quer saúde física, mental e espiritual.
1. Caminha ou corrida: dê o primeiro passo
Primeiro, comece! Sim, não adie esse objetivo! Coloque a atividade física na sua agenda. Esse é um compromisso com a sua saúde.
Ou seja, saia da zona de conforto e dê o primeiro passo! Isso é o que vai fazer da atividade física um hábito.
2. Comece aos poucos tanto na caminhada quanto na corrida
Segundo, não comece sua caminhada ou corrida com longas distâncias. Você precisa respeitar os limites do seu corpo, então comece aos poucos.
Para quem está sedentário, o ideal é começar caminhando 10 minutos durante três vezes na semana.
Depois, aumente o tempo e a frequência de forma gradativa, até chegar a 30 ou 40 minutos, cinco vezes na semana.
Agora, caso sua intenção seja correr, comece com treinos intervalados, que intercalem mais minutos de caminhada com corrida de baixa intensidade, ou seja, em um ritmo confortável.
Aliás, o ideal é procurar um profissional de educação física para te auxiliar nessa evolução de treino. Esse profissional irá elaborar uma tabela personalizada a sua realidade de saúde.
3. Intercale os dias da corrida
A prática da corrida para iniciantes exige muito do corpo. Então, pra quem está começando, o ideal é correr duas vezes por semana para evitar desgaste excessivo ou lesões.
4. Use roupas confortáveis na caminhada e corrida
Inegavelmente, as roupas fazem toda a diferença na prática de exercícios físicos. Então, escolha roupas confortáveis para facilitar a circulação.
Além disso, prefira tecidos que facilitem a transpiração. Use meias de algodão e um tênis confortável com amortecedor. Essa escolha é de extrema importância para que não ocorram lesões.
5. Hidratar é imprescindível
Igualmente a escolha da roupa, se hidratar é extremamente importante. Por isso, tome água à vontade e em todos momentos da prática esportiva: antes, durante e depois.
Pra isso, carregue sempre uma garrafa de água para ir se hidratando durante a caminhada ou corrida.
6. Se alimente bem!
Uma outra dica importante antes de começar a caminhar ou correr é se alimentar com qualidade.
Dessa forma, pelo menos de 30 a 40 minutos antes de sair para o treino, faça um lanche. Você terá mais energia e também evitará o cansaço, hipoglicemia ou qualquer outro transtorno durante o exercício.
Mas escolha carboidratos complexos, que tendem a ter uma digestão mais lenta, porém fornecem energia por mais tempo
7. Faça aquecimento
Primeiramente, faça um aquecimento de 5 a 10 minutos. Ele é necessário para o corpo – que está frio e desaquecido – atingir maior quantidade sanguínea e vascularizar a musculatura. Isso vai potencializar os benefícios da atividade e evitar danos ao corpo.
8. Respire
Certamente, a respiração é uma ferramenta vital para o bom desempenho na atividade física. Então, quando fizer a caminhada ou corrida não deixe de focar na respiração.
Inspire e expire profundamente de maneira ritmada, isso faz o oxigênio levar nutrientes para as células auxiliando a musculatura no momento dos exercícios.
9. Faça alongamento após a atividade
Da mesma forma que é importante alongar antes de se exercitar, também é necessário fazer o alongamento quando acabar a caminhada ou a corrida. Mas foque no relaxamento da musculatura.
10. Tenha disciplina
Outra dica é, se você tiver dificuldade para adquirir uma rotina de treino, procure um educador físico. Esse profissional pode fazer o acompanhamento do seu treino e, consequentemente, gerar aquele “compromisso”. Já que pagou, tem que valer a pena, não é mesmo!?
(VT Termina)
Gabriel: Olha quanta coisa boa pra você sair daquele conforto que ás vezes te deixa mal, siga essa dica que tudo dar certo.
Platéia: ( Aplausos)
Gabriel: E vamos agora dar aquele passeio e conhecer mais uma cultura
CULTURA AFEGÃ
VT: Cultura do Afeganistão
Afeganistão tem um complexo de história , o que se reflete em seus atuais civilizações, idiomas e monumentos . Os afegãos são orgulhosos de seu país, a sua linhagem e soberania . Têm sido historicamente um ” clã guerra “que manteve queixas em vários momentos, com a guerra uma das suas principais ocupações desde tempos imemoriais.
Essa condição tornou difícil para invasores de conquistar a região. Além disso, a cultura afegã tem sido grandemente influenciado pelo Islã , mas também, em menor medida por budismo e zoroastrismo . O país tem sido uma encruzilhada ao longo da história para a Índia , Irã e da Ásia Central , o que tem impacto sobre sua civilização.
O povo do Afeganistão são conhecidos como afegãos. Mas no interior do país, muitos afegãos se referem a si mesmos com base em sua etnia .
Arte
Música
Desde o início da década de 1980 , o Afeganistão foi tragado por uma violência constante. Assim, a música tem sido reprimida e raramente tem sido registrado por estrangeiros. Durante os anos 1990, o governo Taliban proibiu a música instrumental e muita criatividade das pessoas.
Apesar das detenções e destruição de instrumentos musicais, músicos afegãos continuaram a desempenhar a sua profissão até o presente. Kabul tem sido a excelência capital cultural, mas os visitantes tendem a concentrar-se na cidade de Herat , que está mais relacionada à a música iraniana . As letras são normalmente escritos em persa e pashto .
Poesia
A poesia afegão é composta principalmente pashto e persa (conhecido como Dari no Afeganistão). As formas mais populares de poesia no Afeganistão são o Gazal e Charbeiti , própria língua persa, mas têm sido aplicadas em outros idiomas. O Charbeiti é recitado em quatro versos e muitas vezes expressa o amor, de juventude, de guerra ou de vida eventos poetas. Elas são muitas vezes transmitida por via oral, o que leva a várias variações do mesmo poema.
Arquitetura
Afeganistão tem feito grandes contribuições para a arquitetura mundial. A Unesco reconheceu o papel da nação declara o minarete de Jam e Bamiyan Vale , (casa dos famosos Budas destruídos pelos talibãs) como Património Mundial. Outros exemplos de importância na arquitetura pode ser encontrado em Herat , Mazar-e Sharif e Ghazni .
Gastronomia
O Afeganistão tem uma ampla variedade de solos que permitem a colheita diferentes culturas. Comida afegã é praticamente baseada em cereais como o trigo , milho , cevada e arroz , que são os principais produtos agrícolas do país . Também são altamente valorizados suas uvas.
Vestuário
O tradicional traje masculino estão resumidos na Pakul (chapéu), o véu e uma placa (paleta). O típico vestido de mulher é definido por uma roupa social, composta por calças folgado usado sob um alto gargalo túnica e mangas compridas.
As roupas são adaptados à cintura e estendeu-se aos tornozelos, com uma saia reta aberta em ambos os lados para facilitar a circulação. Muitas mulheres completaram o vestido com uma longa echarpe elegantemente empoleirada sobre os ombros. Roupas são mais finos e sofisticados vestidos decorados com tecidos de seda dourada e discussão em várias cores. Eles são usados em ocasiões especiais como casamentos .A Burca é um vestuário também muito usado.
Esportes
A maioria dos esportes são patrocinados pela Federação de Esportes do Afeganistão, que promove futebol, basquetebol, voleibol, atletismo, boliche e xadrez. O Afeganistão tem 7 jogadores da FIDE e Saifudin Ayyoubi é o mais representativo, com uma pontuação Elo de 2178. Um antigo e popular esporte único no país é o Buzkashi.
Idioma
Há duas línguas oficiais, Dari e Pashto , falado pela maioria da população, embora haja muitas outras línguas faladas regionalmente. Dari é falado por cerca de metade da população do Afeganistão, enquanto Pashto tem mais de 9 milhões de falantes.
As maiores cidades de alto-falantes pashto são Kandahar e Cabul, a capital. Língua pachto foi reconhecida em 1936 como língua oficial por decreto real . No Norte, o tadjique , o usbeque , e turcomanos são amplamente utilizados. Há também mais de 70 línguas menores , entre os quais o hazarayí .
Religião
A maioria dos afegãos (cerca de 99 por cento) são muçulmanos, dos quais 80-89% são sunitas e apenas 10-19% são xiitas . Há uma pequena minoria de Sikhs na nação. Uma figura importante na vida muçulmana no Afeganistão é o mulá (líder religioso ou instrutor). Qualquer homem que pode recitar o Alcorão (a escritura sagrada do Islamismo) de memória pode ser um mullah.
Feriados
Os feriados religiosos no Afeganistão, são celebrados de acordo com o calendário lunar , enquanto outros feriados seculares são celebrados de acordo com o calendário solar . Nos feriados, os afegãos geralmente visitar sua família e amigos, onde se preparam refeição saudável e realizar orações especiais.
Entre feriados nacionais incluem o Nowruz (Ano Novo tradicional afegã), a vitória da nação muçulmana ( 28 de abril ), o aniversário da Revolução , o Dia da Independência do Afeganistão (conhecido como Jeshen ) ( 19 de agosto), o Dia Nacional do Trabalho e Memorial Day Mártires e Deficientes ( 04 de maio ).
VT: E esse foi nosso tour de hoje
Gabriel: Muito interessante essa cultura, bem apresentável e muito legal…
Gabriel: E vamos a um brevíssimo intervalo e voltamos já…
Gabriel: Platéia infelizmente esse é nossa última edição desse programa dessa temporada, e queria já dizer o quão maravilhoso foi poder está com vocês e meu companheiro de trabalho Ezel.
Me divertí bastante nesse período, dei risadas, os convidados que aqui passaram e a todo apóio da produção e o carinho da platéia e dos leitores.
Agradeço também ao meu amigo Ezel que também tá nessa juntamente comigo, é que foi uma honra poder está com vocês…
Obrigado a todos. ( Em lágrimas/ e sorriso)
Platéia: Aplaudindo/em pé
Ezel Lemos: Boa noite Gabriel, boa noite a todos! Poxa, que notícia triste. Mas esperamos em breve a segunda temporada.
Vamos lá, nosso quadro personagem que marcou. Em homenagem ao nosso querido apresentador, vou falar hoje do Maicon, personagem da saga adolescente Teen Workout conectados com o mundo. Maicon é um personagem adorável, ele é curioso, amigável e nessas duas semanas de novela tem conquistado o público com suas aventuras, seja na escola ou fora dela. Sem dúvidas esse é um dos personagens que ficarão marcados na memória dos nossos leitores.
E leiam Teen Workout conectados com o mundo, de segunda a sexta às 17 horas no Ranable Webs.
Agora quero agradecer ao Gabriel por ter mim convidado para esse grande projeto, idealizado por ele. E como já falei, espero nos encontrarmos outra vez na segunda temporada do programa ou em projetos futuros. Obrigado Gabriel, obrigado leitores, obrigado a todos.
Obrigado pelo seu comentário!